quinta-feira, 4 de agosto de 2016

O Tempo Das Vacas Magras


Todo o Portista sabe, a esta altura, as carências do plantel e onde este está desequilibrado. É frequente, por esta altura, cada um de nós ter um nome ou outro dos que gostava de ver nas ditas posições ou o perfil mais consensual. Evidentemente, esse perfil consensual é transversal em todo o universo do futebol europeu e, dado o estado dos valores estratosféricos do mercado, estão longe de ser acessíveis ao Futebol Clube do Porto, dado os meios disponíveis - e acho bem que estejam.

Chega de cometer loucuras. Se se continuar a verificar a compra de jogadores a preços acessíveis, que estejam empenhados em jogar, a demonstrar o seu real valor e em crescer, serei um homem feliz - essa é, afinal, a matriz do Futebol Clube do Porto.

Jogadores como Pedro Emanuel, o Bicho Jorge Costa ou Ricardo Carvalho, só para falar de centrais, não são originários de nenhum tubarão internacional, nem vinham rotulados de estrelas. Deram tudo o que podiam pelo Brasão Abençoado e isso fez deles as figuras que são.

Essa é a filosofia Portista - união, a superação do individual pela equipa, e isso nos levou à Glória. Se é verdade que já fomos bem sucedidos no padrão inverso - caso de Jardel, por exemplo - a verdade é que foi essa matriz que nos levou às conquistas maiores. 

Sei que o fazemos por necessidade e não escolha, por causa do esbanjamento e desbaratamento de fundos por parte da SAD, mas seja como for, digo-o sem rodeios: este é o FC Porto com que me identifico, o FC Porto em que os jogadores sonham em jogar de Azul e Branco, não de jogar na Champions ou do caminho que fazem até ao PSG.

E quem acha que não temos talento, convido-vos a analisar com frieza, no final do mercado, em que sectores não teremos potencial para fazer crescer. Sim, porque não esquecer: estamos a 4 de Agosto, ainda faltam 27 dias para o fim do mercado. E pela frente teremos o Play Off de acesso à Champions, sobre o qual falarei amanhã.

A todos os que possam ver o treino: vão. Apoiem e acarinhem quem têm. Ainda que não sejam grandes graduados no Football Manager. Tenho visto vontade, união, espírito de grupo e iniciativa. Se assim continuar, estou certo que se irão superar. Com o nosso/vosso apoio vão chegar bem longe.

E vamos ver se, neste princípio, a SAD também aprende que não é a atirar milhões pela janela que tem de volta o grande Futebol Clube do Porto.

NOTA: Obrigado ImbictoPoema pelo grande trabalho que fizeste na imagem deste blog. Forte abraço.

19 comentários:

  1. Nem mais, e são nestes momentos de aperto financeiro que se olha com outros olhos para o que temos cá e o cuidado que se deve ter na contratação de novos jogadores.
    Gostava que se desse mais espaço aos que se formam aqui, e que não fosse logo emprestados. É preciso que eles saibam jogar na 1ª liga, e por isso são emprestados a outros clubes Portugueses mas acho que existem muitos nossos que conseguem ter mentalidade suficiente para se integrarem logo na equipa A.

    PS: Este novo visual está fantástico.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Parabens!!!
    Está bonito este blog
    Saudações Portistas
    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  3. Esbanjamento e desbaratamento de fundos da SAD!
    Exceptuando a montanha de espanhóis impostos pelo treinador que tinha poder para tudo com as loucuras de Adrian, Casillas, Maxi, Tello, onde estão as loucuras da SAD?
    Imbula? Temos pena, rendeu + 5 milhões.
    Herrera? Não lhe falta mercado.
    Quintero? O Rui Pedro Vaz não o vende todos os dias, mas o JJ afia os dentes para o ter lá de qualquer forma.
    E ainda dizem mal do Correio da Manhã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 116M de vendas, 72M de necessidades de capital... óptima gestão, pronto.

      Eliminar
    2. Barcelona, Real Madrid, Bayern, Manchester para falarmos de clubes do nosso nível, são diferentes?
      Na 2ª divisão europeia, um clube da capital Tuga, vende 130 milhoes e precisa de vender mais 200, mas tem boa gestão.
      Onde é que Zé Manel deu algum prejuízo? Hernani não foi exigência a meio da época de Lopetegui? Tal como Marega e Suk que nos ficaram no cólo?
      Fosse esse o grande problema. A desgraça, são os desvalorizados internacionais, dispensados por técnicos medíocres, sabe-se lá com que intenção e com que interesses.

      Eliminar
    3. Ahn?? Mas há sequer comparação entre os orçamentos desses clubes e o do nosso?

      Quem é que disse que os clubes da mouraria têm boa gestão?

      E quem aqui é contra qualquer um desses exemplos?

      Santa paciência!

      Eliminar
  4. Penso que quando se fala em esbamjar por parte da SAD se estejam a referir a Zé Maneis, Maregas, Suks, Hernânis,Caballeros, e outros da equipa B que só serviram para pagar comissões. Agora é em centrais... Cada um melhor que o outro. Posso estar mt enganado mas isto não me está a deixar nada descansado.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Centrais patrões de 20, 25 anos? Estão no Barça, no United, etc. Alex já jogou - e ganhou! - no PSG, Chelsea, no PSV e no Milan.
      Dificilmente será um Zé Manel. Essa comparação....

      Abraço

      Eliminar
  5. Acho que no treino responderam ao "porque" do treino aberto que tanto questionavas.
    O pessoal tem de aprender a deixar as pessoas trabalharem (claro está sempre com o sentido critico construtivo e nao com o espirito de "ah eu tenho razao"), criticam caballero e outros que vinham diretos para a B mas o que é certo é que otavio veio nesses moldes e agora deve ser ele e mais 10.

    A onda está a crescer, e quando se faz um exercicio simples do passado, o porto nao ganhou os ultimos dois campeonatos, mas partiu sempre como favorito à conquista do mesmo. Ja pensaram porque? O porto é temido ainda e eles sabem que aqui se prepara e trabalha bem, pena que os nossos nao o saibam. Nao achem que partimos favoritos porque inventaram uma historia que destruimos milhoes porque ja sabemos que a mouraria gasta mais mas ninguem fala (22 por jimenez, 10 por samaris, 8.5 por mitroglou mais 18 por salvio, mais 14 de pizzi) e o Imbula é que era caro.

    Capela para a supertaça!!! Comecem a disparar desde cedo senao a mouraria vai ter colinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra o Salvador y sus muchachos? Há alguns que merecem ser tratados como merda, se se voluntariam. É tão parva a forma como abrem as pernas e tudo o resto sempre ao mesmo, na esperança que um dia seja diferente...

      Abraço

      Eliminar
  6. Simplesmente o FCP errou na contratação dos jogadores (e treinadores...) e que na sua maioria foram aquisições avultadas. Alguns não tinham qualidade, outros não encaixavam no sistema táctico. Assim não renderam desportivamente nem financeiramente. A juntar as comissões exageradas por jogadores que não fizeram nada de jeito pelo clube.

    Acho que foi o principal problema do FCP dos últimos anos. Compras sem critério. Se anos atrás o FCP parecia que tinha uma lista de jogadores preparada em caso de venda de algum jogador, actualmente parece que só conhecem ex-jogadores.

    Jogadores que chegaram relativamente desconhecidos e que poderão render desportivamente e financeiramente, nos últimos anos talvez só Otávio (talvez porque até nem foi nada barato e porque pelos vistos o FCP só tem cerca de 33% do passe) e Kelvin??

    Se for para apostar por apostar prefiro que se aposte na formação que parece ter bons valores.

    Vamos ver que mudanças irão ocorrer no mandato do PC. (Acho que são essenciais).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A formação está a fazer exactamente o mesmo tirocínio que fez o Otávio. Desde que seja em equipas competitivas, é muito bom sinal.

      Abraço

      Eliminar
  7. Hoje à tarde li n'O Jogo a notícia da possível vinda do Alex. Entre comentários sensatos apareciam uns quantos portistas (?) a desancar no homem e na sad. Que é velho, lento... não sei se serão todos portistas ou se serão benfas com perfis falsos, mas pronto. Na volta, alguns dos que criticam são os que achavam bem a vinda do Bruno "tenho de pensar no meu futuro" Alves. Esse já não está velho. Ou então alguns que ainda vão dizer que o Beto devia vir para o Porto e não para o Zborde. Uma nota também para o palhaço de serviço do mais transferências. Confesso que, no ano passado, via o programa. Este ano não acompanho mas hoje, por curiosidade, liguei às seis e meia. E que diz o artista? que Alex vem para o Porto porque não tem mercado em Itália. Certo. Portanto, nem na quarta divisão italiana o queriam. Viesse para o Zborde ou o benfas e era uma "contratação cirúrgica de um central muito experiente, que jogou nas melhores ligas do mundo e pode acrescentar qualidade ao sector". Quem não os conhecer que os compre, a estes palhaços. Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim não me enganam João. Quando falo deles é para avisar os leitores do blog. Confesso que já me vai faltando estômago - e tempo - para estar a ouvir parvoíces durante 1h e meia.

      Abraço

      Eliminar
  8. Hoje vi a chega ao sprint do ciclista do Porto. O ar de irritação por não ter ganho a etapa! Esta atitude deveria ser transversal a todas as modalidades.
    Relativamente ao futebol a única coisa que vai mal são os adeptos. É terrível esta nova forma de gerar tendências nas caixas de
    Comentários. Num povo acéfalo como o português comum é muito fácil moldar mentes. Aqui até um novo hitler teria sucesso!

    ResponderEliminar
  9. AS Roma, pior era impossível.

    ResponderEliminar