sábado, 3 de setembro de 2016

A Estrada Da Beira E A Beira Da Estrada

E lá estamos nós outra vez com a mesma embirração aparente. Embirração, não: constatação. Dia após dia, semana após semana, o clubinho da segunda circular que é o menos, muito menos, futebol, vai mostrando ao que vem. 

Depois da nossa pequena grande Joana Marques - alô Porto Canal, estais à espera do quê para pô-la nos comentários regulares? - nos alertar a todos, lá fui eu ver na diagonal aquela regurgitação. Claro, para o meninos, nós não existimos. A luta, este ano, é feita a dois. 

Evidentemente, Ferraris também só a Norte. São "planteis equilibrados" e "vastas soluções", quando se fala da secunda circular. Zero de pressão! Só nós é que, pronto, coitadinhos, partimos claramente de trás e não temos sequer direito a espaço de análise.

Ainda bem. Como o sistema na SC é e sempre foi grandes nomes=grandes títulos, mesmo quando Vítor Pereira ganhou a um fifica orçamentado em mais de 150M, com um onze forte e um banco pouco razoável, não lhes passa pela cabeça que o FC Porto tenha sequer hipóteses de entrar na contenda.

Mas tem. Com Raça, Vontade e Querer, o FC Porto supera-se, une-se, sublima-se. E Isso, indubitavelmente, NES já conseguiu dar a esta equipa. Perdemos com o sportem, por todas as razões e mais algumas - por falar nisso, meu caro Slimani, acho que vais ter uma vida difícil num país com um futebol a sério - mas não tivemos falta de vontade de vencer. Estamos num processo de entrosamento de ideias que levarão o seu tempo a consolidar, mas não vamos ver nenhum FC Porto mole e perdido em campo.
Mais a mais, as nossas contratações estão longe de ser más, são, aliás, bastante boas. Felipe e Alex Telles já vão mostrando muito do que valem e, com o habituar aqui a estas águas mediterrânicas, ainda mais se verá. A entrega e a raça de Diogo Jota ficou bem patente a quem o quis ver ontem, mesmo jogando numa posição de quase ponta de lança, e o nosso Tsubasa vai ser o nosso Maestro - vejam o resumo do Espanha 6-0 San Marino e as suas duas lindas assistências e verão que a posição 10 tem lugar cativo. As incógnitas Boly e Depoitre estarão aqui para se mostrar, mas existem, e mesmo Areias é um avançado com velocidade e sentido posicional bastante interessante que, mesmo jogando na B, poderá estar disponível em caso de lesão (bater três vezes na madeira) ou fadiga do nosso André Silva. 

A juntar a um onze base com Casillas, Layún (acredito que ganhará o lugar a Maxi), Felipe, Marcano, Alex Telles, Danilo, Herrera, Óliver, Otávio, André Silva, Corona temos um banco com José Sá, Depoitre, Diogo Jota, Brahimi, Rúben Neves, André André e Boly. Além disso, temos Maxi a poder fazer saltar um destes do banco. 

Faço-lhe, meu caro leitor, um desafio. Diga-me qual destes que está no banco não poderia ser titular. E, para além destes, temos ainda João Teixeira, Evandro, Varela e Adrián para fazer a necessária perninha caso seja útil. E toda a B com um João Graça, o referido Areias,  Xicão Ramos e Tomás Podstawsy, por exemplo, à espreita de uma oportunidade para mostrar serviço.

Falhamos redondamente de uma forma directiva neste defeso, mas confundir a gestão de backoffice  com a gestão da equipa  é confundir a estrada da beira com a beira da estrada.

Contamos com isso. Contamos com a soberba. Com as festas de "campeões" na Madeira. Com o relax e a indiferença. A berdoarda Nortenha vem sem avisar e chega forte.  

O melhor FC Porto é este, onde o colectivo se supera ao individual, onde a União e Raça fazem sempre jogar com 12. Mesmo quando jogamos contra 14. 

Mas isso não é a lógica da SC. E ainda bem que não é. Já no Basket foi igual.

25 comentários:

  1. Apoiarei sempre, independentemente dos nomes, esperando contudo, em troca, completo comprometimento, dedicacao, entrega, raça, sacrificio, superacao, espirito de equipa. Tendo isso, garantidamente estaremos na luta. Assim nos deixem.

    ResponderEliminar
  2. E já agora ainda temos o Rui Pedro, talvez uma enorme promessa, talvez a maior depois de André Silva, ele que também é ponta de lança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Pedro é muito novo, tem de ter o seu espaço para crescer - e tempo.

      Abraço

      Eliminar
  3. C.I.N.C.A.Z.E.R.O!!
    Mais nós todos a empurrar esta malta. Claro que podemos! Bora!
    Abração

    ResponderEliminar
  4. mas que admiraçao, sempre foi assim. Andaram anos e anos para derrubar o porto, o apito dourado ajudou a fragilizar, o clube e PC nao souberam interpretar o que se passava e nao agiram, nao mudaram, nao se adaptaram, tiveram 5 anos para se adaptar, agora e mais dificil, alias ate nos jogos das seleçoes agora na tvi (alguns ) se nota o faciosismo , a falta de profissionalismo e a pouca isençao dos relatantes que sempre que podem enaltecem cepos tipo guedes, gerson mas nunca paciencia ou rneves. SEMPRE FOPI ASSIM, a direçao de PC cristalisou o que normalmente acontece quando o lider e um caudilho, os mmbroas sao os mesmos nao houveram mudanças , nao vieram novas ideias e as que apareciam eram abafadas. Compreendo o porto canal que quer ser lider a norte pelo menos e a norte existebraga, guimaraes, fafe, chaves , etc, O QUE DEVERIA HAVER ERA UMA SECÇAO SO DEDICADA AO PORTO CLUBE INDEPENDENTE DO PORTO CANAL GENERALISTA DIGAMOS ASSIM. Nada se fez a esee nivel, mas num pais que deve a sua sobrevivencia independente a um centralismo exagerado sera sempre muito dificil que a media nao va atras das ditas maiorias, nos nem sequer nos podemos considerar um barcelona pois na nossa regiao o porto clube nao e assim tao hegemonico como la. HOJE A COMUNICAÇAO E FUNDAMENTAL, A CONTRA INFORMAÇAO IDEM, por exemplo a media ja aponta a rafa como o novo eusebio, tentaram com o horta mas coitadito dele. O PORTO TEM DE SER COMO SEMPORE FOI A CIDADE INVICTA, NAO SE PODE PREOCUPAR COM O QUE LISBOA DIGA OU QUER, DEVE FAZER VALER OS SEUS VALORES E A SUA FORÇA A BEM E A MAL SE FOR PRECISO, o porto tem de estar semopre em luta nao vale a pena pensar de outra forma. Portanto TEMOS EQUIPA, TEMOS GRUPO, ESPERO QUE TENHAMOS ADEPTOS PARA TORNAR O DRAGAO E NAO SO NUM INFERNO PARA OS OUTROS. Nao podemos ser macios, danilo e um matulao e parece uma borboleta dentro do campo, andre 2 o mesmo mas e pequeninoi, para ganhar temos de ter tecnica mas temos de ter paulinho santos, andre, celso, maniche, deco ( que tecnicamente era perfeito mas era duro ), o que vejo e maciesas tanto na A, como na B, como ja nos sub 19

    ResponderEliminar
  5. Bom, analisando agora a frio o plantel do FC Porto, opinião pessoal, é um bom plantel (já lá vamos), pode e deve lutar pelo campeonato, e até é positivo corrermos por fora (eles até já nos excluiram da luta), depois, para superar a fase de grupos da Champions, é um dever e obrigação do FC Porto!

    Neste meu exercicio, irei comparar o melhor plantel do FC Porto das ultimas 4/5 temporadas, o 1º no legado de Lopetegui 14/15, com o actual.

    Baliza :

    14/13 Fabiano, Helton, A Fernandez.
    16/17 Casillas, José Sá e João Costa!

    Laterais :
    14/15 Danilo, Alex Sandro, Ricardo e Angel.
    15/16 Layun, Alex Telles, Varela (foi alocar aqui na direita), e Maxi.

    Centrais :
    14/15 Marcano, Maicon, Indi e D Reyes.
    16/17 Marcano, Felipe, Boly e Chidozie.

    Médios:
    14/15 Casemiro, Herrera, Oliver, Ruben Neves, Evandro, Quintero e Campana.
    16/17 Danilo, Herrera, Oliver, Ruben Neves, André André, Evandro, João Teixeira e Sérgio Oliveira.

    Avançados/Desequilibradores :
    14/15 Jackson, Brahimi, C Tello, Aboubakar, Quaresma, Adrian Lopez e Hernani.
    16/17 André Silva, Otavio, Corona, Depoitre, Brahimi, Diogo Jota e Adrian Lopez.

    Bom, então, o FC Porto, em 14/15, era por tudo e todos apontado como candidato principal, então com um super orçamento.

    Vejamos, por sectores:
    Casillas supera em qualidade Fabiano na baliza, a rever a bola aerea!

    Laterais : Havia Danilo e Alex Sandro, extraordinárias opções, hoje há 3 laterais também de qualidade, Maxi, Layun e Telles, isto é, o FC Porto está nesta temporada mais bem servido.

    Centrais: Havia Maicon e Indi, hoje temos Felipe e Boly. Neste sector a coisa está equiparada, ontem, como hoje, falta um "patrão" ao eixo da defesa!

    Meio Campo: Havia Casemiro, hoje temos Danilo. Aliás, neste plantel, este é o sector mais fortes, há 5 titulares (Danilo, Herrera, Oliver, Ruben e André A) para 3 lugares, e ainda há Evandro, João Teixeira e Sérgio Oliveira. O Tomás, o Graça e o Ramos da B, com 9 opções no principal plantel poucas oportunidades deverão ter!

    Posição 9 : Havia Jackson/Aboubakar, hoje temos André Silva/Depoitre, aqui sim, não vamos comparar o incomparavel, nem exigir 20/30 golos ao André Silva. Pese embora a enorme margem de progressão do jovem André, é abusivo comparar a qualidade de Martinez com a maturidade dos seus 28 anos então, com a qualidade de um jovem que tem apenas 20 anos. Depoitre, do pouco que vi, gostei, e pode ser muito util, sobretudo na nossa Liga!

    Desequilibradores: Tinhamos, Brahimi, Quaresma, C Tello e Hernani, e hoje temos, Brahimi, Otávio, Corona e Diogo Jota. Isto é, em 14/15 tinhamos três bons desequilibradores, hoje temos quatro bons desequilibradores!

    Termino e concluo, o plantel de 14/15, foi Vice Campeão no Campeonato do "colinho", e atingiu os Quartos da Champions, isto no ano zero de Lopetegui, quando ainda desconhecia o traiçoeiro vento da Amoreira, e as brumas da Choupana, tal nem acontece hoje com o NES, quer nesse contexto, quer mesmo no profundo conhecimento do FC Porto!

    Este meu relativo optismo será imprudente?


    PT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto da equipa, a nível de nomes/valores.
      Temos uma boa mistura de experiência (sobretudo na defesa) e juventude.
      Temos um treinador que privilegia o futebol directo, em detrimento da posse de bola, e aqui ponho as minhas duvidas entre o sucesso e o insucesso e provável jogo "à equipa pequena" de chuto para a frente e fé em Deus.
      Acredito que o NES ainda vai por o Porto a jogar em posse, mas como dá mais trabalho por uma equipa a jogar em posse, primeiro tratou da defesa e do jogo directo, para agora com calma trabalharmos a equipa para tb sabermos jogar em posse.
      De resto acho que temos muitas e boa soluções, mesmo nas mesmas posições nota-se qualidade e diferença de características dos jogadores.
      Saiba a SAD pressionar para que não tenhamos mais jogos com árbitros como o do ultimo jogo e não tenho duvidas que me vai dar gosto ver esta equipa jogar.

      Eliminar
  6. Boa tarde caro Jorge Vassalo,

    Muito de acordo com o que diz, até aposto que o Slimamas vai sentir na pele o que o nosso Maxi nos seus primeiros jogos no FCP, uma entrada mais máscula e levava logo o amarelinho da praxe...

    À dias ouvia o Cândido Costa a falar no Porto Canal e sobre o João Teixeira e o Adrian ele falou que estes jogadores poderão ser muito úteis se "esvaziarem o tanque" nos treinos, forem intensos e mostrarem que estão lá e dizem Presente!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Eu já disse e volto a dizer esses indivíduos que nos menosprezem que vão ter uma surpresa. Eu cresci a ver o meu clube a ganhar sem vedetas com uma grande equipa e acredito que este ano vai ser igual.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  8. Muito bom e subscrevo completamente....

    ResponderEliminar
  9. Contabilista de Vão-de-Escada3 de setembro de 2016 às 16:15

    Bem, é verdade que não temos nenhuma equipa de coitadinhos. Agora, esses apelos ao voluntarismo pouco me dizem: voluntarista também é a "alma salgueirista", e veja onde ela foi parar.

    Quanto ao que os mouros dizem, há muito que não ligo a essa conversa. Não lhes dou importância, e acho que todos devíamos fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse "voluntarismo" é a identidade Portista! Comparar o FC Porto ao Salgueiros, contudo... enfim.

      Abraço

      Eliminar
  10. Portistas!
    Acho graça aos bitaites dos treinadores de bancada que aqui vêm comentar...
    Na minha opinião, vale o que vale, quem sabe é o destreina, ele é que é profissional e está na posse de todos os elementos, o mais que podemos fazer é se ele não acertar pedirmos-lhe responsabilidades...
    Quanto ao resto, é verdade, a influencia dos média é muito importante, até no capítulo da arbitragem, actuação dos juízes do apito...
    Um plantel rende mais ou menos consoante a competência da equipa tecnica...

    Abraço
    Armando Monteiro
    dragaoatentoiii.wordpress.com

    ResponderEliminar
  11. Com a equipa que temos posso eu bem, acho que estamos muito bem servidos e vou mais longe, nao temos em nada um plantel inferior a qualquer um dos rivais (podendo no limite o sporting ter um pouco melhor).
    A chave é conseguir e fazer barulho para que os arbitro nao nos prejudiquem, essa é a chave, é tudo.
    Acho que a ideia dos arbitros é tentar arrumar o Porto o mais rapido possivel e depois os verdes e os encornados que se entendam (parece a velha historia de "dividir campeonatos" como falou Bruno de Carvalho e Vieira)

    Rasguem a arbitragem, disparem para todo lado, apertem os arbitros no tunel nao sao so as equipas adversarias que tem de ter medo de vir jogar ao Dragao...em ultimo caso uns petardos à porta de casa dos arbitros tambem nao fazem mal a ninguem, deixem de ser Inacios!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lindo foi ouvir o xôr Pêrribeiro a dizer que "ninguém do meio campo do FC Porto tinha lugar na equipa titular do fifica"!

      Quanta soberba!

      Gasolina!!

      Abraço!

      Eliminar
    2. Tambem me ri com essa, coitado do radialista inocente
      Atestem os depositos para entrar em campo!!!

      Bora Porto!!!

      Abraço

      Eliminar
    3. isso é bem verdade Jorge. O Danilo nunca jogaria no benfica depois de… o AndréX2 é filho do André, o Herrera é o nosso capitão e nós levamos isso a sério, o Oliver é nosso. Nosso.

      Eliminar
  12. Tivemos uaqui há tempos um período quase idêntico ao que estamos a passar.
    Contratamos um treinador que apesar de ter treinado um grande de Portugal e saído de lá porque o presidente desse clube precisava de um parceiro prós copos, não tinha provas dadas no futebol português e muito menos europeu.
    Prometeu ser campeão nacional, foi buscar gajos ao Setúbal e ao Leiria que ninguém conhecia e ganhou sómente uma Taça UEFA e uma Champions League!!!!
    Hoje é um special one!!!
    Mas nessa altura se fossemos dar ouvidos á turba, Mourinho jamais teria vindo, Pinto da Costa estava a estrebuchar e Vilarinho a dizer que a hegemonia do FC PORTO acabada!!!

    Vamos lá ser Porto como deve ser. Apoiar a equipa, fazer do Dragão um inferno para os árbitros e adversários e não ao contrário...
    É preferivel ter um estádio meio cheio com os bons, do que lotado com mais de metade a assobiar a própria equipa!

    P.S. absolutamente de acordo com o post do Bruno Pinto!

    ResponderEliminar
  13. "Com Raça, Vontade e Querer, o FC Porto supera-se, une-se, sublima-se"
    Rocha

    ResponderEliminar
  14. Temos um plantel interessante e capaz, mas não serve de nada se os senhores do apito continuarem a comportar-se como até aqui, com o beneplácito de uns e o silêncio de outros. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  15. O programa de ontem (não assisto regularmente) devia passar em loop na cabine do Olival. Fartei-me de rir. O curioso foi quando comentando o "11" portista surgiram as dúvidas sobre quem será titular no meio-campo portista! Porque é de facto assim. Falta um avançado. Não há volta a dar. Fará mais falta do que um suposto grande central, que não temos. Isso e os cotovelos. Se o NES souber um mínimo de como mexer com a cabeça dos jogadores ("quando Fabio coentrao disse que iam ser campeões afixei no balneário" AVBoas) estaremos há altura.

    ResponderEliminar
  16. Completamente de acordo. Acho que temos matéria prima e o mister certo para que a máquina carbure. Para mim, só Evandro e Varela são jogadores com notória falta de qualidade para estarem actualmente no Dragão. O primeiro sempre o vi com jogo e capacidade para um Braga, ou Rio Ave, não para o FCP. O 2ª porque já passou o seu tempo há muito. De resto, acho que temos um plantel muito bom, só faltando um extremo esquerdo.

    Tal como o Jorge afirma, o jogo contra o SCP tem de ser contextualizado fase de crescimento actual em que a equipa se encontra , além das contigências arbitrais que sabemos. Se o trabalho se mantiver, ao talento e querer, juntar-se-à num futuro próximo a maturidade que nos faltou nesse jogo, sobretudo nas disputas de bola em que é preciso usar o corpo e alguma matreirice.

    Aguardem, que estamos caprichando.

    ResponderEliminar
  17. Já tinha referido isso mesmo.
    Apesar de tudo, não há razão para tanto pessimismo, desportivamente falando.
    Temos um 11 muito forte e uns quantos bons jogadores para o banco.

    Brahimi, se estiver comprometido com o Clube, não é banco, é ele e + 10.
    Brahimi tem TUDO para ser o melhor jogador da liga.
    Ninguém tem a sua capacidade de desequilibrar, mesmo agarrando-se demais à bola.

    Cumps

    ResponderEliminar