sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Antevisão CD Nacional - FC Porto (7ª Jornada) - Vencer As Brumas E Os Bombos


Ah, a Choupana, a Choupana! Aquela terra de estranhos Portais transcendentes, impregnada da satânica mística (no duplo sentido do vortex pontual e nevoeiro que esconde tropelias) e o binário compasso voodoo que embala no sono e na languidez os jogadores adversários! Terra de filmes de horrores e perdas de campeonatos!

Todos os cuidados são poucos para enfrentar a turba de Manuel Machado! São o nosso buraco negro, a nossa anti-matéria! Por isso, e como dizia sabiamente Cândido Costa ontem no Universo Porto, os jogadores do FC Porto têm de se mexer, pois cada onze é uma oportunidade de ouro para se mostrar e ao seu valor, e aquilo que hoje é garantido, amanhã poderá passar a ser... uma miragem no nevoeiro.

Há que ter consistência e entrega totais, lutar por cada bola como se fosse o ultimo suspiro, como se disso dependesse a Vida, fazer pressão efectiva e constante e entrar no jogo para o resolver cedo! Isso é que é um FC Porto à Porto! E não interessa de que forma se dispõe!

Ainda assim, espero que Nuno Espírito Santo tenha tirado ilações do jogo com o Leicester, e tenha percebido que também o Nacional vai ter luta física no meio campo, por isso aposto no onze provável em baixo, com os nossos criativos disponíveis ( Corona está lesionado ) a servir o avançado, com Herrera a fazer o seu box-to-box e Danilo a secar o contra-ataque.


Casillas e José Sá; Maxi, Layún, Felipe, Marcano, Boly e Alex Telles; Danilo, Rúben Neves, Herrera, Óliver e André André; Diogo Jota, Otávio, Brahimi, André Silva e Depoitre.


NOTAS: 

- Dá para entender o discurso redondo e cheio de lugares comuns de NES? "Temos uma ideia"? A sério? Qual? "Jogamos com grande presença na área e critério"? Onde? E "o nosso foco é o campeonato"? Ah é? Agora, depois do jogo da Champions, espero! Espero que um treinador do FC Porto não se atreva a desvalorizar a Champions! Que é isto? O Jasus? Meu caro NES, o último a dizer "I have a dream" acabou morto... Há que voltar à natureza prática, se faz favor! Neste Grande Clube não se desvaloriza nenhuma competição em prol de outra, a não ser a Taça da Carica, ou da Carta, ou do Postal, ou lá o que carago é aquilo!

- Por falar em discursos redondos, que dizer da conversa de Júlio Magalhães ao JN? Dá para fazer o obséquio, se faz favor, de deixar de pensar nessa fábula que é a "marca FC Porto" e, por extensão, a "marca Porto Canal"? Ai o Juca quer deixar essa coisa pequena que é ser um "canal regionalista" para ser um "canal de conteúdo de abrangência nacional"? Ah vai passar a dar novelas galegas? Meu caro, acorde! Para lá das transmissões Portistas, as únicas coisas de interesse geral são os programas de Joel Cleto - sempre fabulosos - e os conteúdos de temática regional porque não existem em mais nenhum lado! Convença-se, o resto, dos concursos, aos programas de manhã e tarde, são só versões baratas e rasca da programação concorrente - com a qual o Porto Canal nem sequer se deveria medir! E sabe quem foi o último grande regionalista? Jorge Nuno Pinto da Costa! Não sei se está a ver quem é! Deixe de ter vergonha da identidade regionalista do seu Clube e, por natural inferência, do seu Canal e faça o favor de se orgulhar disso em vez de, pateticamente, a tentar renegar! Deseja voltar a ser consensual? Então a TVI é o seu lugar natural! E, por último, acho importante que leia o pensamento de Rui Valente, no fenomenal Renovar o Porto. Deixe de tentar ser o que não é!

- E por fim, ao departamento de comunicação, em vez de perderem tempo com ataques a Chouriços, sigam as pisadas do trabalho do grande José Lima, aqui, que vos pode ensinar uma ou duas coisas sobre como rebater o pensamento dominante! Bem haja, querido amigo, muita saúde para que continue a brindar-nos com as suas sábias análises! E, já agora, no sentido da análise de José Lima, fica bem visto que se pode enganar toda a gente por pouco tempo, alguns por todo o tempo mas não toda a gente por todo o tempo.... Ícaro está a voar demasiado perto do Sol...

10 comentários:

  1. Pedido para o rui cerqueira:

    Caro rui, nas proximas conferencias de imprensa, a primeira entidade a ter a palavra e a colocar questoes, devera ser a radio5, depois o porto canal, depois ojogo, a seguir a imprensa regional e acabou. Chega de perguntas. Estou farto de ver os teus amigos da bola, do correio da manha, etc a serem os primeiros a afiar a faca. Acabou-se esta brincadeira, ok? Teve graca, mas nao me ri.

    ResponderEliminar
  2. Jorge,por respeito a si nem vou falar do discurso do NES. Só não vê quem não quer.queria lhe dar os parabéns pela excelente introdução,vou ter que decifrar melhor (não estou mt a par de alguns termos).quanto ao Porto Canal,era bem mais interessante e ligado à cidade/região na era pré-Juca que posteriormente.e simpatizo com a pessoa.
    Aposto no seu 11,espero que o Brahimi se adapte ao lado direito,sinceramente acho que tem capacidade para isso.
    Abração.
    A.P.

    ResponderEliminar
  3. Eu quero é ver trabalho amanha, de conferencias de imprensa (CI) só as assisto só para ver se sai algo de novo. Mas nada.
    De Rui Cerqueira, só digo isto: Tantos sorrisos e pouca conexão com a realidade.
    Juca? Idem.

    Quanto ao onze esse parece-me ser o mais forte para amanha. Mas lá está, é forte se amostrar trabalho e intensidade.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge Vassalo

    Já tivemos há muitos muitos anos um treinador de discurso muito redondo. Excelente pessoa. Chama-se Quinito. Menos slogan mas também tinha soundbites. O povo costuma dizer: quem muito fala pouco acerta. Estamos perante um caso desses. Infelizmente.

    Ouvir NES é entrar numa dimensão que ninguém conhece. Pode ser que os jogadores percebam. É triste.

    Raoc

    ResponderEliminar
  5. Já se sabe que o Nacional vai fazer a vida negra ao DRAGÃO, como sempre.
    O meu 11:

    Casillas,
    Maxi, Felipe, Marcano, Alex Telles,
    Rúben Neves (ou Danilo),
    Diogo Jota, Óliver, Otávio,
    André Silva

    Na segunda parte Layún, Herrera, Depoitre substituem respectivamente, Otávio, Óliver, André Silva.
    Se Brahimi não fosse tão individualista. Infelizmente com ele o "AZUL E BRANCO" joga com 10.
    Para mim o casamento entre o patetacarnaval e o FCPORTO, cedo ou tarde, vai acabar em divórcio.

    FORÇA NES

    Luís (0 MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por lapso só coloquei 10 jogadores.
      O meu 11 (CORRIGIDO):

      Casillas,
      Maxi, Felipe, Marcano, Alex Telles,
      Rúben Neves (ou Danilo),
      Óliver, Herrera, Otávio,
      Diogo Jota (2 avançado), André Silva

      Na segunda parte Layún, Brahimi, Depoitre substituem respectivamente, Otávio, Óliver, André Silva.

      Abraço

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
  6. Pobres treinadores:
    O VP foi criticadissimo: era pragmático, dizia sim e não, mas todos o consideravam - um grunho; o PF barelhava-se trocou o nome do adversário alemão - outro grunho; o Lopetegui já se sabe, não falava português - um grunho; PES, o atual treinador do Braga, uma lenga~lenga, discurso nulo - um grunho educado... o NES - um discurso redondo, lálálá - um grunho, educado e careca !

    O futebol não é um discurso redondo ?
    com a ajuda de Deus, se Deus quiser, vamo-nos levantar, temos já de começar a pensar no próximo jogo, a equipe é que conta, só quero é trabalhar para a equipe, trocava o meu golo por uma vitória ... somos porto! ...
    ?????

    Um dia com mais tempo deveríamos, talvez, falar sobre isso, porque passaram pelo nosso clube treinadores com excelentes ideias sobre o jogo, como o caso do Jesualdo, que simplesmente foram detestados. e, outros com ideias comuns e muita capacidade de manipulação, como o Mourinho, que foram idolatrados! Lá está, nem tudo o que brilha é ouro !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe mas creio que se equivocou: a ideia de jogo do Jesualdo é que era banal e com muita capacidade de manipulação - no sentido de ter tido excelentes executantes com grande capacidade individual que maquilhavam muita coisa e a ideia de jogo do Mourinho, naquela altura, era fenomenal. O Mourinho foi idolatrado porque ganhou uma taça UEFA e uma Champions e tinha, além do mais, um discurso ambicioso. Agora, a ideia de jogo de Mourinho é banalíssima, muito parecida com a de Jesualdo, que foi um bom e competente treinador.

      Eliminar
  7. Nenhum treinador serve para o FC PORTO, excepto aqueles que nunca o treinaram!
    Concordo em absoluto com o Reine... mais vale cair em graça do que ser engraçado!

    P.S. Dá-me vontade de rir, o pessoal pedir o regresso do Vitor Pereira quando lhe fizeram a vida negra para que o homem se fosse embora!
    Dá-me vontade de rir quando se pede o regresso de Villa Boas, quando ele foi para o Chelsea lhe chamaram traidor!
    E dá-me vontade de rir quando um treinador qualquer de uma equipa pequena qualquer, ganha 2 ou 3 jogos seguidos, já é mencionado como apto para o FC PORTO!!!

    A minha solução? Dispensar treinador. Os jogadores entram em campo e fazem o que lhes apetece. Assim, estupidamente á Miguel Sousa Tavares...

    ResponderEliminar