quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Antevisão FC Porto - Boavista FC (6ª Jornada) - Jogar à Porto, Sem Hashtags


Não é, creio eu, necessário dizer mais nada. Se Nuno Espírito Santo anda pelas redes sociais, se lê ou se está atento às opiniões acerca de si e da equipa onde treina, já sabe o que lhe pedimos: intensidade, luta, nervo, raça.

É claro que falta muita coisa, mas se a entrega for total, se não jogarem à Porto apenas dez minutos em cada jogo, se carregarem e pressionarem como se lhes exige, todos estaremos com eles, e os onze tornar-se-ão doze

É este o segredo do FC Porto, independentemente do esquema e dos jogadores - o suar da camisola, o ir às bolas como se do último fôlego se tratasse. O resto é rotina, treino, repetição, insistência.

Ninguém tem dúvidas que, pelos menos, se espera que daqui a um mês se esteja melhor, com os processos mais consolidados mas, para já, há que partir daquilo que não é treino - a intensidade, o nervo e a raça

É possível que as primeiras vitórias sejam mais difíceis. É evidente que a máquina mais oleada trabalha melhor. Mas esse caminho tem de ser feito. E ele só vem repetindo onzes, padrões e ligações.

Por um FC Porto à Porto, independentemente de quem vier pela frente. Lá estaremos para fazer a nossa parte. Façam vocês a vossa.


NOTA: Bem sei que este não será, com certeza, o onze que NES apresentará. Mas é o que eu tornaria a base do FC Porto em 90% dos jogos do campeonato.

Danilo era o trinco carro-vassoura do duplo pivot para varrer e "botar corpo" no jogo, Rúben seria liberto para dar fluidez, critério e velocidade ao jogo com a sua superior leitura do jogo - mas sendo instruído para também usar o potente remate exterior que tem - permitindo aos nossos três geniais criativos liberdade para oscilarem nas posições e fazerem combinações, tabelas, desmarcações e passes açucarados - mas também com liberdade para rematar. Na frente André Silva estaria liberto para ser o 9 excelente que sabe ser, sem ter de andar constantemente a mexer-se de cá para lá e sem ter de ir às bolas todas.

Naturalmente, Danilo Pereira seria o meu Capitão do jogo. Este onze tem uma boa defesa, um excelente ataque, golo e capacidade criativa para levar de vencidos os jogos. Porque não somos assim tão maus. Temos é de deixar de andar em variações constantes e estabilizar.

17 comentários:

  1. Não me lembraria desse 11 mas voto nele.parece me bem tentar o Rúben a 8 (já jogou assim com o Lopetegui,o Casimiro era o 6).e uma linha média com Oliver,Otávio e Brahms parece me bem.Só gostava que o João Carlos tivesse uma chance,acho que não ia desperdiçar.
    Abraço
    A.P.

    ResponderEliminar
  2. São esses dois ingredientes que faltam e faltaram nas equipas do FC Porto recente:
    Dinâmica e Intensidade.
    Sem estes dois o futebol perde 50% da sua alma.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Nesse onze tirava Ruben Neves e metia Jesus Corona.
    Estamos a jogar em casa, carago!!!
    Quem tem medo compra um cão ou passa mal...

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge: mais um excelente post. A minha equipa para 90% dos jogos seria em 4-3-3: Casillas, Marcano, Filipe e Marcano;
    Danilo, Ocatvio e Olivier;
    Corina, Brhimi e A Silva. Admito que possam dizer que com Octávio e Oliver no meio, perderíamos força no meio campo. Não acho. Ter posse, qualidade de passe destes dois e um coletivo coeso com as linhas bem juntas podia dar resultado. Nos jogos mais difíceis, Maxi e Layun no lugar de Corona. Enfim, de repente lembrei-me do nosso ex treinador Victor Pereira
    Saudações Portistas Rui Alves pereira

    ResponderEliminar
  5. Sem Danilo, com Corona. Cincazero. Ou dezatrês, uma delas. ;)
    Abração. Bom jogo.

    ResponderEliminar
  6. Ah, se a equipa fosse a tua, seria melhor trocar as posições do Otávio e do Oli. Mas por acaso, cheira-me a Adrián. Pode não ser mal visto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posições dinâmicas. Nenhum dos 3 é de ser posicional. Talvez o Brahimi... eu aposto mais realisticamente numa equipa igual à de Tondela mas com o Adrián no lugar do Depoitre.

      Abraçom

      Eliminar
    2. Isso. E não menparece nada mal,

      Eliminar
  7. Bom dia snr.jorge vassalo e universo portista! Tou totalmente de acordo com o seu onze snr.jorge vassalo! Mas acho que NES ira antes apresentar este onze CASILLAS,LAYUN,FILIPE,MARCANO,ALEX TELES,DANILO,HERRERA,OLIVER,CORONA,OCTAVIO,ANDRÉ SILVA! É este o onze que penso mesmo será o apresentado eu não punha herrera e o meu onze era o seu!! Não tenho comentado ultimamente porque tive ausente uns dias de férias mas sempre a ver os jogos estes 2 ultimos uma nódoa do que até aqui tinhamos jogado! Sinto me triste e revoltado mas acredito que logo vamos jogar bem e ganhar bem palpíta me 3-0! Oxalá eu esteja enganado e sejam ainda mais para animar nos porque nós portístas de verdade podemos desanimar mas jamais desistimos nao é verdade? Abraço e viva o PORTO carago!!

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Entretenimento puro... É tudo à molhada e fé em Deus.
      Não faltam treinadores de bancada. O futuro do FCP está garantido.
      Abraço amigo

      Eliminar
  9. Boas.

    Entendo o seu 11 mas não consigo concordar com ele. Não acho que Rúben Neves tenha o que seja preciso para ser um 8. Tem um bom passe vertical mas não tem capacidade de dar rotação à equipa e dinamizar o meio campo. É a minha opinião. Daí o facto de todos os treinadores apostarem em Herrera que mesmo com as visíveis lacunas é o único a dar alguma dinâmica ao jogo. Talvez João Teixeira possa fazer isso mas não vi nada até agora.

    Com Brahimi, Octávio e Oliver tudo junto acho que falta profundidade. Não creio que esse 11 seja o melhor, mas NES lá saberá o melhor para aquilo que treinam durante a semana.
    O importante são os 3 pontos e mais nada.

    Abraços

    ResponderEliminar
  10. José Sá,
    Layun, Felipe, Boli, Alex Telles
    Danilo, Herrera, Brahimi
    Corona, Depoitre, Otavio

    ResponderEliminar
  11. Casillas,
    Layun, Marcano, Filipe, Alex Telles,
    Rúben Neves, Oliver, Corona, Otavio
    Adrián López, André Silva.

    FORÇA NES.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar