domingo, 25 de setembro de 2016

Discurso à Porto


"Só jogámos 45 minutos. Espero que para os meus jogadores seja uma lição e que não volte a acontecer: não quisemos jogar os primeiros 45 minutos, não estávamos disponíveis para o jogo, perdíamos a primeira e a segunda bola. Sofremos um golo de bola parada e outro na sequência de um lançamento de linha lateral. Ando no futebol há muitos anos, mas isto, para mim, é inadmissível. Não consigo admitir as pessoas, os profissionais, não quererem jogar futebol. Se o Paços de Ferreira estivesse a ganhar 4-0 ao intervalo mas a merecer e a jogar bem, com mérito, aceitava naturalmente. Assim, não!"

"O futebol tem de ser levado com seriedade, mas as pessoas têm que se divertir. As pessoas divertem-se a discutir e falar de futebol no país, e ainda bem. O que tento sempre alertar aos meus jogadores é para serem leais e sérios desde o primeiro ao último minuto, respeitando o futebol"

Estas declarações foram proferidas por Nuno Capucho, treinador do Rio Ave, há pouco, após a derrota com o Paços de Ferreira, fora. Na semana passada, o Rio Ave havia ganho ao todo-poderoso Jesus e o seu sportem por 3-1. Nem por isso Nuno Capucho se deixou deslumbrar e embandeirar em arco.

Outra coisa que Nuno Capucho não fez foi escudar-se em lugares comuns e discursos vazios nem fugir às suas responsabilidades. Já no ano passado, treinando o Varzim SC, foi lapidar e cortou como um punhal o laxismo dos seus jogadores!

Este é o verdadeiro discurso à Porto. Esta é a verdadeira personalidade de um treinador exigente, ambicioso e rigoroso. Espero um dia que possa ser treinador do Futebol Clube do Porto. Mística, claramente, não lhe falta. É assim que um treinador impõe a sua lei no balneário! Não duvido que os "meus caxineirinhos" vão fazer um grande campeonato!

Não tenho dúvidas que todos os jogadores crescerão e evoluirão com esta bitola. Espero que NES esteja atento ao seu ex-colega....

17 comentários:

  1. Boa noite!
    "Espero um dia que possa ser treinador do Futebol Clube do Porto."
    Subscrevo. Desde os tempos do sub-19 do Porto que ouço dizer que ele tem qualquer coisa de especial. Espero que o NES tenha o maior dos sucessos, mas também espero que o Capucho possa um dia treinar no Dragão.

    ResponderEliminar
  2. Espero sinceramente que Capucho seja o próximo treinador do Porto. São já vários anos a mostrar enorme competência. E cheio de mística!

    CS

    ResponderEliminar
  3. É isto. Subscrevo. Treinador de ataque, que aposta nos jovens e põe equipas a jogar futebol com raça.

    ResponderEliminar
  4. Os discursos não marcam golos, mas sim os bons jogadores.
    O NES é "obrigado" como NC também o seria, a rentabilizar FLOPS caros como Adrián López e Brahimi, que a sad e PC fez o favor de adquirir.
    Como resultado não houve dinheiro para adquirir um avançado de qualidade que rivaliza-se com André Silva.
    Hoje, é a Direcção AZUL E BRANCA que se "agarra" ao treinador como "tábua de salvação" e não o contrário (como ao longo de 30 anos nos habituamos).
    Assim e não pondo em causa o valor de NC não acredito que fizesse mais do que
    NES.

    P.S.

    João Teixeira com guia de marcha para a Inglaterra? Mais um sinal da má política de contratações do FCPORTO.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  5. Oh pá... os adeptos desejam que Capucho seja o próximo treinador do Porto... pois podem escrever.. os responsáveis do clube são autênticos moucos. Alguma vez foi satisfeito algum desejo da maioria dos adeptos?
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A direcção se fosse a ouvir os adeptos tinha uma lista com 300 treinadores.
      Se os jogadores não tiveram motivação nem atitude em Paços, o Capucho não será o principal responsável? Quem é o lider? Ou "nas vitórias e nas derrotas, o principal responsável é o lider" só contará para JNLPC?

      Eliminar
  6. Deselhe muita sorte ao Capucho mas o meu treinador e Nuno ES! Nao acho que andarmos ja a procurar outro treinador seja benéfico para o FC Porto. A época acaba de começar e ja andamos atras de outros quando deveríamos era crer que o NES fique por muitos anos porque isso seria sinónimo de sucesso. The grass is always greener on the other side but you should firstly appreciate your own lawn!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já esperava um comentário nesta linha, por isso vou ser claro.

      Eu escrevi "Espero UM DIA que possa ser treinador do Futebol Clube do Porto."

      Um dia, percebe? Não JÁ. Agora temos um treinador. E vamos com ele até ao fim. Espero que por muitos anos, seria um bom sinal.

      Abraço

      Eliminar
    2. Tanto quanto percebi deste seu post, que subscrevo, se o Capucho fosse treinador do F.C.Porto, diria exactamente o mesmo relativamente à 2ªparte do jogo contra o Boavista.

      Abraço

      Eliminar
  7. Logo que recebi a noticia das declarações de imediato a postei, porque está de acordo não só como devem ser todos os profissionais mas com aquilo que Capucho, sempre, demonstrou enquanto jogador, personalidade. Penso no entanto que as chamadas de atenção publicas, sempre impactantes na opinião geral, poderão ser uma faca de dois "legumes", já que os atingidos sentir-se-ão discriminados se o acusador não fizer o mesmo quando errar. Ora todos sabemos a propensão, que uma atividade como o futebol, tem para a asneira. Como em tudo na vida o importante é o bom senso, sabendo com quem se lida e tendo consciência que, tal como diz o meu sábio pai, "temos cinco dedos em cada mão, nenhum deles é igual e de todos precisamos".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mourinho, Klopp, Guardiola, Conte, Ranieri. Todos eles já desancaram jogadores em publico pós-jogo - e o Capucho NÃO INDIVIDUALIZOU -, nas ultimas duas semanas, com excelentes resultados.

      O futebol é para pagar principescamente a bébés?

      Abraço

      Eliminar
  8. ....aos outros não dei atenção mas, Mourinho, como saberá, apesar de não me lembrar de ter "espancado" algum jogador publicamente - trocou um bate-boca com Pepe depois de ter saído - não se livrou de lhe "fazerem a folha" em Madrid, com Ronaldo á cabeça e em Stanford Bridge com quase todos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora. Em Old Trafford. Na Premier League. A semana passada.

      Abraço

      Eliminar
  9. Eu que joguei à bola nos tempos de escola com o Capucho subscrevo totalmente.Um dia vais treinar o nosso FcPorto seguramente.Todo o sucesso do mundo.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  10. ...não tendo uma opinião rotunda sobre o assunto, lembro que não estão no ADN do nosso Clube incriminações públicas. NES, ao que se vai sabendo e por isso acusado em Valência, dá grandes broncas aos jogadores "crescendo" para eles, inclusivamente, se for necessario. No sábado vi o resumo do jogo de 6ª e foi visível o asco com que ele ficou quando sofremos o golo, aquela reacção não foi propriamente de quem só ficou aborrecido. Pedroto, sabe-se, dava tareões de palavras aos jogadores no recanto do balneario, castigava-os não os convocando. Artur Jorge, um doutor, não perdoava erros que pusessem em causa o colectivo e tratava-os "abaixo de cão". Os berros de Adriense ouviam-se no Hospital de Gaia. E por aí fora. Assim, não me recordo de termos treinadores apontando, nas conferências, os erros das suas equipas, mas também não me chocaria se isso acontecesse desde que não se servisse o exemplo do mestre toque e foge, JJ: é ele que ganha e são os outros a perder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tendo eu também opinião sobre o assunto, subscrevo na integra o seu comentário.

      Cumpts
      João Silva

      Eliminar