quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O Discurso Forte Exige Acção Correspondente


Já aqui o disse, quando me pedem para dar a minha maior referência do FC Porto, respondo sempre: Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. Mais que qualquer jogador ou treinador, é por causa de Pinto da Costa que tenho o meu coração tatuado a Azul e Branco.

Não conheci outro Presidente do Nosso Grande Clube. Sempre adorei o seu humor mordaz, a forma desinibida e directa como atacava - mesmo que as suas palavras fossem indirectas. Cada frase que dizia abanava por completo os noticiários e as análises desportivas, e muitas vezes mudava o status quo. Era emocionante saber que iria dar uma entrevista ou fazer uma declaração - haveria de vir aí uma bomba de fragmentação, com toda a certeza.

Assim, é provável que seja por causa de uma certa nostalgia que ainda me empolgo ao saber que o Presidente vai falar. Aguardo sempre por uma crítica mordaz, um antes e um depois dessa declaração. Mas a verdade é que tal se esvaziou. E fica um certo amargo de boca após as declarações ou discursos.

Não, não é pela idade, nem pela falta de clareza de discurso - essa mantém-se intacta, mesmo com a areia da ampulheta a descer. É porque ao discurso deve seguir-se a acção correspondente.

Já nem falo da enésima referência ao chouriço - Presidente ele gosta é da sua atenção - mas sim das críticas, mais do que justificadas, à lixeira da manhã e à bolha. 

É certo que os editoriais são pavorosos e os artigos difamatórios e tendenciosos. Mas sou capaz de apostar que, na próxima antevisão ao jogo, lá estarão, hipocritamente sorridentes, os microfones da lixeira e bolha tv. E aí reside o problema. Um discurso forte com uma acção fraca não significa coisa alguma.

Se Rui Cerqueira se negar a dar a palavra à lixeira e à bolha, saberei que algo terá mudado - para muito melhor. Se tal não se verificar, cada vez será maior a nostalgia e menos o interesse no discurso do Presidente. E esse será um dia triste.

Esperemos que o inverso se passe. Ainda tenho esperança que sim.

18 comentários:

  1. infelizmente ja parece so falar por falar, e pouco impacto ou nenhum causa...

    ResponderEliminar
  2. Discurso em saco roto.... o mal está feito, nem os adeptos já acreditam quanto mais os inimigos.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas afinal queres que o Presidente fale ou esteja calado.
      Se estás sempre de arma apontada pelo que faça ou não faça é porque nem tu sabes o que queres.

      Eliminar
    2. E este foi o último comentário anónimo deste teor que publiquei.

      Eliminar
  3. Há muito tempo que estou á espera de um blackout, mas infelizmente não me parece que isso venha a acontecer, era importante pois mostrava a esses merdios de comunicação que ou respeitam o clube ou não pisam na nossa casa e mesmo nos jogos fora não iria haver entrevistas pra ninguém, um blackout por tempo indeterminado era mais que justo face á falta de respeito que tvs rádios e jornais demonstram pelo clube.
    João Moreira

    ResponderEliminar
  4. enquanto uns falam ao seu canal regional e local, outros fazem-no através do canal mais visto em Portugal. Fazem a propaganda que querem e ainda abafam tudo à sua volta. Ontem a entrevista de LFV na TVI não foi por acaso. Eles já sabiam que o presidente do FcPorto ia falar e por isso com a entrevista consentida by Moniz eles ofuscaram e tiraram mediatização a tudo o que foi dito pelo o nosso presidente.O nosso clube parece que não aprende...

    Saudações Portistas

    11DruL0vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi bem jogado pelo Moniz. Mas quando aquele estadista do submundo apareceu no televisor eu mudei logo de canal.

      Eliminar
  5. Não estou minimamente de acordo com vocês; para que servem os blackouts? Acham que eles não vão escrever na mesma ? acham que não vão continuar ? - Claro que vão! O que interessa não são blackouts ou porrada, o que interessa é que nos demos ao respeito. Não podemos querer que falem bem de nós, porque não o vão fazer. Está-lhes no sangue serem rafeiros.
    O que nos falta são vozes várias e não só a voz do presidente. O problema é que as nossas vozes agora se começam a fazer ouvir, mas em plena crise no ano passado, até vocês se deixaram impressionar pelo que os outros diziam !!!!
    A questão é que se o universo portista for uno, a força deles esfuma-se !
    Que interessa que um benfiquista leia coisas mentirosas à cerca de nós? - nada! a opinião dele será sempre essa; já era e continuará a ser.
    Agora, tem muito mais interesse que no nosso seio a gente comece a duvidar e questionar !

    Bolas, é este o presidente que temos, é esta a equipe que temos, apoiemos! E outra vez, e outra vez !
    Não estamos em tempos de dar tiros nos pés!

    ResponderEliminar
  6. Vejamos...o que se pede, se bem vos leio, é que o Presidente fale. Muito e grosso. Mas em blackout! Parece uma coisa complicada de se fazer, não? Se defendermos que devemos responder a quem nos provoca, então como fazê-lo não abrindo a boca? Se na inauguração do Marco não houvesse media, o Presidente estaria a falar para quem? Para nós, apenas. Isso seria mera demagogia. Para dentro.
    Mas é claro que eu posso estar a perceber mal. Expliquem-me lá como é que o FCP deve ter uma voz forte que nos defenda, ao mesmo tempo que faz um blackout.
    @Jorge,
    Eu concordo com o postulado de que não basta dizê-lo, é preciso fazê-lo. Acho que tens razão. Só que discordo que fazê-lo seja negar a palavra aos pasquins do inimigo. O problema não é o que eles perguntam. É o que nós responderemos.
    Abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não coloque questões complicadas a quem não está habituado a pensar, sr. Silva.
      João

      Eliminar
    2. Se fizeres de quem passa a linha um exemplo, outros saberão respeitar-te. Não são TODOS. Há orgãos de comunicação social que nos respeitam, felizmente. Os dois que o Presidente identificou precisam de resposta condizente.

      Essa é a minha opinião.

      Abraçom

      "João", não gostas, desampara a lojinha. Ou faz um blog só teu.

      Eliminar

    3. Concordo com o Vassalo, achei bem que tivesse falado, mas agora gostava que a maquina desenferrujasse e apoiasse a onda, para que realmente crescesse. Ja vimos que os blogs de "apoio" nao foram atras, mas caneco, se e isto que defendo, que se fale, entao tenho de ser coerente. Ainda bem que falou, so tenho pena que nao abram casas do clube todas as semanas para termos mais disto. Mas da proxima, preferia que se falasse das arbitragens, sistemas, colinhos e nao tanto de gente reles que merecia um sopapo constante e nao somente de les a les quando vem a cidade. Uma restricao de entrada a esses pasquins era bem jogado, mas isso era capaz de colidir com as regras da imprensa, nao? Que se lixe, pagava-se a multa. Mas deixem de os convidar para os dragoes de ouro. Ok?

      Eliminar
  7. Que blackout? É disparar e duro. Nas antevisoes e pos jogo quando alguem se identificar como bola tv, cmtv, e mais nojentinhos é deixar fazer a pergunta e dar uma resposta intimidatoria, assim faz com que nos respeitem.Se nao ha respeito por vontade propria passa a haver por imposiçao atraves do medo

    Imaginem a tvi24 a fazer uma pergunta no pos jogo que demonstre desconhecer a forma habitual do Porto jogar ou a forma actual dos jogadores e alguem responder isto "É normal que faça essa pergunta afinal na programação da estaçao que representa tem um painel de isentos/anónimos benfiquistas a fazer dois programas diarios em que 80% do programa é passado a falar dos clubes da capital, por isso é normal que desconheça o Porto". Depois queria ver os parolos do mais bastidores a dizerem que nao sao benfiquistas!!! Acabava a isenção camuflada.

    Quando a bola tv e a cmtv se identificarem é tentar apertar ao maximo, sabendo que vao começar a atacar o Porto por estar a ser assim, por nao respeitar. Temos pena, tambem nao respeitaram os nossos treinadores, jogadores, presidente... É sinal que estariamos no caminho certo.

    ResponderEliminar
  8. e acham que o intocavel rui cerqueira ia deixar o seu treinador tratar mal esses jornais,onde estao la os seus amigos todos.

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge Vassalo,

    Concordo, o discurso não cola à realidade dos actos. É pena. Fico preocupado quando o meu presidente diz que podemos ganhar apesar do que aconteceu em Alvalade. Tanto tempo depois presidente? Sem apontar factos, actos e toda a panóplia de situações e reações que visaram únicamente gozar connosco?!
    Por outro lado, foi preciso AH sair do Porto para falar de novo a cs. Registo este facto ainda mais quando o fez para reagir a mais um artigo do Guerra. Fica a questão: quantos artigos deste senhor já não mereceram uma reacção do FCP?
    Estou como são Tomé. Ver para crer mas confesso que creio cada vez menos.

    Ontem o senhor dos pneus deu uma entrevista na Benfica TV ou na TVI? Ninguém percebe a diferença.

    Raoc

    ResponderEliminar
  10. Olá Caro Jorge...
    Sem ter nada a ver com isto... apenas um link que me enviaram e que agora lhe envio a si. Penso que deveríamos todos compartilhar estas coisas... pode ser que um dia se descubra a verdade.
    Abraço!
    http://zap.aeiou.pt/benfica-envolvido-suspeitas-lavagem-dinheiro-jogador-paraguaio-128089

    ResponderEliminar