quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Por Um FC Porto à Porto!


O FC Porto faz hoje 123 anos. Sou Portista desde pequeno, desde os 6, 7 anos. Não tive a sorte de ter família Portista, para lá do meu primo Miguel e do meu primo Zito. Este último, fanático da bola, foi quem me acordou para as cores azuis e brancas.

Era uma paixão tão profunda que me entusiasmava. Evidentemente, na sua adolescência, Pinto da Costa era Deus. Já aqui o disse, o Pinto da Costa dos anos 80 era um dínamo impossível de travar, de uma bravura e raça fora do comum e, a todos os níveis, inspiradora.

Foram muitas admiráveis figuras as que jogaram e treinaram o FC Porto que estão perto do meu coração, entre as quais se destacaram António André, João Pinto, Jorge Costa, Fernando Couto, Madjer, Lima Pereira, Baía, Rui Barros, Pedro Emanuel, Deco, Capucho - que o meu tio Mário um dia me apresentou à porta da casa da minha avó -  e o grande Comandante Lucho González. Mas junto com eles estava a presença forte de um Artur Jorge, de um Sir Bobby Robson e de um José Mourinho, por quem, admito, ainda hoje torço. Bem sei que não é Portista, bem sei que me deixou estupefacto pela não-reacção à nossa grande vitória na Champions, mas que fazer, o coração é o coração.

Para lá disso, há André Villas-Boas, o treinador que me deixava entusiasmado por ser da minha idade e treinar o meu Grande Clube. Que fervor Portista, que gáudio que era ouvir o seu discurso e a forma arrasadora a que deixou o fifica a 21 pontos e o sportem a 36! Cada frase era um punhal, cada discurso uma ode, a paixão Azul e Branca era da ponta dos seus pés ao fio do cabelo ruivo. As alegrias que me deu, a motivação arrasadora que dava aos seus guerreiros, tudo me entusiasmava. Lembro-me de ter a certeza que iria rebentar com o adversário e que qualquer ponto perdido tinha de ser ganho suadamente pelos inimigos! Ok, saiu depois da "cadeira de sonho". Aos 33 anos, dizemos muita parvoíce e fazemos muitas asneiras. 

Já aí, contudo, não fosse a raça e a frontalidade de Villas-Boas e tudo poderia ter sido complicado. Pinto da Costa deixou de estar na primeira linha da defesa e o que aconteceu ao sucessor Vítor Pereira começara a deixar-me desgostoso. A soberba substituíra a defesa dos seus, e frases como " qualquer um pode treinar o FC Porto ", começaram a soar-me a ingratidão por um treinador que apenas perdera uma vez e por causa de um gamanço sem nome. VP já estava atirado às feras, já aparecia sozinho - bem como o seu antecessor - para enfrentar a maldosa comunicação social que queria acabar com a hegemonia de um FC Porto que era como uma barata que não conseguiam matar. Mas a lavagem cerebral conseguiu atirar Vitor Pereira para a porta da saída, zangado com os adeptos do seu Clube do coração, a quem ganhar não bastava

Seguindo a máxima da soberba, Pinto da Costa foi buscar a coqueluche desse ano a Paços de Ferreira, o mouro Palminhas, mas este já não tinha fibra. Lá veio o treinador da B, Luís Castro, tapar o fogo. A história deu o resultado que se conhece.

Com Lopetegui, Pinto da Costa fez o impensável: deu uma managerial power ao treinador, controle sobre o plantel e contratações, mas deixou-o a arder em lume brando desde a primeira hora, sobre o fogo do ardente gás da "hispanofobia", do preconceito e de uma oleosa e rancorosa máquina de imprensa que começou a delapidar a sua imagem desde a hora zero. O seu fim foi conhecido. As consequências de ter despedido um treinador que, com todos os seus defeitos, foi o treinador mais roubado da história recente do futebol português - isto apesar de quebrar recordes de invencibilidade no Dragão, de ter a baliza a zeros 20 jogos e ter estado nos quartos de final da Champions e ter feito umas vendas de 116M - estão à vista e deram no que deram.


Este ano, e estamos em Setembro, vimos uma gestão de plantel pavorosa e o FC Porto a tornar-se, cada vez mais, a sombra pálida do que foi. Pinto da Costa escolheu, aparentemente sozinho, Nuno Espírito Santo e os resultados estão à vista. O FC Porto vai-se descaracterizando e perdendo fôlego, e está a anos-luz do que já foi. 

Continuo com o friozinho na barriga de cada vez que faço a curva do Dragão a caminho da minha cadeira de sonho. Mas a certeza deu lugar à ansiedade. Em nome da História do Nosso Grande Clube, está na hora de deixar de realpolitiks de compras e vendas, chega de estar de tal maneira em Saturno que se desconheça em absoluto a realidade de todas as cadeiras abaixo dos camarotes e da Tribuna Presidencial, há que ter um regresso à realidade urgente.

O Nosso Grande Clube está doente. Está na hora de tomar medidas. E se não for o nosso Timoneiro, se este estiver cansado - 78 anos não são 78 dias! - pois erga-se a estátua que merece, dê-se o seu nome ao Estádio, mas passe-se o leme a quem o faça por demonstrar merecer. Ninguém o censurará. O lugar de Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa na História do futebol mundial e do do Nosso Grande Clube está garantido. O seu nome gravado nos nossos Corações Azuis e Brancos também.

Mas está mais do que na hora de restituir o Porto à Porto ao Futebol Clube do Porto! Por todos nós, pela glória do que ainda somos, pelo Futuro que merecemos ter! Exigimos de novo um FC Porto à Porto! Exigimos a retoma da Honra ao Brasão Abençoado! Exigimos Honra à Cor Azul e Branca!

Viva o Futebol Clube do Porto!

43 comentários:

  1. Caro Jorge
    Excelente texto. Nostalgia do passado, a tristeza do presente. Com a idade as pessoas ouvem mal e enxergam pior. Quando não se sai pelo próprio pé na hora devida só pode acabar mal...
    Estou completamente descrente...
    Não assobio mas também não aplaudo. Aguardo.
    abraço
    Manuel Magalhaes

    ResponderEliminar
  2. JV
    Brilhante o seu post, no qual me revejo,se bem que por ser mais velho, as minhas recordações abranjam mais nomes,

    E, pergunto-lhe, que quer fazer? O poder, e o dinheiro, corrói. Ninguém abdica do poder. Por isso,JNPC, só sairá por motivos de saúde, ou por um levantamento dos sócios. Qualquer destas formas será imerecida e nada condizente com o trabalho impar que fez.

    Jorge dou de barato que não haja dinheiro, resultado dos erros brutais que se têm vindo a acumular desde s saída do Andre. Mas consegue-me explicar como vamos para uma época assente num menino de vinte anos( por muito potencual que tenha e tem). E ontem viu-se o resultado. Não temos dinheiro e pagamos 6k pelo Depoitre e o Sporting paga 10k e resolve o PL. Isto não é falta de dinheiro é incompetência.

    Vamos atravessar um deserto de resultados.

    Resta desabafar, como Jorge fez de forma brilhante. JNPC sempre foi autista na forma de gerir e nutriu sempre indiferença para com os sócios.
    Um abraço com admiração
    Jorge Fonseca

    ResponderEliminar
  3. Nada é mais Porto que o Futebol Clube do Porto. Viva o FCP!
    Parabéns a nós, a ti pelo post, e ao Presidente por 30 anos de glórias nunca antes conquistadas.
    Abração.

    ResponderEliminar
  4. António André, João Pinto, Jorge Costa, Fernando Couto, Madjer, Lima Pereira, Baía, Rui Barros, Pedro Emanuel, Deco, Capucho… e muitos, muitos outros. A formação, no pelado da Constituição, comandada pelo saudoso mestre Feliciano, e a prospecção (agora, pomposamente, designada por scouting) que captava talentos em clubes modestos, formavam autênticos campeões, que ostentavam com orgulho o Brasão Abençoado. De repente, deixaram de emergir talentos! Nem com Dragon Forces nem com seiscentos e onzes!

    As prioridades passaram a ser outras…

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Jorge Nuno Pinto da Costa não foi só dinâmico nos anos 80. Foi também nos anos noventa e na 1ª decada deste novo milénio!
    A idade não perdoa, ou como dizia se não me engano o Bob Dylan ; the rust never sleeps!!!
    Mas mesmo com uma idade jeitosa para estar a jogar ás cartas no jardim de S. Lázaro, não apareceu uma única alma, um único portista daqueles que se prezam que vencem todos os jogos e driblam todas as artimanhas deste miserável centralismo!
    E também foi com PdC que fomos campeões europeus 2 vezes com um plantel maioritáriamente português!
    E com treinadores portugueses!

    Mas não foi PdC que fez as leis do mercado! Não foi PdC que promulgou a lei Bosman! Não foi PdC que "inventou" as SAD!
    Não foi PdC que ficou todo contente por ter vendas de 100 milhões por 4 ou 5 jogadores e ver um Leicester dar 80 milhões por um único!!!

    Por isso considero-me um portista imensamente grato, jamais poderei pagar aquilo que PdC fez do meu clube, do teu clube, do nosso clube (parafraseando o Luís do Lito Vidigal)!

    De bestial a besta vai um misero passo a que todos estamos sujeitos a dar!
    Bem sei que rumamos tempos que para a maioria são caminhos novos. São tempestades que em vez de fortalecerem o carácter, põe a nú as cobardias, o ataque soez e vil.
    Perguntem ao meu pai, perguntem à velha guarda do reumático, perguntem-me até a mim, o que são 4 anos de jejum?
    Remamos contra a maré, chamamram-nos andrades, mas nunca mas nunca desistimos, mesmo que alguns rasgassem cartões e outro dia lá estavam na secretaria a dar o cartão como perdido!

    Tristes, deprimidos, ingratos, suicidas por não ganharmos algo há 4 anos, e o fim do mundo é já no virar da esquina, enquanto outros em 50 anos só ganharam meia dúzia de vezes e andam de voz esganiçada como uma vaca no cio!!!
    E outro que anda aí feito rei Midas, e que levou no focinho com um penta nosso, agora é o maior mais melhor bom!!!

    Eu quando vou ver o FC PORTO, não vou pelos jogadores. Vou pelas camisolas azuis-e-brancas, pelo brasão abençoado, pelo inexplicável misticismo que o FC PORTO em mim provoca. Sigo o desfraldar da minha bandeira, e se ela cair, tudo farei para a levantar. Jamais lhe renegarei a honra por uma mera vitória!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Felisberto, nem parece teu!

      1) Evidentemente, falava dos anos 80 que foi quando comecei a ver futebol.

      2) Sabes qual foi a minha posição nas eleições, deixei-a bem clara, e não é diferente da tua.

      3) Não estou a dizer que é o Apocalipse, mas bem é que não está! E, com todo o respeito, não quero ficar nem 1 nem 2 nem 3 anos mais a seco! No entanto, podes esperar por mim no sitio do costume nos próximos 20 anos!

      Abraçom

      Eliminar
    2. Jorge este comentário não é endereçado a ti, é para um bocadinho mais abaixo... para aqueles que já sabes quem são!

      Eliminar
    3. Na 2ª década deste novo século, Pinto da Costa também ganhou uma taça europeia e vários campeonatos internos. Pinto da Costa ganha desde os anos 70 ainda como director do futebol.
      As maiores vendas do F. C. do Porto não são de agora. As pessoas esquecem-se ou ocultam factos propositadamente não sei com que intenção. Oliveira, Séninho, Gomes, Futre, Rui Barros, Fernando Couto, Vitor Baía, Sérgio Conceição, Bosingwa,Jardel,José Mourinho, Ricardo Carvalho, Andrade, Costinha, Derlei, Paulo Ferreira,Deco, Maniche, Quaresma,Zahovic, Pepe, Lisandro, Lucho Gonzalez,Raul Meireles, Anderson, André Vilas Boas,Hulk, Falcão, Jackson, Danilo, Alex Sandro, Imbula...
      aos valores actuais não sei qual a maior, embora continue a achar que Deco foi a mais valiosa, pois além de 24 milhões, ainda recebemos Quaresma que seria vendido ao Inter por 18,5.
      Ou seja, Pinto da Costa não era senil antes nem agora. Pelo contrário, foi caso de estudo nos maiores clubes do mundo, e muitos deles procuraram copiar as boas práticas que fizeram um clube dum pequeno país, tornar-se numa das maiores potências futebolisticas do Universo- Foi esse mesmo senil que pela 1ª vez vendeu...treinadores.
      Parabéns aos portistas e principalmente ao maior e melhor Presidente de todos os tempos.

      Obs. - Aparentemente NES nunca foi a escolha de Pinto da Costa, mas sim Paulo Sousa.

      Eliminar
    4. O NES foi escolhido pela fada madrinha.

      Ninguém disse que o Presidente está senil. Achar que ele está na mesma forma de há 7 anos atrás é tapar o sol com a peneira. É uma coisa natural, chama-se Vida!

      Esse argumento das vendas não sei a propósito de que veio. Não disse que as vendas no consulado de Lopetegui tivessem sido as maiores da História. Também não foi este que as fez.

      Eliminar
    5. Foi escolhido pelo departamento de futebol tal como Peseiro.

      Eliminar
    6. Se acha que a politica de contratações é má, coloque o plantel do Benfica, Sporting e Porto, lado a lado e escolha 23 jogadores conforme as suas preferências, para cada lugar.
      Do plantel que escolher, veja se o defeito é da politica de contratações ou se tem outras causas. Pode fazer isso para as 3 ultimas épocas.

      Eliminar
    7. Ai agora sou eu que tenho de escolher?? Acho, isso sim, que para escolher um jogador o Presidente tem de conhecê-lo, por exemplo. Antes, tenho a certeza que era assim!

      Quanto ao departamento de futebol, qual? O novo ou o que se demitiu? Você deve ser o único que desconhece que o treinador é uma escolha directa do Presidente!

      Eliminar
    8. Acha mesmo que o Presidente conhecia os campeões Olimpicos argentinos que contratou? O mesmo para os campeões Olimpicos mexicanos? O departamento especifico fez a triagem e o Presidente deu o Ok, como tem de ser. Se o treinador diz que se tem de contratar Depoitre, esse mesmo departamento vê se há viabilidade e o Presidente dá o Ok. Tem de conhecê-lo? Conhecia o Hulk? Jogadores contratados pelo Presidente só me lembro do Gomes resgatado e do Deco.E a recusa em dispensar Ricardo Carvalho.
      O novo já contratou alguém?
      Isso é o que ouve dizer, o que não implica que seja rigorosamente verdade. Que assume a responsabilidade à posteriori, isso sempre assumiu.

      Eliminar
  6. Sr.Vassalo,tenho grande respeito por si,ms o conteúdo do texto nada interessa.o que interessa é NES RUA!!!!
    A.P.

    ResponderEliminar
  7. Depois de 30 anos de vitórias e conquistas, tenho a impressão que estamos a atravessar um período de incertezas, em que desconfiamos se o o sucessor de PC poderá trazer outras conquistas ou não, se com o continuação de PC poderemos ganhar mais alguma coisa...
    É um período onde questionamos mais do que responder, embora já sabemos de algumas soluções.
    Um período em que com a esperança sentimos que poderá haver coisas boas no dia de amanhã.
    É infelizmente um período onde quem lida este Clube se torna mais materialista do que sentir certos valores, que no passado eram os nossos princípios.

    Mas há algo que este Clube não irá perder, que são os seus Adeptos.
    Os Fiéis Adeptos.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge Vassalo

    Grande, grande post. Parabéns. Infelizmente atravessamos uma fase menos boa e que vai perdurar mas 123 anos de história tão rica não se podem confundir com os últimos anos tão pobres.

    Partilho consigo as exigências que faz.

    Viva o FCP.

    Raoc

    ResponderEliminar
  9. Que enorme post! Enorme em qualidade! Desde esses tempos em que diziam que se VP era campeão até um macaco era campeão, que se sentia que isso se iria virar contra nós. Mas pela amostra ainda há adeptos que acreditam nisso. A verdade é que na escolha correcta dos treinadores está metade do trabalho feito. E o FcPorto tem perdido essa qualidade de escolher os melhores na melhor altura. Está na altura de pelo menos recuperarmos essa sagacidade. Até lá Força Nuno.

    https://peemrisco.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  10. Nem mais Jorge,

    Temos a mesma idade e eu também não cresci no seio de famílias Portistas (só o meu Pai o era) e pior, desci e passei a viver num Inferno anti-portista nos anos 80 (Algarve)... Aliás tornei-me Portista ferrenho exactamente por todo o ódio que esta gente salivava anti-Porto!

    O Porto teve grande jogadores e treinadores mas o que mais nos lembramos do FC Porto anos 80/90 é do discurso do seu presidente e como isso fazia tremer os media todos e os seus adversários.

    Hoje e somente +- 20 anos depois, somos uma passarinhos e uma belas adormecidas.

    NES tem muitas culpas no cartório sim mas mais uma vez, à semelhança de Lopetegui, Vitor Pereira e Paulo Fonseca, está a ser empurrado para debaixo do comboio... vemos nos outros de Lisboa os directores de comunicação, presidentes, advogados, membros da direcção, etc... a virem defender os seus e não praticamente não se pergunta a JJ ou RV se o clube está assim ou assado, ou se os árbitros vão rouba-los ou não pois os respectivos clubes já lhes fizeram a defesa em praça publica... É um triste show dos média? Sim senhor é mas eficiente na defesa do treinador.

    Nós que fazemos? Temos para ali um DD e depois PdC que apresenta os jogadores a dizer que são escolhas do NES e que nem os conhecia... lindo!

    Quando perdemos nem uma palavra da SAD, quando ganhamos vem aì dizer barbaridades que deveriam ter sido ditas quando fomos roubados... Até Casilhas defende mais o clube que os membros da estrutura neste momento e quando chegamos a isto...

    É urgente que a SAD perceba de uma vez por todas os timigs da comunicação e a necessidade urgente de intervenção/fazer barulho juntos dos media/redes sociais isto para defender o seu treinador e jogadores e parar de haver tanto "ruído" junto da equipa.

    Se cada um fizer o seu depois é somente o talento dos jogadores que decide os jogos coisa que actualmente não o é...

    ResponderEliminar
  11. Em primeiro lugar, cumprimento o responsável por este blog que demonstra ser sério, pragmático e coerente, não deixando de ser ao mesmo tempo portista.
    É que, parece-me que há uns certos "pensadores" do F.C.Porto que acham que para se ser portista tem que se bajular o presidente.
    Devo dizer que esta será a 1ª e última vez que vou comentar sobre o nosso clube, do qual em tempos fui sócio.
    Fui e não sou. Desisti por não pactuar com o modo autoritário como o clube vinha sendo administrado e que pelos vistos continua a ser.
    O Clube de um homem só.
    O clube de um homem que dá o peito às balas apenas quando ganha.
    Um homem que aparece na Televisão com 4 taças ganhas por todos, reclamando-as para si, menosprezando e secando tudo em seu redor(Refiro-me ao tempo de André Vila Boas).
    Um homem que vexou muitos portistas com o famigerado caso do Apito Dourado.
    Um homem que diz passar horas a fio no clube (e acredito) mas omite que a sua remuneração anual anda na volta dos 900 mil euros, para não falar dos prémios, telefones, do carro e viagens, almoços e eventualmente comissões.
    Um homem que não aceita o contraditório ameaçando com a justiça, nomeadamente adeptos portistas.
    Um homem que ataca comentadores sobejamente conhecidos pelo seu portismo.
    Um homem que diz que, finalmente vai formar uma equipa à Porto e depois contrata Olivers, em detrimento de grandes jogadores à Porto(Onde pára S.Oliveira?)
    Um homem que disse publicamente que Rafa e Josué iriam ficar no plantel. Onde estão estes jogadores à Porto? E, porque se contratou outro defesa esquerdo?
    Um homem que contratou por 13 milhões de euros dois flops(Felipe e Boly) para o lugar mais carenciado. Qual foi o critério?
    Um homem que contratou outro flop por uma fortuna (depoitre) e dispensou Gonçalo Paciência. Qual foi o critério? Equipa à Porto? Só se for para rir.
    Onde páram os dois extremos da equipa B campeá nacional?
    Porque se contratou Casilhas? Não havia Godinho, João Costa(que guarda redes), Diogo Costa?
    Um homem que devia esclarecer porque se quer eternizar no comando dos destinos do F.C.Porto, juntamente com os mesmos de há quase quatro décadas.
    Um homem que infligiu aos sócios do clube um regulamento eleitoral antidemocrático.
    Enfim, um homem que se baba com os gritos alucinantes de Pinto da Costa olé.
    E, por fim, um homem e um presidente que confessa publicamente que o clube bateu no fundo.
    Não, não foi apenas o clube, foi também uma sociedade cotada em bolsa.
    Em situações similares, a administração já tinha sido corrida.
    Contudo, em regimes totalitários isso não acontece.
    Muito boa tarde,
    Fernando Moura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebe-se facilmente que tem um problema em relação ao "homem". Tem todo o direito. Eu, que ainda há pouco votei nele, também critíco veementemente a sua postura. De não aparecer quando deve, de mentir e até de fomentar a divisão de adeptos. Porém, jamais serei ingrato no reconhecimento ao trabalho de um Homem que, juntamente com outros, ajudou a transformar um Clube de cidade num Clube do mundo. As vitórias e derrotas são sempre circunstanciais o que nunca serão são o Clube e a gratidão a quem fez Dele o que é - e refiro-me desde 1893.
      Por isso é que nunca deixei de ser sócio, pelo menos até agora. Nunca me interessou se ganhava muito ou pouco, se tinha comissões ou não, não penso ser relevante desde que o clube continue a ganhar - não, não serão 3, 4, 5 anos sem vitorias que me incomodarão - e a sua viabilidade futura não esteja em causa.
      Por ultimo, relativamente ao apito dourado, lamento a forma falaciosa dada ao assunto. Nem é preciso ser Portista, basta ser intelectualmente honesto, para saber que aquele processo ficará nos anais da historia da justiça portuguesa como a suprema preversão, reacionária e corrupta de como de um assunto sequencial de acções, onde existem poucos com as mãos limpas, se transformou numa arma de propaganda ao ódio a uma pessoa e a um Clube. Você não é Portista.

      Eliminar
  12. NES RUA E JÁ, NÃO EM JANEIRO.

    A.P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok A.P., já percebemos a ideia.

      A próxima nesta linha vai para a reciclagem.

      Abraço

      Eliminar
    2. O Jorge é mesmo boa pessoa. Eu se tivesse no seu lugar até já o meu último post já não o publicava. o Sr. Vila Pouca já não publica nenhum :) (e está no seu direito). Só que desculpe-me, já não aguento mesmo o NES, acho que é mesmo exageradamente fraco, acho que é dos piores treinadores de sempre, e está no nosso clube, e não acredito mesmo (nem acredito que alguém sinceramente acredite) que com ele vamos mesmo melhorar. É mesmo mau.
      Pronto, eu não o incomodo mais, pq tenho noção que os post não podem ser sempre sobre a mesma coisa, e eu não consigo falar de mais nada, só quero que o NES se ponha a andar.
      Abraço,
      A.P.

      Eliminar
  13. Parabéns Jorge e Parabéns FcPorto pelos os seus 123 anos.

    eu confesso que sou portista desde os tempos em que ainda andava na barriga da minha mãe pois os meus pais eram portistas. Não tive escolha hehehehehhehehhe

    em 1984 vibrei junto da TV aquela final roubada e perdida para a Juventus de Platini e Bonieck. A partir daí nunca mais deixei de amar o clube como hoje o amo e sinto-me um felizardo por ter vivido todas as grandes conquistas do no nosso clube no estádio e na TV.

    hoje sinto-me triste por ver certo tipo de coisas e por ver o nosso presidente a caminhar para o abismo.O nosso FcPorto não é o mesmo de antigamente.

    a minha esperança é que as coisas mudem e posso até mudar de mulher mas de clube nunca.

    Saudações Portistas

    11DruL0vic

    ResponderEliminar
  14. O meu pai tem bem mais idade que o Sr Pinto da Costa e está excelente a resolver a gerencia de um negócio; isto não tem nada a ver com a idade!
    Deixem-se disso.
    Pode ter a ver com um certa irosâo, mas sobretudo tem a ver com algumas condicionantes impostas exteriormente, uma delas chama-se apito dourado e a outra chama-se falta de carcanhol...

    Deixem-se de choros, vocês são muito novos e super convencidos de que a vida é o que a gente quer. Coisa que não é... no final, é sempre o que pode ser...

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo texto. Concordo com tudo, menos com a parte do Lopetegui. Não me deixa saudades nenhumas. Foi embora e deixou como herança jogadores caros, sem mercado e que não servem para o FCP. Além de que perdeu TODOS os jogos decisivos em que esteve envolvido.
    Mas pronto… são gostos.
    Quanto ao resto, revejo-me em tudo, até o de não vir de uma família portista. Mas como fui sempre muito bem educado, lá acabei adepto e sócio do nosso grande clube.
    Sobre o NES uma palavra: é o nosso treinador e terá sempre o meu apoio. Mas quando um treinador no presente não oferece garantias e não se vê grande coisa para o futuro… seja o Natal, a páscoa, os reis, à 12a jornada ou à 34a, procuram-se soluções…

    Saudações!

    ResponderEliminar
  16. Amigo Jorge Vassalo que artigo oportuno. Estamos a passar um mau momento, tenho imensa pena pelo presidente, e não sei como vamos dar a volta a isto.
    Grande abraço e obrigado pelo seu comentário noutro blogue.

    ResponderEliminar
  17. Bom post. De facto Pinto da Costa tem o seu lugar na história do clube e no coração de todos nós. O tempo no entanto não perdoa e este já não é o Pinto da Costa que nos catapultou para as vitórias. Não sabe não pode ou não quer ver que o seu tempo já passou e que está ultrapassado a todos os níveis. Como qualquer ditadorzeco quer manter-se indefinidamente no poder rodeado de outros velhos senis como ele que só o bajulam e retiram proveitos pessoais não se importando com o clube. Agora quando fala só diz asneiras caindo no ridículo e sendo motivo de chacota.A ultima foi a de dizer que estamos em ano de transição desresponsabilizando assim tudo e todos pelas exibições miseráveis que temos tido.Preparemo-nos para mais um ano de seca e de tristes fins de semana proporcionado por uma equipa sem classe.

    ResponderEliminar
  18. e o Leonardo Ruiz? vai brilhar no Sporting (está a brilhar) e ficamos com o Depoitre e Areias.
    é assim mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, não é? Vamos ver no fim do campeonato.

      Eliminar
    2. Leonardo Ruíz? Por favor. Então o Fc Porto tem o André Silva, o Gonçalo Paciência e o Rui Pedro e íamos gastar quase 3 milhões num jogador que não é melhor que nenhum desses 3 para que ele não fosse para o Sporting?

      Eliminar
    3. Ó Vassalo, a cláusula de compra do Areias é pornográfica, nada tem a ver com os 500 mil € do Leonardo. A pasta que se vai confirmar no relatório e contas relativamente ao Depoitre é obscena.E o Leonardo para o tempo que jogou e os golos que marcou esteve muito bem.
      Não preciso do fim do campeonato, falo já. Depois das coisas acontecerem, é muito fácil falar. estamos um clube de nojo, treinador de nojo e direcção de nojo. da minha parte não vêm mais um cêntimo.

      Eliminar
    4. Quanto ao Leonardo Ruiz a comunicação social escreveu que a cláusula de rescisão era de 3 milhões de euros. Um abuso!! O FCP poderia ter negociado, talvez, mas as exibições pela equipa b também deixaram algo a desejar.

      Eliminar
    5. Ainda bem que te vais, senão ficavamos todos enjoados de tanto nojo...

      Eliminar
    6. Sou o anónimo das 11:49.
      Sr. Felisberto, o senhor tem de aprender a ser educado. o meu post vem no seguimento das boas indicações do Leonardo na equipa B do Sporting e comparo-o com o dinheiro gasto no Depoitre e no possível que se poderá gastar com o Areias.
      Se o senhor não tem opinião sobre este assunto, permaneça de lado. e se gosta tanto assim do momento do FCP, continue assim. e não me trate por tu que não me conhece de lado nenhum. no dia em que o senhor fizer um post com cabeça, tronco e membros as galinhas vão ter dentes. mas seguindo o seu conselho, e como o senhor Vassalo aprovou o seu miserável e mal educado post, vou-me e não volto. fica o senhor a falar para os seus apaniguados. para os que dizem amen a tudo.

      Eliminar
    7. O problema do Leonardo é que o seu clube de origem quis mudar as regras depois do jogo... vamos ver o que faz o sportem. E o Felisberto não te chamou nenhum nome nem foi malcriado contigo.

      Eliminar
  19. Na minha opinião é apoiar a equipa e o treinador até Maio. Depois logo se vê.
    O que não pode ser apoiado é a administração. É impressionante a diferença entre o que era a nossa administração à 15 anos atrás e o que é hoje. Tudo tem um tempo, e o tempo destes já acabou à mt...

    Abraços

    ResponderEliminar
  20. Vassalo, percebo perfeitamente que não queira publicar, mas fico possesso come estas afirmações, desculpe-me.
    Declarações hoje do NES:
    "Confrontado com a escassa utilização de extremos de raiz, Nuno acredita que é algo pontual. «Há espaço para extremos», diz. E até especifica as funções: «Queremos que, quando joguem, ocupem zonas interiores, mas sejam capazes, também de dar largura à equipa.»

    Salienta, ainda, a «dinâmica dos laterais projetados» que tem tentado implementar.

    «São tudo dinâmicas que queremos que sejam evidentes no jogo. Tudo dinâmicas que queremos que sejam visíveis na nossa ideia. Falta o quê? "
    "Os jogadores sabem e conhecem o processo, dão o seu melhor e estamos confiantes que este é o caminho" Que caminho? só se for para a derrota final. Esperem por Janeiro.
    Só um burro vê que não vai ser mais do mesmo, que ele não aprende.

    A.P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver se a "ideia" - whatever THAT means - se implementa!

      Abraço

      Eliminar
  21. Este será porventura o momento de maior convergência entre as nossas formas de pensar o Porto - e infelizmente, pelos piores motivos - mas creio que há um ponto, o fulcral, que ainda falta abordar abertamente: é que por muito que se considere ou se sugira mudar, sem agentes não se faz a mudança.

    Esta direcção foi sozinha a eleições após um mandato desastroso a todos os níveis e esse é o nosso grande mal - a falta de alternativas para a liderança. Enquanto elas não surgirem, não adianta muito clamar por mudanças porque elas nunca virão de dentro conforme se pode constatar pelo percurso mais recente.

    Não sugiro com isto que nós, os Portistas, nos conformemos perante o que é feito. Aliás, bem pelo contrário, é importante dar voz desta urgência de alternativas para que "elas" percam finalmente o medo de dar cara.


    Abraço Portista,

    LAeB : Do Porto com Amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes bem que até nisso estamos a convergir. Fiquei muito aborrecido quando vi as "proto-alternativas" a dar abraços ao Presidente no dia das eleições.

      Mas a política também se faz disso (lamentavelmente...), creio eu.

      Mas sabes que o Porto Universal também foi sempre um espaço muito vocal a incitar as alternativas a apresentarem-se EM TEMPO ÚTIL.

      Mesmo que ganhasse Pinto da Costa, ganharíamos todos mais com um debate sobre coisas concretas e uma "fiscalização" mais premente.

      Ficamos ambos muito desiludidos, meu caro, que quem queira ser alternativa - ou sucessor - prefira ver o fruto cair de maduro... Na minha óptica, já lhe retirará um pouco de credibilidade e do meu respeito.

      Abraço

      Eliminar
  22. eu como já nao sou um puto fico aparvalhado com alguns blogueiros que por sinal sao os cativos dum famoso bloog,em nao aceitarem as opinioes dos outros pois para eles é DEUS no ceu e PINTO DA COSTA na terra.em relacao as eleicoes tambem vos lembro que o HUMBERTO DELGADO tambem tentou enfrentar o salazar...........

    ResponderEliminar