quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O Complicómetro e a Capitania


Está mais que visto que há muito a trabalhar no FC Porto. Há que criar rotinas, há que estudar quem é que fica melhor onde e parar de uma vez por todas com esta dança de cadeiras e há que ver como fazer a bola chegar de A a B criando desequilíbrios para que haja mais hipóteses de golo.

Isso é trabalho de treinador. Dizia há dias a um amigo que não acredito que os jogadores gostem de passar a vida a lateralizar. Se o fazem é porque lhes indicam que as jogadas têm de ser construídas em futebol apoiado. Mas não é verdade que tenham de ser sempre.

Seja Herrera, Óliver, Danilo, Rúben, Corona ou Brahimi quando há espaço para a verticalidade e o rasgo individual, este tem de acontecer. É vital que no jogo do FC Porto terminem, de uma vez por todas, os passes para o lado quando para a frente há muito e bom caminho. O colega está desmarcado? É para lá que tem de ir a bola. E, à chegada à área, o remate tem de ser muito mais frequente, porque é sempre preciso sorte para que a bola entre mas esta tem de ser tentada. De uma vez por todas, que termine no FC Porto esta ideia de que a bola tem de entrar baliza dentro. Uma vez mais, o trabalho é de treinador.

Temos material e potencial para tanto! Faço-vos um desafio, se calhar mais para quem tem maneiras mais... criativas de ver os jogos: ver os jogos das selecções, por exemplo  a tricolor mexicana e a rojita espanhola, onde o potencial de 4 dos nossos principais está bem exposto, e tirar de lá as devidas ilações.

Já vimos em todos os jogadores muito mais do que temos em frequência. Esse é um problema sério a ser corrigido. Há muito trabalho para desligar o complicómetro. Mas ele tem de ser feito. Não queremos o futebol à tolinho estilo jesuíta? Não. Mas também não queremos futebol de chutão para a frente e de passe curto e lento, medroso e sem intensidade. Esse é simples. O FC Porto precisa de mais!

Via Papa Pinto da Costa

É fácil de ver também, de uma vez por todas, que o FC Porto precisa de um Capitão. Precisa? Não! O FC Porto tem um Capitão. Um histórico do futebol, voz de comando e autoridade, habita no nosso balneário. Em sua vez, a braçadeira está com um excelente rapaz, mas sem brilho nem qualquer espírito de liderança. A segunda parte foi melhor? Pudera! Este vídeo, cujo som é irrelevante, dá bem para perceber quem tem maturidade, autoridade e experiência para liderar e o efeito que tal produz. Faz algum sentido que ele não seja Capitão?  

Faz algum sentido que alguém que é multi-titulado, que já esteve em mais de 150 jogos da Champions, que já ganhou o caneco mais vezes do que o FC Porto, esteja relegado à condição de jogador normal, por culpa de uma regra absurda de senioridade, quando esta representa, no máximo, três épocas? Faz algum sentido que alguém que é, obviamente, venerado no balneário, esteja atrás de um Herrera, Marcano ou André André na hora de falar? Aliás, a postura corporal desta imagem feliz demonstra bem quem fala e quem ouve! Faz algum sentido que essa autoridade óbvia não seja reconhecida na hierarquia do balneário? Claro que não!

Braçadeira para Iker JÁ! Para termos um Capitão A SÉRIO!

18 comentários:

  1. Totalmente de acordo. De tão evidente até arrepia porque não se faz. Quanto ao trabalho de treinador é preciso saber fazê-lo e confesso que após 3 meses de NES duvido que tenha capacidade para o fazer. Anda às apalpadelas, aos abanões e não consegue estabilizar o barco e pior não se vislumbra que vá melhorar. Com 3 meses já devíamos ver qualquer coisinha de melhor....
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  2. a sorte conquistasse ou aparece através de algo divino e neste caso foi divino porque é assustador ver a equipa jogar.. o treinador é incompetente.. uma vitória que felizmente ajuda o apaixonado Presidente a tratar do divorcio com mais tranquilidade... e quem diz que estas cenas não se misturam não percebe nada da vida!!

    ResponderEliminar
  3. NES ainda não resolveu um assunto crucial para o crescimento da equipa: o meio-campo. Ele tem de saber encaixar Oliver, Herrera , Danilo, Otavio e tenho duvidas se Ruben Neves não pode entrar na equação - dele a bola sai redonda para longe ou perto, está mais agressivo, chuta com violencia e já não joga para o lado de forma viciosa.
    Assunto Herrera, na selecção joga num meio campo de 5 ou 4, onde o erro é esbatido pelo trafego intenso. Depois, se reparar, desde a sua chegada ao Porto, ainda não houve um treinador que dele prescindisse, provando não haver alternativas a um tipo de jogador unico, estica o jogo numa intensidade apreciável e dura dois jogos seguidos; tem um problema: inconstância e isso numa equipa como a nossa costuma ser fatal. Quando, ao fim de 5m, o vejo a falhar passes de 2m já sei que não há Herrera e infelizmente acontece muitas vezes, demasiadas vezes. De quem é culpa? Do jogador certamente, mas também dos treinadores que provavelmente deveriam ter com ele umtrabalho especial.
    Se calhar até têm, ou tiveram, e o gajo é que é burro.
    Casillas a capitão? 200% de acordo, então na Champions....

    ResponderEliminar
  4. Acredito no Nuno,ele quis dar continuidade ao jogo da Choupana, ele nao sabia que o Oliver,Herrera e Jota iam fazer o pior jogo no F.C.Porto

    acredito que vai ajustar isso contra o Arouca talvez Corona em vez do Jota

    ResponderEliminar
  5. Praticamente tivemos o mesmo 11 com o Nacional, o Gafanha e o Brugge. Ora se isto não é estabilidade então não sei o que será.
    Contudo, eu gostava de ver este 11: Casillas(Guarda Redes), Layún(Defesa Esquerdo), Marcano(Defesa Central), Felipe(Defesa Central), Maxi(Defesa Direito), Rúben Neves(Médio Defensivo), Otávio(Extremo Esquerdo), Sérgio Oliveira(Médio Centro), Óliver(Médio Ofensivo), Corona(Extremo Direito), André Silva(Ponta de Lança).
    Tal como NES, cada PORTISTA terá o seu 11. É como dizem os americanos, "opinions are like assholes. Everybody has one and most of them stink".

    P.S. O Divórcio do Presidente interessa alguma coisa para o "UNIVERSO AZUL E BRANCO"? Para mim não.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  6. Iker a Capitan Já.

    Corona e Brahimi no lugar de Jota e Herrera, para voltarmos ao 4-3-3

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  7. herrera nao tem claramente pefil de capitao, pode ser bom rapaz mas alem de imprevisivel para o bem e mal nao tem perfil, andre andre ainda e pior mais um bom rapaz, marcano tem personalidade mas fala pouco, realmente do plantel do porto so casillas por motivos obvios e danilo deveriam ser capitaes. Mas alem de capitao vamops ver se temos treinador, as coisas ainda estao meio por afinar, umas vezes saiem bem outras pessimamente, mas sorte temos tido graças a Deus.

    ResponderEliminar
  8. Quantos mais passes errados e jogos maus serão necessários para que Nuno substitua Herrera ao intervalo, quando o mexicano de duas caras entrar a titular?

    E pior, a capitão...ontem era o que eu me perguntava durante o jogo: quando é que Nuno vai tirar Herrera do jogo?

    Jogou bem com o Nacional é certo, depois jogou nada com o gafanha e ontem nem jogar nada conseguiu...e antes do nacional, não me lembro de algum outro jogo bom do herrera, com exceção dos jogos pela seleção...

    Varela e Herrera tem a incrível média de 1 jogo bom para 10 medíocres... e mais incrível ainda, jogam no FCP há pelo menos 3 temporadas... é incrível, não é?

    ResponderEliminar
  9. RBN não te lembras dos jogos com a Roma, Rio Ave, Nacional. Boa qualidade de queijo

    ResponderEliminar
  10. O problema da capitania de Iker não é pela experiência e qualidade que ele tenha para a função, que estão a anos-luz de qualquer jogador do nosso presente plantel (incluindo equipa técnica), mas sim pela resistência que existe ao jogador por parte de muitos e muitos adeptos portistas, que nunca o abraçaram como um de nós, mas mais um corpo externo que por cá anda. É ridículo o grau de exigência sobrenatural para o jogador, chegando ao ponto da estupidificação, quando se iguala ou mesmo se tenta desvalorizar a qualidade de Casillas perante Helton.

    Certo que Herrera também partilha deste mesmo mal (menos a qualidade :-) ), mas tem um dragão de ouro no CV, o que lhe dá um alibi natural para o cargo.

    Quanto à antiguidade no plantel, não existe coerência. Se fossemos por aí, Evandro, Brahimi e principalmente Varela, estariam à frente de André André na hierarquia.

    Compreende-se o porquê da escolha de AA para a função. É portista e tem tradição familiar no clube. Já menos se percebe quando não se dá a "capitania" a líderes natos como o são Iker, Layun ou Danilo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Capitão tem de ser alguém com discurso forte e respeitabilidade por parte dos colegas. Quem melhor do que Iker Casillas? E depois há também aquela minúscula questãozinha de que Iker é de facto a referência para os colegas.

      Se é pelos adeptos... não são só estes que são burros.

      Abraço

      Eliminar
  11. Off-topic (que tendo em conta a qualidade do jogador, tem muita importância)
    O Ismael ontem nem no banco esteve, sabendo que pelo menos num jogo anterior já esteve no banco e agora não, será que alguém sabe se se passa alguma coisa de estranho?
    na minha opinião é um excelente jogador que inclusive já poderia fazer alguns jogos na equipa A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi muitos rumores... nem todos bons... esperemos para ver.

      Abraço

      Eliminar
  12. JV
    Algumas coisas que me vão na alma ( de portista):

    1. Quando é que NES deixa de se encolher nos jogos mais difíceis?
    2.Quando é que o plantel consolida a forma de jogar?
    3.Quando é que o Brahimi passa a integrar, de facto, o plantel?
    4. Quando é que o Rubem Neves passa a ser alternativa? Estão à espera de ir para outro clube, para depois concluírem que é um bom jogador?
    5.Quando é que o Casillas passa a capitão, único jogador do plantel que sabe falar grosso e incute respeito aos colegas, árbitros e adversários?
    6.Quando é que o Marcano é considerado um bom central ( não um fora de serie, que não há nenhum em Portugal)?
    7.Quando é que o Presidente deixa de aparecer apenas quando existem bons resultados ? Precisamos dele quando o mar está revolto e aí, nos últimos anos, tem ficado em terra.

    É que estou a ficar farto de ver a RTP Memórias para me sentir feliz desportivamente.

    Jorge Fonseca

    PS. Já agora a questão mais importante : quando é que nós sócios, somos informados do plano para estabilizar a situação financeira do FCP. Estamos a falar de coisas mais importantes do que vitórias e campeonatos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1. Não sei.

      2. Só com o tempo.

      3. Acho que já está a começar... (em vez do Jota, em 4x2x3x1, com
      o Herrera - OU O RUBEN - ao lado do Danilo e junto com Otávio e Óliver, a servir o AS... que maravilha)

      4. Pois, a minha opinião está dada em cima.

      5. Espero que no sábado. E seguido do Danilo e Layún.

      6. Já é. Por quem não pensa no "nossos" e nos "outros". Quem é um central fora de série? Diga-me um que lhe encha as medidas, internacionalmente.

      7. Excelente pergunta.

      Abraço

      Eliminar