sábado, 17 de dezembro de 2016

A Lenda


Espero que a entrevista que Casillas deu ontem a Juca Magalhães, e que foi por este muito bem conduzida, tenha ajudado muitos adeptos a perceber quem temos connosco, talvez só até final do ano. Temos um dos melhores jogadores da História do futebol connosco. Uma lenda.

Iker Casillas foi cordato, moderado, inteligente, mas também sincero e frontal. Não houve rodeios, meios termos ou desculpas: veio ao FC Porto ganhar títulos. Veio para o FC Porto porque este é um Clube vencedor. Mas disse também sem rodeios tudo aquilo que muitos não querem ouvir. No meu entender, estes são os pontos-chave da importantíssima entrevista que deu:
  • Casillas não se desculpa com as arbitragens. Acho muito bem. Disse-o, sem complacências: uma equipa que se quer campeã tem de conseguir vencer um Tondela ou um Vitória de Setúbal sem vir apontar os erros de arbitragem como a principal causa da perda de pontos. Assume as responsabilidades óbvias da equipa neste estilo de situação. Já no jogo com o sportem a coisa é diferente: num jogo onde fomos superiores, fica claro que Casillas percebeu bem o tamanho do roubo que sofremos. A lembrar para a segunda volta. Assim como o roubo em Chaves que nos afastou injustamente da discussão pela Taça de Portugal.
  • Não veio aqui passar férias, o que é muito bom saber. Está obcecado com a ideia dos títulos e, como alguém que já ganhou tudo, quer voltar a sentir o sabor das vitórias. Acho lindamente. Prefiro alguém como fome e vontade do que alguém que está descontraído. Será, sem dúvida, um bom exemplo para o balneário.
  • Foi frontal e disse aquilo que muitos sabem mas talvez não queiram admitir: os nossos rivais têm equipas mais sólidas do que a nossa. Andar todos os anos a vender equipas inteiras, sem manter uma base consistente, é muito prejudicial. Passar a vida a começar do zero não beneficia nada nem ninguém. Só com uma "espinha dorsal", como classificou, por exemplo, o caso do sportem, será possível voltar a ser uma equipa dominadora. Que falta o espírito ganhador para levar as coisas ao limite, um ADN campeão. Estou de acordo.
  • Foi bastante evidente que, na perspectiva da equipa, as coisas pareciam estar bem até ao Natal do ano passado. Estávamos em primeiro, é um facto, e que as mudanças de treinador e a indefinição na equipa precipitaram o descalabro que se viu. A equipa ficou insegura e ansiosa. Foi bastante frustrante para os jogadores "a quatro jornadas do fim já não estar na discussão do campeonato".
  • Fiquei agradevelmente surpreendido em saber que Nuno Espírito Santo é um treinador exigente e que aquela imagem de santo que passa para fora não é igual dentro. Ainda bem. Dentro é que é importante. Se é duro, exigente e frontal, óptimo. Moleza não traz títulos.
  • Por fim, creio que ficou subentendido - pelo menos foi essa a ilacção que tirei - que sem títulos não faz sentido que Casillas por cá continue, o que eu compreendo. Mesmo assim é muito bom saber que a sua grande ambição é  "pôr o cachecol Azul e Branco" e festejar títulos junto com os adeptos.
Por mim, não saía mais. Sei que tem um salário elevado, mas a publicidade que dá ao Clube e a exposição que isso traz certamente compensa. Mais a mais, ficando, não faz sentido que a braçadeira não seja dele. Uma pessoa pode sonhar, e ver Iker Casillas pegar na Taça da Liga Dos Campeões pelo FC Porto seria, certamente, uma alegria que me daria. Mesmo assim, Iker Casillas ontem mostrou bem o seu estatuto e a sua postura: é uma lenda. E será, para sempre, lembrado na cabeça dos Portistas como tendo usado as nossas cores. E eu tenho o privilégio de o ver todas as semanas. E sei disso.

9 comentários:

  1. Grande Casillas, com certeza durante anos vamos recordar este senhor guarda redes com as nossas cores e uso a palavra "senhor" porque o modo como esta no futebol é de uma enorme classe e inteligencia!
    Apenas não concordo com a braçadeira de capitão no seu braco, acho que Danilo ou "Danilao", seria melhor entregue, mas também este a jogar como joga não vai estar no nosso clube muito tempo!
    Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que tem de mudar! Não somos uma equipa de import/export em que ficamos com os remediados e vendemos os bons!

      Abraço

      Eliminar
  2. boa a entrevista, casillas tras muita visibilidade ao porto, em jogos decisivos o que houver para defender ele defende, talvez seja caro para nos, no entanto nesta altura nao sei quem seria o nosso gredes. Uma verdade o porto de lopetegui salvo erro ha 2 anos estava como o porto esta hoje e o do ano passado ate estava em primeiro, em futebol tudo muda muito rapidamente, quanto as arbitragens realmente contra tondelas, chaves, belenenses, e afins temos de ganhar mesmo contra elas mas QUE NAO E FACIL NAO, os outros quando tem jogos contra essas equipas e as coisas correm mal la aparece uma expulsao, um penalti, um fora de jogo nao assinalado, ORA ISSO DA PONTOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de saber ganhar a equipas com tal assimetria a nós sem pensar nisso...

      Abraço

      Eliminar
  3. Senhora entrevista de um Senhor jogador.
    Aquela parte em que diz que depois da carreira, poder estar no Dragão a festejar como Portista é algo que me marcou, dita por uma Lenda deste calibre.

    Por mim ficava por 5 épocas, apesar dos custos que sustenta. Aqui uma ideia que eu dava era a de ganhar algum montante dos emprestados e aproveitar para o seu salário.

    Um Senhor como este se não tiver muitas lesões poderia estar aqui por mais algum tempo para passar a sua experiência aos próximos jogadores que entrarão no plantel.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. O Casillas bem pode tirar o cavalinho da chuva quanto a ir aos Aliados festejar o título. Neste campeonato de Paixão não há verdade desportiva. O título como se tem visto está entregue. E não há ninguém responsável que se revolte e faça barulho contra estes escândalos? O campeonato é uma pura perda de tempo.

    ResponderEliminar
  5. entretanto o clube do regime continua sem jogar NADA mas a ganhar... e engraçado, na semana passada as mãos de pizzi e semedo eram casuais mas este do estoril já não é... coerência...
    manu365

    ResponderEliminar
  6. JV
    Concordo consigo. Que grande entrevista, sem os chavões de levantar a cabeça, seguir em frente,etc.
    Será que estamos a aproveitar o Iker? Numa equipa tao jovem não devia ser o líder? Não deveria ser o capitão?
    Abraço
    Jorge Fonseca

    ResponderEliminar