domingo, 4 de dezembro de 2016

Análise FC Porto 1-0 SC Braga - Um Diamante Feito De Pressão


Absolutamente épico! Já não me lembrava de um momento tão emocionante desde o Momento K, mas esse não vivi no Dragão, infelizmente. Euforia, extase, libertação. À minha volta, sorrisos e lágrimas, uma imensa comunhão. É assim que se fazem equipas. Quando se vence por nunca desistir, pela união, pela entrega, pela paixão que faz, de uma vez por todas, uma equipa. Há que jogar melhor, definir melhor e ser muito mais eficaz. Mas a poção mágica está lá, há um Porto à Porto! Vamos a notas.


Rui Pedro - Como não destacar um miúdo de 18 anos - portanto sub-19 - que tem, cara a cara com um guarda-redes que defendeu tudo e um cento, a frieza de picar a bola e meter a redondinha lá dentro? Classe pura e uma verdade inquestionável, desconhecida da maioria: temos no forno um FC Porto daqueles à antiga a desenvolver e a maturar. O futuro não me amedronta.

Brahimi - É egoista? Menos do que já foi. Às vezes decide mal? Sim, mas decidem todos. É, no entanto, o desequilibrador, aquele que se sabe - e se sente - que de um momento para o outro pode tirar dos pés um remate indefensável e que não tem medo de ir contra a maré. Bem-vindo de volta, Yacine. Só falta ver-te de volta a titular, porque a magia dos teus pés isso merece.

Uma defesa de betão - Que espectáculo Danilo e os seus cortes pelo ar, terra e mar! Que fenómeno Filipe e as suas recuperações "ei-psht-ondéquepensasquebais-carailhe?"! Que sentido posicional de Marcano, sempre com a fineza de veludo a fazer a providencial viragem do jogo ou bola-pa-Campanhã conforme o necessário! E que raça, que entrega, que abnegação de Maxi, que pareceu estar em todo o lado, do meio campo para a frente! Destoar só mesmo um perdido Layún, a quem dou um desconto por perceber que não está nada bem ainda. Temos a melhor defesa do campeonato e uma das melhores da Europa. Assim, Casillas vai conseguir a proeza de fazer a melhor época da carreira sem ter de fazer nada a não ser colocar a bola com uma qualidade excepcional nos pés de Corona.

A União que faz a Força - Não é fácil vencer os demónios de estar há mais de 500 minutos sem marcar, a calhar contra um ser que parecia que tinha molas e chegava a todas, e ter a força de esvaziar o tanque, como bem diz Cândido Costa. Não é fácil criar 14 ocasiões claras de golo e este chegar aos 95 minutos. Mas mais difícil ainda é saber estar com o colega e apoia-lo, levantá-lo, levá-lo atrás e à sua frente. E isso, este FC Porto tem. É uma verdadeira equipa onde não há espaço nem tempo para vedetas. Sim, Brahimi também foi - e é - solidário com os colegas. A tal ponto que o momento mais bem jogado, onde a bola foi trocada com a qualidade que merece, foram mesmo os 30 minutos finais, onde o FC Porto massacrou com qualidade. Aí o Dragão entregou-se totalmente à equipa e foi o 12º jogador, até à vitória final. Em total união. George S. Patton dizia que "A pressão faz diamantes". Esta pedra do FC Porto está a vencer as contrariedades e a pressão e vai a caminho de se tornar um grande e brilhante diamante! Este é o caminho!


A sorte macaca e o mau olhado fdp - Não há que esconder, não foi só a ineficácia (ver abaixo) que a coisa não foi antes. Foi também por uma tremendíssima falta de sorte. A estrelinha, definitivamente, ainda não quer nada connosco. Que este golo de Rui Pedro tenha  quebrado definitivamente a malapata, porque já chega, carago!

Ma(t)rafona - Raisparta o gajo, pá! Como um relógio parado que está certo duas vezes por ano, as duas vezes em que Ma(t)rafona resolve jogar bem são sempre contra o FC Porto. Mas, mais que isso, haja coragem para, de uma vez por todas, expulsar alguém por simulação de lesão, para acabar de uma vez por todas com esta pouca vergonha de um antijogo tão escandaloso que se vê de Júpiter.

Não está tudo bem na frente, nem por sombras - Do trinco para a frente é a confusão geral. NES tem uma grande felicidade de ter muito e bom talento, porque trabalho de campo pura e simplesmente não existe. Não há jogadas estudadas, não há respeito pelas desmarcações, não há trabalho de área, remate exterior nem triangulações entre medio esquerdo/direito e o seu lateral. Nada. Está mais do que na hora de deixar de pensar no talento individual e começar a organizar aquela salada. Eu sei, um dia não estará lá a Ma(t)rafona. Mas o trabalho e o treino conseguem vencer as matrafonas desta vida todas. E com menos sofrimento, pelamordasanta!

Em frente, garantir a fase final da Champions, contra uma equipa que está a passar um péssimo momento. Se jogarmos assim, com um bocadinho da sorte que não quis nada connosco ontem, venceremos. E estaamos a 4 pontos da liderança. Com tudo ao nosso alcance. E já agora, Freitas Lobo, eu sei que tu sabes que eu sei que a tua família é toda ligada ao Braga. Deixa-te de merdas e sê imparcial, carago!

88 comentários:

  1. Caro Jorge Vassalo,

    Ganhamos carago!
    Vitoria justíssima. Jogássemos sempre assim e não tínhamos problema nenhum. Estávamos na frente do campeonato.

    Concordo, o Porto do meio campo para a frente é anárquico. Infelizmente é o que temos e acho que NES não sabe o que fazer mas seria tremendamente injusto dizer algo mais do que isto porque não há treinador que resista aos golos falhadas de ontem. Repare, os vermelhos fazem remates para fora que dão em golo, nós precisamos de 30 remates para fazer um.

    Grande ambiente. Apoio total à equipa.

    Ó NES trabalha lá o ataque carago. Temos de melhorar o ataque continuado.

    Já agora uma palavra para o árbitro: mostrou coragem aos dar 7 minutos de desconto. É de assinalar vindo do Xistra.

    Raoc

    ResponderEliminar
  2. Se o "AZUL E BRANCO" for esperto, contrata o Marafona.
    Brahimi esteve bem.
    André Silva muito bom jogador, mas têm estado uma NÓDOA. É de arrancar os cabelos já de si brancos.
    Tanto desperdício, tanto sofrimento, tanto desfibrilador, tanto alívio.
    Valeu-nos S.Pedro.

    FORÇA NES

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dias em que penso que se vai esgotar A MINHA, A TUA, A NOSSA, paciência...Credo!

      Eliminar
    2. E pá, uau... nem sei que diga!

      Abraços

      Eliminar
    3. Agradecido Felisberto Costa, só porque... tem confiança no Luís.

      Abraço

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
    4. Luís,

      Ó meu, e porque não juntar o Maradona, com a metadona, e ainda o Marafona? (seria um acto de gestão inteligente, e não apenas esperto, coisas diferentes) E o Moretto que era tambem de "engates" não entra nessa equação?

      Bem, "se o "AZUL E BRANCO" for esperto, contrata o Claudio Ramos ao Tondela", porquê? O FC Porto não marcou nas duas ultimas partidas com o Tondela!

      OHBALHAMADEUS!

      Ó Luís, curiosidade académica, qual a sua idade? Sub 15?

      PT

      Eliminar
    5. Contabilista de Vão-de-Escada4 de dezembro de 2016 às 16:02

      Como o Luís é daqueles que escrevem "têm" quando usam a terceira pessoa do singular, quando essa forma é a do plural, deve ser um rapaz novo, pelo que merece a nossa indulgência :-) .

      Ah pá, com algum exagero, isto fez-me lembrar Viena, carago! E, no meio da nossa actual decadência, conseguimos fabricar dois pontas de lança (sem falar no Paciência, que é um caso a rever).

      Eliminar
    6. O "PT" acha que devemos contratar o Maradona? Eu acho que ele está um bocado velhote e gordo, mas se calhar, até é capaz de fazer melhor figura, que o Depoitre.
      Quanto a contratar o Moretto é preciso ter cuidado com as "latadas", no Aeroporto.
      Confesso, que o único Cláudio Ramos que conheço é o apresentador de televisão. OHBALHAMADEUS!
      Como o "Contabilista de Vão-de-Escada" é daqueles que escrevem "Ah pá", quando a formas reconhecidas são "Eh, pá!" ou "Oh pá!" ou "Ó pá!", deve ser um homem maduro ou um ancião, pelo que merece igual indulgência :-). Erros de escrita, toda a gente os comete. Agradeço-lhe contudo, a chamada de atenção. Talvez passe a usar, o corretor ortográfico. Mas o que é que isso, tem a ver com o futebol?
      É preciso mesmo algum exagero, para isto fazer lembrar Viena.

      Abraço

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
    7. É, Contabilista, estás a esticar-te e acho que já estás a chegar ao ponto limite.

      Eliminar
  3. Tava a ver que ontem dava-me uma coisinha má. Antes do penalti já devíamos ter marcado, quanto ao penalti não consegui ver, tive de me sentar. A segunda parte foi avassaladora, compreendo a pressão mas temos de ter mais calma na finalização. Também nos tem faltado um pouco de sorte, p.ex no lance da bola ao poste se fosse a equipa que vai em 1 tinha batido em 3 mecos e entrava.
    Mais uma vez o marafona fez o jogo da vida contra nós, tem graça só contra nós, e até quando é que permitem estas perdas de tempo,eu pago bilhete e quer ver jogo.
    No momento êxtase da noite nem sei que diga, desci para aí 3filas por cima de todos a festejar.
    Espero que este tenha sido o clique necessário para darmos a volta a esta situação.

    Abraço
    Miguel S

    PS Espero uma vitória doa nossos B contra os orcs

    ResponderEliminar
  4. Não se iludam... para a semana ficamos a 2 pontos da liderança, mas novamente começaremos a perder. O NES não tem unhas para esta guitarra. Ponto final.

    ResponderEliminar
  5. Como se pode dizer que nao ha treino de ataque quando se constroem 29 ataques das quais 14 ocasiões claras de golo?
    Como se pode dizer mal e "bater" no NES e depois elogiar uma defesa de betao, "temos a melhor defesa do campeonato e uma das melhores da Europa" é tudo á sorte ou tem dedo do treinador?
    Como se pode andar a querer e ja a pensar na saida do treinador e logo de seguida fala-se que temos um grupo unido solidario, lutador que acredita ate ao fim, é trabalho de quem?
    Olha o NES lançou o Rui Pedro sem medo algum, arriscou o que podia e o que devia perante a falta de sorte e ineficacia dos actuais titulares, que dizer disso...??!

    Eu concordo com muitas mas mesmo muitas ideias e opinioes do Jorge mas acho que ultimamente tem -se precipitado nas suas analises ao NES e á equipa, tudo por causa da cegueira que lhe causou os ultimos empates!
    Nao leve a mal o que lhe digo nem me quero por em bicos de pes com esta vitoria, o nosso porto nao esta bem é factual mas precisa de tempo e paciencia da nossa parte!
    Abraco
    SDF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SDF, vou deixar uma coisa perfeitamente clara:

      Passei o teu comentário sem a avaliação de carácter pessoal, por RESPEITO à tua opinião. Podes discordar da minha ou de qualquer outro, mas não podes adjectivar a pessoa. Entendido? Aqui não vai passar mais.

      Tenho uns colegas bloggers que dizem que sou democrático demais e que tenho paciência para aturar má criadices para lá do razoável. Têm razão.

      Fica o aviso. A próxima não será publicada. Não gostas, não vens.

      E sim, é possível uma equipa ter talento individual e solidariedade sem ter nada treinado de jogada estudada. Diz-me onde vês jogadas estudadas e processos sequer treinados. da-me um exemplo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Mais, não ponho em causa o processo defensivo de NES. Sabes o que é "meio campo para a frente"?

      Eliminar
  6. O meio campo para a frente deve ter uma media de menos de 20 anos. Talento? Sim. Jogadores feitos para qualquer ocasiao? Nao.
    Mas nao ha trabalho... uma equipa que ha bem pouco tempo sofria golos em menos de 5 minutos de jogo constantemente e que so chutava para a frente. Pobre NES, realmente mais vale cair em graca que ser engracado.
    Falta experiencia na frente principalmente, tivessemos um gajo que nao falhasse toda e qualquer ocasiao de golo (vide Andre Silva) e a esta hora o Nuno era levado em ombros.
    Se tivessemos Falcao, Hulk, James, Moutinho, Lucho como ja tivemos noutros tempos, eu ate percebia... mas agora tar praticamente a dizer que sao uns galacticos que so nao ganham por causa do NES e no minimo, um pouco saido dos Fedorentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falei do meio campo para a frente.

      "mas agora tar praticamente a dizer que sao uns galacticos que so nao ganham por causa do NES e no minimo, um pouco saido dos Fedorentos."

      E eu disse isso neste jogo? Não estou a ver onde. Falta jogo estudado. É o que acho. Posso ter opinião? Obrigado.

      E se NES evoluir, e a equipa, a minha opinião vai necessariamente evoluir também.

      Abraço

      Eliminar
  7. Não me leve a mal, mas é a minha opinião, e parece que não sou só eu a achar, que o Jorge tem estado sem paciência nas suas análises em relação ao NES e à equipe. Ontem o NES não teve nada de cagão, fez o que tinha de fazer quando percebeu que o Braga tinha dado o tilt ! Antes disso não ser cagão pode equivaler a ser-se aventureiro. E a coisa dar para o torto...
    o abraço do Maxi - grande jogo - ao Nuno diz quase tudo! Há trabalho e muito trabalho...
    Como diz o Luis Castro, só com a capacidade de concentração e trabalho nos treinos é que se pode fazer uma equipe. Nem sempre à primeira, às vezes com recuos, outra com empates e desespero. Mas desde há muito que não víamos assim uma equipe abnegada. Que este momento Kelvin seja o da reviravolta !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu disse que era "cagão"? Eu disse que a defesa está muito bem trabalhada mas que o ataque AINDA - espero que seja só AINDA - não. Ok?

      E não falei nada sobre a união da equipa - coisa que tenho até elogiado.

      Abraço

      Eliminar
  8. PORTOOOOOOOO!
    Nuno, aproveita o elã, se feres fino...

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar
  9. Vassalo, meu caro, como sabe tenho cascado no Nuno, mas ontem não tenho nada a apontar-lhe; já nem falo na defesa, mas no ataque jogou por dentro, por fora, pelo centro, fez diagonais e nas substituições eu fazia o mesmo. Agora, você quando falha sucessivamente ocasiões de baliza aberta - o meu menino (agora já tenho outro), ontem, se estivesse perto dele, levava um par de lambadas - cava cada vez mais o fosso da instabilidade, da desconfiança e do desespero.

    Necessitamos urgentemente de ir ao mercado, em Janeiro e se houver pasta, buscar um PL (e, já agora, um extremo puro) que nos garanta golos faceis, isto se quisermos lutar pelo titulo. Tudo isto sem encostar André e tratar com pinças o "caso" Rui Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, atacamos por todo o lado (bom sinal) mas AINDA não organizadamente.

      E sim, concordo. Se já era um erro grave ter só o AS no ataque, imaginem com o Rui Pedro! Um passo de cada vez sff

      Abraçom

      Eliminar
    2. Contabilista de Vão-de-Escada4 de dezembro de 2016 às 16:16

      Se houver pasta? Aonde? É claríssimo - ou, pelo menos devia ser - que não há pasta, nem para mandar cantar um ceo.

      Eliminar
    3. Que se saiba, no F. C. do Porto não há salários em atraso e continua a haver crédito.
      Pelo contrário, alguns clubes que até empataram connosco, ainda não pagaram qualquer salário desde o inicio da época, não têm mais que 1 camisola para treinar e banho só de água fria.

      Eliminar
  10. Nem tanto ao mar nem tanto à terra, sejamos realistas!Mas ontem não fizemos o que uma equipa que quer ser campeã tem de fazer? isto é ganhar em casa a uma equipa a jogar uma hora com 10? Não fizemos mais que a nossa o obrigação e mesmo assim quase que empatavamos.Claro que o Matrafona fez uma grande exibição mas eu pergunto se com um avançado de classe teríamos passado por todo este sofrimento. Já disse antes e torno a repetir: André Silva é um avançado de aviário que não é e duvido que alguma vez seja o avançado que querem ver.Quando são bons a idade não é factor impeditivo de mostrar qualidade. Uma coisa eu quase que garanto, se fosse ele a ter aquela oportunidade que o Rui Pedro teve não a tinha aproveitado. Se quisermos ter hipóteses de lutar pelo campeonato espero que a Sad não esteja a dormir e já tenha apalavrado um bom avançado. Se não têm dinheiro vendam algum do lixo que por lá gravita. Esperemos que contra o Feirense não tornemos a borrar a pintura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consistência é fundamental.

      Abraço

      Eliminar
    2. o paciencia nao perdia metade dos golos isso era certo.

      Eliminar
    3. Cum caneco, agora o André Silva já é fraquito, e o paciência ou o Rui Pedro são muito melhores.
      Onde é que esses dois já deram provas de (lá está) consistência? AS neste momento falha, como tem falhado Corona, ou Jota ou Oliver. Com a pressão sob a qual que está este plantel, ninguém está a decidir ou executar de acordo com as suas capacidades.
      Pode-se paciência com NES, mas ela também tem de existir com os jogadores.

      Para não falar de tudo o que AS trás para além das finalizações, boas ou más.

      Eliminar
  11. Do meio campo para a frente é mesmo um Deus nos acuda e vamos ter fé que alguém tire um coelho da cartola.
    É certo que se joga com mais raça, vontade, raiva que no tempo de Lopetegui, mas sempre tudo muito anárquico.
    Os criticos podem correr e saltar mas ter Brahimi e Herrera em campo não tem nada a haver com Oliver e Otávio a fazerem as mesmas posições. É passar de futebol de sala para futebol, mesmo com todos os defeitos e virtudes que os indesejados possuem.

    ResponderEliminar
  12. Deprimente ver, além de oportunidades alarvemente desperdiçadas por incompetência gritante, sair os desastrados Layun e Oliver trocados por Herrera destroçado e Rui Pedro tão puto quanto os pueris pontas de lança que o NEScio julga poder valer um só entre André Silva e Diogo J. Outro já preso por arames e inconsequente até romper, Otávio só por lesão foi substituído por Brahimi, com NEScio incapaz de ler os sinais confrangedores do campo como se confirma incompetente para lançar os melhores desde o início, veja-se o despauterio de trocar Alex Telles por Layun...

    Foi assim, destroçado apesar de eufórico como se tivesse ganho o campeonato, que o FC Porto acabou o jogo após o improvável golo de Rui Pedro no termo dos descontos com um lastro de desespero e miséria moral e mental no limite da capacidade humana a que chegou, torpe e acabado, o futebol portista já sem ponta por onde se lhe pegue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, é melhor ver o City. Ah, não, espera....

      Eliminar
    2. donde ves tu pah? eu fiquei euforico foi tambem por os lampioes terem perdido na madeira onde ganhavam sempre e mostrarem que sem arbitrages e contra equipas aguerridas que nao os deixem passear ( vulgo belem, arouca e outras ) nao jogam a ponta de corno e ficarei quase euforico se perderem com o napoles o que e muito e mais do que provavel provavel.

      Eliminar
  13. Vou deixar claro o seguinte:

    Tinha uma opinião sobre a capacidade de NES como treinador, que ainda tenho. Mas QUERO ser desprovado. DESEJO mais vitórias destas, mesmo que sejam por um golo.

    Aí, com MUITO PRAZER, a minha opinião vai mudar.

    Esclarecidos?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contabilista de Vão-de-Escada4 de dezembro de 2016 às 16:19

      "Desprovado"??

      Eliminar
    2. Contabilista de Vão-de-Escada4 de dezembro de 2016 às 18:21

      Até aí cheguei eu, mas não creio que esse verbo exista.

      Eliminar
    3. OK, obrigado Edite Estrela. Fica para futura referência.

      Eliminar
  14. E o futebol é isto. Quando vemos uma equipa que só empata e o treinador não dá uma imagem de querer reagir, surge este jogo onde o mesmo treinador mete um miúdo e lá marca o golo, depois de tanto remate desperdiçado. Levem estes rapazes a uma carreira de tiro para afinar a pontaria.
    E eu digo isto porque nos jogos em que empatamos, só bastava um pouco mais de afinação de remate e já não teríamos que estar estes jogos todos à seca.
    E isto não tem muito a ver com a experiência dos jogadores, mas sim só lhes falta é aquela mestria e não teriam tantos jogos, em que os seus esforços saem em vão.
    Como eu gosto deste tipo de jogos onde o coração salta para fora do corpo, mas aos jogadores faltam-lhes que façam um pouco de meditação para que não fiquem em total intranquilidade quando não há resultados concretos depois de todo o esforço feito.

    Espero que a pólvora seca tenha terminado, e que se volte a usar-se canhões.

    E mais um desejo, que se repitam mais fins-semana deste, porque os boifiqueiros perderam e ao que parece até um xistra deu-nos 7 minutos de desconto bem dados, apesar daquele golo mal anulado ao Jota, que só porque deu um toque no adversário foi logo falta. E eu faço a seguinte pergunta: Aquele jogador do Chaves que se pendurou em André Silva, aquilo não era falta?

    Que se volte a por os pés bem assentes no chão, porque na quarta-feira chega um jogo em que é ganhar ou ganhar. E que falta ainda muito campeonato pela frente.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  15. Só outra coisa: leio aí pela bluegosfera que não fizemos mais que a nossa obrigação por estar a jogar contra 10. Ora isso é uma falácia como está amplamente provado e comprovado em muitos e muitos jogos de futebol. Aparentemente será mais confortavel, não necessariamente mais fácil. Creio que contra o Zenit de Spalletti no Dragão, perdemos 1 x 0, com nós a jogarmos com 10 e a encurralarmos os russos e a ter oportunidades durante o jogo quase todo. Não sei se era Vitor Pereira ou PF o treinador, ou então estou todo trocado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Fonseca na estreia do Herrera na Champions e logo com um duplo amarelo nos primeiros 10 minutos de jogo! Mas, sim, apesar de reduzido a 10 o Porto fez por merecer mais.

      Eliminar
  16. Temos de estar com os pés no chão, ontem tivemos "sorte" no golo.
    NES dá mais pólvora a quem o critica pois de Danilo para a frente só existe confusão e continua-se a tentar furar pelo centro o que é incompreensível pelo menos para mim quer se jogando em 4-3-3 (modelo do FCP) ou em 4-4-2.
    Vimo-nos á rasca e se não tivesse-mos ganho a esta hora já estava toda a gente a pedir a cabeça do treinador (com razão) e da direcção (com razão), alerto que as contas do clube estão mais que no vermelho e contínuo a insistir que se tem feito maus negócios mas por ex. acho que a compra de Alex Telles nem foi má pois Layun é muito polivalente e podem jogar os dois com o Alex na defesa. Temos de apostar na formação, esqueçam os diamantes (em bruto) que encontravamos no passado e que vendiamos por milhões, esse tempo passou...
    Temos de ter um departamento técnico á altura e possa recuperar os emprestados que têm alguns muita valia e sobretudo apostar na formação e estar atento á evolução dos emprestados formados no clube.
    Para finalizar e ainda em relação ao jogo de ontem tivémos dois golos limpos ANULADOS em momentos cruciais do jogo e houve mais um penalti por assinalar...

    ResponderEliminar
  17. Ganhamos e ganhamos bem mas devido ao treinador,acho que nao iremos ganhar nada este ano!!Volto a repetir que NES n serve para o nosso clube e que fique ate ao final da epoca,depois que se contrate alguem com competencia.Dizem que NES arriscou tudo e que nessa hora se veem os treinadores,discordo completamente dessa observacao.A equipa vem de 4 empates seguidos,sem golos e a jogar de forma anarquica(embora possua bons executantes),se NES nao colocasse a carne toda no assador,o que lhe aconteceria?A massa assobiativa iria cair-lhe em cima e iriam exigir a cabeca dele,portanto as opcoes que ele tomou sao apenas fruto do desespero em que ele se encontra e que passa para toda a equipa.Basta olhar para ele em alguns jogos para perceber que o desespero tomou conta dele,pois fica expectante por um milagre qualquer.Faz varios desenhos e da 1001 explicacoes aos jornais,pois os adeptos n querem explicacoes apenas vitorias e pouco palavreado.As antevisoes dos jogos sao todas iguais e NES nunca chama as coisas(roubos) pelos nomes,nem as menciona.Nunca ira contra o Status quo pra defender o FCP pois quer manter a imagem de bom moco.Gente como essa n e necessaria e acho que deveria se tornar palestrante em vez de ser treinador uma vez que todos sabemos como ele chegou ao nosso clube(compadrio e nao competencia).Gostei de ver o Rui Pedro marcar obviamente,mas isso n disfarca a pobreza do nosso ataque(30 remates,1 golo).Vale a pena referir que as estatisticas nao ganham jogos e que a ineficacia nunca ajudou a ganhar campeonatos.O clube do regime perdeu,mas n acredito que tenhamos capacidade e eficacia para aproveitar o resultado do proximo derby entre os bromelhos e os lagartos,simplesmente porque nao temos treinador a altura do desafio.Tenho uma visao bastante negativa do que ai vem,pq os jogos que temos feito n convencem e precisamos de regularidade o que e uma caracteristica que esta equipa n tem.

    ResponderEliminar
  18. Boas a todos

    vencemos contra todos os males matamos a galinha negra que gosta de aparecer no dragão.Já agora que sirva de repasto numa boa cabidela.

    ontem custou mas foi. Gostei da entrega acima de tudo demonstrada por todos até ao minuto final. Desta vez não vou criticar NES, mas porque é que Brahimi andou encostado tanto tempo e apareça agora que vai ter de ir para a CAN? E Depoitre para quê a sua contratação quando um trintão experiente nos servia e custava menos? ainda bem que a juventude de Rui Pedro se fez sentir embora em recurso tal como André Silva que na minha opinião foi feito titular à pressa.

    é isto do jogo de ontem que queremos mas se tivesse-mos empatado e a jogar desde os 37 minutos contra 10 a esta hora não sei o que seria de NES.

    se tivesse-mos ganho aos vermelhos da capital e ao Belenenses estava-mos na frente do campeonato.Acrescento o roubo em Setúbal e estaria-mos isolados no comando.Agora é fácil falar assim mas prova uma coisa, que os levados ao colo por tudo e por todos não são assim tão "great" como dizem. Tirando certos "aurélios" e árbitros a lixar-nos e eles andavam a penar.

    gostei do que vi ontem porque vencemos, agora vamos ver se não voltamos aos maus resultados.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  19. Grande noite de amor clubista, com folclore qb, galinha preta, abraços, beijos, golo no fim do jogo por um rapaz cujo empresário por acaso é Alexandre Pinto da Costa e lágrimas do chefão do futebol. Em suma: A noite da ressurreição. Mas lembremos que só ganhamos ao Braga e que a trapalhada da defesa para a frente continua presente, que não sabemos se a equipa vai ter pernas para o jogo que se segue, que alguém estoirou André Silva que está transformado num jogador banal. Nuno estava como um cuco e com razão mas nem assim se consegue consumir o seu discurso. O pormenor de aparecer na conferência de imprensa com óculos quando viu o jogo sem eles mais os quadros transformam-no num intelectual da bola e mais nada!... Mas há que reconhecer que conseguiu motivar os jogadores para darem tudo para a vitória compondo dessa forma o resultado das opções erradas que vinha tomando. Que qualidade de jogo e vitórias se sigam daqui para a frente que cá estarei para o reconhecer. Abraço

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde Jorge.
    Concordo inteiramente com a sua opinião em relação a NES.Espero que nos próximos jogos ele faça com que essa mesma opinião mude.Outra coisa,espero que a direcção e a equipa técnica não pensem que o problema do ponta de lança fica resolvido devido ao golo do Rui Pedro.Tanto o André Silva,como o Rui Pedro têm que ser sempre convocados,mas no mercado de Inverno tem que se contratar um avançado com mais experiência e sobretudo mais eficácia.

    ResponderEliminar
  21. jogo extraordinario de emoçao com um final feliz, apesar da chuva o relvado estava impecavel. Mas andre silva ou começa a terinar fora de horas a serio ou n unca sera um matador, falha golos incriveis por falta de concentraçao, atabalhoamento e demasiada suplesse, nos penalties nunca foi um batedor eximio dese o juniores sempre falhou 50% dos que tenta marcar, ou treina muuito ou o treinador tera e uma vez por todas arranjar um batedor que acerte em 90%. Quanto ao heroi foi isso mesmo ja em chaves esteve perto, tem um tipo de futebol que se adapta muito bem ao estilo atual da equipa, a mameira como ele se posiciona um pouco mais para a sua direita para ter a baliza mais aberta foi de avançado experiente e tudo em grande velocidade. Agora esperemos que nao fique por aqui como tem ficado andre e jota, mas sera uma excelente alternativa. Agora os penalties e treino fora de horas e constante. Bolas paradas continuamos a nao marcar, continuamos a chutar pouco de longe, oliver nao vale claramente os 20M mas vale 10M, mas temos equipa para ganhar sem sobressaltos a belenenses, chaves, tondelas e clubes do genero desde que os jogadores o queiram mesmo e o treinador se deixe de invençoes. Estamos na luta e estariamos a frente a vontade se nao tivessemos sido tao roubados e tivessemos um rpedro mais vezes.

    ResponderEliminar
  22. Parte 1

    Boa tarde Jorge Vassalo

    Como não podia deixar de ser, estou satisfeito pela Vitória e pelos 3 pontos conquistados.

    As emoções vieram ao de cima e o golo foi inteiramente merecido por parte dos atletas do FCPORTO, pois foi a unica equipa em campo que procurou o golo.

    Estranhamente ou talvez não as equipas no Dragão (e fora também) baixam as linhas de forma acentuada, não permitindo que os 2 avançados tenham espaço nas suas costas e façam diagonais mais perigosas, possivelmente como NES pretende.

    Mas contra o Benfica, quase todos as equipas jogam o jogo pelo jogo, já contra nós jogam de forma diferente...(O braga é um desses casos, entre outros).

    Mas se estou satisfeito com os 3 pontos, continuo preocupado por estes só se terem conseguido aos 95 m., significa muita imprecisão, muito nervosismo na hora de finalizar.

    Continuo a dizer que este modelo de jogo é errado.
    Este 4-1-3-2 provoca enorme desgaste nos 3 médios ofensivos, Octávio não aguentou e foi o primeiro a ressentir-se com uma lesão.
    Mas também Oliver e Corona não conseguem fazer 90m. de 3 em 3 dias...
    e por isso baixam muito o nivel de jogo nas partes finais do mesmo.

    Se juntarmos a isso a ineficácia dos 2 avançados móveis, que correm e trabalham muito, mas têm pouco golo, isso faz com que a equipa trabalhe muito para pouco rendimento efectivo.

    Ás vezes é preciso correr menos, mas correr melhor, sem precisar de grande desgaste, principalmente em momentos de posse de bola.

    É necessário trabalhar a precisão do passe, de remate, de cruzamento, ou seja, criar rotinas de jogo.
    Julgo que só dessa forma poderemos aspirar a algo mais do que jogos sofridos a nivel de finalização.

    ResponderEliminar
  23. Parte 2



    E aqui entronca o que eu acho, se o plantel foi constituido para jogar em 4-3-3, faltam homens de qualidade no banco para interpreter o 4-1-3-2 que o NES pretende.

    Temos demasiados médios do centro de terreno (6 ou 7) para só jogarem lá 2, e temos poucas opções reais para linhas (Varela e João Carlos parece que não contam) para jogarem lá sempre os mesomos (Octávio e Corona), com a opção de Brahimi a ser ainda um mistério (só ás vezes é que parece contar).

    Agora se eu visse o Modelo do NES funcionar, com o FCPORTO a entrar mandão nos jogos logo na 1ªparte, a marcar 1 ou 2 golos no inicio (pois coloca sempre muitos homens na frente), e depois a saber controlar os jogos e a conseguir rodar o plantel, dando descanso aos mais utilizados e dando rotinas a outros jogadores, isso sim, ai teria motivos de ficar satisfeito com o trabalho do treinador.

    Assim, continuo á espera que me supreenda.

    Por isso digo que o 4-3-3 para o plantel que temos seria o mais aconselhado, controlo de jogo (com e sem bola), e o que permitiria rodar mais jogadores do plantel.

    Ainda gostava que o treinador me explicasse os processos de Brahimi, João Carlos, mesmo Adrien Lopez...

    Se queremos voltar a ganhar temos de saber fazer melhor as coisas, ser mais auto-critic, mais metodico... desde a elaboração do plantel até ao modelo de jogo, logo desde o inicio.


    Posso parecer pessimista, mas julgo que estou a ser realista, se o Rui Pedro não tivesse marcado aos 95m., estariamos aqui quase todos a bater no NES e nos jogadores.

    Temos de melhorar muito, muito mesmo.


    Uma palavra para o Presidente que continua a sua procura por moinhos de vento.
    Ele disse após o jogo que a formação é o future, esquece-se á que já podia ser o presente se 3/4 jogadores tivessem sido promovidos como deviam á equipa A este ano.
    Lembrar que a equipa B o ano passado foi Campeã da 2ªliga.

    E que jogadores como Vitor Garcia, Rafa, Francisco Ramos e que mesmo Ismael Diaz provaram em campo ser merecedores dessa promoção.

    Mas como têm os lugares ocupados por jogadores que na equipa A contam pouco e quase nada acrescentam (casos de Varela, Evandro, Depoitre)...

    É que é tão fácil falar depois de ganhar... antigamente o Presidente aparecia era nas horas más...

    André Silva, na Selecção Fernando Santos pede-lhe para ficar fixo na frente e não se desgastar a correr a todas as bolas...
    No FCPORTO vai a todas em vez de se fixar na frente, e nota-se que dá tudo em campo, e não lhe sai nada, pois se ainda está em evolução é fácil de perder o discernimento necessário para fazer a diferença.

    E nota-se que o peso de ter de fazer golos o está a afectar.

    Mas quem contratou Depoitre em vez de um goleador de jeito que lhe permitisse crescer de forma saudavel, quem foi?...pois...


    Num acto de FÉ, acreditar que este GOLO de Rui Pedro (Sub-19) pode ser o repulsivo necessário para que a equipa acredite mais em si e nas suas potencialidades e comece a marcar golos...

    1 jogo da Champions decisivo e 3 jogos do Campeonato perfeitamente ao alcance de um Bom FCPORTO.

    Abraço
    Gil Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contabilista de Vão-de-Escada4 de dezembro de 2016 às 18:42

      Gostei muito de ler estas suas intervenções, caro Gil Lopes. Nada tenho a acrescentar, nem mesmo em relação aos dislates do presidente, que, cada vez mais, faz figura de acossado, encostando-se desesperadamente aos irredutíveis (os quais, pelo menos a avaliar pela bluegosfera, têm vindo a diminuir a olhos vistos).

      Eliminar
    2. De que importa o presidente garantir o Rafa a defesa esquerdo se Rafa foi o primeiro a ter guia de marcha do treinador, tal como Quintero, Paciência, Victor Garcia.....
      Se fosse p presidente que fizesse o onze quen sabe não jogaríamos bastante mais

      Eliminar
    3. Respondendo ao Anonimo das 21:51

      Pois, não sei quem escolhe os jogadores do plantel.

      Para mim o treinador que entra não pode nunca ter carta branca, deve ser o clube a definir os parametros dos jogadores a contratar, e se os mesmos se enquadrarem, então sim, vão-se buscar esses jogadores, mas tendo que ser jogadores que façam realmente a diferença e não exista ninguem melhor nos quadros do clube.

      Neste caso e reportando aos nomes indicados:

      O Vitor Garcia tinha lugar (3 anos na B é mais que suficiente e mostrou evolução continua)

      O Rafa tbm tinha lugar no plantel, até porque já tinha feito a 2ªmetade da epoca o ano passado emprestado na 1ªliga e ganhou mais estaleca.

      O Quintero não tinha lugar (necessita voltar a ter gosto de jogar futebol novamente)

      E o Paciência seria uma boa opção (não acredito que fosse pior que Depoitre, sempre se poupavam 6 milhões), a questão é ter 2 jogadores como André Silva e Gonçalo Paciência no banco, pois era necessario era um goleador (um jogador que fizesse realmente a diferença) para que o A.Silva crescesse sem pressão.

      Portanto ter o Gonçalo também parado já não seria uma boa politica de gestão do jogador (porque ainda está numa fase de evolução e precisa crescer a jogar).

      Eliminar
  24. Peço desculpa por não ficar confiante depois do que vi ontem. Temos um sector defensivo excelente, perfeitamente coordenado, seguro. Do Danilo para a frente lembrou-me os jogos de meninas no liceu, com molhada, correria e nenhum acerto. A defesa permite municiar o ataque de forma constante, mas esse trabalho é afoitamente desperdiçado em parlapatices.

    É emocionante ganhar um jogo nos descontos, sobretudo depois de tanta superioridade, golo falhado e outras contrariedades sofridas. Mas isto não pode ser sempre assim, senhores! É preciso maior acerto, simplicidade e eficácia. Vamos em Dezembro e aquilo lá para a frente é um casino em chamas. O nacional é uma prova de regularidade. Coisa que infelizmente não temos nas nossas exibições.

    Em suma, a festa foi boa, pá. Agora ide trabalhar.

    P.S.: Não me importa que me batam, eu acho que o Oliver é um jogador mole, curto raio de acção e pouca intensidade. E pior ainda se tiver de vir constantemente buscar jogo junto do Danilo. Lopetegui bem o tentava colar à ala, para libertá-lo dos confrontos no meio-campo. Ruben Micael falando castelhano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahaha mole! Que giro! É só o médio que mais recuperações de bola faz, mas o que é que isso interessa!

      Os primeiros dois parágrafos são exactamente a ideia que quis passar no "Faltas".

      Abraço

      Eliminar
    2. Está bem, Jorge. É um dado estatístico importante, mas não é a isso que me refiro. Nem é essa a função primordial de um jogador como ele. Moleza é a sua falta intensidade de jogo, não a capacidade de choque. Ainda assim, quando o meio campo contrário é minimamente pressionante, Oliver tem muitas dificuldades. Volto a insistir - tem raio de acção curto. É daqueles que fazem passes lindos se os deixarem jogar à vontade, mas não conseguem acelerar o jogo se o adversário povoar muito o meio-campo. Acho que não estou sozinho nesta opinião...

      Não interessa. Agora é ganhar ao Leicester, vitória duplamente importante, por dar a passagem à fase final da Champions e infundir alguma confiança na rapaziada.

      Eliminar
  25. Esse comentário sobre o Pinto da Costa é certeiro. Aliás, como tudo o resto que escreveu. Pinto da Costa falou melhor que nas ultimas vezes, mas vir ele dizer que já tinha dito que o futuro é a formação... Acordou agora, é populismo ou é resultado das contas? É que também tinha prometido o Rafa no plantel e não foi no do Rio Ave... Houvesse vontade, fosse para dar uma oportunidade aos miúdos e fazer render a formação, fosse para melhorar as contas, fosse para dar maior identificação dos adeptos com a equipa, e teríamos já mais 2 ou 3 miúdos no plantel e os resultados não seriam piores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda MAIS juventude!? Carago, tudo de uma vez e não se fala mais nisso! Passamos a ter um FC Porto AB!

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge,

      O meu comentário era em resposta ao Gil Lopes, cliquei no sítio errado.

      Quando falei em juventude, falei em jogadores da formação, esses sim baratos para o clube e com margens de lucro grandes, ao contrário de exemplos como o Jota ou o Oliver. Não era a juventude só por si. E sim, podíamos perfeitamente ter o Vítor Garcia em vez do Varela ou o Francisco Ramos em vez do Evandro. Fora a situação do Rafa...

      Não é de mim que vais ler uma sportinguizacao do Porto, mas temos de aproveitar a superior qualidade que temos na formação até para bem das contas...

      Abraço.

      Eliminar
    3. E vamos. Com conta peso e medida, a seu tempo e sem pressas. O que se está a passar com o AS é um excelente exemplo de como a pressa é inimiga da perfeição.

      Abraço

      Eliminar
    4. Exactamente por isso é que falei no Vítor Garcia em vez do Varela e não do Maxi, ou seja, terem sempre um concorrente directo de qualidade e com mais experiência que lhes permita jogar sem a pressão que o André tem.

      Abraço.

      Eliminar
    5. Eu desconfio que o plano inicial não era bem este. Mas....

      Eu não veria a situação dos laterais como o melhor exemplo da política.

      Abraço

      Eliminar
  26. Não concordo mesmo nada naquilo que se bate em cima do André Silva. É um miudo, a começar agora, é natural que tenha vales de produtividade. E não deveria jogar durante esses vales. Querer mandar o Rui Pedro para a queima também me parece estúpido.

    A maturação de um jogador leva tempo e esse tempo deve ser tido em conta. AS faz muito mais do que deveria, está em todo o lado e, se calhar por isso, em nenhum e tem um desgaste superlativo.

    O ponta de lança titular durante uma seca de golos vai sentir-se sempre o mais responsável. E isto não lhe está a fazer bem.

    ResponderEliminar
  27. Caro Jorge!
    Se calhar está descoberta a fórmula de desbloquear os super-ferrolhos das equipas adversárias do FC Porto. Na segunda parte acrescenta-se o Rui Pedro ao ataque e pronto ele resolve...!

    https://dragaoatentoiii.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o Rui Pedro não seja visto como uma "fórmula". Porque pode falhar como qualquer outro e tem DEZOITO anos!

      Abraço

      Eliminar
    2. NÃO!!! Não, não e não... rui pedro tem de ser visto como uma alternativa credivel sim, a quem se deve dar as hipoteses devidas nas alturas certas e adequadas ao seu crescimento, dá mesma maneira que o "nosso" fcp nao deveria estar dependente de um pl da formação com 21 anos, pese embora o seu enorme talento, muito menos pode estar de um de 18, embora tambem o seu enorme talento, tal como no inicio da epoca defendo que o porto precisa de um pl que dê garantias e seja um pl já com algum nome e conhecido, nem que venha por emprestimo de 6 meses, e nao nao vai tapar andre silva que tem é de continuar a crescer no seu devido lugar (nem os melhores pl da historia do nosso clube eram titulares aos 20 anos) e o rui pedro tem de continuar a mostrar o que vale na b, aqui há que cobrar a fatura é a quem se lembrou de dar 6 milhoes por depoitre o tal que veio por intermedio de luciano d`onofrio grande amigo do nosso presidente... e a maior prova que precisamos de um pl é que andré silva, que muitos nao criticam, nem nos blogs, por ser o nosso menino querido, ontem esteve pessimo e nao só ontem como ja noutros jogos mostrou em varios lances falta de confiança... deem-lhe tempo com
      o meu problema é que sim precisamos de um pl mas tambem acho que teremos de vender em janeiro e brahimi nao me fodam por que precisamos dele, herrera? ok, mas oliver é um grande jogador mas nao sei se é o 8 que precisamos, até porque nem o vejo muito como 8 logo precisariamos... acho que o fcporto deveria começar a preparar o mercado de inverno com mexidas cirurgicas e estrategica... já que nao preparou nem se mexeu direito no mercado de verão

      Eliminar
    3. Luís Gonçalves tem um muito amplo conhecimento do mercado. E como se viu, é Portista até ao osso.

      Abraço

      Eliminar
  28. O ponto alto do Marafona a queimar tempo foi deitar-se no chão por ter ido contra o André e o árbitro o mandar levantar e ele fica logo bom pra reclamar...mas isto mudava-se facilmente...impor regras como no futsal...tempo limite nos lançamentos e reposições.
    Agora a ver o Hóquei na TVI 24 fiquei incrédulo. Total CD alta de imparcialidade...o nosso Porto a esmagar o sporting...com uma qualidade muito superior mas o relatador festejava mais as defesas do guarda redes do sporting que os golos do Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O relatador não tem de "festejar". Esse é um enoooorme problema.

      Abraço

      Eliminar
  29. Das voltas que dou nos meus blogs portistas de referência, onde enquadro este mesmo, achei um facto curioso: Ninguém avalia negativamente o André Silva. Será este o nosso Renato Sanches, o nosso bambino d'oro? O homem não domina a bola, não marca em jogos de dificuldade mais elevada, não tem capacidade de passe e finaliza mal. Não há, provavelmente, um único de nós, PORTISTAS, que não esteja convencido que aquele lance aos 95' nos pés do menino André seria qualquer coisa menos golo!!! Enfim, mas entre penaltis falhados e simulações na área vou continuar a acreditar que o rapaz é bom jogador. Seja porque se desmarca bem, mas principalmente porque vocês, compinchas, dizem que SIM, que é bom.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por uma razão muito simples, Nuno: esta quebra de produtividade vem sendo alertada por mim e muitos outros bloggers há muito tempo. É um miúdo. Assim sendo, de facto, só se pode pedir o correspondente à sua fase de maturação. No ano passado jogava na B. Ele não deveria ser a única solução - ou a principal - do ataque.

      Mas esse é um problema da SAD, não do André Silva.

      Abraço

      Eliminar
  30. Quando lá for um clube que eu cá sei jogar, o comentador da TVI 24 vai ficar mais rouco que, todo o painel de "PORTISTAS" do "pateta carnaval", ontem ficou. LOL
    Só foi pena o "PORTO B", ter empatado em casa com a "porta 18".

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  31. Realmente concordo com o comentário do Helder Silva, o relatador do Sporting-Porto em hoquei foi no minimo ridiculo. Entao quando o Sporting faz o 2-2 foi algo que contado ninguem acredita.

    Quanto a ontem, nao sou a favor do Nuno, mas muito contente pela vitoria. Espero que ele va melhorando, a forma como ontem voltou a tirar o Oliver preocupa-me muito, como é capaz de tirar do campo o melhor jogador e quando nao parecia (pelo menos para mim) que estivesse a acusar o desgaste fisico. Esperemos que este resultado nos catapulte e nos faça ter mais calma em frente à baliza, ao contrario de muitos continuar a confiar plenamente no Andre Silva.

    ResponderEliminar
  32. @ Jorge

    quem sou eu para te dizer como administrar um blogue. mas, desculpa-me a franqueza (e tu sabes como sou para lá da bluegosfera), ele há coisas que eu não consigo deixar passar em claro porque me corroem a Alma se não as expuser.
    a mais recente trata-se dos vãos de escada desta Vida e que amiúde gravitam pela bluegosfera, despejando o seu fel sobre quem desconhecem (de todo!) e julgam saber do seu carácter só porque lêem os bitaites que aqueles escrevem nos blogues que administram.
    confesso a minha incredulidade por teres permitido que um qualquer tivesse tecido mais do que um comentário sobre o carácter de duas pessoas que muito estimo e que tu tão bem conheces, há dois ou três posts atrás. os visados não se pronunciaram, mas eu não gostei. aliás, presume-se muito sobre essa figura que se diz (e cito) «de vão de escada», por tudo o que de pernicioso se tece nesses lugares lúgubres...
    eu sei que deveria deixar passar em claro este 'fait divers', mas não consigo. sobretudo quando permites que aquele até se dê ao desplante de tecer considerandos sobre «irredutíveis» dos quais só sabe o que estes querem que se saiba. aliás, estou certo que os vãos de escada que comentam aqui são os mesmos que apoia(ra)m quem te apelidou de zelota, quem te apelida de contorcionista, a mim de ovelha choné e a outros de nós de seguidista e de avençados da $AD...
    regresso ao início: quem sou eu para te dizer como administrar um blogue. mas não ficaria de bem comigo mesmo se não desmascarasse estes ignóbeis que, sob o manto cobarde do anonimato, inquinam um espaço que deveria ser sobre o debate plural do portismo: a bluegosfera. e que, ao invés de sustentar a sua argumentação com factos e dados credíveis e verificáveis, optam sempre pelo insulto e por soezes julgamentos de valor e de carácter.
    certamente que também são os mesmos que falam nos momentos Kelvin e Rui Pedro, mas que "em ambos os dois", aos 80', era vê-los a subir as escadas rumo ao seu Negativismo...

    "disse!"

    Miguel Lima | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. E disseste muito bem, Miguel!

      Forte abraço a ambos os dois!

      Joker

      Eliminar
  33. Tantos "presidentes" e tantos "treinadores".

    Um "Obrigado Futebol Clube Do Porto" é difícil demais de escrever e partilhar por tantos egos....

    OBRIGADO F. C. PORTO

    ResponderEliminar
  34. Bem não sei o que se passou com este tópico ai para cima mas vou comentar o que interessa... o jogo.

    Ontem era daqueles dias que se tivéssemos empatado, não se poderia apontar nada ao treinador e aos jogadores.

    Aconteceram coisas do "arco da velha", como a cabeçada do Danilo ao poste ou a defesa do Marafona ao remate do Maxi ou o falhanço do AS a 2 metros da linha de golo ou 2 golos anulados(correctamente) por situações de segundos ou mesmo um Penalty falhado (o segundo seguido pelo AS).

    Aquilo podíamos estar ali a noite toda e a bola não entrava... felizmente o Rui Pedro estava noutra esquina e não foi afectado pela "Galinha".

    Em relação ao que se passa no ataque e que pode ter tido aqui um fim (esperemos) é uma questão de ansiedade da equipa toda e uma grande dose de excesso de pontaria aka bruxaria.

    Em relação ao debate que se começa a ouvir demasiado que é o de criticar o AS... epah parem... AS tem de jogar e ganhar o estofo necessário... agora que a equipa com um Brahimi e um Corona nas alas, faz com que o AS tenha que trabalhar menos e apareça mais nos lugares que deve, isso sim e vou-se ontem.

    AS é um fantástico trabalhador e com muitos pormenores fantásticos na profundidade que conjuga interessantemente com a irreverência de Jota.

    Agora, Rui Pedro... Rui Pedro é um jogador já à muito conhecido e pode ter agora a oportunidade de ser o suplente utilizado de AS... Rui Pedro é um tipo de jogador diferente de AS... mais PL fixo e matreiro, mas para jogar quando estivermos a ganhar por 2 ou mais, ou para jogar como jogou ontem, é uma fantástica adição ao plantel (e nada tem a haver com a lentidão de processos de Depoitre, nem com as falhas técnicas do mesmo).

    Rui Pedro poderá agora fazer o que deveria estar a ser feio pelo Gonçalo e que, em bom medida da verdade, deveria estar a ser feito pelo AS.

    Agora vem o Leicester e temos que ganhar... como? Fácil! Abre-se alas e mesmo que Otávio recupere, encoste-se ele à esquerda para atacar a partir de lá e fecha-se o trinco adversário, defensivamente falando, com o Jota, ficando o AS para tapar a zona dos centrais (isto em processo defensivo lá está e para equilibrar o meio campo tendo em conta que se joga com 2 alas que apoiariam os laterais).

    ResponderEliminar
  35. Freitas Lobo já foi,agora é fretes cão.
    Rocha

    ResponderEliminar
  36. Jorge,

    Uma pergunta, o que anda aqui a fazer, sem regras, e a "rasgar" tudo e todos o "angelino contabilista"?

    Pelo que vou lendo, não há nada que deprima mais o "angelino" do que o ressentimento, ou as vitórias do FC Porto!

    "Angelino", tanta força em tanto rancor, será apenas fraqueza? Vá lá, vá rever o que escreveu aqui, se gosta de ser os "carrinhos de choque" das Feiras Populares, sinto pena!

    "Angelino" o FC Porto precisa de UNIÃO, mais, o Portismo tem espirito critico, e tem sabido denunciar alguns, ou muitos erros cometidos pelo Presidente nos ultimos 3/4 anos!

    Jorge Vassalo, peço desculpa pelo desabafo, estou com uma "gripalhada" e ainda nem digitei o meu "lençol e meio" sobre a vitória épica com o Braga!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar