domingo, 11 de dezembro de 2016

Análise Feirense 0-4 FC Porto (13ª Jornada) - Estamos Na Luta

Jogo de resultado enganador, contra uma equipa numa posição da tabela também enganadora. Apesar dos momentos oscilantes e de um 7º clean sheet seguido que poderia não ter sido - parece que a sorte voltou a querer algo connosco, já não era sem tempo - houve muita descompressão, aquela que eu temia, neste jogo. 

Ainda assim o que importa é que levamos os três pontos e estamos na luta. Não será um daqueles jogos que vamos querer rever, mas marcar muito e bem ajuda sempre. Agora temos dois jogos em uma semana intensa onde perder pontos é proibido. Enquanto escrevo acabou o jogo entre os coisinhos, com o resultado menos apelativo dos três. Mesmo assim, temos o segundo lugar isolado e um sportem que, afinal, não tem a arbitragem assim tão na mão.... é continuar na luta, sempre. Fazer a nossa parte e o resto.. que seja o que for. Vamos a notas.


Óliver - O Maestrinho é, cada vez mais, o cérebro desta equipa. Por ele passa, praticamente, todo o jogo. A visão de jogo de Óliver Torres é absolutamente genial. Sejam eles passes em profundidade, mudanças de flanco ou passes a rasgar, o nosso Tsubasa é, sem dúvida, a peça chave do FC Porto. Falta-lhe golo, mas tudo o resto, e também a parte defensiva, com muitas e boas recuperações, é de uma qualidade absolutamente gourmet.

Defesa de betão - Serão Marcano e Felipe irmãos? Eu sei que nasceram em dois países e dois continentes diferentes, mas a dupla imperial da defesa não permitiu a reacção de um Feirense esforçado e, dentro do possível, O lance do golo de Felipe/Marcano é, aliás, uma demonstração clara de duas coisas: a primeira, que Marcano é, cada vez mais, um Capitão a sério. A segunda é que são uma equipa, compensando-se, tendo uma simbiose mais que perfeita. Sete jogos seguidos sem sofrer golos. A melhor defesa da Europa. É isso o que temos. Ah, e nos poucos lances de perigo, está lá um guarda-redes, Casillas de seu nome, de classe mundial para fazer o que falta.

Danilo - Não esquecer a primeira linha do ataque e da defesa, o tanque Danilão. Não passa nada pelo nosso tanque! Pura potência e sabedoria defensiva, quando agora até se aventura no ataque... a continuar assim estará muito pouco tempo de Azul e Branco. Infelizmente.

A criatividade - Faltava uma peça no ataque. Chamava-se Yacine Brahimi. Com Brahimi no jogo, o saca-rolhas passa para o argelino e Corona ganha mais tempo, e espaço, para a sua própria magia, cada vez mais e melhor. Assim sendo, vê-se um FC Porto bem aberto e projectado, com múltiplas soluções de ataque e maior versatilidade. Se calhar, já poderia ter sido antes. Mas ainda vamos a tempo.


Lento, parado, descomprimido, na boa - Bem sei que era tudo menos inesperado. Mas não deixou de me criar ansiedade. Especialmente depois do golo e da expulsão, o FC Porto baixou a velocidade, chegando ao ponto de quase inerte pouco tempo depois do golo de Brahimi. Felizmente veio a segunda parte e outra atitude... mas isto não pode acontecer muitas vezes.

Os monges Portistas -  Ah, e tal, se calhar não é penalti. Ah, e tal, esta coisa da "tripla penalização" e tal. Espera aí! Mas está tudo doido?! É de não estarem habituados a arbitragens justas?! A tripla penalização justifica-se sempre que o jogador não procure jogar a bola! Viram José Mota reclamar?! Então.... deixem-se de tretas! É para ser do contra? Depois queixem-se da sorte!

Rui Vitória recusou-se a responder à pergunta sobre a arbitragem de Nuno Luz da SIC. Calou-se tudo. Nem um ai. É isto que temos. Quando se lixam, queixam-se. Quando são levadinhos... mandam calar jornalistas. Como diz Bernardino Barros, "tudo normal".

16 comentários:

  1. Deve estar um santo para cair do altar. Contra o benfica do Minho o árbitro marca pénalte e expulsa o gajo. E dá 7 minutos de descontos. Hoje, pénalte e expulsão aos 4 minutos. Estarão os homens do apito a começar a fazer o trabalho como deve ser em relação a nós? ou isto traz água no bico? será para não se falar tanto nos benefícios à "instituissão"? enfim, vamos lá agora ganhar ao Marítimo e ao Chaves, sff. Gostei sobretudo de hoje terem sido quatro secos. Não tenho nada contra o Feirense, mas o Mota é dos gajos que está a mais no futebol nacional. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  2. Ah, o sr. Vassalo tem aqui criticado, recorrentememnte, o novo menino d'ouro do Bayern. Hoje, ou ontem, demonstrou mais uma vez a sua qualidade. Cinco a zero ao Wolfsburgo. As más línguas poderão objectar que ele não saiu do banco, mas foi a sua atitude lá, a grande capacidade de incentivar a equipa que levou a tal resultado. No campo ou fora dele, o menino d'ouro faz a diferença!

    ResponderEliminar
  3. Hoje não vi o jogo do nosso grande amor, só vi o resumo, parece que o que custou foi marcar o primeiro golo (braga). Espero que a partir de agora seja sempre a melhorar.

    Estou a ver o programa da tvi e o rui pedro bras diz que o segundo penalti contra o benfica não seria porque, diz ele, a bola bate á frente do Nelson Semedo e joga a bola com o antebraço, novas regras...

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  4. Porra, Jorge...

    Desde quando é que o "Lambreta" é garantia de que, protestando, é realmente falta. Este indivíduo rústico é e sempre foi um anti.

    E sim, Jorge... Também me apeteceu passar pelas brasas, ontem. Oremos, esperando que tenha sido descompressão e não retorno. Seja como for, bem bom.

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, só queria dizer que depois de ter visto o resumo o NES tem de por o AS a treinar penaltis para ele variar na marcação dos mesmos. Ontem tivemos sorte a bola bate num tufo e entrou.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge Vassalo,

    Vitória justa por números exagerados. Ainda assim contam os 3 pontos.

    Não nos iludemos com esta coisa da arbitragem justa...só beneficia as papoilas como ainda ontem se viu.

    RAOC

    ResponderEliminar
  7. Dedico este resultado (posso dedicar, não?), ao Mota caceteiro, á direcção do feirense, pelos preços pornográficos dos bilhetes (bem feitos, o estádio não encheu totalmente!), e a mim prórpio que fiz ontem 29 anos de...casado!!!! É obra ca@lho (os anos de casado, claro!).

    Hoje cheira-me que vamos regressar a Inglaterra!

    ResponderEliminar
  8. Se NES estiver a pensar o mesmo que eu, neste momento deve estar a pensar se Brahimi precisa de ir à CAN...
    Na minha opinião o Porto ganha (e Corona também!!) em termos Brahimi em campo (jogando como tem jogado e sem ligar o complicómetro).

    Assim sendo, e Otávio? Será que pode relegar DJota para o banco jogando atrás do AS e libertando o AS "apenas" para a finalização (por vezes acho q o AS se cansa tanto a fazer pressão que depois falta-lhe frescura para o momento da decisão).

    No entanto acho que tudo isto é bom e NES tem um bom problema para resolver.

    PS: Depoitre desapareceu?! Se assim for é melhor vender em Jan...

    ResponderEliminar
  9. Bem observado.
    O penalty do AS só entrou porque bateu num tufo de relva, senão era igual ao do que tivemos contra o Braga. O rapaz devia descansar um pouco, mas a alternativa é "deploitravél". Aliás vender o depoitre em janeiro só para China (já representou oficialmente 2 clubes esta época
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  10. Miguel Guedes ontem disse com todas as letras que quando os dois gols do ispórtim contra o Porto resultaram de mãos claríssimas de Gelson e Brian Ruiz, não viu ninguém reclamar de nada, "tudo normal"... ontem, todo e qualquer comentador lagarto só falava no andebol lampião, e os lampiões como é óbvio, branqueando tudo.... se fosse ao contrário, era a mesma coisa, só mudavam as moscas a reclamarem...

    Este Juventus é muito melhor e muito mais forte do que aquele que jogou com os lampiões há dois ou tres anos na liga europa... tenho visto o campeonato italiano e este time é um time chatíssimo, osso duro de roer, sem futebol espetacular mas com uma eficácia incrível, mas ainda assim, foi melhor do que pegar o Barça... porém, como todos nós sabemos, equipes italianas fingem de mortas e quando menos se espera, pimba, são de um cinismo impressionante!!!
    E claro, tem lá um plantel muito "fraquinho"...

    Finalmente aplicou-se as regras a favor do Porto: último homem, penalty e expulsão decorridos apenas 3 minutos de jogo...
    E não é incrível que mesmo com 10, os feirenses quase não erravam passes, correram como uns demônios, deram trabalho e meteram duas na trave?
    Por que não jogam assim contra os outros???

    ResponderEliminar
  11. André Silva tem batido os penalties sempre no canto esquerdo do goleiro... eu sabia disso e penso que toda a gente sabia disso... e o guardião feirense também sabia disso, afinal ele também assiste os jogos pela tv, e se atirou sem dúvidas para aquele canto...sorte que a bola quicou no "montinho artilheiro" e entrou, senão o guardião feirense ia buscar...
    Se calhar, era bom variar os cobradores de penalty, senão vai ficar fácil advinhar...digo eu...

    ResponderEliminar
  12. Falhei por muito pouco o meu prognóstico da Champs...
    E por falar em Champs... será premonição?

    http://i1.walesonline.co.uk/incoming/article11801900.ece/ALTERNATES/s615b/UCL_Final_Brand_Identity_2017_Landscape.jpg

    ResponderEliminar
  13. O FCPORTO foi esbulhado nos jogos com o "clube cardinal" e com os "calabotes". Ontem no g@linheiro, o G@MADO foi o clube cardinal.
    Estamos na luta estamos, mas é pelo 2 lugar, porque o 1º é para a "porta 18".
    Este campeonato é uma GRANDE F@RSA.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  14. Olá Sr. Jorge,
    Não gostei!!! Confesso que fiquei extremamente preocupada com este jogo.
    Se frente ao Leicester foi bom e tenho que dizer que o Nuno esteve muito bem ao apostar em Brahimi (felizmente enganei-me), ontem não gostei nada do que vi. Parece que esta equipa só joga contra equipas fortes e contra as pequenas deslumbra-se. Ontem não tivemos a garra de outros jogos e ganhamos com relativa facilidade mas eu não gostei... depois do primeiro golo não fizemos quase nada de jeito e o Feirense não merecia ir a perder por dois ao intervalo. Fomos uma equipa amorfa e tivemos a sorte do jogo, mas não pode ser assim. Caramba... fiquei mesmo chateada. Porque raio não conseguimos nós estabilizar as exibições? espero que tenha sido graças ao desgaste extra que tivemos na quarta e talvez naquele último lance do Feirense em que a bola vai à barra se tivesse entrado para além de mais justo seria um bom toque para acordar a equipa para o que se segue. Não podemos adormecer nestes jogos em que somos claramente superiores mas há que mostrar em campo que o somos efectivamente.
    Abraço e desculpe mas fiquei mesmo chateada.

    ResponderEliminar