domingo, 8 de janeiro de 2017

A Paciência E A Gratidão São Bens Finitos

O Futebol Clube do Porto é um Clube vencedor. Mas mais do que vencedor, é um Clube de gente com Alma e Sentir. É um Clube onde os adeptos querem sentir a dedicação que lhe oferecem, o Azul e Branco tatuado no seu Coração reciprocado na Direcção, na Equipa Técnica e nos Jogadores.

Quando tal não acontece, não se peça a alguém que é Apaixonado para ser calmo e ponderado. Não se peça a alguém que percorre quilómetros, que deixa os seus, a sua vida e a sua rotina, que dá (por vezes muitos) euros que ganha com esforço a um Clube, para aceitar displicência, ansiedade ou a conduta de alguém que se contente com menos do que procurar a vitória até à última gota de sangue.

É sempre dada uma certa latitude para que tal se passe - ou quase sempre, Lopetegui não teve o estado de graça dado a NES - para se descobrirem rotinas, para se encontrarem métodos, para se acomodar jogadas, para o entrosamento dos jogadores. No entanto, esse tempo é finito.

Quando essa paciência se esgota, a corda rompe. Porque quem dirige o Clube deve entender que não pode contar, no Futebol Clube do Porto, com um apoio cego, com uma atitude de permissividade com alguém que não se entregue de corpo e Alma ao Clube. Foi assim que Pinto da Costa levou o Futebol Clube do Porto a ser Campeão Europeu e do Mundo. 

Esse é o segredo do Futebol Clube do Porto. ALMA. Toda a gente tem o direito de se fartar. De querer menos. De desejar descansar, de se dar por satisfeito - até o maior dos Homens, aquele que levou o Clube ao Olimpo. Não se pode - não é minimamente digno - estar a exigir aquilo que já não está lá. Há que compreender, há que perceber a indelével marcha do Tempo, e aquilo que faz a todos os Homens do mundo. Por mais resistentes e Apaixonados que tenham sido.

A Gratidão é eterna. A Memória também. O espaço conquistado - provavelmente inigualável - idem. Mas não são carta branca. Não são um cheque em branco para se fazer o que se entenda, não é assinar de cruz.

Não tenho dúvidas que os Jogadores do FC Porto são capazes de mais. Todos - todos! - eles já fizeram coisas extraordinárias ou, pelo menos, muito mais do que deram ontem, por exemplo. Naturalmente, uma liderança de alguém com Alma, com o exemplo corporizado em si mesmo e na sua conduta move montanhas. Veja-se o quadro de AVB. Vê-lo de perto dá arrepios na pele. Ver o esquema de Mourinho dá um assincopado no Coração. Exemplos de Homens que tornaram maior aquilo que já era enorme. Mas o inverso também é verdadeiro. Um líder fraco, temeroso, que se contenta em fazer mínimos, que suspira de alívio por não perder, passa esse exemplo a quem comanda. Um líder fraco faz fraca a forte gente. É verdade na Equipa Técnica. É verdade também na Direcção.


Tinha razão Fernando Madureira. Hoje foi um exemplo perfeito disto. António Folha entrou na equipa B esta semana. Não deu tempo para grande coisa, mas deu para ver espelhada nela aquilo que Folha sempre foi - um tipo raçudo, de tez cerrada, com um ar de quem está pronto para partir para a porrada se for preciso. Chidozie foi um animal, fez cortes impressionantes, João Costa fez defesas "de highlight reel" como disse João Escudero no pós-match e toda a equipa foi um bloco sólido, vencendo por 2-1 uma Académica cheia de tarimba e de manha. Muitas vezes em contra-ataque, com uma simplicidade de processos de fazer corar de vergonha a equipa principal, foi capaz de dois golos que foram conseguidos com a ligeireza de quem dá tudo de si.

Mas no final Folha não estava satisfeito. Quer mais. Quer agressividade, domínio, mais cabeça. Não tenho dúvidas que vá conseguir. Não deixou de relevar a entrega, mas quer mais. Essa fome é o que significa mesmo Ser Porto! Não é uma #hashtag, não é uma frase de um livro de auto-ajuda. É um dobrar de língua, é aquilo que todo o adepto deseja de alto abaixo: 

Quem ostentar o Brasão Abençoado e o Manto Sagrado, tem de saber que menos do que TUDO DE SI PRÓPRIO o torna indigno de o usar. 

O adepto quer ver isso já. Ou então o que aconteceu esta semana não vai ser senão uma amostra daquilo que virá por aí. É bom que todos, da Direcção aos Jogadores, tenham disso consciência. Depois será tarde demais.

32 comentários:

  1. Bravo Jorge muito bom post. Será de lembrar que se Pinto da Costa deu muito ao clube também o clube lhe retribuiu. Tudo tem o seu tempo e o tempo dele já passou só é pena ele já não estar em condições de ver isso e os bajuladores intereseiros que gravitam á sua volta estarem satisfeitos com tal situação. Vai ser recordado como aquele que tudo nos deu e tudo nos tirou e é pena que tal aconteça.

    ResponderEliminar
  2. Pode bem ser tudo verdade, mas há uma outra que teima em chocar de frente com ela: até ao momento, ainda não houve viv'alma que se apresentasse como alternativa. E sem isso, de que adianta dizer que esta Era chegou ao fim? Acaba esta e começa o caos? Acho que é disto que a grande maioria de nós ainda não se convenceu.

    Mas até lá, estou contigo: a exigência para com todos os que servem o Clube tem de ser máxima.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o disse e volto a repetir: quem não se apresentar em TEMPO ÚTIL, ié, quem estiver à espera que o Clube esteja em estado de sítio ou que PdC saia por si próprio, para avançar, para mim não é mais do que um cobarde e portanto não serve para meu Presidente! Por isso, não conte comigo!

      Discussões de ideias, debate de caminhos, fazem-se enquanto quem está ainda estiver, não depois!

      Abraço

      Eliminar
    2. Claro que sim, mas teimando "eles" em não aparecer, a dura realidade é a de lista única.

      Eliminar
  3. Parece-me que a maioria dos adeptos já percebeu onde esta o maior problema,agora os socios acionistas e comissionistas,nunca vao facilitar a vida a esses adeptos,pois uma das soluçoes seria o PINTO DA COSTA,ficar como zelador do clube,mas deixar, sim deixar,que outros candidatos pudessem avançar.Caso alguem tenha ficado revoltado por eu ter dito que eles nao facilitam dou só um exemplo;será que um socio que trabalhe e viva na suiça se quizer votar tem que ir ao dragao e quase ter que mostrar em quem votou.helder oliveira marinha grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda falta um bom bocado até às próximas eleições. Pode ser que isto mude entretanto.

      Abraço

      Eliminar
  4. Boa noite,
    Acho que nesta altura mais do que discutir a sucessão de Pinto da Costa é preciso discutir os problemas que temos no plantel. Todos já as identificamos: falta um ponta de lança com créditos firmados e que venha para fazer a diferença realmente. André Silva é muito bom mas não lhe podemos meter nas costas toda a responsabilidade. Para além disto Rui Pedro é um miúdo e se mesmo assim é opção à frente de Depoitre então estamos conversados. Se a isto se puder adicionar um extremo que dê mais velocidade e capacidade de cruzar bolas para a área ainda melhor. É certo que é fácil falar e neste mercado de janeiro é difícil contratar bem mas em vez de se contratarem Maregas para ficar no banco e emprestar a seguir mais vale gastar 10 milhões num avançado realmente bom e que nos ajude a marcar golos numa das muitas ocasiões que a nossa equipa cria. Nós defendemos bem e criamos oportunidades mas o futebol são golos e para isto precisamos de alguém que os marque. Quanto a mim o título ficou mais difícil mas desistir de lutar não é opção. Quanto ao futuro veremos o que irá acontecer no resto da época e aí fazer-se-ão os balanços.

    Abraço a todos,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que, neste estado de coisas, para contratar é preciso vender. E não é pouco.

      Abraço

      Eliminar
    2. Pois mas se ainda quisermos fazer alguma coisa temos de urgentemente contratar alguém. Abro aqui um parêntesis para dizer que espero que a notícia de hoje da bolha sobre o nosso interesse no Lima seja tão verdade como as habituais notícias deles sobre nós. Ele era bom no tempo dele. Não é agora e principalmente depois de uma lesão complicada.

      Abraço,
      Pedro Nuno

      Eliminar
    3. Concordo com o que foi dito por si, Pedro Nuno

      Quando em Abril o Presidente disse que iriamos formar um plantel á altura do FCPORTO, pensei que tinha os problemas identificados antecipadamente.

      E que um avançado com credenciais viria ai e possivelmente um extremo de qualidade extra, mas o que se viu foi um absurdo.

      Agora já estamos a 6 pontos do primeiro, com estes problemas a acentuarem-se e duvido que até 31 de Janeiro de 2017 chegue alguém de créditos firmados.

      Dizem que não há dinheiro, mas 12 milhões (do Depoitre e do Boly) mais a venda de algum emprestado, são tantos que até faz impressão, só agora saíram mais 3 e duvido, repito, duvido que Adrien Lopez esteja já colocado nalgum clube, ou seja, dispensam primeiro sem lhe assegurar colocação, isto é tão absurdo que chega a parecer propositado...

      Ou seja, o Presidente perdeu o rumo, deixou de perceber o que o clube precisa realmente no momento certo, os seus homens de confiança saíram pela idade, tenho sérias duvidas que ele seja a solução.

      Já o treinador NES dei o beneficio da duvida, mas vi mais em Lopetegui nos primeiros 6 meses (e não conhecia o nosso clube e o nosso futebol) do que vejo em NES em igual período de tempo, confesso que esperava muito mais de quem conhece os cantos da casa e o que se passa no futebol português...
      Até porque já disse que este esquema tactico (424) castiga em demasia os jogadores fisicamente (o Jorge Jesus sempre teve problemas físicos nas suas equipas (benfica e sporting), o benfica do rui vitória tem jogadores quase para 2 planteis e árbitros a ajudar, por isso não se nota tanto os problemas físicos...).

      Antigamente nós tínhamos sempre 2 jogadores de qualidade para cada posição no plantel, agora não, juntando os problemas dos árbitros que estão condicionados contra nós e percebem que têm as costas quentes, só lá vamos com quem quiser serrar os dentes a sério, e não com falinhas mansas...

      Mas para isso é preciso que os jovens jogadores que temos se transformem em homens de barba rija e isso demora tempo.

      Como o Jorge Vassalo diz, nesta altura só lá vamos jogo a jogo, sem pensar em pontos, mas sabendo que em 90 min. temos de ganhar o jogo, dê por onde der...seja como for...
      E se for preciso meter um central na frente ou um "tosco" a servir de pinheiro que seja...
      Não há vergonha nenhuma de colocar o "Vinha" actual a decidir jogos, mesmo que seja um "tosco", Já o Mister Bobby Robson o fazia...e era um gentleman...
      Mas não tinha problema nenhum em alterar o estilo de jogo, desde que ganhasse...Já o NES parece não saber mais que isto, e isto é muito pouco...

      Abraço
      Gil Lopes

      Eliminar
    4. Pedro Nuno,

      Não há Lima no horizonte. Ainda bem.

      Gil Lopes,

      Mas para isso o treinador tem de querer.

      Abraço

      Eliminar
  5. Caro JV
    Confesso que não percebo nada de futebol, mas surpreende-me que:
    Feirense, Moreirense e Paços tenham segundas partes iguais;
    a precisar de ganhar se façam substituições tao tarde;
    se não aposte no Depoitre em Paços;
    se demore quase meia época a por a jogar o Brahimi;
    se tenha um PL,que tem pouca presença na área;
    se aposta numa época apenas com avançados com 20 anos;
    se entrega a equipa a um treinador com um discurso bacoco,sem ponta de tesao,sem ideias.
    Mas confesso que sera por assumidamente não perceber de futebol.Quando o Presidente era JNPC as coisas não eram assim. Que saudades dele.
    Abraço
    Jorge Fonseca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As suas inquietações são as da grande maioria, meu caro.

      Esperemos que se resolvam. Ás vezes é tudo tão simples como a bola entrar.

      Abraço

      Eliminar
  6. Silvestre

    Caro Sr Jorge Vassalo, tenho respeito e estarei sempre eternamente grato ao Sr.Presidente Pinto da Costa que ergueu o nosso clube, transformou o mesmo numa grande potência nacional e internacional, obviamente que não sozinho ao longo do seu percurso contou com apoios ou contributos bastante apreciáveis tanto a nível directivo,como a nível de treinadores ou jogadores,por isso gostaria que o mesmo saísse pela porta grande,de forma positiva e saudável para todas as partes,pelo que é fundamental lutar pela seriedade desportiva em diversas vertentes e ao mesmo tempo ter em consideração a nossa situação desportiva ou fianaceira,no intuito de melhorar ambas para que a breve prazo possamos voltar a ter um plantel devidamente equilibrado,sem colocar em causa a saúde financeira do nosso clube,ora tal tarefa requer astúcia e destreza, oxalá a actual estrutura ainda consiga deter tais virtudes e indireitar a nossa nau, até porque o espaço de manobra ou tolerância é cada menos.

    Depois concordo consigo quem de alto a baixo na estrutura do FC Porto veste o Brasão abençoado ou o Manto sagrado tem que dar o máximo de si próprio,bem como colocar acima de tudo os interesses do FC Porto ou defender os mesmos com galhardia ou valentia, pois só assim serão dignos de continuar ao serviço do FC Porto.

    Finalmente parabéns ao Sr.António Folha e jogadores pelo saboroso triunfo e condigna atitude diante da Académica de Coimbra.

    Cumprimentos
    Silvestre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos queremos o melhor dos melhores à frente. Mas ele tem que querer também. E ESSE é que é o problema. É que não parece querer da mesma forma!

      Mas, e as alternativas? Onde estão?

      Abraço

      Eliminar
    2. Silvestre

      Caro Sr.Jorge Vassalo espero que o Presidente Pinto da Costa queira e tenha a destreza para conseguir endireitar a grande nau que é o nosso FC Porto, bem como seja bem sucedido, tal facto seria uma óptima solução para todos.

      Quanto a alternativas de facto por enquanto parece estarem submergidas à espera de algo, pois não há claramente nenhuma identificável.

      Abraço
      Silvestre

      Eliminar
  7. pois, falta nos um treinador que "os" tenha no sitio...
    e tambem nos falta um PdL que sresolva jogos...os lampioes teem 3, e ate os lagartos pagaram 10m plo Dost, nos gastamos 12m em bolys e depoitres...
    sera que depois de mais um 0-0 acordam e vao buscar alguem?
    pq e' que o NES nao pede ao padrinho uma truta? pq e' que o padrinho nao ajuda o seu NES?
    nao ha paciencia...e estao outra vez a espera do dia 31 pra fechar o que quer que seja?
    parece me que estamos com as maos tao atadas que nem dinheiro temos pra mandar cantar um cego... ou espero tar enganado
    manu365

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se temos o Fair Play da UEFA à perna, se temos mais de 110M para bater, não sei que tipo de engenharia financeira temos de fazer para nos reforçarmos....

      Abraço

      Eliminar

  8. Mais um jogo sem marcar, tudo igual dentro das 4 linhas.
    podemos fazer tantas criticas a essa equipa, mas o q me chateia mais é ver aquela braçadeira andar de braço em braço, qualquer um é capitão da nossa equipa...


    sam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Capitania?

      Se temos um jogador que é um dos mais titulados da História e não é Capitão!

      Se temos um jogador que grita de raiva, puxa pelo público e não é Capitão!

      E se Marcano é um Capitão mais digno em meia dúzia de jogos do que Herrera, para quê mudar?

      Ah, porque é uma coisa decorativa! Pois!

      Abraço

      Eliminar
  9. longe de querer fazer publicidade mas o conteudo deste artigo e conseguinte artigo do Jorge Coroado e' da maxima importancia tendo em conta os arbitros provetas em destaque na actualidade e de onde eles veem....

    http://misterdocafe.blogspot.be/2017/01/os-protegidos-do-apito.html

    acho que ta tudo dito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, está bonito. Mas se não fizermos a nossa parte....

      Abraço

      Eliminar
  10. Depois do miserável empate em Paços de Ferreira o NES disse no final que tínhamos recuperado a capacidade defensiva...
    Está tudo dito e analisado
    Assim não vamos lá...Perder mais tempo com comentários para quê ?
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  11. O futuro está no vídeo arbitro? Vejam só os comentários de 3 internacionais no jornal "O JOGO" e as interpretações num penalty ou não penalty, dentro ou fora da área, num empurrão ou um pequeno encosto no embate ontem entre o Zporting e o nosso amigo Feirense. Pelo que estou a ver e a pressentir vamos ficar sós, com o ónus de queixar-mos da arbitragem. Acho que o aviso do Burro de Carvalho de que não vai deixar mais a partir de hoje (ontem) que os árbitros prejudiquem o Zporting está a surtir efeito. Aguardemos sentados.. ainda estou á espera da reposição dos seis pontos num certo campeonato e das "ameaças" (deixa-me rir) do Pinto da Costa sobre indemnizações relativas ao caso do apito dourado ou lá o que quer que seja.
    Cumprimentos portistas.
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahn?!

      Se o sportem for campeão, vou dizer que é milagre. Mas qual quê! Esta jornada foi para enganar! Dê-lhe tempo! Quando for a sério, vai ver para que lado vai pender a inclinação!

      Abraço!

      Eliminar
    2. Meu caro Jorge Vassalo? Tem duvidas do que eu disse... o Zporting não vai ter mais razões de queixa das arbitragens. O trabalho está feito.. os lampiões ganharam a embalagem necessária para agora gerir como lhes melhor aprouver.. algum aperto lá vem mais um penalty do género do Estoril e ninguém reclamará. Quanto ao FCPorto ficará como o ónus da reclamação de arbitragens tendenciosas... mas logo rebatida.. primeiro ouvia os comentadeiros lampiónicos dizerem .. penaltys!!! se eles nem sabem marcar penaltys... agora com os tiros nos pés já dizem... mas eles não jogam um car... Portanto não se iluda, o trabalho está feito quanto ao campeão. Falta somente para gaúdio da imprensa e já não distingo a do norte da do sul que é ver os portistas de "armas" em riste uns contra os outros e o Pinto da Costa sair de porta pequenina. Aí sim se alcançará o desiderato.. o Porto foi posto na ordem, será de novo um clube simpático. Mas já se viu algum treinador como o NES a falar mansinho e a desculpar os árbitros tratando como erros a ladroagem que todos nós vimos. No 1º ano do Lopetegui atacou-se o treinador por certa imprensa e pelo Jasus, e os portistas desampararam-no armados em tansos (campeonato para os benfas).. no época transacta os lampionicos começaram mal até o Vitória clamar que não queria ser comido de cebolada.. começaram a ganhar e os lagartos a perder até que se equilibraram e daí como eram dois clubes da capital do império os deixaram competir até ao fim.. resultado (lampiões de novo campeões). Este ano o trabalho está feito.. escreva.
      Cumprimentos portistas
      A. Martins

      Eliminar
  12. A ,culpa não é só do NES,como é óbio mas... Treinador que nada fez (bem pelo contrário) para recuperar o Aboboucar,que só apostou em Braime em desespero de causa, não pode liderar o FCPorto como técnico.

    ResponderEliminar
  13. Com um trio da frente tão... verde, não vamos lá! Já o digo desde o inicio da ano!
    Uma equipa que quer ser campeã tem de ter outro tipo de opções no plantel, nós não temos... a empatar 0-0 mete-mos um miúdo de 18 anos dos juniores??? Brincadeirinha...

    A juntar a isto atrevo-me a dizer que o NES ainda é pior do que os anteriores técnicos, fraco a todos os níveis, então no discurso de tão repetitivo e inconsequente até enjoa!

    Vamos ver o que traz o mercado de inverno, sabendo que 6 pts no nosso campeonato são muitos pontos. Falta-nos um avançado de top, em extremo e meus amigos um 10 que faça a diferença e que jogue com o Oliver e o Danilo no meio!

    ResponderEliminar
  14. Já foste citado no Porto Canal... Eheheh :)

    ResponderEliminar
  15. Nao espero nada neste mercado de Inverno. O presidente já disse que só entrava alguém se saisse alguém... estranho é que a riqueza do plantel parece ser tanta que já já puseram 3 de lado... embora me pareca que se calhar podiam ainda acrescentar mais 2 de 6 milhoes cada: Bolly e Depoitre!

    ResponderEliminar
  16. O problema do Porto assenta em 3 pilares.

    Não há um plano traçado;
    Não há sentimento na equipa;
    Não há competência técnica.

    Acho que todos vemos isso. Agora falta aparecer alguém para resolver estes problemas, porque eu não acredito que os que lá estão o consigam. Por muito que se queira, não é a nossa vontade que vai trazer o PdC do antigamente.
    Também não é com NES que vamos a algum lado. Não se entende o que ele quer para a equipa e isso também deve baralhar os jogadores.

    Por isso é urgente aparecer alguém que resolva isto.
    Ainda pensei que Luís Gonçalves fosse trazer alguma coisa nova, mas os problemas antigos continuam lá todos.

    O que vai acontecer é que em Maio ficamos a ver navios, o pessoal vende as nossas estrelas, André Silva, Brahimi, Danilo e mais os restantes para cumprir o fair play, vamos-nos endividar para ficar com o Oliver, e continuamos com o problema do PL, dos criativos, do treinador, dos alas, etc.

    Infelizmente, isto tudo está a matar a paixão que tinha pelo clube. Este não é o FC Porto que eu cresci a amar.

    Abraços

    ResponderEliminar