sábado, 21 de janeiro de 2017

Análise FC Porto 4-2 Rio Ave - Ilusionismo Sem Ilusion

Resultado enganador para um jogo que tinha todos os condimentos para ser um grande jogo de futebol, mas acabou por ser um sério aviso para qualquer um que queira ver o FC Porto campeão. Vale a reacção mas pouco mais. E temos de ser muito mais. Porque equipas a jogar bem, como jogaram hoje os caxineirinhos, irão haver mais. E, para essas, é preciso jogar bem. O que não aconteceu hoje.  Vamos a notas.


Alex Telles - A assistir, a criar, a compensar defesas, a fechar o lado esquerdo, a assistir, Alex Telles continua a justificar o acerto da sua contratação. Tal como Felipe. Afinal é possível ter-se Portismo e jogar à Porto em pouquíssimos meses. Se ao menos o resto da equipa pudesse seguir-lhe as pisadas sempre.

Marcano - Apesar desta mostra de parco futebol, Marcano fez tudo o que podia para evitar males maiores. Um proto-Capitão à Porto. Cada vez mais. E vão quatro golos na liga. Um central. Nada mau.

A reacção - Onde faltou saber e organização aconteceu - a partir do 1-2! - nervo e crença, aquela que pode, talvez, dar fibra e ADN de campeão. Tem de ser constante, o que não está, de forma alguma, a ser. Não consigo perceber como uma equipa capaz de ter a atitude da remontada pode passar jogos inteiros a dormir!


Layún - Veio de lesão prolongada, estava sem ritmo, pode ter tido...outras... motivações a ofuscar-lhe a mente, mas uma equipa a jogar mal conseguiu a proeza de quase deitar tudo a perder. Um verdadeiro tiro na perna.

Tão pouco, tão pouquinho - Ele foram golos de frente para a baliza ridiculamente falhados. Ele foram passes interceptados. Lentidão na defesa. Uma ausência gritante de ocasiões de golo. E, para além disto, tudo o que o Silva descreveu. Tivemos vontade e uma ponta de sorte. Pode não chegar. Não deverá chegar, com certeza. Há que fazer muito mais. Mais do que o frango, o que temos de não consentir é uma equipa a jogar melhor do que nós. Isso não é admissível. A reflectir.

34 comentários:

  1. Assim não vamos lá! A vitoria mascarou uma fraca exibição. Não tenhamos ilusões com esta equipa não temos condições de ser campeões. Entram a dormir não encostam os adversários às cordas e qualquer equipa chega ao Dragão e até parece o Barcelona. Tivemos muita sorte de eles não terem feito o 3-3 senão agora estávamos aqui a chorar pelos cantos. Sem um extremo e um avançado em condições não vamos lá. A nossa Sad continua a dormir e o dia 31 está à porta. Dispensaram o Suk e o Marega, dispensaram o Paciência e querem resolver os nossos problemas com o Soares e um refugo do Valência? É brincar connosco. Depois de uma Vitória pífia ouvir o pseudo treinador falar é de perder a paciência. Assim não vamos lá este curioso no final da época tem de sair e estou a dizer isto depois de um resultado positivo....mas enganador.Acordem enquanto é tempo!

    ResponderEliminar
  2. Silvestre

    Boa noite Sr.Jorge Vassalo, realmente a nossa primeira parte foi inconstante,sem chama,nem brilho e demasiado permissiva.

    Na segunda houve determinação, outro discernimento e mais destreza no desenrolar do nosso jogo,por isso apesar de complicado o desfecho é meritório,em termos individuais e coletivos concordo com a sua análise, apenas acrescento a vitalidade e a persistência de Danilo como factor positivo.

    Abraço
    Silvestre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas, lá está, mais a partir do momento em que estávamos a perder.... isto tem de ser revisto!

      Abraço

      Eliminar
  3. Acontece de tudo...o 1º gol do rio ave é inacreditável...

    Depois, dava tudo certo pra eles... e os tais madjack ( nadjack, blackjack ou qq jack semelhante), gil dias e filipe augusto não erravam nada... até quando erravam dava certo...

    Mas apesar de tudo, pelo menos coisas que não aconteciam, finalmente aconteceram no Dragão:
    1º - o goleiro deles não fez a exibição da época
    2º - 3 gols de bola parada
    3º - Nuno finalmente colocou toda a carne no assador
    e principalmente
    4º - Herrera teve atuação de gala na 2ª parte ( sem sarcasmo ) como lateral direito no lugar do pior jogador em campo ( quem diria) Layun...

    Resumindo e concluindo: jogamos mal e vencemos, que assim continue...já estou farto de dar 200 mil remates, falhar balizas abertas e perder ou empatar jogos com chaves, tondelas e aroucas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Herrera é muito mal amado, mas duvido severamente que outro - estando Layún nesta forma deplorável - para lá dele e de Danilo fossem capazes de se dar assim a qualquer posição. Herrera tem destas coisas. Nunca vira a cara à luta.

      Abraço

      Eliminar
  4. Silvestre

    Boa noite,Sr.Jorge Vassalo, aqui fica a indicação de algumas informações pertinentes:
    http://misticadodragao.blogspot.pt/2017/01/o-que-realmente-se-passa-com-arbitragem.html?m=1

    Abraço
    Silvestre

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,

    O pouco que esta equipa joga deveria ser motivo sério para qualquer portista sentir-se preocupado. Ontem o Luis Castro perto do Nuno parecia um Guardiola. Houve vários momentos do jogo que não se sabia quem era o Rio Ave e quem era o FC Porto. E estamos a falar de um treinador que assumiu o comando de uma equipa com menos recursos e menos qualidade técnica, há apenas 2 meses. No final da primeira parte (não reparei nas estatísticas da segunda parte), a jogar em casa, o FCP tinha menos ataques e menos posse de bola que o Rio Ave.

    Concordo plenamente quando o Jorge diz que vontade e um pouco de sorte pode não chegar. De facto, estes jogadores mereciam um treinador melhor. Mas isto é bater na mesma tecla!

    A incompetência tem pernas curtas. Daqui a pouco os resultados estarão à vista de todos e não haverá erros dos árbitros, sorte do adversário ou discursos plásticos que disfarcem as graves deficiências deste treinador.

    Cumprimentos.

    Braulio Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bons resultados com maus jogos? Compro.

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge, a comprares compra o campeonato...
      Ah, espera, já está comprado, não dá não é? :P

      Eliminar
  6. O nosso porto jogou bem contra uma boa equipa!
    Quem ganha por 4-2 tem que fazer um bom jogo, nada mais a dizer e o rio ave é uma boa equipa treinada por quem ate entende destas coisas de futebol!
    Eu não me importava que fosse sempre assim, exibição fraca e vencer os joguinhos todos, ate já fomos campeões assim...!
    Jogamos mal "apesar" disso vencemos e que dizer dos vermelhinhos de lisboa fazem grandes exibições em todos os jogos, não é??
    Falem baixinho que ele pode ouvir, o herrera anda a jogar muito bem, ninguém reparou?
    Abraço
    Dragonite

    ResponderEliminar
  7. O comportamento irresponsável, "criminoso", de Layun (vendam-no), de Felipe e do "Frangillas" atiraram o "DRAGÃO" para o abismo, mas Jorge de Sousa resgatou-o.
    Oxalá o Rio Ave jogue assim frente à "porta 18".
    Danilo vai ser transferido? Não sabia.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O silêncio, essa coisa preciosa...

      Eliminar
    2. Isto é com cada uma! Que oiça esta conversa de papoilas, é de esperar este nível de torcer de realidade, agora de "meu, teu, nosso"s Portistas?

      1- O que fez o Felipe?
      2- Até Neuer pode ser apanhado ligeiramente adiantado, e ele ainda tentou defender a bola! Mesmo assim, como ele próprio disse, aceito um piu-piu em 5 meses.
      3- O que resgatou Jorge Sousa? 3 foras de jogo na cara do golo? Sarrefada de meia-noite dos caxineiros? Um penalti - que o é - que N U N C A seria marcado às papoilas? Jorge Sousa não expulsou Layún, mas porque sabia que já tinha perdoado uns quantos amarelinhos ao Rio Ave.
      4- Nos Arcos? Bem possível!
      5 - Ai vai? De certeza?

      Abraço

      Eliminar
  8. A posse é uma coisa gira, não é? ;)
    Abração

    ResponderEliminar
  9. Se me dissessem que o FCP jogava mal todos os jogos mas ganhava e era campeão eu assinava já.

    Mais que jogar bem, neste momento temos é de ganhar.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de conseguir fazer as duas coisas, mas a ter escolher ficava com os resultados.

      Abraço

      Eliminar
  10. Caro Jorge Vassalo,

    Tudo isto a somar a uma incapacidade táctica gritante e assustadora de NES. E ainda conseguiu dizer no final do jogo que sabia a forma como o Rio Ave iria jogar. NES levou um baile táctica e sobreviveu graças a 3 raros golos de bola parada.

    Vai ser muito difícil melhorarmos nos jogos fora com esta forma de jogar.

    Mvp foi Telles.

    Raoc

    ResponderEliminar
  11. Boas,

    Eu já me convenci que pouco ou nada jogamos, nem vamos jogar. O futebol previsível do Nosso FCP é aborrecido, apesar de termos grandes interpretes, como se viu, por exemplo, no último golo. Só alguém com dificuldades de percepção é capaz de ter a bela ideia de puxar o Oliver para um flanco para o André2 jogar no meio. Não falta um danoninho no dragão, falta um treinador. Mas bom, comparado com o passado recente, jogamos mal e ganhamos, quando antes jogávamos mal e perdíamos.
    E agora saem as carpideiras do costume a pedir a cabeça de Layun - esteve 3 meses lesionado, do Casillas e afins. De facto, há adeptos do Nosso FCP que não merecem alguns dos bons jogadores que temos.
    E aqueles que aplaudem a saída do Varela, ficam proibidos moralmente de se queixarem de que faltam jogadores com anos de FCP, de balneário, etc.

    Abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só discordo no caso do Varela. Precisamos de um Capitão (ou não? Casillas, Danilão, um Marcano cada vez mais duro... não sei... mas acho que a braçadeira tem de mudar de braço). Varela não era esse. Já foi um excelente jogador. Já não era. E um salário como o dele, não é uma brincadeira...

      O Óliver lá continua o calvário, entre os adeptos que não percebem que era o mesmo que pôr o AS a lateral, o que NES está a fazer com o Tsubasa, e o próprio NES que teima em destruir talento para dar caminho a menos...

      Abraço

      Eliminar
    2. Não digo que o Varela seja um capitão mas lembro-me do papel do Paulinho e do Secretário, por exemplo, nos anos do Mourinho. Importantes no balneário, que conheciam bem o clube e a sua realidade, só isso.

      Abraço,

      Eliminar
  12. jogamos mal, sem intensidade, sem rapidez, sem quase nada. A sorte e que as equipas de luis campos sao assim jogam bensinho mas nao passam disso. Nao entendo porque razao layun se manteve em campo tanto tempo, fez tudo para ser expulso com um arbitro do polvo e estavamos com 10. Depois os mexicanos a jogar entre si da vontade de rir, todos sabem por esse mundo fora que se mostrarem uma vez os pitons a um jogador mexicano ele ja nao joga. Depois percebo que oliver seja o menino bonito de alguns socios e adeptos mas nao acrescentou nada ao atletico de madrid nem acrescenta muito ao porto, acrescenta a espaços. meio campo lento que marca com os olhos como oliver e andre andre, fez me impressao ver 4 jogadores do porto varias vezes a tentar tirar a bola a um do rio ave e nao conseguiam. Nao entendo como se aposta em rui pedro por exemplo e nao em fernandes ou dalot quando layun nunca foi defesa na vida e maxi ja nao tem capacidade fisica. Admito que o treinador viva os jogos de forma muito emotiva e para dentro, as suas expressoes de dor e desespero ja sao uma imagem de marca mas tambem transmitem alguma aparente incapacidade. A EQUIPA TEM EXATAMENTE OS MESMOS ERROS E O TREINADOR ESTA A TENTAR METENDO MUITA JUVENTUDE DESCULPAR SE NO FUTURO. O porto como equipa tem um futebol pouco consistente parecendo que a qualquer momento sofrera golos, tem nos valido aquilo que nao tinhamos jogadas estudadas nos livres e cantos e cruzamentos tensos e nao em balao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís CASTRO, certo? Com um árbitro do polvo? Quem arbitrou o benfas-sportem? Ah o Óliver acrescenta "a espaços"? Carago, e eu que pensava que o jogo passava TODO pelos pés dele! Marca com os olhos? É SÓ o jogador com maiores recuperações de bola depois do Danilão! Essa coisa dos mexicxanos é cá um fetiche? Alguma chica buena lhe deu com os pés?

      Nossa...

      Abraço

      Eliminar
    2. Carissimo,

      O amigo e o Trump têm de facto um problema com mexicanos. O Rafa Marquez, o Layun, o Herrera, o Moreno e o Chicarito têm as mesmas características do Corona, do Vela, do Geovani, do Brahimi, e de outros jogadores fisicamente mais frágeis mas tecnicamente mais evoluídos? Essas generalizações têm uma explicação: ignorância. Se visse jogos do Atlético e qualquer equipa treinada pelo Simeone saberia porque é que o Oliver não tem lá lugar. Parece-me é que gosta mais do pontapé para frente e toca a correr do que de bom futebol. O Layun nunca foi defesa? Mas viu os jogos do Porto o ano passado?

      Abraço,

      Eliminar
  13. Apesar de tudo, a vitória é justa. O Corona falhou um golo cantado, o Jota podia ter sentenciado a partida e Casillas deu um capão que galvanizou o Rio Ave. Houve coração, cabeça(s) e 4 golos. Sim, 4! E 3 pontos.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, incontestavelmente justa, penso eu de que.

      Abraço, amigo!

      Eliminar
  14. O jogo foi mal jogado por nós mas, a jogar assim e ser compensado pelos lances de bola parada eficazes, acho que merecíamos só por aqueles jogos em que fizemos carreiras de tiro e nenhum tiro acertava sequer num melro.
    Depois do 1º e 3º golo demos demasiada bola ao Rio Ave, algo que não deve acontecer.
    Herrera a subir e espero que "a" apanhe de uma vez por todas e que não haja mais jogos em que Herrera seja menos 1.
    Layun fez talvez a pior exibição de Manto Sagrado vestido. Que medite e volte a ser o Layun que conhecemos.

    PS: Sábado totalmente de Azul-e-Branco, vitórias em tudo.
    PS2: Se Carlos Alberto da Silva treinasse um clube mais veremlhusco, será que a FPF não declarava um minuto de silêncio em todos os jogos deste fim-semana? Algo a reflectir.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dou um descontozinho ao Layún por vir de lesão prolongada....

      Abraço

      Eliminar
  15. ja agora mesmo jogando mal com este tipo de jogadas estudas nao tinhamos perdido pontos contra tondelas, setubais, belem, e coisas do genero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá esclarecer uma coisa importante: os livres do Alex são bem marcados, porque tensos. Mas são para o molho. Não se tratam propriamente de jogadas de laboratório. Até porque, se fossem, era apenas uma, visto que todos os golos são marcados pouco mais ou menos no centro da área.
      Nem antes fomos um zero à esquerda nestes lances, como se queria fazer crer, nem agora somos a última coca.cola da bola parada. Credo.

      Eliminar
  16. Despeçam o Nuno, car@lho!!! O Jorge Jesus vai ficar livre brevemente... ou o Guardiola, ou o Klopp, ou o Mourinho (o Mourinho, não, carago, por causa dos Super Dragões!), tudo treinadores de top e em grande esplendor nos seus clubes, bem mais fraquinhos que o FC PORTO!!!

    ResponderEliminar