sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Vira O Disco E Toca O Mesmo


Estava eu aqui pronto para fazer um belo post de antevisão do jogo de amanhã, para falar da extraordinária entrevista de Rúben Neves a Rui Cerqueira, para me manifestar contente pelos regressos de Layún e de Otávio, mas um aziado resolveu estragar-me a manhã.

Todos sabemos como Vítor Pereira saiu do Clube. Foi corrido pelos adeptos, o Presidente, apesar de lhe ter apresentado uma renovação, poderá não o ter feito da forma mais convencida do mundo, enamorado que estava pela coqueluche "palminhas" de Paços de Ferreira.

Como sou e sempre fui um homem grato, defendi VP até ao limite das minhas forças Portistas. Ainda hoje, não tenho senão absoluta gratidão pelo que fez pelo meu Clube. Reconheço que soube dar garra e impeto Portistas à equipa. Sei que sempre deu o peito às balas na defesa do Clube. E que o fez sozinho. Sei que foi vítima das frases infelizes do Presidente. Mas não foi o único. Mas, convenhamos, o Presidente fez de tudo um pouco para lhe dar as condições que precisava - defendeu-o contra os adeptos, renovando-lhe o contrato quando lhe pediam a cabeça, e até fez uma revolução no balneário quando este se antagonizou com VP. 

Por isso não entendo este sorrisinho trocista e superior aquiaqui e aqui. Também não sei porque se acha tão superior. Se é pela "ideia superior" da cultura de posse - e eu subscrevo essa ideia - Lopetegui também a teve. Mas teve também assobios desde o primeiro segundo, coisa que Vítor Pereira não teve. 

Teve também VP um plantel, como se pode ver aqui e aqui, de um Portismo e com um ADN campeão em nada comparável aos últimos três. Também teve uma coisa chamada maior rigor arbitral, teve uma coisa chamada jogadores "da casa" que tinham vencido e não uma camada de juventude absolutamente estonteante como a que teve Lopetegui, Peseiro e Nuno Espírito Santo. VP poderia não ter um plantel muito vasto, mas Casemiro, Herrera, Óliver (de 18 anitos) não têm qualquer comparação com Fernando, Moutinho e Lucho. Se há coisa que faltou a Lopetegui foi Capitania dentro de campo. Coisa que estes três eram.  E, meu caro VP, a frase "O Hulk resolve" não foi criada por mim, pois não? E porque seria? 

Se fosse "um outro nível" assim tão grande, teria havido um VP que tivesse vencido no estrangeiro, coisa que não aconteceu. Venceu, sim, no Olympiakos, onde, aí sim, qualquer um se arrisca a ser campeão. Não sou eu que digo, é a BBC 5. Os conflitos no balneário continuaram, as pegas com as figuras do plantel também. 

Tal como já disse, o meu respeito e consideração acabaram aquando disto. Pelos vistos, VP ainda tem a mesma espinha na garganta. Desdobrar-se em entrevistas a vangloriar-se não é bonito. Mostrar, uma vez mais, um sorriso trocista na seca do seu FC Porto, não é de Portista. Mas eu entendo, até. É o comportamento típico de quem carrega consigo as mágoas e a azia. Ultrapassa, Vítor! Sê feliz na tua segunda liga alemã. Espero que chegues à primeira

Descanse em Paz Carlos Alberto Silva. Muito Obrigado por tudo. Nunca o esqueceremos.

14 comentários:

  1. Boa tarde Jorge,
    Espero que ainda faça o seu post sobre a entrevista do Rúben Neves e os regressos de Layún e Otávio.
    Tenho pena que VP reaja assim relativamente ao nosso - e no fundo, o seu - clube. É pena mesmo. Se ele um dia realmente treinar os nossos rivais quero vê-lo fazer o mesmo que fez no FC Porto porque não é só falar da boca para fora.

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente é nestes momentos em que sê o verdadeiro portismo de alguns pseudo portistas..VP desiludiu e muito, parece que adotou este discurso para arranjar tacho na 2 curcular...é triste, ultimamente temos visto mts que ja comeram neste prato a cuspirem...

    ResponderEliminar
  3. RIP CAS. O resto...é gente fraquinha, deixá-los falar...
    abração

    ResponderEliminar
  4. Eh pahh... eu acho que este artista 1º esta-se a fazer ao tacho para treinar os mouros/lagartos, e depois deve tar a pensar vou dizer isto para que não se lembrem de me chamar... seria terrível. Digo já que não defendi VP e não defendo. Eu detestava ver os jogos... e olhem que eu gosto muito de ver futebol, e muito mais de ver o Porto, não ligo muito às outras modalidades mas se estiver a dar o Porto eu até paro para ver, e no tempo desse senhor, deve ter sido a altura que menos jogos fui ver ao Dragão. Se este homem porventura voltasse (cruzes credo) provavelmente deixava de ver futebol. É presunção a mais para a minha camioneta, nem o CR7 é tão ... nem tenho palavra... mas por favor caro Jorge, não lhe dê atenção... ignore... e faça lá o tal post sobre os regressos de Layun e Otavinho e sobre a entrevista e se possível, o que acha da reestruturação que está a ser feita devagarinho... mas a fazer-se... fale lá nisso e encha-nos a alma com o seu Portismo e deixe palhaços continuarem o circo. Um bem haja.

    ResponderEliminar
  5. Silvestre

    Boa tarde Sr. Jorge Vassalo,antes de mais os meus pêsames à família e amigos do Senhor Carlos Alberto Silva que ficará para sempre na nossa memória,que descanse em paz.

    Depois quanto a Vítor Pereira é um perspicaz treinador que não foi compreendido inteiramente por alguns portistas,proporcionou-nos bons momentos e isso quiçá merecesse outra relevância,agora nota-se alguma amargura nas suas palavras, oxalá ultrapasse rapidamente a mesma, recordando sobretudo o que o FC Porto fez no intuito de lhe apoiar ou ajudar, bem como as diversas alegrias que aqui viveu.

    Abraço

    Silvestre

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Sr. Jorge eu peco desculpa este comentário que irei fazer relacionado com o post anterior ... Mas tenho que responder a papoila do ultimo post pode ser que leia e tenha coragem de debater factos comigo...ora bem em primeiro lugar eu julgo que nos portistas entendemos mal o sofre como cães ... Porque de gente viva sera que foi o Porto ou aquela coisa vermelha que vou mais títulos a passar com nomes como era ? Bi campeões tris campeões terra campeões pensa campeões que levou a sofrer como cães ou será a azia toda que vi quando o Porto ganhou tudo num ano ? Ou será o Porto que viu o seu treinador ajoelhar? Mas também podemos falar de factos como presidente que mais títulos tem a nível mundial? Secalhar tambem deve ser o Porto que anda a ter perdões ficas e o povo a pagar...mas espera o Benfica nao tem buraco ele vendou 1000 jogadores por 15 milhões mas depois ve se num clube como o Mônaco a dizer que nem metade pagou...será que ele tambem esta a falar do pénalti que so foi marcado porque alguém berrou marca car.... Será que tambem se refere que são os nossos defensores de clube que ando a jantar e almoçar como gente de cargos altos no jornal como se provou em fotos? Grande diferença entre Porto e vermelho estragado é que nos portistas sofremos como cães por nao estar habituado a perder ja o vermelho festeja como cães porque nao esta habituado a ganhar....a ja para nao falar de casos de adeptos e claques a assaltarem lojas de outras equipas e serem filmados e nada acontecer do Porto incrivel so vejo palavras...e sabes tu com a tua intelectual toda quanto tempo equivale uma frame de imagem sabes que consegues recuar um jogar um metro em uma mísera frame? Antes de falares pensa papoilita contra factos nao ha argumento e nao é por acaso que apito dourado porto andou em tribunais foi vigiado por todo lado e saiu ilibado Benfica ouve se Luis Filipe vai a julgamento passado uma semana é ilibado como nao interessa e assim se esconde e assim se faz e por isso conquistas internacionais chegaste este ano aos oitavos isso para o Porto é o mínimo obrigatório e decerto modo habitual....uma media criasse com a maioria dos dados e nao com a minoria cresce e aparece antes de entrares num espaço destes....ass: dragão

    ResponderEliminar
  7. Ps: os meus maiores pesamos e desejo muito força ao familiares e amigos de sr Carlos Alberto ass: dragao

    ResponderEliminar
  8. Era jovem de mais para me lembrar do CAS, mas ficará para sempre na história do nosso clube, como bicampeão que foi e impulsionador de uma decada de 90 recheada de exitos.

    Quanto ao VP, concordo com o que diz. Sei que há coisa que soam mal e com o tempo que já passou, já se devia ter calado, mas a verdade é que 4 anos depois continuamos sem ganhar nada de nada. O VP merece todo o respeito dos portistas e não é por dizer que não treinaria os rivais ou por criticar o mau momento da equipa que deixa de o ser. Sei bem o esforço que fez durante 2 anos em que esteve abandonado, sei das frases infelizes que disseram dele e sei bem das brincadeiras que a sad lhe fez como o facto de lhe tirarem o falcao numa época e o hulk na seguinte sem lhe darem reforços à medida. a verdade é que o descalabro da equipa começou ainda durante o seu reinado e se falas do meio campo do flopetegui, não te esqueças que olivers e casemiros vieram a pedido dele, tal como outros tantos que nunca renderam cá 1/10 do que esses 2 renderam. o VP, talvez conhecendo melhor a realidade nacional, soube ser esperto e equilibrar o plantel com os parcos reforços que lhe deram (jankos, izmaylovs e liedsons em final de carreira não são a 1ª nem a 3ª escolha de nenhum treinador que queria ganhar titulos).
    O VP merece todo o respeito, mas deve também passar-lhe a dor que tem no clube. Por tudo o que passou não censuro a sua dor, censuro é a sua incapacidade de perceber que usam o que diz mais para achincalhar o FCPorto do que como uma mera demonstração de um pensamento dissonante do que existe na sad do nosso clube.

    Dois bi-campeões que merecem total respeito. Não se esqueçam é que se acham que o VP está a quebrar a sua imagem, há muito que o PdC fez o mesmo, para merecer a mesma opinião dos adeptos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheheh boa piada. Conta outra. Era a brincar, certo?

      Eliminar
    2. é preferível ser um yesman ou criticar o que está a vista de todos?
      bem, bom bom é vir mais um manso sem qualidade para treinador e uns mancos para a equipa, é assim que o nosso grande presidente que tão interventivo tem estado nos ultimos anos, que lá vamos.
      toda a gente sabe que vencemos com um macaco ou um pau de vassoura, não é? para mim mais vale ser campeão a levar com um pau nas costas.

      Eliminar
  9. Off topic o pasquim da queimada diz que o Assis roeu a corda, há algum fundo de verdade nisso?

    ResponderEliminar
  10. O VP que vá pró car@lho...
    Tá armado em Jorge Jesus versão 2.0 em download pirata!
    E se formos falar em treinadores campeões, também Ivic o foi e com 15 pontos de avanço numa altura em que a vitória só valia 2 míseros pontos, e ninguém gostava daquele futebol!
    São as assimetrias da vida! Uns sem nada fazer, ganham tudo. Outros tudo fazendo, nada ganham!

    ResponderEliminar
  11. 95% de nós fariam o mesmo especialmente depois de como as coisas se passaram e visto como as coisas decorrem até agora.

    E o que nós doi mais nesta entrevista é que VP não disse nenhuma mentira.Talvez cubra de alguma soberba os seus feitos mas é uma soberba recente gerada pelos fracasssos acumulados de 4 anos.

    Não vejo nada de desrespeitoso em qualquer momento da entrevista apenas vejo alguem com toda razão que o tempo lhe deu.

    Repito 95% de nós fariam exactamente a mesma coisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, não vejo nada de mentira nas declarações do VP, nem considero nada do que ele disse insultuoso.

      Assim como as do Evandro aquando a sua saída do FC Porto, que toda a gente lhe chamou ingrato e eu não vi nada de mal no que ele disse.

      Eliminar