domingo, 9 de abril de 2017

Análise FC Porto 3-0 Belenenses - A Vitória Paradoxal [ACTUALIZADO]

Como pode um jogo em que se tem um punhado grande de boas ocasiões, algumas delas cantadas, onde ficam dois penaltis por marcar e se marcam três golos, deixar um amargo de mal jogado na boca? É assim a exigência de um Portista que, quando não levada ao extremo, é positiva por ser de um realismo muito grande. Embora num campeonato vão certamente haver vitórias mais conseguidas e outras menos, há que se ter sempre presente que há que melhorar. Tenho a certeza que, contra o Braga, onde a própria natureza do jogo é diferente, estaremos melhor. Vamos a notas.


Brahimi - Foi assim com Jardel, foi assim com Hulk, é assim com Yacine Brahimi. Infelizmente, quando algum jogador com este talento e vontade está em campo, acaba por levar os colegas a dependerem de si - ou a contar consigo - para a resolução dos problemas. O único que, durante a péssima primeira parte, levou a equipa para a frente, foi quem criou e baralhou os jogadores do Belenenses. Foi muito bom sentir o medo e ansiedade dos jogadores adversários na sua área. Se tivesse sido mais ajudado por alguém algém de si mesmo, tenho a certeza que este teria sido um jogo para os livros. Vai deixar saudades.

Corona - Há um jogo a.C e outro d.C, sem sombra de dúvida. A magia e a técnica de Corona vieram agitar o marasmo irritante que estava a ser o jogo até então. Magia e imprevisibilidade, é o que Jesus Corona traz ao jogo em dia sim. Cria uma verdadeira quadratura do círculo a NES. No meu entender está bem assim, entrando quando os adversários estão desgastados com toda a sua explosão, técnica e magia. Mas merece ser titular. Enfim, paradoxos.


Sonecas - Que foi aquilo, senhores? Numa altura em que se exige vitórias para sermos campeões, só uma entrada forte pode assegurar o objectivo de uma forma calma. Mais a mais, a nítida ansiedade que se foi sentido com o decorrer da partida, não tem lugar quando se assegura golos logo nos primeiros minutos. Foi visível para toda a excelente moldura do Dragão - mais de 40 mil - que após o segundo golo a equipa se soltou e foi o FC Porto que todos merecemos. Sem medos, por favor! Somos o FC Porto! E a expressão "pra cima deles, carailhe!" tem de estar tatuada no vosso cérebro!

Meio-campo - O desgaste é visível, a hiper-defensividade do Belenenses também não ajudou - claramente à procura do pontinho - uma vez que, cada vez que ÓIiver tocava na bola, lá tinha uma muralha defensiva à volta, mas a verdade é que este fez uma das piores primeiras partes que já lhe vi fazer, Danilo esteve muito confuso durante a primeira parte - apesar do belo golo e da felicidade de ver a braçadeira no seu braço - e mesmo André André, o melhor dos três, só se encontrou quando os parceiros se encontraram também. Cada um dos 8 falhou um golo cantado - mas quero ver Óliver a fazer mais disto, por favor! - e as ligações entre os dois, a dinâmica, parecia falhar.  A rever, com urgência. Contra o Braga, serão os três essenciais!

Finalização - Pelamordasanta, os nossos rivais precisam de meia oportunidade para marcar golos, connosco é um fartote! Não se admite! Treino, treino, treino, por favor!

Seguimos na luta, embora espere rigorosamente zero do jogo em Moreira de Cónegos, porque o pitbull é fiel aos donos, e já se sabe o que a casa gasta. Tenho a certeza que vai haver muito "futebol positivo" e muitos golos na baliza do Moreirense....

Excelente vitória do Andebol do FC Porto, por 30-28, com mais uma recuperação histórica. Estou em negociações para fazer regressar o meu colega do Andebol que, por motivos alheios à sua vontade, se encontra em sabática forçada, mas pelo que vi, apesar de uma primeira parte desastrosa (que se passa com as primeiras partes, povo?), encarreirou para uma vitória à Porto contra o Sportov. Raça de campeão é isto! À atenção da equipa de futebol!

ADENDA: Uma vez mais, os senhores do Governo Sombra estão cheios de piadas imuito giras sobre o FC Porto, um tema, aliás, recorrente em dito programa. Em particular o senhor João Miguel Tavares diz, alegremente, que Fernando Madureira se farta de bater em jogadores e em tudo o que mexe. Ai sim, senhor Tavares? Onde é que você viu isso? Onde está a prova? Fazer alegações públicas desta natureza é difamação, como certamente saberá!

Depois dele, os outros convivas, todos papoilas - o moderador é doente - ainda se entreteram em piadinhas sobre o Canelas, invocando Tarantino e outras lindezas que tais. Curiosamente, aquando do saque e destruição de parte do estádio Afonso Henriques, em Guimarães, não foram eles tão incisivos. Falaram do polícia e nada mais! Continua a campanha de associação do Canelas ao FC Porto, quando nada tem a ver uma coisa com outra.

Contudo, não me surpreende. Citando o senhor Tavares, quando questionado se o jogo do Canelas-Rio Tinto seria um derby, a resposta foi "aquilo lá em cima é tudo perto umas coisas das outras". Claro, claro. Somos uma aldeia, não é? Viva a soberba da capital! Fica claro que isso do centralismo é um mito! Exacto!

31 comentários:

  1. Bons dias,

    É tudo verdade, mas também é verdade que com os 2º e 3º golos o Belenenses ficou completamente atordoado. E é quando NES se lembra de fazer entrar Herrera e hipotecar as hipoteses de marcar mais golos - e eu até dou o beneficio da duvida ao Herrera, não era era para entrar naquela altura.

    A vitória no andebol foi fantástica: seja bem vindo Z, please.....

    João Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele não vem porque não pode, tenho a certeza. Quando puder, cá estará.

      Abraço

      Eliminar
  2. O andebol "AZUL e BRANCO" passou do Inferno ao Céu. São verdadeiros guerreiros Espartanos, estes rapazes. Mas a fazerem jogos assim vão dar cabo da saúde a muito bom "PORTISTA".
    Por outro lado, "porta 18" 33-23 ABC, REALLY?
    Um Belenenses que trouxe o camião TIR e um FCPORTO que esteve a hibernar durante a primeira parte.
    Feliz do treinador que tem para o ataque Brahimi, Corona, Otávio, Diogo Jota e André Silva.
    E já agora infeliz também o que tem Depoitre.
    Oliver está mal? Existe sempre um João Carlos Teixeira.
    Quando me lembro que dispensamos o Sérgio Oliveira para ficarmos com o Herrera, VALHA-ME DEUS.
    Má finalização, mas é no "Dragão" que se encontra o melhor ataque do campeonato.
    O treinador do Moreirense é "homenzinho" para perder por 4 ou 5 golos.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  3. isso é bom porque os jogos sao asssim, um joga Corona e tens o 433 e notro A.Silva com o 4132 e o adversario nao sabe como parar isso nem a ideia do Nuno

    alias A.Silva foi tao importante no passe pra Danilo que o Corona para o Soares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que o AS estivesse especialmente mal. Tem de treinar a finalização. Como a equipa TODA, aliás.

      Abraço

      Eliminar
  4. É como digo... este país não é para nortenhos!

    ResponderEliminar
  5. O F.C.Porto continua inconsistente dentro e fora do campo. Mas, o que mais me preocupa é a comunicação, que dá uma no cravo e outra...
    Desta vez, vem dizer-nos que não houve erros gritantes da arbitragem. Ora essa, somos todos cegos? Houve, sim senhor, dois penaltis descarados por assinalar. O primeiro, podia ter resolvido cedo a questão. Porque escondem isso? Por termos ganho? Não é nestas alturas que se deve denunciar a fraude? Ou é só quando perdemos, numa tentativa de maquilhar resultados, exibições e comissões? Este, não é o meu F.C. Porto. ah, já agora, para quando uma explicação cabal sobre a ausência de Braimi na primeira parte da época, quiçã responsável pelo fracasso no campeonato, caso não sejamos campeões? Francisco J. Marques ou Bernardino Barros não nos saberão responder?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os penaltis são evidentes, sim. Mesmo assim, procurou o critério largo e não ligou a paragens, avisou o guarda-redes e deixou seguir o jogo muitas vezes. Foi também o primeiro a assinalar um penalti desde Luís Ferreira. Aceita-se não querer criticar quem tenta fazer uma arbitragem minimamente isenta.

      Abraço

      Eliminar
  6. É frustrante ver a equipa na 1ª parte em meio adormecimento. Uma casa bonita e um futebol de nem agradar a uma preguiça, é preciso entrar a matar em todos os jogos, mas também a não desperdiçar oportunidades de golo.
    Ainda bem que surgiu o golo de Soares, para que a equipa se sentisse mais aliviada de uma pressão que estava a ser desnecessária.
    Contra o Braga, se entramos assim, é quase fatal.

    Adormecimentos a esta altura do campeonato são proibidos.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Deixe-me apenas comentar o pouca vergonha do Setúbal, ainda agora com o rio ave fazem anti jogo. Quando é que esta pouca vergonha acaba?

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade sim senhor.

      O crime compensa! ...e podemos acrecentar o não pagamento sistemático aos jogadores, a partir de dezembro.

      Eliminar
    2. Eles até eram um clube simpático mas isto está a ultrapassar todos os limites, por mim iam para a segunda para verem o que é bom.

      Abraço
      Miguel S

      Eliminar
  8. Pouca vergonha também em Moreira de Cónegos. O árbitro encosta o Moreirense às cordas, não mostra amarelos aos coisinhos e ainda inventa faltas do nada como a que deu golo. Campeonato mais falso...

    Carlos

    ResponderEliminar
  9. acabei de ver agora o telejornal da rtp1,e como queria ver os golos do FCPORTO,mais uma vez deram os golos do sporting motociclismo e o resto?penso que nestas coisas o FCPORTO deixou-se papar por completo,e nao vale a pena o argumento que dantes tambem era assim e o PORTO ganhava,tudo tem o seu tempo e quado oiço pessoas a dizer que antigamente é que era bom,digo-lhe sempre " ó amigo porque nao continua a andar de bicicleta?"quem se atrasa mais tarde ou mais cedo paga as consequençias.exige-se uma comunicaçao diaria e forte por parte do FCPORTO.helder oliveira m.grande

    ResponderEliminar
  10. Desculpem insistir. O que vão dizer agora NES e Pinto da Costa? Vão elogiar o trabalho do árbitro do Moreirense -Benfica? Perdoada a expulsão a Luisão, o amarelo a Pizi e no último lance do jogo, um corte com o braço creio de Grimaldi,portanto um penalti por marcar, sublinho nos segundos finais do encontro. Vergonhoso. Vamos ser campeões? Não. O título está entregue. Agora, ataquem o Bruno de Carvalho e dêem beijinhos ao Benfica que, inusitadamente granjeou dois adeptos no nosso clube:o presidente caduco e o manso fora de portas e bajulador de árbitros NES.Que falta de respeito por José Maria Pedroto. Haja decoro.Acabam de me dizer que a falta que deu origem ao golo do Benfica é duvidosa. Mais esta. Os sócios e accionistas do meu clube parecem anestesiados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A falta que deu origem ao golo dos corruptos não existe. O jogador do Moreirense corta a bola, saem em contra-ataque e o ladrão do apito marca falta. Nessa altura já os corruptos deviam estar a jogar com dez desde os 30 minutos, após a entrada assassina do Luisão. Saúde. João.

      Eliminar
    2. Diz que a fifa não inova, que é conservadora... então como? regras novas (não tanto como isso): não se marcam penaltis contra a "instituissão" slb, não se expulsam jogadores da instituissão, os jogadores da instituissão podem dar pau até mais não, em caso de ataques perigosos da equipa que joga contra a instituissão marca-se falta... e por aí. Vi o jogo e é incrível como os gajos são mesquinhos, não jogam nada, equipazinha pequenina... metem nojo. E hoje nem faltou o palhaço vestido de bispo na bancada. Graças a Deus, não tenho amigos benfiquistas, cada vez desprezo mais aquela gente. Saúde. João.

      Eliminar
    3. Fernando Moura ou Fernando mouro?

      Eliminar
  11. Por motivos de saúde, não pude assistir ao jogo completo do Benfica. Contudo, na sequência do meu último comentário, devo dizer que há mais lances a merecer contestação não de um portista mas, de todos os desportistas. Apercebo-me pelos comentários que, afinal também houve falta de Mitroglou no golo do Benfica, para não falar do soco de Samaris a um adversário. Lembram-se da agressão a Teles no último jodo da Luz, perpetrada pelo mesmo Samaris e que passou em claro? Tem que haver uma reacção bastante enérgica do F.C.Porto, nem que seja para não consentir que façam dos seus sócios e simpatizantes, um bando de cegos e de lorpas.

    ResponderEliminar
  12. OLá Jorge! Aprecio particularmente o ponto "Sonecas". Resume exactamente o que penso. Falta preparação psicológica à equipa, por incrível que pareça. A maneira como entramos ontem, parecia de quem estava tranquilo no 3º lugar sem ninguém a incomodar e à espera que o campeonato acabe. Quando temos de entrar a comer a relva... nada ... népias ! Lá urgiu despoi o golo através de um lance de bola parada. Na segunda parte consolidámos a vitória. Mas mesmo assim aquela primeira parte incomodou-me e muito. Somos neste momento uma equipa temerária e que não lida bem com a pressão de estar na luta pelo campeonato. Os jogadores do Porto perante o Benfica sentem-se como inferiores e não como superiores. Os festejos da luz são sintoma de um sentimento de "underdog". É preciso acabar com isto mas se até aqui esse estigma já não foi ultrapassado, também não vai ser agora que o treinador vai conseguir solucionar isso. Resta também é saber se ele próprio não sofrerá desse sentimento. O "Porreirismo" não ganha campeonatos. Que saudades do Villas-Boas e da forma como ele cativava os jogadores. Sinceramente, não sei como o aspecto mental não é mais trabalhado. Não sei e sinceramente mete-me uma raiva do caraças. Não suporte jogadores pastelosos e receosos. É justamente a antítese do jogador à Porto. Não sei como é que vamos entrar em Braga. É um mistério. Se a equipa continua a teimar em desaparecer durante grandes períodos do jogo vamos sofrer e muito.

    ResponderEliminar
  13. Cada vez estou mais convencido que desportivamente o nosso Presidente está morto e enterrado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Fernando Amorim acho o seu comentário completamente errado e despropositado

      Eliminar
  14. JV não concordo com o meu homólogo Aires fizemos uma muito boa 2ª parte

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  15. Eu falei morto desportivamente. Como os comuns mortais que por cá ande muitos e muitos anos.
    Os jogos são todos filmados, existe a UEFA, a FIFA, tem ainda as apostas legais nos resultados e se nem assim ele consegue parar esta situação em que todos nos cagam em cima. Não sei mais o que possa dizer.

    ResponderEliminar
  16. os gajos do apito pedem policiamento, mas é de guardas prisionais que estão mais necessitados. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  17. Depois de mais uma vergonha que ontem aconteceu no jogo do clube do regime podemos deixar de pensar em ganhar o campeonato pois é impossível. Como é que Luisão não é expulso? Como é marcada aquela falta ao Moreirense que deu o golo com o fiscal de linha ali tão perto? Quem é esse cego? Só pode ser um benfiquista encapotado. Como é que o tal Neto falha aquele golo? Se calhar é da mesma maneira que o GR do Estoril lhes ofereceu um no jogo da taça e também como aquele auto golo do feirense no galinheiro em que o jogador está completamente sozinho e atira para a sua baliza . Não são coincidências a mais que deviam ser investigadas? E a agressão do Samaris vai ter o mesmo fim que a que esse caceteiro fez ao Teles? Que faz o tal Meirim do CJ que tão lesto foi a colocar-nos um processo disciplinar pelas tochas do Estoril e que não procedeu da mesma maneira nas tochas de Vila da Feira? É uma vergonha o que se está a passar. Os roubos são tão descarados que até alguns vermelhos com vergonha na cara se sentem incomodados. Perante esta constante falta de verdade desportiva alegremente branqueada por uma servil CS servida por pasquins que não são mais que a voz dono, que faz a nossa Sad? Cai no ridículo de no jogo do galinheiro o presidente vir dizer com uma grande cara de pau que tinha sido uma boa arbitragem, para não falar do cobarde do treinador que sendo atingido e podendo o clube tirar dividendos dessa agressão se cala como um rato de porão. É com esta gente acomodada e sem garra que queremos mudar este estado de coisas? Claro que não! Quem atualmente nos dirige não passa de um bando de velhos caqueticos que deviam estar na reforma à muito dando lugar a gente jovem e com genica. Não pode ser somente o Universo Porto da Bancada a desmascarar esta roubalheira é preciso haver uma posição oficial. A suprema vergonha é ter de ser o Sporting a fazer o nosso trabalho. Quanto ao campeonato....esqueçam!

    ResponderEliminar
  18. Viva Jorge!
    É verdade sim, por aquilo que se vê Pinto da Costa perdeu grande parte do seu élan reivindicativo...

    Relativamente ao post digo o seguinte:
    André Silva, muito esforçado mas algo trapalhão...
    André André, melhor a distribuir jogo que a defender. Falta-lhe capacidade de choque e velocidade de pernas para recuperar...
    Óliver Torres, tal como André André melhor a distribuir jogo do que a defender...!
    Brahimi e Corona, dois artistas da bola
    Maxi precisa de apoio quando defronta adversários rápidos...

    Há um conluio gingantesco em Portugal para beneficiar os lampiões:
    1 - Os jornalistas e comentadores benfiquistas, escamoteiam e distorcem a seu bel prazer tudo que não é conveniente para o SLB
    2 - Os juizes do apito são: condicionados, coagidos psicologicamente pela gente (dirigentes e adeptos)fanática vermelha, com receio de ir para a "JARRA", ou seja, de verem cerceada a sua carreira, actuam de modo a agradar ao Benfica...!
    3 - Mas mais, Petit o actual treinador do Moreirense ao queixar-se da arbitragem lá aceitou que foram erros humanos e por isso desculpáveis; claro está que se os ditos erros fossem a favor do FC Porto a dimensão da contestação seria outra e muito diferente...!

    Abraço portista (sócio nº2770)
    Armando Monteiro
    https://dragaoatentoiii.wordpress.com/2017/04/10/tiago-martins-o-arbitro-proveta/

    ResponderEliminar