segunda-feira, 24 de abril de 2017

Um Filme Já Visto Demasiadas Vezes

Ficaram dois penaltis por marcar do tamanho da Torre dos Clérigos. Ridículos de tão absurdos. Um sobre Otávio e outro sobre Marcano. Qual deles o mais ostensivo. Rui Costa estava ali. Viu. Não fez rigorosa e absolutamente nada! Teve uma dualidade de critérios aberrante. E tudo isto se repete.

Está contado, então, o jogo? Nem pensar! Não jogamos NADA! Mas esta frase não se reduz ao jogo de ontem! É uma simples e clara constatação transversal! Fico atónito, do meu lugar que tanto amo, ao ver todas as equipas chegarem ao Dragão com ideias concretas, ligações a meio campo e simplicidade de processos nos contra-ataques.

Que vejo eu do FC Porto? Uma ideia defensiva - do Danilo para trás! - forte. Ponto final, parágrafo. Mas suspeito - e vamos ver agora a seguir, em Chaves - que é assente em dois bravos homens que não estarão, seguramente, cá para o ano, Danilo e Felipe, e num terceiro que vai ser, aposto, um daqueles nomes que estará ligado à História do FC Porto - Ivan Marcano. 

Dali para a frente - zero! Não há ligação do meio campo, é absolutamente aterrador como, ora se atropelam Óliver e André, ora parecem duas luas de um qualquer planeta em órbitas difusas! É espantoso como Soares e André Silva vão às mesmas bolas nos mesmos sítios e conseguem atropelar-se e tirar o golo um ao outro! E Jota está tão confuso quanto eu sobre o que fazer!

O que sobra? As laterais e os cruzamentos. Sempre da mesma forma. Sempre, de tal maneira que já todos, de olhos fechados, sabemos o que vai acontecer. É difícil parar isso? Nem pensar!

E os 150 327 cantos? Sempre marcados do género "bola lá pro meio e aqui vai alho"? Onde Marcano choca com Filipe, e Danilo está lá a estorvar muito mais do que acertar?

Tudo isto tem um nome: Nuno Espírito Santo. Durante um tempo iludiu-me. Não ilude mais. Após a chegada de Soares, marcou-se e jogou-se porque temos bons jogadores que já todos, sem excepção, fizeram jogos extraordinários de Brasão Abençoado ao peito! Já todos os que ontem jogaram, marcaram belos golos, já a grande maioria foi o melhor em campo,

O que é constante? A cara de pânico e o vazio de ideias de um one trick pony chamado NES. O senhor #somosporto. Que se contentou com a "fortaleza" e a "ideia defensiva". Só que agora, na hora da verdade, quando os jogadores estão cansados e perdidos, era preciso uma voz forte! E essa não existe. Nem nunca existiu!

NES não se pode queixar de nada: teve um apoio do Dragão como eu nunca vi - nem Mourinho ou Villas-Boas o tiveram assim! - teve o respaldo de um ataque aos nossos adversários de fora de campo ímpar nos últimos anos - e que espero que continue! - teve uma onda azul e levá-lo em ombros e a dar-lhe a tolerância e paciência que não tiveram com mais ninguém!

Que fez ele com isto tudo? Deitou fora! Durante meses Francisco Marques, Bernardino Barros, José Cruz, Cândido Costa, Paulo Miguel Castro, José Fernando Rio e Rui Cerqueira foram falando de casos absurdos que mereceram zero de defesa por parte do nosso treinador! Vir agora falar de arbitragens, quando já é seguro, quando já não aleija e já não é senão patético? Uma vergonha! Então e pós Chaves, na Taça? E pós Alvalade? E nas outras 29 jornadas!? Agora é tarde! E eu sei que não é sincero! 

A responsabilidade da escolha do treinador é de uma só pessoa - o Presidente Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. Por muito Polvo que haja, não há, pelo menos, desde 2010? E não ganhamos por causa do Polvo? Acho muito bem que se combata o Polvo, mas é preciso também que se perceba uma verdade de La Palice: não é qualquer "macaco" que treina o Futebol Clube do Porto! Há que saber, ter provas dadas, perfil RAÇUDO!  Além disso, é bom que os corpos directivos entendam também, de uma vez por todas: aos adeptos, não interessa nada pela mão de quem venha um treinador de qualidade, essa deverá ser a PRINCIPAL condição para treinar o FC Porto! E, desde já assumo: a mim não me interessa nada se os outros são tetra ou penta ou hexa ou hepta. Interessa-me ter uma equipa competitiva, que ganhe e que nunca vire a cara à luta. Se for preciso tempo, que se assuma! Se for preciso perder para depois ganhar, que se assuma! Há quem tenha estado 19 anos sem ganhar nada! E não deixaram de ser Portistas!

Se estamos contra tudo e contra todos, temos de ir de faca de mato nos dentes, temos de ter um treinador que incuta esse espírito nos jogadores, e temos deixar de querer ser agradáveis! Essa é uma realidade que nunca existirá! E, já agora, Presidente: o Norte está-se a cagar para nós! Há muito que se vendeu à capital! Concentremos-nos em nós, que já não é pouco! Tem a palavra o senhor Presidente!

60 comentários:

  1. Caro Jorge Vassalo,

    Que frustração. Apesar dos sinais, acreditei sempre. Até ontem. Quem não ganha ao Setúbal e ao Feirense em casa, não merece ser campeão. Bem sei que os senhores do apito são curtos de olhos em algumas situações, mas isso não justifica darmos sempre a primeira parte aos adversários. O que andava o Soares a fazer ontem nas linhas. O homem é extremo? E o André Silva? E o Oliver nem parece o mesmo. O que me preocupa é que vamos ter de vender jogadores (os melhores, claro está), vamos ficar sem o nosso guarda-redes (o Casillas deve estar farto disto) e, se bem conheço o nosso Presidente dos últimos anos, vamos insistir no NES. Para a próxima época, ano zero outra vez.
    Quem te ama nunca te abandona, mas que isto está difícil de digerir lá isso está.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... se o Presente insistir no NES... só prova que o orgulho e a teimosia estão acima do que é importante.

      Eliminar
  2. Dirigente portista morre no Dragão

    Um dirigente do FC Porto morreu, anteontem à tarde, no interior das instalações do clube azul e branco, no Estádio do Dragão. Mesquita Alves era director da Porto Comercial – empresa que integra o grupo portista – e foi encontrado prostrado, após um tiro de revólver. Não terá havido intervenções de terceiros.
    Chamada foi também a Polícia Judiciária do Porto, que não encontrou indícios de crime, mas a autópsia será determinante para se conhecer com exactidão o que aconteceu.

    http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/dirigente-portista-morre-no-dragao


    Luís Filipe Vieira Julgado E Condenado Por Roubo

    O presidente do Sport Lisboa e Benfica tem no seu currículo uma passagem pelo Tribunal da Boa-Hora em Lisboa, onde foi julgado e condenado por roubo. Na altura e sem o protagonismo de hoje no mundo do futebol, o actual presidente movia-se no mundo obscuro do crime, tendo sido iniciada na PJ uma investigação relativamente ao tráfico de estupefacientes.

    Se relativamente ao tráfico de droga não surgiram as evidências necessárias para o acusar e julgar já quanto ao crime de roubo foi efectivamente julgado e condenado pelo Tribunal da Boa-Hora em Julho de 1993 com uma pena de 20 meses de prisão.

    No acordão divulgado pelo 3.º Juízo Criminal de Lisboa, o Juiz-Presidente, Afonso Henrique Cabral Ferreira refere com algum humor e ironia à mistura:

    «esta história é digna da sétima arte»

    E destaca no mesmo acordão:

    «o Sr. Luís Filipe Ferreira Vieira foi o único que não se declarou arrependido pelo crime cometido»

    No mesmo período surgiu inexplicavelmente um homem morto nas instalações da empresa de Luís Filipe Vieira. Crime para o qual não se encontrou explicação, nem se conseguiu descobrir o responsável pelo sucedido. Um mistério..

    https://arquivodabola.wordpress.com/2010/10/10/luis-filipe-vieira-julgado-e-condenado-por-roubo/

    ResponderEliminar
  3. É, basicamente, é isto. Mas no final tem de haver consequências. Ou para o ano será mais do mesmo

    ResponderEliminar
  4. Gostava de dizer "Obrigado e até para o ano", mas se a SAD continuar silenciosa e se o treinador continuar a ser o NES ou outro frouxo que não defende nem o clube, nem é capaz de treinar a equipa, cheira-me que vai ser até ao final do mandato desta direcção...
    Enfim, disse no inicio da época que não me revia nesta direcção e nesta forma de estar e agora, mais uma vez, ficou demonstrado os resultados disso mesmo.
    A verdade é que não fossem as 7 (?) vitórias consecutivas que tivemos no campeonato e já tinhamos largado o titulo antes da páscoa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A chamada "tesão de mijo", está visto...

      Abraço

      Eliminar
    2. Enganou muita gente, mas o Soares não durou para sempre, nem o NES foi capaz de não mexer no que funciona.
      Bem, verdade seja dita, será ele a 1 mês do fim da época ser capaz de definir a melhor táctica e o melhor 11 do FC Porto?

      Eliminar
  5. Conhecem aquele filme - Groundhog Day (O Feitiço do Tempo) - em que o personagem principal fica condenado a viver um mesmo dia vezes sem conta?

    (http://c.mlcdn.com.br/1500x1500/blu-ray-feitico-do-tempo-edicao-especial-15-aniversariosony-912843600.jpg)

    Ora, da nossa "check-list" do jogo de Braga, desta vez só terá mesmo faltado os protestos de Luís Gonçalves e apenas por tal ser completamente impossível.

    Portanto, utilizando a mesmíssima lista da semana passada como "modelo" para a crónica deste jogo de hoje, foi assim esta noite (depois de mais uma entrada a dormir, claro está):

    - Lances com faltas assinaladas ao contrário, em nosso prejuízo? Sim, hoje também aconteceram. Principalmente quando o Otávio era travado e o árbitro apitava falta atacante.

    - Más decisões nossas, na grande área adversária, com muita precipitação mas também algum egoísmo à mistura, facilitando assim a vida à defensiva adversária? Sim, mas com menos egoísmo hoje, saliente-se. Acontece, com alguma frequência, é haver um ou outro jogador com receio de rematar.

    - Metade dos cruzamentos mal tirados, ora por serem contra os adversários ora por irem directamente para fora? Sim, alguns jogadores nossos não sabem, pura e simplesmente, cruzar. E temos nós o Layun no banco...

    - Alex Telles a imaginar que sabe marcar livres directos? Certo. Mais um livre perigoso completamente desperdiçado pelo nosso lateral brasileiro

    - Pelo menos um penalty, da praxe, não marcado a nosso favor? Confirmadíssimo. Hoje foram dois.
    No primeiro (sobre Otávio) o árbitro está em cima do lance e no segundo (sobre o Marcano) não pode sequer ser alegado que existia uma amalgama de jogadores. O agarrão acontece no preciso local em que a bola se dirige. O árbitro tem que estar, obrigatoriamente, a olhar para ali.

    - Oportunidades de golo oferecidas ao adversário? Poucas hoje, mas existiram um ou dois lances, na nossa área, a provocar calafrios. Nunca nos acontece uma noite "limpa", neste aspecto.

    - Jogadores nossos metidos em confusões, que apenas distraem e jogam a favor da perda de tempo do nosso adversário? Poucas hoje. Também o Feirense não queimou tanto tempo como o Setúbal, apesar de o terem tentado, aqui e ali.

    - Minutos a esgotarem-se, muito rapidamente, e poucas oportunidades reais para tanto domínio? Sim, foram 24 remates no total, mas quantos deles levaram realmente perigo?

    - Adversário a dar tudo por tudo, de forma pouco habitual, como se de uma final europeia se tratasse? Disto houve mesmo muito, mais uma vez. Estejam atentos aos próximos resultados do Feirense. O "gigante" Braga levou 3 nesta jornada, certo?

    - Substituições do "arco da velha", do género de ficarmos a jogar igual ou mesmo pior do que antes das mesmas? Bem, hoje tivemos o regresso do inefável Herrera. E por onde andava este desequilibrador, Rui Pedro, que tanta falta nos faz na área, neste tipo de jogos, estranhamente ausente das opções de NES desde aquele golo contra o Braga? E que tal um pensador como o Ótavio de início, já agora? Seria pedir muito?

    E quanto à última alínea - protestos no fim do jogo - como desta vez não havia Luís Gonçalves, o resto da multidão presente no estádio (dirigentes, equipa técnica, jogadores e adeptos) já nem sequer sabe muito bem como reagir a estas coisas.

    O texto acima é do blog Reflexão Portista, onde concordo com tudo, e na minha opinião, falta 1 item na check-list: a exibição da época do GR adversário. Ontem foi um tal vaná, como já foram marafonas, fachinis, salins e tantos outros que, contra outros dão frangos monumentais, contra nós defendem o possível, o impossível e mais alguma coisa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso, não é? Há por aí muito... incentivo...

      Abraço

      Eliminar
  6. Caro Jorge Vassalo,

    Falem-me do polvo, falem-me de mais 1 ou 2 penalidades perdoadas, falem do que quiserem. A verdade nua e crua é que não temos treinador. A equipa não tem qualquer rotina de ataque. Não há mecanismos, não há desmarcações, passes de rutura ou simples entradas dos médios em velocidade. NES é um erro tremendo de casting. Um treinador de TV. Quando temos bola todos os jogadores estão parados. Não há qualquer dinâmica.
    Nada a dizer na atitude. Nada a dizer no esforço mas só isso não ganha. Se há equipa que precisa de orientação é a do FCP e não tem. O grande adversário do FCP é o próprio FCP.

    A cereja em cima do bolo foi NES tentar falar da arbitragem no final. É que nem isso sabe. É contra natura.

    A ilusão é uma coisa lixada!!!

    RAOC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ontem a ver o jogo estava mesmo a pensar na falta de dinâmica que a equipa mostra ofensivamente, não comparo com outras equipas em PT, mas sim lá fora, é muito grande essa diferença...
      E desde há uns 4,5 jogos a esta parte que os jogadores do meio campo acusam a pressão, se Danilo ainda disfarça com empenho, ja a qualidade de Oliver caiu a pique e como o André não muda de intensidade...
      E ontem sem os 2 alas, ainda pior, foi um sem fim de cruzamentos dos laterais para a molhada a espera que alguém finalizasse com qualidade.
      Falta treino para os movimentos ofensivos, e alguém que decida jogos na marcação de livres frontais.

      Mas sem jogo interior de qualidade fica difícil existir finalização com eficacia, e este é um ponto chave dos últimos jogos do FCP, e que o NES não resolveu...

      Abraço

      Eliminar
    2. Já viste a distância entre o meio campo e a baliza?

      E quem é que definiu aquilo assim?

      Abraço

      Eliminar
  7. Se calhar discordo da grande maioria aqui quando digo que o jogo de ontem não foi daqueles do "demos-lhes 45 minutos de avanço". Pelo contrário, julgo que entrámos com o ritmo e intensidade necessários para as circunstâncias, encontrámos uma boa equipa - não me pareceram tanto autocarro (até àquele aperto na fase final), mas mais uma equipa que ocupou bem os espaços de forma "honrosa" e se organizava bem na resposta em ataque, apesar da falta de argumentos - e chegámos a um bom golo com naturalidade, embora em fora-de-jogo. Na segunda parte apertámos mais com os gajos, fizemos uma substituição sem demoras que me pareceu funcionar bem (Óli <-> Ota) e não conseguimos marcar 3 ou 4 por impossibilidade espacial - se a bola passava pelo aglomerado de pernas na área, havia 2 ou 3 defesas do guarda-redes "de mala cheia" (se é que me entendem). Em suma, apesar de falta de ideias do modelo e estratégia (já vem de trás e não será agora que mudará), este foi daqueles jogos em que passaríamos a noite toda a rematar para o boneco. Há sempre um por época.
    Deixo passar o penalty por agarrão na camisola do Marcano como erro humano porque o árbitro também me pareceu permissivo para com ambos os lados (acho que o André A. e o Felipe tiveram alguma sorte). No entanto, é mais um lance capital por marcar, daqueles que para o benfica não passam em claro e decidem jogos igualmente difíceis (e vocês chamam-lhe estrelinha), como foi no Estoril, ou até mesmo nas últimas deslocações deles, com golos de livre directo em faltas que não existem. Curiosamente, esses 3 lances valem 4 pontos...
    O único odor a polvo que eu vou referir sobre este jogo é o facto de o seu resultado (e o do próximo) estar adulterado à partida pela aplicação de um castigo mentiroso a um jogador, cuja argumentação parece saída do manifesto de candidatura da Le Pen. Ninguém garante que o resultado seria o mesmo se Brahimi estivesse disponível para convocatória (até podia mesmo marcar um auto-golo, não importa), pese embora a probabilidade disso acontecer. É um jogador com possibilidade de ter influência num resultado deixado de fora por razões cefalópodes.
    É triste ainda estarmos a dar luta (porque estamos) numa batalha que já quase todos damos como perdida. É muito triste sentir que não merecemos com jogos e resultados como este e, olhando para cima, vermos que o "outro" ainda merece menos....

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas quem tem de interessar somos nos....

      Abraço

      Eliminar
    2. Verdade, e essa parte foi uma alínea mais secundária da minha ideia principal.

      Aproveito para acrescentar, num outro parâmetro de discussão... Não acho o Nuno um tipo com muito e bom futebol, mas será o mais indicado baralhar/partir/dar no início de uma nova época e voltar a começar do 0, no caso de falharmos completamente na presente?
      Sinceramente, ou o nosso clube "estoura" com os cofres num tipo que dê garantias de rápido regresso aos títulos (odeio entrar em nomeação de pessoas, mas teria de ser um perfil do género do do L. Jardim antes de chegar a este pico, que o terá tornado inacessível a clubes ao nível do nosso, digo eu), ou o NES tem que continuar. Se continuar com esta união de balneário (que poderá sofrer repercussões dependendo dos resultados finais), for provido de peças que lhe permitam fazer upgrade e experimentar melhor as suas ideias e, essencialmente, se renovar, adaptar e consolidar melhor as suas ideias de jogo, tem de ser opção.

      Não queria ser o Presidente com estas preocupações nem quero entrar em discussões com ninguém no caso de soar um seguidor do NES - reitero, como técnico de futebol, as suas ideias (ainda?) não me agradam. E, já agora, adoro os recordes do nosso clube, adoro a sua unicidade, e odiava ter de deixar a velha cantiga do "Toda a gente tenta [...]"...

      Fábio Pinto da Costa

      Eliminar
    3. E o fair play financeiro? Uma equipa que tem que encaixar 100M € em vendas de jogadores e baixar consideravelmente a massa salarial, como é que vai reestruturar o plantel e aumentar a qualidade?

      Eliminar
  8. O Sérgio Conceição...já assinou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge não me leve a mal mas até gostava de ver Sergio a treinar o Porto, mas julgo que também não fosse suficiente.

      Se me perguntar qual o ideal? vou ser muito sincero não faço a mínima...Mas uma coisa agora ninguém me tira a comichão...o que teria Lopetegui feito com todos este apoio de adeptos e direcção ...ai esta o André Silva que muitos assobiaram por não entrar quando chegamos a primeiro lugar...sinceramente sinto me desgastado e muito desiludido...

      Eliminar
  9. concordo com o Jorge e partilho da mesmoa frustracao, mas os tais dois penaltys fazem toda a diferenca.
    digo isto pq ha ai uma equipa q lidera o campeonato que nao joga bolha mas qdo tem penaltys identicos, sao logo marcados, e ai faz a diferenca.
    nao desculpa a equipa nao jogar nada, mas sabendo que comecamos o jogo com o campo inclinado contra nos, deviamos jogar 2 vezes mais.
    manu365

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Eu concordo, evidentemente. Mas digo é que, infelizmente, não é novidade nenhuma.

      Abraço

      Eliminar
  10. Se depende-se de mim dispensava NES e contratava Pedro Martins. Estou certo que este último não desperdiçava jogadores como João Teixeira, Nabil Ghilas, Rafa Soares, Gonçalo Paciência, Sérgio Oliveira, Ricardo Pereira, Hernâni e Marega.
    Já agora deixem o JJ em paz no "clube cardinal". Tantos milhões investidos para ganhar bola, NÃO OBRIGADO.
    Mas embora NES não seja "grande espingarda" não é o culpado de tudo que vai de mal no futebol do "DRAGÃO".
    Eu faço esta pergunta, um Presidente que decide contratar Pablo Osvaldo, Adrián López, Depoitre, Herrera em vez de Lima, Jona, Mitroglou, Jimenez, Pizzi, Slimani e Bas Dost, que é "engazopado" pelo A. Salvador nas contratações de Assis e Rodrigo Battaglia e que deixa o CLUBE acumular uma dívida COLOSSAL, não se devia demitir?
    Lembram-se quando o actual treinador assumiu funções só tinha um avançado, André Silva e dois centrais (hoje tem apenas três). O NOSSO plantel é RIDICULAMENTE CURTO.
    De facto o "AZUL E BRANCO" tem bons jogadores, não duvidem. Mas o plantel é MUITO jovem (Rui Pedro 19 anos, Rúben Neves 20 anos, Diogo Jota 20 anos, André Silva 21 anos, Otávio 22 anos e Óliver Torres 22 anos).
    Finalmente temos um campeonato dominado, por uma "porta 18" para lá de f@lida, pelos "c@labotes" por uma justiça desportiva de "tret@" e onde um adepto é passado a "ferro" sem que ninguém rasgue as vestes, pois está "convenientemente" ocupada a chorar "lágrimas de crocodilo" pela Chapecoense.
    O FCPORTO é dos PORTISTAS, estejam eles no Norte, Centro, Sul, Ilhas ou na Diáspora da EMIGRAÇÃO.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis do Lito Vidigal, NES, Sérgio Conceição, Pedro Martins e Pedro Emanuel.
      O ex-actual treinador do F. C. do Porto, quando tomou posse tinha: André Silva, Aboubakar, Marega, Suk, Rui Pedro, Gonçalo Paciència, Hernani, Ivo, O Drogba da Caparica, que transformou em defesa direito.....ó homem, o artista tinha mais jogadores que os pastorinhos, milagres. Tenha dó.

      Eliminar
    2. Não fale por favor em espanhol quem me vem à lembrança o "ilusionista". LOL

      Abraço

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
    3. Deu-se uma oportunidade a NES para provar o seu valor. Ele infelizmente falhou, venha outro.

      Abraço

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
    4. Pá desculpem lá, mas o Luís falou e falou muito bem. O porto é dos portistas e esses estão em todos os cantos!

      Eliminar
    5. Lol, bem visto.
      Poca ilusión ahora. ;)
      Abraço

      Eliminar
  11. pois e eu nao suo bruxo. A equipa nao tem jogo, ninguem sabe cruzar, ninguem sabe marcar livres, ninguem sabe chutar de longe, poucos tem intensidade , agressividade e velocidade. Oliver nao vale 20M nem pensar, sem espaco nao joga, andre2 o mesmo depois sao lentos e nada agressivos, nao aparece uma jogada com principio meio e fim, a equipa esta desorganizada. OU LEVANTAM A CABECA OU NEM EM SEGUNDO FICAMos, o treinador deve sair , nao serve mesmo, nao entende o futebol esta agarrado a ideias npara equipas de meio da tabela, depois um defeito enraizado ja na formacao e equipa B, jogadores fracos fisicamente, de passesinhos, pouco intensos, quem viu o benfica B/porto B percebe que provavelmente nenhum jogador daqueles jogara um dia na equipa A ou ate na I liga portuguesa, os jun A tem valores muito bons mas a orienta;ao tecnica tornou a equipa num faz de conta. As coisas nao estao bem de cima abaixo, NUNCA O CAMPEONATO FOI TAO FACIL DE GANHAR, NUNCA mesmo contra o polvo e os arbitros, a falta de estofo , agressividade, intesidade, velocidade e impressionante, quando nao se consegue ganhar ao setubal que perde com todos e ao feirense em casa ganha se a quem afinal? Obvio que estou desiludido, triste, desmoralizado MAS A EQUIPA NAO JOGA, NAO CRIA, E FACILIMA DE ANULAR, O TREINADOR NAO SABE MAIS E SINCERAMENTE NAO SEI COMO SERAO OS TREINOS, SERA QUE SE TREINAM BOLAS PARADAS? LIVRES? a jogar em casa em jogos de tudo ou nada, para que precisamos de 3 centrais?? nao chegam 2 (danilo, filipe, marcano um deles deveria ter saido), oliver nao sabe rematar a baliza, andre2 idem, alias ninguem sabe mas temos o rneves no banco, jota sem espa;o e quase zero, PARA SERMOS A MELHOR DEFESA SACRIFICAMOS TUDO, nao pode ser.

    ResponderEliminar
  12. Caro Jorge Vassalo,
    Excelente, porque verdadeiro e de acordo com o que sentimos, o seu comentário.
    Jamais me esquecerei do seu último parágrafo," a nudez crua da verdade".
    Aprendi de pequeno que "quanto mais um gajo se baixa, mais se lhe vê o cú!" e as consequências estão à vista.
    Cada vez que defrontamos as chamadas equipas do Norte, vimo-las cheias de estímulos de toda a ordem. O comportamento dos seus jogadores é diferente. Sentem-se como peixe na água. É só dar paulada e levantar os braços e tudo está bem. Sabem ao que vão e como podem ir. Isso é-lhes dito, só assim se entende o à vontade, ditado pela prometida impunidade.
    Das chamadas equipas do Norte que defrontamos esta época com lisura e fair play, foram os jogos com o Vitória de Guimarães. As restantes foi um fartar vilanagem. Ficamos a conhecer gente do tipo, Pedro Santos, Talocha e outros Kickboxer Vengeance, nomeadamente em Chaves.
    Faça-se jus à frase "Contra tudo e contra todos". Mas todos mesmo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Filme já visto anteriormente. Entrada a dormir, primeiro remate aos 32',Soares a descair para uma das faixas e o pseudo treinador sem saber o que fazer. Oliver um zero, André Silva a nulidade habitual. Bolas paradas são fundamentais no futebol actual e nós com tantos cantos a favor não conseguimos criar perigo em nenhum deles. Não há uma jogada estudada e tudo é sempre marcado da mesma maneira lá pra molhada e fé em Deus. Livres directos à entrada da área são meio golo mas não temos ninguém que os saiba marcar, ou vão sem força para a mão do guarda-redes ou então são marcados tipo rugby. Pergunto:Que fazem nos treinos?
    Não há fio de jogo e do meio campo para a frente a confusão é total pois ninguém sabe o que fazer. Como não podia deixar de ser mesmo sendo nós uma nulidade sem estofo de campeão tínhamos ganho a uma fraca equipa como o Feirense se o ladrão do árbitro tivesse marcado pelo menos uma das duas penalidades que existiram. Ve-se nas imagens que ele estava bem colocado e só não marcou porque não quis e isso tem um nome: desonestidade! Este campeonato é decidido por quem devia zelar pela igualdade dos competidores mas que está condicionado pelo imenso poder do polvo.Uma vergonha que devia chegar ao conhecimento da UEFA.
    Conclusão o campeonato só em sonhos! Responsáveis: o principal o já caduco presidente que tem a lata de no galinheiro depois de termos sido roubados vir dizer que a arbitragem fora boa. Depois é ele também o responsável da escolha deste treinador para fazer o jeito ao seu amigo JM que só nos espeta a faca nas costas. O outro responsável é o autêntico NEScio que nos dirige que tem tanto de treinador como eu. A solução é só uma: no final da época correr com este incompetente e no final do mandato correr com esta Sad! Atualmente nós não Somos Porto, somos é uma VERGONHA!

    ResponderEliminar
  14. Estou de acordo com tudo. Com tudo! Mas a questão é: vai mais um à sua vidinha e venha outro. Que imagem e mensagem estamos a passar? Que credibilidade tem um clube com uma estrutura alegadamente super profissional mudar o treinador ano após ano? Projecto (?) após projecto? Mas pior que tudo: quem quer neste momento arriscar treinar o Porto?! E que treinador pode ser garante de vitórias. Corremos o risco de entrar numa espiral (se é que já não entrámos) de que nos pode custar muito sair. Caro amigo Jorge, estivesse nas suas mãos e que treinador quereria? E acha que esse treinador quereria vir?? Jardim tornou-se inalcançável, Marco Silva está quase a tornar-se... e pensar que o tivemos na mão por esta altura o ano passado. Não sei o que diga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me cabe a mim escolher um treinador. Nem sei qual é o orçamento para ele. Digo, sim, que quem quer que venha vai ter a protecção de um FC Porto mais interventido, e tem de ser alguém com eles no sítio!

      De uma vez por todas, remar todos para o mesmo lado!

      Abraço

      Eliminar
  15. Meus caros, atacam os médios - e claro, mais o estrangeiro que não é filho do André - mas a verdade é que eles não se chegam à área (o Óliver ainda mais atrás está) por vontade de alguém. Vamos ver como jogam com um treinador a sério!

    Mas já estou fartinho da conversa da cartilha, pá! Vendam o gajo! Ou pensam que não estava lá escrito, que ele era muito caro e vamos bater? Quanto custa o Rafa Silva, esse superior jogador?! Juizo! Chega de dar tiros nos pés!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atacam os estrangeiros Herrera, Depoitre e Corona, porque os rebanhos são mesmo assim. Seguem os vendedores de banha da cobra.

      Eliminar
    2. Já cá faltava o obcecado-mor! Não critiquei NENHUM destes jogadores.

      Incrível, essa doença que te faz ver escrito o que lá não está.

      Eliminar
  16. Quais as expectativas iniciais para esta época?
    O Porto tinha acabado, o fim da hegemonia, a morte de JNPC, sem dinheiro para mandar cantar um cego, enfim, iriamos lutar com o Benfica do Norte pelo terceiro lugar.
    Pois, neste Abril de 2017, continuamos na luta, cada vez mais difícil pelo titulo.
    O que nos falta? Além de Adversários a desbloquear em jogos, marcando na própria, árbitros minimamente independentes. E como é complicado, jogo após jogo, a equipa sentir que quem manda no Futebol tudo faz para derrotar a equipa.
    E não me venham com a história que os jogadores de antigamente é que eram coisa e tal. O mundo é outro. Quantos anos de clube tem o jogador com mais anos de casa? E nem falo dos da formação. Uma equipa super jovem que na primeira parte da época teve o ataque entregue a miúdos.
    Penso que com Soares deveria ter vindo um jogador com um perfil tipo Lucho pois creio que teria provocado o mesmo efeito que provocou o seu regresso.
    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucho é Lucho... mas concordo, um líder faz falta.

      Abraço

      Eliminar
  17. Eu defendi muito NES, mas isto agora chegou a um ponto em que nao da para defender mais!
    No inicio do campeonato vi um NES a consolidar a defesa, coisa que nao tinhamos com Lopetegui, depois vi a equipa a crescer defensivamente, o proximo passo era consolidar o meio campo e ataque, mas infelizmente o bom trabalho de NEs parou aí!
    Fica na imagem desta equipa uma defesa muito boa e o resto completamente á deriva sem ordem nem nexo, nao sei se por falta de jogadores para a ideia que NES pretende ou por falta de entendimento com o plantel, mas claro que um bom treinador desenrasca com o que tem e ha qualidade no nosso plantel!
    Chegamos agora quase ao fim e nota-se que nao ha mais margem para NES com esta equipa, que nao se cometa o erro de continuar com este treinador se nao for para investir forte no plantel, caso contrario contrate-se outro treinador que dê continuidade ao que de bom este treinador fez e que lhe acrescente algo mais!
    Que nao se caia no erro de continuar com NEs sem reforcar decentemente o plantel, caso contrario vamos ter mais um ano sem ganhar nada, vai se repetir outra segunda epoca "a la lopetegui", com o treinador no fio da navalha e com o dilema de despedir um treinador com a epoca a decorrer!
    Dragonite

    ResponderEliminar
  18. Caro Jorge,

    O Polvo conseguiu o que queria. Tirou-nos o melhor jogador na fase decisiva da época. Brahimi cirurgicamente afastado. Enquanto não debelarmos este cancro no futebol, vai ser dificil ganhar. O resto é conversa. Não temos jogado bem é verdade. Mas já não me lembro de um jogo em que não tenhamos 2 ou mais penaltis por assinalar a nossa favor. E faltas óbvias, com os arbitros a olhar pra la como foi ontem o rui costa. Estava a olhar, viu que era penalti mas nao marcou. Enquanto isto assim continuar, desenganem-se...
    Até me custa dizer isto porque sou um optimista por natureza. Mas há ali uma bloqueio qualquer. Estas coisas não são por acaso. Os arbitros estão claramente a fazer de propósito. Mas se isto é impossível de contrariar avisem. Porque assim a malta escusa de ver os jogos. Digam logo que é por "x" anos. A partir dessa data passamos outra vez a ver os jogos.Não vale a pena andarmos a fingir que está tudo bem, que no futebol ganha o melhor e depois em cada jogo que vejo é uma roubalheira descarada contra nós e nos jogos dos vermelhos nunca passa nada. Que merda de país foda-se !

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é o Polvo? O Nuno Espirito Santo? Foi ele que nos tirou o nosso melhor jogador durante grande parte da época. Até queria despachá-lo para bem longe, ou a memória já falta a muita gente?

      Eliminar
    2. É um campeonato da treta...

      Que mesmo assim deveríamos ter ganho.

      Abraço

      Eliminar
    3. Boa tarde

      Concordo em relação aos arbitros, mas essa alteração tem de partir do Presidente do nosso clube e se ele não quiser, então que delegue poderes ao vice para o futebol.
      Eu preferia que fosse ele a dar a cara, mas como ele já não está para se chatear há uns bons 6, 7 anos, duvido que tal aconteça...

      Repare-se, nos ultimos 4 anos, desde que Vitor Pereira saiu, O presidente não defende o clube como o fazia antes, nem mesmo com o Porto Canal isso acontecia, passou P.Fonseca, L.Castro, J.Lopetegui, J.Peseiro e agora NES, ...
      destes todos foi NES quem teve o maior suporte do FCPorto a defende-lo, nos outros anos foi o silêncio total, e mesmo esta defesa foi só a partir do meio da epoca com o programa Universo Porto de bancada, mas que é apenas uma gota de agua neste mar vermelho instalado desde que LFVieira conseguiu meter os seus homens a mandar em tudo o que é futebol, ...
      E isso tudo com a complacência do FCPORTO.

      Virar isto agora vai ser mais dificil, mas sera mais dificil quanto mais titulos eles ganharem, portanto é criar-se uma estrutura para tentar virar a mesa, isto não pode continuar para sempre.

      Acho que até deveria por parte do FCPorto ser feita uma exposição á uefa, á comissão de arbitros para denunciar o que se passa cá.

      E se possivel utilizar os ex-jogadores do fcp noutros clubes grandes da Europa para denunciarem a situação, ou até o Iker Casillas se poderia aproveitar.

      É preciso é fazer algo real, concreto, com impacto, porque se não fizermos nada, só voltaremos a ganhar quando tivermos uma super equipa que aguente estas provocações todas por parte dos arbitros...

      Abraço

      Eliminar
    4. Anónimo24 de abril de 2017 às 19:50

      Quem e o polvo? vives aonde ? na lua?

      Epa liga a televisao em qualquer canal tuga que nao o Porto Canal e ves de que falo. Simples de perceber.

      Eliminar
  19. Se a equipa está desorganizada é difícil para qualquer jogador render, especialmente os médios. Também não percebo as críticas aos jogadores. Se estão a jogar abaixo do seu potencial só pode haver um culpado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Tão complicado entender? Mas não faz mal, pró ano os dois vão jogar muito bem e depois...muda tudo outra vez.

      Abraço

      Eliminar
  20. O filho do sr PC continua lá, certo? Portanto continuem com a conversa dos árbitros e não abram os olhos. Não abram os olhos para o facto cada vez mais dificil de justificar que em 4 anos não ganhas absolutamente nada!
    Em relação a arbitragem tem de haver actos e não palavras, já estou farto de queixas. O FC Porto que tome atitudes, porque não ameaçar que boicota a taça de Portugal e porque não, o campeonato? Vamos competir para uma outra liga! Seja o que for, agora com palavras não vamos lá!
    Em relação ao NES, por favor, outra vez a conversa do treinador não!!!! É que sofremos de memória de curto prazo, só pode! Já em quantos treinadores já vamos? Já lhes perdi a conta! E com o sporting, o cemitério dos treinadores ou com o próprio SLB quando nada ganhava...
    Façam a voçês mesmos uma pergunta simples: quem é o louco que quer treinador o Porto neste estado? Que sabe que com sorte, aguenta 6 meses e com muita sorte, aguenta um ano ?? O Porto tornou-se nisto?
    A culpa é também dos adeptos, porque a pressão atingiu níveis de irracionalidade! Deve ser tremendamente dificil treinar o clube assim! E quando o Jorge fala de tempo, que pode ser preciso tempo, a sério!? E há um ano atrás já não era evidente que era preciso? E há dois? Mas no futebol isso é uma utopia, os adeptos não dão tempo!!
    O NES já se percebeu e já se sabia antes de vir, tem limitações! E atribuir a tarefa monstruosa a um miúdo André Silva, para ser o Van Basten, foi de génio!! Se olharmos para os atacantes que o Porto tem, encontras miúdos, só escapa o Soares e este só veio em Janeiro e não é nada por aí além. Há muita verdura no plantel do Porto, e este ano nos momentos decisivos o Porto não conseguiu ter calma, ter cabeça, ter juízo...Digam-me um único jogador que possa ter essas características que são extremamente importantes quando a bola queima nos pés.
    E quando se pensa que há um ano atrás não tinhas defesas nem avançados (deixaram a equipa chegar a esse estado), a culpa não é só do treinador!
    O problema do Porto não é um problema de treinador, porque se o fosse, era preciso ter muito mas muito azar, para que em 4 anos não houvesse um único que conseguisse trazer um caneco para casa. O problema do Porto se calhar passa por quem o dirige, e as opções que tem feito nos últimos anos, que deixaram que se perdesse referências! Que achou que era possivel fazer um reset e teve a brilhante ideia de trazer Lopetegui, como se fosse possivel transfornar o Porto num Barcelona! O Porto gastou milhões para absolutamente nada!! Que tremendo erro do PC!!!!
    E claro, perdemos o comboio. Agora é muito mas muito dificil apanha-lo, só se o Benfica adormecer o que não me parece que vá acontecer tão cedo.
    O Porto que ganhe tino e aproveite a boa base que fica deste ano, juventude, que venda o minimo possivel e aguente. Se o conseguir, não tenho dúvidas que dentro de 2/3 anos voltaremos a ganhar o titulo. Os jogadores aprenderam muito com esta época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um brilhante comentário, Luis, que eu subscrevo inteiramente - menos a parte de Lopetegui.

      Brahimi, Marcano e Óliver vieram de Lopetegui e, para mim, são excepcionais jogadores.

      A resposta à sua pergunta é... Iker Casillas.

      Abraço

      Eliminar
  21. Gostaria de ter visto o Lpetegui a ter sido gamado forte e feio como este Porto está a ser!!!
    Só numa época, repito, NUMA época são 25 penalties escamoteados!!!
    Mas o NES é uma merda e o Lopetegui é que é o maior!

    Felisberto (o anti-espanhol)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tas a brincar pá? Começou logo em Guimarães, ficávamos isolados à frente! Não foram 25 mas foi mais do que suficiente para - segundo a ratazana, portanto põe mais 5 pontos em cima - ser campeão e ficar a SETE pontos do fifica!!!

      S E T E !!!

      Abraço

      Eliminar
    2. Não, o NES é o melhor do Mundo até ao fim do campeonato! Ninguém recua!
      Já os argumentos do Felisberto, nem ao colinho la vão... :)

      Eliminar
  22. Olá amigos.

    sabem de uma coisa? NES vai ter sempre as portas abertas no "galinheiro da capital" visto que é admirado por muitos adeptos desse clube. Só o facto de não lhes roubar o "Tetra" e ter como amigo o Jorginho M€ndes augura-lhe algo de bom lá por aquelas bandas. O Portismo dele vai morrer logo que seja despedido como os seus antecessores(não todos,creio).

    NES vir agora atirar-se à arbitragem é aquilo a que chamo "estrebuchar do morto", pois sente que está por um fio no Dragão.

    como é possível estarmos a depender só de nós e falhar-nos? foi contra o V.Setúbal, foi contra 5LB, Braga e Feirense. Não se admite. Basta de tanta incompetência. Basta.

    é claro que o polvo também anda forte fora das 4 linhas e que muita da CSocial da capital ajuda muito a manipular os interesses de uns contra outros.

    sobre o jogo de ontem, mais uma vez tivemos a "encomenda" para ajudar à festa. Lembram-se de jogos no Dragão com este homem do apito a época passada, etc? Belenenses, Rio Ave, Arouca...

    esse Rui do apito sabe-a toda e ainda dizem que o irmão PCosta é por nós.

    sobre o Feirense julgo que tal como o seu treinador disse, eles vão crescer bastante como clube no futuro. Será que alguém os vai financiar? Alguém lhes prometeu algo? é caso para desconfiar.

    estamos agora à espera de uma derrota dos vermelhos da capital e o pior é que acredito mais na nossa perda de pontos do que eles perderem algum jogo.

    Estou desiludido.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está... Se o gajo não presta, é bom demais, e vai parar ao galinheiro, como é que vocês podem estar preocupados? Que seja campeão por eles?
      E depois se o NES é mau demais, o polvo não existe, não é?

      Felisberto Costa

      Eliminar
    2. Ahn? Homem, essa pinga é mesmo boa, carago!

      Eliminar
    3. Acho indecente atirarem-se ao Rui Costa! Olha, o Felisberto, por exemplo, reconhece-lhe o grande mérito dos serviços prestados ao Portismo. Por exemplo, esse jogo em casa, contra o Rio Ave, que devolveu ao Felisberto o orgulho de ser Portista. Certo?
      A grande diferença, meu caro amigo, é que NES foi assobiado no domingo pela PRIMEIRA VEZ! A 4 jornadas do fim. Queixas-te de falta de apoio? A sério??
      O Polvo não existe só quando te dá jeito, homem. Nem nasceu ontem. E u andavas com ojolhinhos tapados?
      Abraços

      Eliminar
  23. Há aqui excelentes comentários e muita lucidez. Fico feliz por isso. Ajunto as minhas achegas:

    - O principal responsável pelo momento que vivemos tem um nome, goste-se ou não: - Jorge Nuno Pinto da Costa.

    - O que está a acontecer cá com NES não é inédito. Foi a mesma merda no Valência, que deixou no estado que se sabe. Não sei se queremos encarar o superior motivo da sua contratação: - relações públicas, imagem, comunicação. Era um "portista de gema", dos velhos tempos gloriosos do FCP, etc. As tempestades de merda causadas pelas habituais negociatas poderiam ser sustidas pelo dique discursivo do "somos Porto". E assim poderia continuar o "business as usual" de quem sabemos. O dique cedeu a 4 jornadas do fim. Nada mau!

    - O trabalho técnico de NES sobre o momento ofensivo da equipa esgotou-se quando Óliver quebrou frente ao Belenenses, a que se juntou depois o castigo a Brahimi. Ou seja, a ausência total e absoluta de trabalho nesse aspecto esteve disfarçada pela excelente forma de Óliver e a capacidade de Brahimi para desarranjar individualmente as defesas contrárias. Fora isso, não há movimentos, ocupação de espaços, a confusão é total, os jogadores atropelam-se, progridem com semblantes de náufragos recém-chegados à Berlenga Grande. O FCP de NES é uma boa defesa e depois os dois do costume que façam o resto.

    - Defendo que, neste estado de coisas, pouco importa quem será o próximo treinador do FCP. Só espero que não seja JJ, porque tal faria a ruína das nossas contas. Se é para continuar com as negociatas envolvendo Jorge Mendes, a comunicação errática, a falta de peso nos vários órgãos do futebol nacional, etc., o resultado será mais ou menos o mesmo com o Professor Neca ou o Mourinho.

    ResponderEliminar
  24. Boas.

    o polvo é tão grande tão grande que andamos a ser comidos de cebolada. NES e no inicio da época disse-o aqui que tendo Jorginho M€ndes como padrinho, os interesses deste não passavam por o FcPorto ser campeão roubando o "tetra" aos vermelhos do regime.

    os equívocos de NES em muitos jogos levam a perceber isso. Brahimi foi queimado uma volta inteira.

    posso estar a delirar mas desconfio seriamente se NES realmente queria ou quer ser campeão no FcPorto. Falo isto apesar do polvo arbitral nos lixar muitas vezes inclinando os campos.

    Saudações Portistas

    11DruL0vic

    ResponderEliminar