sexta-feira, 5 de maio de 2017

A Responsabilidade É De Todos, Menos Dele

Ainda estou um pouco incrédulo com isto, juro. Não consigo entender, juro que não. Por todos os motivos e mais alguns: pelo número de assistências na época passada, pela sua vocação ofensiva, pelo seu tiro exterior, pela sua polivalência, numa altura crucial como esta, em que este jogo pode dar-nos uma grande vantagem que nos conduza à possibilidade de ficar em primeiro e fazer pressão decisiva sobre o inimigo, não compreendo que outra razão senão a de uma incapacidade física pudesse afastar Miguel Layún do jogo - e do banco! - contra o Marítimo (muito provavelmente, o jogo mais difícil que nos falta fazer).

Não, foi uma opção técnica! Nuno Espírito Santo desistiu de Layún. Ponto. E então, pura e simplesmente abdica dele. No seu lugar, Fernando Fonseca, o jovem titular da equipa B, que este ano fez zero jogos com a equipa A! ZERO! 

Naturalmente, a responsabilidade de tudo o que possa acontecer, é de toda a gente - equipa técnica e dirigentes - menos do Fernando! Evidentemente, se eu fosse maritimista, apostaria no corredor esquerdo (de onde, diga-se, surgiu o golaço marcado no Dragão) para fazer o meu ataque. É natural que a emoção tome conta do nosso jovem. É natural que um erro aconteça. A responsabilidade não poderá ser dele.

Poderá custar-nos um campeonato. Poderá aproximar perigosamente o sportem de nós. Nunca será culpa do Fernando!  Tudo o que ele fizer de positivo será heróico, tudo o que fizer de negativo será responsabilidade de Nuno Espírito Santo.

Por último, quero dizer que adoro o double standart Portista: a péssima época de Lopetegui rendeu-nos sete empates, com NES vamos em nove. Se este se lembrasse de uma cartada destas durante a fase decisiva da contenda, não sei o que seria. O mesmo para Vítor Pereira, já agora. Nuno Espírito Santo pode fazer tudo! 

É por ser "um dos nossos"? Espero que lhe corra bem. Sou, afinal, Portista, quero ser campeão. De falta de apoio, NES não se pode queixar! Agora, não admitirei neste espaço que se culpe e se queime um miúdo cujo sonho deverá ser, definitivamente, jogar no FC Porto, por ser atirado às feras desta forma tão imperdoável.

Que corra bem a FF. Afinal, do seu acto heróico depende o bem de todos nós! Força Fernando!

33 comentários:

  1. Corra como correr (e tenho duvidas mesmo assim que o FF jogue de inicio, aposto mais em Herrera) a culpa é de NES completamente!

    Como é possivel encostar assim um activo de 7M€... afinal porque raio ficou Layun no clube senão para momentos destes?

    Já disse anteriormente e reforço... NES é um péssimo gestor desportivo e de homens...

    Nem quero ver as desculpas...

    ResponderEliminar
  2. Pá, joga o Varela. Ai, espera, não dá. Já sei! Joga o Oli a defesa direito. Não, espera...
    Mais a sério, é claro que partilho da tua preocupação. Mas também te digo, o puto dá conta do recado. É muito bom.
    Abração.

    ResponderEliminar
  3. Também fiquei surpreendido,resta-nos aguardar.
    Rocha

    ResponderEliminar
  4. Um jogador que NES está queimar, aliás deixa-lo em cinzas, é João Teixeira.
    Como é possível ver um talento daquele estar sempre sentado no banco?

    Para Fernando que tenha uma estreia ao nível de Rui Pedro na equipa A.

    Aí NES, que remoinho que estás a formar e a afundar ainda mais.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Boa Noite Jorge Vassalo

    Muito bom post, apenas acrescento algumas notas:

    Para amanhã temos a Primeira Final, onde só a Vitória interessa, qualquer outro resultado deixará o benfica descansado para o jogo em Vila do Conde.

    Assim, na Madeira, contra o actual 6ºclassificado, que em casa com este treinador ainda não perdeu, espero um jogo complicado, mas onde sera necessário colocar TUDO EM CAMPO PARA SE VENCER A PARTIDA, tem de ser com tudo.

    Nisto entronca, claro está, a ausência de Miguel Layun, que fez uma epoca passada muito boa ao nivel de assistências, que começou bem a epoca, e eu dizia que no inicio ter 3 laterais deste nivel obrigava a que se fizesse uma boa rotação dos mesmos para todos terem hipoteses de jogar e chegarem ao fim de epoca com uma boa capacidade fisica.

    Não sei se Layun fez algo que NES não gostou ou se simplesmente não tem NESTA ALTURA niveis fisicos para esta exigência, mas lançar Fernando Fonseca ás feras numa Final não lembra a ninguem.

    Espero que quem jogue na lateral direita não comprometa e a equipa saiba vencer este jogo, pois é fundamental para as nossas aspirações.

    Quanto á comparação de NES com Julen nem vale a pena falar, um só ponto em comum, ambos foram prejudicados em momentos chaves pelas arbitragens.

    De resto um esteve sozinho na luta contra os cartilhados que influenciaram os adeptos Portistas, outro teve o suporte da direcção (ainda não suficiente), do Porto Canal e dos Adeptos do principio ao fim, e nesta altura com os mesmos resultados...

    Isto só significa que ainda temos muito que melhorar, já se percebeu que o clube do Salazar tem isto bem minado, e possivelmente ainda não se sabe da missa a metade.

    Para amanha, GANHAR, SÓ GANHAR...

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  6. Pois, francamente, acho que o Fonseca é muito melhor lateral direito que o
    Layún. Hoje.

    E melhor, ainda, é o Dalot. Uma força da natureza.

    Gosto do Layún, mas nunca para a defesa. Penso que tem sido desperdiçado quando jogamos em 4-4-2. Seria o melhor médio direito do plantel.

    Enfim, equívocos. De uma e outra parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... vai acabar o ano sem saber o sítio em que os jogadores mais rendem...

      Enfim.

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge, em caso de dúvida, usa-se o randomizer e já está!
      O que pelos vistos importa é nas substituições fazer troca por troca e de preferência mudar apenas quem está a sobressair positivamente...
      Enfim, o FCP/adeptos com apoio que deram ao NES, se ele fosse minimamente competente estaria bem melhor, mesmo que não em primeiro, não iríamos parecer um clube acabado e sem rumo numa das piores temporadas dos 3 grandes...

      Eliminar
    3. Deve haver uma tômbola ou coisa que o valha por aqueles lados...

      Abraço

      Eliminar
  7. Qual a novidade?
    Ja não tinha feito o mesmo ao Brahimi no inicio da época ?

    Semos porto....

    ResponderEliminar
  8. este clube está cada vez mais denorteado. contratam-se treinadores que não o são, gastasse dinheiro que não se tem em "entulho", vende-se ao preço da chuva os excedentes, queimam-se activos valiosos em troca de nada e contratam-se jogadores com base no que fizeram e não no que poderão fazer.

    enfim, desta época não espero nada e no inicio do ano disse que apenas contava ficar em 2º, mas quando se fazem cagadas destas a torto e a direito, fica bem dificil.
    se tivessemos usado mais vezes o layun, o brahimi, o neves e não tivessemos contratado um pinheiro belga podiamos não estar em primeiro, mas podiamos dizer que andamos mais proximo de apresentar a equipa na máxima força durante toda a época.
    edit: o proximo a ver se queimam como o puto ricardo pereira (o melhor para ele foi ter sido emprestado para frança, se tivesse ficado aqui andava num setubal desta vida) vai ser o neves.

    Já agora, curioso como mais uma vez a promosport saca de um jogador para o colocar na equipa A do FCP. pior mesmo é quando se vai ver a lista de jogadores e no top10 quase todos passaram recentemente pelo FCP. É mais outra empresa a quem a sad tem dado a mão, sem qualquer retorno desportivo e financeiro para o clube,

    ResponderEliminar
  9. Bom dia
    Em muitas décadas de socio do FCP,nunca me lembro de sermos tao penalizados pela arbitragem.
    Contudo, e como não acredito em milagres, a perda do titulo deste ano tem um nome:NES:
    Dou-lhe o grande mérito da consistência defensiva, de resto e uma nulidade. A comunicar, a ler o jogo. Acaba a época sem ter um modelo de jogo consistente.
    Mas pior queimou sistematicamente jogadores: Brahimi,Andre Silva Herrera e agora Layun.Penso que so assim se consegue impor no balneário.
    JV concordo consigo:se fosse o V.Pereira ou o Lopetegui, estava crucificado.
    Finalmente, alguém me consegue explicar a razão para o Marco Silva ter sido preterido?
    Quero o FCP de volta.
    Grande abraço JV
    Jorge Fonseca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jorge responde-lhe à sua pergunta no post: "Nuno Espírito Santo pode fazer tudo! É por ser um dos nossos'?" NES, na óptica de quem o contratou, manteria as hostes menos reivindicativas perante um novo recomeçar. E o resto (todas aquelas merdas da bola, das tácticas, dos treinos e assim)que resolvesse a equipa técnica entre si.

      Eliminar
    2. Excelentes perguntas, Jorge.

      André, pois... o problema é mais um ano a seco...

      Abraços

      Eliminar
  10. Ainda me lembro dos posts a elogiar NES. Como me lembro de posts a criticar Lopetegui também.
    Na prática o que interessa é ganhar, e é isso que todos queremos.

    Abraço
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, houve uma altura em que quis acreditar, já o assumi, E ser crítico, tenho o direito de ser com qualquer treinador.

      Não há aqui carte blanche a ninguém, mas por outros lugares... sem dúvida!

      Abraço

      Eliminar
    2. Claro que sim Jorge, nem está em questão isso, o que falo é que a diferença entre uma boa aposta e algo evitável está no resultado. A critica aos treinadores (infelizmente) no nosso clube não é racional.
      Não sei a razão de layun ficar fora, mas como não critiquei Lopetegui por escolher Bueno em vez de André Silva, também não o faço agora, ele é que treina. E para o bem e para o mal, o resultado será o que o vai julgar.

      Abraço
      Pedro Santos

      Eliminar
  11. Se fosse eu punha Layún no 11 inicial. Os seus cruzamentos e assistências são atributos muito valiosos. Mas da última vez que este entrou num jogo do FCPORTO, depois de uma longa ausência, foi frente ao Rio Ave no "DRAGÃO" e só fez disparates. NES está num dilema. Eu é que não queria estar na pele dele.
    O NOSSO treinador apesar dos seus erros, teve o mérito de tornar Brahimi um jogador de equipe e conseguiu recuperar Marcano. Mas os "@pitos made in seix@l" e o "conselho de injustiç@" decidiram este campeonato de forma tão ESCANDALOSA que até o próprio Calabote coraria de vergonha.
    O "ilusionista do País Basco" que ama tanto o "AZUL E BRANCO" particularmente os seus rendimentos, teve 7 empates mas tinha Jackson Martínez, já o actual "MISTER" tem André Silva.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Soares está a jogar no Paços? Ou no Estoril?

      "Recuperar" o Marcano? Marcano teve um tolo ao lado metade da época e depois teve um MIÚDO! E quanto a Brahimi.... não foi NES a recuperá-lo.

      Abraço

      Eliminar
  12. O que eu quero dizer é que o Soares só veio em Janeiro. Até lá foi só André Silva.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  13. És bem pior, mas muito pior em criticar o Nuno que eu quando criticava o Lopetegui!
    Para tua informação, o Lopetegui teve 7 empates, mas nesses empates não ficaram em TODOS, repito, TODOS esses jogos, uns penalties por marcar, como nesta época!
    Aliás basta ver as pessoas da minha geração, dizerem que nem nos tempos da outra senhora o FC PORTO foi assim tão roubado!!!
    E referes-te ao Layun que nos enterrou no Dragão contra a Juventus, ou ao Layun que tudo fez para ser expulso contra o Rio Ave, ou falas do Layun que em Outubro disse que não ficaria nem mais uma época no FC PORTO?
    Se falas do Layun da época passada, então por esse prisma o Marcano este ano jogava na B, e não, Marcano não teve nenhum tolo a seu lado. Teve Maicon que nos deu um titulo em Lisboa... e foi sempre titular com todos os treinadores que por cá passaram e que foi dos melhores centrais que o FC PORTO teve.
    Como me dava um gozo supremo ver o Fernando Fonseca marcar o o golo da vitória!
    E realmente não foi o Nuno que recuperou Brahimi. Foi o papa Francisco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o Luís Gonçalves. E é bom de ver!

      Olha Felisberto, e ainda não arranjei nenhum nome para lhe trocar. E quanto aos penalties por marcar do tempo de Lopetegui... bom, não te lembras de do André André sobre o Jackson e do fora de jogo sobre o Brahimi que não existe, da expulsão ridícula e do pau no jogo do Boavista... enfim... começou com o Nuno, queres ver!

      E sim, insisto, fosse o Lopetegui OU O VITOR PEREIRA a deixar de fora um jogador APTO para pôr um B com ZERO minutos e era o fim da picada!

      Abraço

      Eliminar
  14. Opinioes. jogador mexicano e acomodado, gosta da siesta, nao e racudo, nao tem garra, layun nunca foi defesa na vida, e passivo, marca com os olhos, e lento, teve realmente alguma preponderancia do lado esquerdo com aqueles centtros e remates cortados com o pedireito, mas nunca deu profincidade, na altura quem tinha um olho era rei na pasmaceira. Herrera tem dias mas tem as carateristicas dos mexicanos , ele ate mais pois parece indigena, corona joga a serio 20, 30 minutos se lhe mostrarem os pitons uma vez acabou. Vasle mais o fernando ou o dalot do que 5 layuns. Do lado esquerdo temos o mesmo apesar de teles ser razoavel e esforcado, rafa e superior e oleg ou inacio fariam o lugar tambem. Neste jogo esta em jogo o segundo lugar e as coisas estao a ser trabalhadas para serem os lampioes campeoes e os lagartos segundos, MAS NUNCA FOI TAO FACIL GANHAR O CAMPEONATO COMO ESTA EPOCA , APESAR DE TODA A ROUBALHEIRA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha esta resolvido o segundo lugar ( aos pontos que nos chegamos) com os lagartos a serem como nos ou pior, pronto ja podem comecar a proxima epoca com calma porque os ultimos anos foram maus de mais , este ate foi o menos mau FICAMOS EM SEGUNDO ALELUIA.

      Eliminar
  15. Jorge, post na mouche! Na mouche! Fiquei "chocado" com a notícia. Sinceramente o que pensei foi "Este NES (ca*****) está completamente a enterrar-se...". Como é que é possível o Layun, que foi o nosso melhor em assistências e um dos melhores em entrega estar esta época onde está!!!! Sinceramente acho uma injustiça e não percebo. Gosto do Alex-telles, é competente, mas para quem já tinha Layun não acho que a mais-valia seja significativa e se não estou enganado ainda nos custou uns milhões (logo na altura em que Alex Telles foi contratado, pensei nisso). São este tipo de jogadas que não entendo em quem já está com a corda na garganta em termos financeiros. E como nunca é cansativo repetir, a juntar a isto ainda tivemos o magnifico Depoitre que o Génio do treinador achou que seria um jogador decisivo - mais 6 milhoes. Quanto à questão do Brahimi, tenho eu memória que NES foi "obrigado" a pô-lo em campo porque as criticas já estavam a ser muitas e o treinador já estava a sentir o cu queimado. Enfim... cada vez mais equívocos. O Benfica joga mesmo muito pouquinho... só assim se explica como é que mesmo tendo NES como treinador, ainda estamos a disputar o campeonato. Como já ouvi e li, se formos campeões será não por NES, mas apesar de NES.

    ResponderEliminar
  16. Uma coisa temos como certa:não ganhando na Madeira adeus à réstea de esperança que ainda possamos ter quanto à Vitória no campeonato. Hoje é que vamos ver quanto vale o treinador e os jogadores. É um jogo que só pode ter um resultado :a nossa Vitória! Espero que entremos sem medo e pressionantes de início não fazendo as habituais entradas a dormir e vendo o treinador a tudo assistir impávido e sereno com aquela cara de parvo que irrita só de olhar. Podemos perder se os outros forem melhores que nós mas se não fizerem tudo para ganhar e não deixarem a pele em campo não serão dignos de envergar a nossa camisola. Esperemos que o árbitro finalmente não tenha interferência no jogo e que possamos somente jogar contra 11.
    Quanto à capa do pasquim e aos comentários desse tolinho que é o Futre que cospe no prato onde comeu o que temos a fazer é dar-lhes o nosso mais profundo desprezo.

    ResponderEliminar
  17. Vai ter muito sucesso na carreira este apito que expulsou 2 jogadores dos SUB 19 do FCPORTO, em Vila do Conde.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  18. Pronto, 1 remate a nossa baliza, já está...incrível...
    O pior é que se o isporti ganhar amanhã fica a 3 pontos...
    Nuno não tem perfil nem capacidade pra treinar o FCP, ponto final.
    10 pontos perdidos nos últimos 7 jogos com 5 empates, dois deles em casa, é mau demais...
    Não há condições para Nuno continuar, um treinador do FCP tem que ser feio, porco e mau...
    Acabou o campeonato, agora resta lutar pelo 2º lugar...que com este treinador inventor, ainda terminamos o campeonato em 3º lugar...

    ResponderEliminar