quinta-feira, 10 de agosto de 2017

FC Porto 4-0 Estoril - Maregol Ao Compasso do Maestro, Apesar Do Ladrão Miguel


Ambiente excelente no meu reencontro com amigos - na verdade, nem por isso! Como é, minha gente? Talvez por ser quarta-feira.. - e com a emoção de voltar a fazer aquela curva ventosa antes da minha porta de entrada. No meio de um mar de gente claramente não a habitué, lá me sentei, entusiasmado para ver o jogo, com alguns nervos.

Nervos, esses, que também tinham eco na equipa. O FC Porto entrou algo perdido em campo, visivelmente ansioso, a tentar fazer o seu jogo, mas a falhar na "hora da verdade". Quer dizer, a falhar, ou talvez não! Do outro lado estava uma equipa que, aposto, será uma das cinco primeiras desta época. 

O Estoril é uma equipa invejavelmente organizada, com uma subida e descida em bloco impressionantes e com uma velocidade de trocas de bola em zona de finalização e basculização de jogo impressionantes. Não fosse termos na baliza um monstro chamado Iker Casillas e, pelo menos duas, tinham morado lá dentro. Pedro Emanuel fez o jogo que lhe foi possível. Mas isso não lhe retira mérito algum! Bem pelo contrário!

Havia também outro porquê. Aboubakar falhava todas as oportunidades que lhe eram apresentadas, com Alex Telles- - mais um bom jogo, seguro - à cabeça, e as que metia, eram anuladas. Notava-se a frustração e ansiedade na cara do Vincent. Abou é assim, sinusoidal. Habituemos-nos. No entanto, nem só de golos vive um ponta de lança e em tudo o resto Abou esteve espectacular - nas tabelas, na criação de linhas de passe, no apoio defensivo e  na recepção - excepto na área. 


Quem tenha estranhado a falta da pressão sufocante na primeira meia hora, encontra rapidamente a resposta. Estávamos a jogar, a essa altura, com dez. Soares entrou lesionado, saiu pior. Nada da explosão nem das corridas. Nunca deveria ter entrado. Mas antes de culparmos Sérgio Conceição ou o Dr. Pulga, convém lembrar que Soares é, com certeza,  daqueles perigosos que diz sempre que está porreiro, mesmo quando está todo rebentado. Fica de aviso. Que seja pouco tempo, que precisamos dele. Sim, porque Rui Pedro tem de estar é a jogar na B e nem sempre Marega será Maregol

Só que ontem foi. É injusto dizer que Marega teve sorte. Marega acreditou e foi buscar e aproveitar o erro adversário com eficácia, isso sim. E depois, não valeu só por isso! Marcou outra vez mas, principalmente, foi capaz de segurar a bola, de roubar bola, de defender, de subir, de procurar a linha e de fazer bons cruzamentos! É muito bom ver que os jogadores valem bem mais do que achamos. Como os meus colegas e amigos do A Culpa é do Cavani. É verdade, saiu um episódio novo, um bónus. A ouvir aqui.

Juntamente com isso, ontem foi uma noite de Yacine Brahimi brilhar. Não esteve tão bem defensivamente como Corona, mas vai ser uma dor de cabeça para os adversários. Principalmente, quando virem que as faltas sobre ele são mesmo faltas! Brahimi com liberdade é um perigo à solta. E não só para si, como a criar espaços para colegas e a fazer passes para ocasião!


Mas a noite foi do grande mestre disto tudo, o Maestrinho Óliver. Para termos ideia do crime que foi cometido sobre Óliver no ano passado, este acabou o ano com três golos - um de ressalto - e três assistências. Três! Ontem, Óliver fez duas. Num só jogo. A diferença não está em Óliver nem no que ele é capaz de fazer, mas sim em como é utilizado. Ao contrário do outro coisinho, Sérgio Conceição sabe da importância absolutamente basilar de Óliver. De tal maneira que é indiscutível para SC, marcando inclusivamente cantos e livres. O resto é o Óli que (quase) todos apreciamos: intenso, com uma leitura prodigiosa do jogo, e neste momento, também agressivo na recuperação de bola e rápido no apoio defensivo. A Óli só falta golo. Esperemos que venha depressa. Entretanto, deleitemos-nos com o seu futebol. Óliver Torres será, com certeza, um cometa de lastro brilhante que passará por cá pouco tempo. E será um orgulho ter vestido o Manto Sagrado.

Finalmente, outro que merece todas as loas é o nosso Capitão. Marcano esteve soberbo. Soberbo! Na defesa, impecável, nos tempos de jogo, excelente. Já teve toda a praxe de capitães - já levou um soco na cara e já jogou lixado, marcou um golo que o imbecil de quem falarei a seguir não queria validar e soube pôr o gelo no jogo quando isso o exigiu. Ivan Marcano. O Capitão do FC Porto. Um verdadeiro Smooth Operator. E mai nada!


Este idiota deste grandessíssimo filho de trinta putas - como diz um amigo meu - é o paradigma do verdadeiro inimigo que teremos de enfrentar. Mais do que Paixão, Capela e Mota, este asno é tudo o que está errado na arbitragem. Tendencioso, maldoso, propositado e provocador, Hugo Miguel só conseguia ver faltas a favor do FC Porto se não fossem perigosas para o Estoril, ficou claramente com Brahimi atravessado e foi absolutamente nojento na sua dualidade de critérios, sendo o ex-líbris o amarelo patético a Danilo, o ignorar um violento pontapé nas "jóias de família" de Hernâni e este vómito que vemos em cima. Sim, é verdade. Soares estava de lágrimas e este grandessíssimo cabrão de merda estava a mandá-lo levantar-se! Não esquecemos o "veneno" e o que andas a semear vai ser a colheita da tua desgraça! Não é falta de qualidade - é absoluto ataque. Não é possível permitir isto!

Por último, uma palavra a Sérgio Conceição: obrigado! Obrigado por nos devolveres a alegria em ver o FC Porto, a esperança e os golos. Bem sei que havia muita gente a rezar que fosse a erecção mictória mas não é! Com a tua direcção, o FC Porto está sempre mais perto da vitória! E o milagre que fazes neste plantel não pode ser ignorada! Força, estamos contigo! 

Venha o Tondela. Temos umas continhas para ajustar com o senhor Surreal.

31 comentários:

  1. "ERECÇĂO MICTÓRIA..." o Jorge partiu-me toda com esta!!!
    Mas sim... Obrigada equipa por me devolver a alegria de ver o meu/nosso Porto a jogar.😊❤
    De resto... concordo 200% com o Jorge.

    Nós somos os Dragões
    Eternos campeões
    Com o estádio a cantar
    Para o Porto ganhar
    VAI PORTOOOO
    Orgulho Azul e branco
    Porto te amo tanto
    És equipa temida
    Já mais se dá vencida
    VAI PORTOOO, FORÇA PORTOOOO

    ResponderEliminar
  2. Como disseram na véspera do jogo que o FCPORTO tinha de dar 7 milhões ao Lorient, o Aboubakar "teve" de falhar não fosse alguém estar a ver e a querer contrata-lo. LOL
    Agora a sério precisamos de mais um avançado. Ou então veremos mais um título "snif@do" pela a porta 18. Em todo o caso, os calabotes são os grandes favoritos à conquista do campeonato.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um bom jogo do FCPORTO, mas o Aboubakar não pode falhar desta maneira, sob pena de se hipotecar a conquista do título.

      Abraço

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
    2. Ainda é cedo para começar a tripar! :)

      Eliminar
  3. O meu maior elogio é:

    Este jogo não devia ter acabado NUNCA! Tal o gozo que me deu em ver esta equipa jogar!!!

    Não queria destacar ninguém mas...Brahimi...parece um menino a jogar à bola pela 1ª vez, muita paixão, alegria e iniciativa!

    Abou...prémio AZAR da noite!

    De resto, está MAIS que visto que teremos de jogar assim TODOS os jogos, pois os padrecos nojentos andam aí ao virar da esquina e a missão é INCONFUNDÍVEL: matar o Porto!
    A falta por marcar sobre o Hernâni e que o deixou a gemer é...pornográfica!!!

    OBRIGADO Sérgio, pela alegria que me estás a dar!

    PS - A união entre jogadores e técnicos e adeptos é...DEMOLIDORA!

    ResponderEliminar
  4. E de repente, 20 milhões pelo Oliver deixou de soar a dispatatado! Que grande jogo fez o miúdo.
    Agora, como era de esperar, a dificuldade contra os organizadamente fechadinhos continua a ser um problema complicado de resolver e se não fosse o erro crasso no primeiro do Marega, a coisa podia ter sido diferente.
    Quanto à arbitragem, é o que sempre disse, jogamos duro, deixamos a pele em campo, marcamos golos, não há padres que lhes valham.
    Bom arranque.

    ResponderEliminar
  5. aleluia, o Portinho voltou!
    só vou discordar de ti em relacao ao Rui Pedro. Principalmente com o jogo numa quarta feira. O menino podia estar la e dar uma perninha na minha opiniao!
    será que o Sergio gosta menos dele por ser menos móvel que os restantes avancados?
    Um abraco

    ResponderEliminar
  6. Calma com a bandeira do barco!
    É urgente comprar um avançado, se não o Sérgio é que vai levar com a vossa revolta daqui a uns meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Remeto-o para o que disse SC na conferencia de antevisão. Qual é o problema??

      Abraço

      Eliminar
  7. Jogadores nas posições correctas - check. Atitude competitiva - check. Rigor táctico - check. Gestão da relação velocidade/momento do jogo - check. Desiquilibradores com liberdade - check. Óliver perto dos avançados - check. Multiplicidade de soluções para a finalização - check. Jogo entre linhas - check. Público em massa e empolgado - check.

    Árbitro de merda- check.

    P.S.: Muito carinho e ânimo para o Aboubakar. É um jogador excelente e muito importante para nós.
    Vocês viram o Marega? Eu não. Acho que o Derlei de 2003 teve um acidente de solário e ontem fez uma perninha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu re-cheko a lista do André.
      Tivemos um piço que desbloqueou o primeiro? Tivemos mas a sorte é de quem a procura e o Marega foi felino e mortal. Previu, acreditou, executou e não falhou.
      São para já 3 bons avançados que permitem diferentes soluções com relativo sucesso mais as alternativas possiveis entre o Hernani, o Octavio e Rui Pedro.
      Acho que para já estamos bem. Só procurava uma alternativa segura ao Oliver.

      Eliminar
    2. Eu acho que o Octávio é mais alternativa ao Óliver, que a qualquer um dos outros avançados. Ele tem boas características para ser play-maker e sempre me pareceu jogar melhor no miolo do que descaído para a faixa. É questão de SC o moldar um pouco para soltar a bola mais rápido, não insistir tanto na finta curta, e aprender a reagir à perda adequadamente.

      Em relação ao novo Oliver, o SC foi muito engenhoso ao dar-lhe liberdade e quase isentá-lo de tarefas defensivas. A intensidade enorme da pressão alta permite-nos isso. Acho que será suficiente para 90% dos jogos, mas nos de elevada exigência, não vai poder ser assim.

      Eliminar
  8. bem merecemos ganhar claro no entanto ate aparecer a sorte do joigo estivemos como em epocas anteriores a jogar devagarinho, passesinhos, pouca intensidade, oliver com marcaçao e pressao em cima nao joga e muito da qualidade da equipa nao aparece, ganhamos DEVIDO A FORÇA FISICA DOS AVANÇADOS QUE DESTRUiU A ORGANIZAÇAO DEFENSIVA DO ESTORIL POR CANSAÇO, corona nao jogaou nada falta lhe querer, nao serv so uma ou outra receçao, um ou outro passe, a despachar ele, layun, hernani, teixeira, andre2, e mais um ou dois, precisamos de 2 jogadores mesmo bons para o meio campo, fortes , rapidos e intensos e ficaremos com uma excelente equipa, jogadores baixinhos ou sao tecnicamente muito evoluidos ou e preferivel jogadores fortes e rapidos mesmo menos dotados tecnicamente. Quanto ao arbitro nao me parece que desta vez tenhamos assim tantas razoes de queixa, o golo de marcano foi o bandeirinha e o video arbitro talvez pudesse ser mais rapido mas funcionou, tivemos uma mao na bola de danilo na area casual e acidental e o jogo seguiu e bem, NAO PUDEMOS JOGAR CONTRA EQUIPAS COMO O ESTORIL E EXISTEM OUTRAS POR AI MAIS DURAS E MAIS CARRAÇAS ENQUANTO NAO SOFREM O PRIMEIRO ou ira acontecer como os anos anteriores, existe uma diferença clara a bola chega muito mais a area, existe mais gente na area, com abubakar em dia sim ontem poderiam ter sido dez o que iludiria toda a gente. UMA COISA MUITO POSITIVA O TREINADOR DETETOU NA EQUIPA OS MESMOS PROBLEMAS QUE NOS DETETAMOS, detetou no ultimo quarto de hora algum desleixo particularmente de filipe, a equipa nao conseguiu segurar a bola e entretela ate lançar o contra golpe aproveitando o balanceamento atacante do estoril. A EQUIPA TEM DE ENTRAR INTENSA DE INICIO E NAO ANDAR A ENTRETER PORQUE ACONTECE 30 MINUTOS SEM GOLOS E COMEÇA A DESCONFIANÇA , os jogadores sao os mesmos e portanto tem no subconsciente os problemas passados. PRECISAMOS DE 2 JOGADORES MESMO BONS PARA O MEIO CAMPO, FORTES, RAPIDOS E TECNICAMENTE BONS, FUNDAMENTAL e depachar os acomodados espero que o treinador nao queira ser um gajo porreiraço e continue a dar guarida a alguns acomodados

    ResponderEliminar
  9. Vamos ver pra semana sem Mão e sem Mano como as coisas correm.

    o Apinto dourado não marca aquela Mão tava 0 0.
    o Mano corrumpido até ao tutano faz aquilo que todo o País viu.

    E assim vai o nosso campeonato todo corrumpido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh cartilheiro corrupto traficante vai-te encher de moscas seu merdoso ilegal.

      Eliminar
    2. LOL é, era a pré-época, agora é o Mano...

      Vocês não teêm vergonha nenhuma! Nem com o VAR a gamar, nem com os Luises Aurélios, os Migueis Rosas e mais não sei o que - todos "formados" no 5lb... - vocês ganham juízo!

      Com tanto andor ainda estranham!

      Abracinho!

      Eliminar
    3. Ó 15.32 ÉS UM GRANDE IMBECIL E ISSO VAI-TE ACOMPANHAR PARA O RESTO DA VIDA PARA TEU CONHECIMENTO A IMBECILIDADE É ETERNA

      Eliminar
    4. Só eu é que vi um penalty do tamanho do mundo do Moreira sobre o Marcano?!
      P.S.: não sou o anónimo que comentou em cima. Esse, pqop!

      Eliminar
    5. Sr. Padre,
      Aperdoe-me dos meus pecados que eu sou do benfica, o clube imune à lei dos homens.
      O padre: vai, meu parolinho, em paz... Mas tens que vir à missa, todos os domingos ou sábado se for conveniente.

      Oh lampião, vai para a tua diocese...

      Eliminar
    6. Poisé... Também achei que o central do Braga no primeiro golo da associação criminosa deixa o sniferovic só é abandonado - esqueceu-se que devia marcar o avançado! E no segundo ou terceiro golo a amortecer uma bola perdida com toda a qualidade!
      Foi mais uma missa.
      Ominous oh pátria
      Amén!!

      Eliminar
  10. Orgasmico, é a palavra certa para este tipo de jogo que o FC Porto joga.
    Aqueles passes de Oliver, o partir de uns quantos pares de rins de Brahimi, a carreira de tiro sempre continua dos nossos avançados e a juntar a isso a atenção do nosso Iker e defesas, que alegria de ver um FC Porto assim.

    O VA funcionou porque estávamos já com uma boa vantagem, mas se estivesse 0-0 não me acreditava muito que o VA fosse pedido. Mas no outro campo já não se toca no VA se a equipa da capital se sentir ameaçada.

    Vamos ter mesmo que ter uma fome de golos incrível para que os tentáculos do polvo não tente nem fazer comichão.

    4 golos, primeiro lugar, Tondela Here we go!

    Abraços.

    ResponderEliminar
  11. Aqui estamos nós, de regresso a mais um campeonato que todos esperamos seja concluído com sucesso. Foi um bom jogo, começámos algo nervosos, mas assentámos o jogo e acabou como todos sabemos. Uma primeira nota é a de que até podemos cair num ou noutro momento num jogo rendilhado, como alguém comentou antes, mas a grande diferença relativamente aos últimos anos é a de que este ano o Porto mete tantos jogadores na área que as situações de golo acabam por surgir, e ontem festejámos 7 vezes e muitas mais teríamos festejado se tivéssemos tido mais acerto. Brahimi, Oliver e Marcano estiveram muito bem e de menos ontem estiveram os laterais e Corona na primeira parte, na segunda subiram de rendimento e o Corona a jogar por dentro esteve melhor do que a fugir para a linha. Relativamente a este tipo de táctica, precisamos que o Danilo recupere a forma, de modo a poder estar em todo o lado. De realçar que Marega é um monstro mais competitivo do que as pessoas possam pensar e ontem marcou dois golos, segurou a bola, fez sprints, ajudou a defender e ainda acho que foi ele e não Casillas que fez aquelas defesas. Agora sem brincadeiras, com um treinador que adapte a sua táctica às habilidades e lacunas de cada jogador, o grupo sairá mais forte.
    Quanto ao palhaço que vestiu de amarelo e restantes auxiliares, aquelas pequenas faltas que marcava ou deixava passar enervam qualquer um e não há VAR que regule aquilo, apesar de achar que depois da supertaça e do jogo de ontem entre benficas, a palhaçada vai continuar.
    Rui Pereira

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde Jorge Vassalo

    Depois de uma pré-época eficaz e produtiva em termos de cimentar uma táctica nova com os mesmos e os emprestados do FCPORTO...
    Mas com dedo e intensidade de Sérgio Conceição o que se viu neste 1ªjornada foi uma equipa unida, sempre em alta rotação...

    Ainda tem defeitos, claro que sim, mas nesta altura não existem equipas perfeitas, mas a ideia de jogo agrada aos adeptos e melhor que isso agrada aos jogadores que vêm no treinador uma forte mentalidade ofensiva, como deve ser no FCPORTO.

    A ver se os padres e os video-padres e outras influências não têm este ano tanta influência como nos últimos 3 anos em que ganhou um clube que privilegia a corrupção e o jogo sujo, aliás como é do apanágio do seu presidente...
    Claques, que claques?
    Aquelas que gozam com o estado português, mas o estado português é uma farsa...

    Voltando ao FCPORTO e à intensidade que os jogadores necessitam de ter em todos os jogos para jogar desta forma, acho que faltam 3 jogadores para 3 posições:
    Um médio box-to-box, Oliver é curto para uma época inteira e nenhum dos outros médios tem as suas características e joga com a intensidade dele, desde que o coloquem a jogar de frente para o jogo e perto da área adversária, 2 passes para golo e no 2º golo é ele que vai á esquerda encontrar um buraco para desmarcar Corona que coloca em Brahimi...
    Wendel é falado para esta posição...

    Um extremo, Brahimi tem Octávio como suplente (pode ser usado como avançado), Corona tem Hernani como suplente (mas acho que nenhum destes sabe jogar como médio direito, ou seja, estão mais habituados a serem extremos puro num 433), acho que precisamos de outro jogador ali com outras características...

    E de um avançado, porquê Rui Pedro tem de treinar na AA e jogar na BB para crescer (só banco não lhe faz bem), e Marega é curto para o banco para quem joga com 2 avançados possantes na frente...
    Existem lesões (Soares já), castigos...

    E todos estes reforços têm de ter uma intensidade alta, pois já se percebeu que o Sérgio Conceição já no Guimarães jogava com intensidade alta, tal como no Nantes...
    Acho que é necessário avaliar bem estas situações...

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  13. Jorge,a

    Isto de estar de férias deixa-me longe da possibilidade de fazer comentários e mesmo ver o jogo em condições mínimas mas aqui vai.

    O que mais gostei do Porto "a sério" do SC foram linhas de passe continuas, movimentações continuas e mudanças de flanco rápidas para os jogadores do outro lado rápidamente atcarem o espaço.

    Tudo o resto vem por acrescimo.

    Ah e pressionar, recuperar e rápidamente atacar.

    Venha o Tondela para ver como é fazer isto num campo mais pequeno e longe do Porto.

    ResponderEliminar
  14. Boa noite,

    Só apanhei "no ar" apolémica sobre o lance dos coitadinhos, no caso do golo anulado ao Braga, em que as imagens na rtp estão "deturpadas" com o "esconder" um dos defesas.

    Alguém me pode fazer o favor de (resumidamente) dizer o que se passa/passou.

    Obrigado.

    João Silva

    ResponderEliminar