quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Análise Mónaco 0-3 FC Porto - Chapeau Num Traje de Gala

Absolutamente fenomenal. Ninguém - ou quase, vá, vi pessoas no Twitter a prever isto - esperava este onze. Ninguém esperava esta solidez. Sérgio Conceição arriscou - e ganhou o Jackpot.

Povoar o meio campo, modificar o esquema táctico, era previsível. Agora, Sérgio Oliveira? Depois de zero minutos de competição?! Nem nos meus maiores sonhos! Mas, meus caros, eu não percebo nada disto! E que feliz que estou com isso!

Sérgio soube conhecer-se e à sua equipa - sabe quais são as suas forças e as suas debilidades - e não se pôs a inventar. Obviamente, deu a iniciativa de jogo ao Mónaco, mas fechou-lhe a porta, de tal forma que, depois de alguma ansiedade inicial, não foi possível ver o Mónaco a atacar de forma alguma. Noutro sentido, cada vez que o FC Porto pegava na bola, quer por um fantástico Brahimi, quer pela dupla de carros de assalto Aboubakar e Marega, sendo que este último, para lá de atacar e bem - duas assistências e algumas boas oportunidades -  foi enorme num excelente apoio defensivo.

Assim sendo, e apoiados numa boa eficácia, marcaram-se os golos da maior surpresa desta noite de Champions League. Mas não só aí, nos golos, se fez a surpresa. Foi também no aproveito humano do plantel, da solidez defensiva ( gigantes centrais e Ricardo Pereira ) e da surpresa da nosso conforto. Houve uma altura em que chegamos a controlar o ritmo do jogo, a cadência, de uma forma absolutamente magistral. Caíram-me as lágrimas de felicidade no fim, por ver que está a ressurgir um FC Porto à Porto e por relembrar as saudades que eu tinha dele.


Estou esperançado. Não ganhamos nada, é verdade. Mas estamos a formar um FC Porto à Porto. E o Caminho faz-se caminhando. Próxima paragem - Sporting. E desculpem-me, perdoem-me, mas depois do que vi, acredito mais. Pode ser?

NOTA: Então, Ratazana, "O Mónaco parecia o Rio Ave"? Claro, claro, nunca sequer permitir pensar que o FC Porto ganha ao Mónaco com absoluto mérito! Se o ridículo matasse...

29 comentários:

  1. Claro que a teoria de que o Monaco parecia o Rio Ave so enche o teorizador de ridiculo.
    Mas nao vou tao longe a dizer um Porto a Porto e assim. O jogo tendeu para o nosso lado mas podia facilmente ter sido completamente ao contrario com as abebias que a nossa defesa/meio campo deram nos primeiros 20min. Felizmente acalmaram e com esforco la chegaram ao que era preciso. Muito contente com a vitoria mas cuidado com o embandeirar em arco...

    Apesar das duas assistencias continuo a achar que o Soares ficava melhor na equipa que o Marega (a quantidade de bolas dadas ao adversario porque nao sabe fazer uma recepcao ou um drible dava para muitas jogadas de perigo). E apesar de ate ter um carinho especial pelo sergio oliveira, continuo a nao perceber que problema e que o SC tem com o Oliver. Ate pelas estatisticas se ve que o Oliver recupera tantas ou mais bolas que qualquer outro no meio campo e o que o nosso jogo ofensivo ganha com ele ve-se ate da estacao espacial.

    Ultima palavra para Brahimi - que bom ter oportunidade de ver este talento jogar no nosso grande clube - cada vez mais a carregar a equipa as costas e sem medo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pah, nao podem jogar todos...e depois, se nao temo splantel, nao temos profundidade e nao poedmos rodar, se rodamos, e' pq nao sei quem fica no banco... tem de ser, gestao...vai ver os grandes pla europa fora... rodam claro!
      nao me admira ver oliver em alvalade cheio de fome de bola e de moral
      manu365

      Eliminar
    2. Já houve uma equipa do FC Quaresma. Querem ver que vai haver uma do Oliver FC?
      Disfrutem desta bela vitória como eu. Engoli de uma vez só uns valentes sapos, mas souberam muito bem. Obrigado Sérgio Conceição!!!

      Eliminar
    3. Caro pancas,

      Um jogo de Futebol, é como os melões, só depois de abertos sabemos a qualidade deles, mas, confesso, não consigo entender o seu comentário, vamos por partes:

      1 Nos 20 minutos iniciais, o Monaco teve apenas uma "abébia" e concedida por uma perda de bola estupida do Brahimi, não vislumbrei outra, pode-me ajudar?

      2 O Marega ficaria portanto no banco, e vamos desprezar as duas assistencias para golo, tal como o notável, sim, notável trabalho defensivo do Marega? Não consigo entendê-lo, e juro-lhe que bem tentei!

      3 O FC Porto ganhou o jogo, porque ganhou a larga maioria de duelos, isto é, confirmou-se que a titularidade do Sérgio O fez todo o sentido, em detrimento do peso pluma Oliver, isto sem colocar em causa a qualidade do Oliver, mas provavelmente não seria um jogo à medida do Torres, era preciso dimensão fisica/atlética, e 3 TT no meio campo para ganhar os tais duelos!

      4 O paragrafo final para o Brahimi, é justo, mas não se esqueça que foi o mm Brahimi que concedeu ao Monaco a unica oportunidade de golo nos tais 20 minutos iniciais que aludiu no seu comentário...

      PT

      Eliminar
    4. Estou tão cansado de falar do Óliver!

      Gosto muito do Óliver: da sua visão de jogo, da sua leitura, do seu passe, da sua temporização de jogo, e da sua sabedoria de posicionamento. É, a par do Danilo, quem mais recupera bolas no plantel do FC Porto.

      Posto isto, remata pessimamente, precisa de verticalidade, de maior simplicidade e de aumentar um pouco a agressividade. Moutinho é agressivo e é do tamanho do Óliver!

      Messi é um talento nato, Ronaldo FEZ-SE com suor e trabalho!

      Se, por este ou aquele motivo, o TREINADOR entende que Óliver não está a CUMPRIR com o seu POTENCIAL: BANCO ou BANCADA!

      Isto é o FC Porto, não o Clube Primadonna! Óliver tem de trabalhar e se adaptar para ser indiscutível. Neste momento, indiscutíveis são Marega, Brahimi, Danilo e a linha defensiva! Tudo o resto... tem de MOSTRAR!

      Não podia com o FC Quaresma e o FC Quintero, vou agora poder com o FC Óliver??

      Isso é no Batalha!

      Abraços!

      Eliminar
    5. Não estou a perceber: - num jogo de contra-ataque rápido, explorando o espaço nas costas dos defesas, requerendo força e velocidade.... o Soares em vez do Marega??? O Soares, que é um pivot daqueles que recebem de costas para a baliza, perto ou dentro da área? Pancas é bom vinho, sim senhor...

      Eliminar
    6. PT,
      1. assim de repente lembro-me do avancado monegasco que tentou marcar com o braco, o que significa que alguns centimetros mais a frente e tinha marcado de cabeca. E de o Casillas nao agarrar uma bola que foi para proximo de um avancado. E do Falcao isolado falhar a recepcao (este julgo que foi mais tarde)

      2. Eu nao vi assim tanto trabalho defensivo de Marega. Mas vi a quantidade de jogadas que perdemos porque ele nao controlou a bola ou fez maus passes. E repare, ao trocar um jogador, nao se perde automaticamente tudo o que ele fez no jogo. O Soares nao perdia tantas bolas e sempre o vi a defender muito, logo para mim seria um ganho (mas neste caso concedo que o Marega tem feito muito mais do que esperava dele)

      3. Nao percebo a teoria da dimensao fisica. Olhe para as estatisticas que dizem que tanto o Oliver como o Danilo fazem uma recuperacao de bola por cada 13 minutos de jogo - em que e que a maior dimensao fisica iria ajudar? E o mesmo que dizer que o Messi nao pode jogar contra equipas que tenham gajos grandes porque ele e minorca!!!

      4. Sim, essa perda de bola foi ma. Mas la esta, eu nao avalio a exibicao de um jogador pelo que faz em 1-2 minutos de um jogo de 90. Por isso tb nao dou demasiada importancia a uma assistencia ou mesmo um golo se o resto do jogo andar so por ali sem rumo a dar bolas ao adversario.

      Vassalo - Se o Oliver recupera tantas bolas como o Danilo (posso-lhe dar os numeros se quiser) e espero que seja obvio que contribui muito mais a nivel ofensivo, porque e que o Danilo e o indiscutivel?
      E o Ronaldo tem MUITO talento - alias, so lembrar que quando foi para o Manchester era um puto magrinho que se focava so na sua brilhante tecnica. Nunca se pense que alguem chega ao nivel de um Ronaldo so atraves de suor e trabalho - esses chegam ao nivel de um Andre Almeida, Mariano Gonzales e afins, muito esforcados e cheios de raca...

      Eu nao sou do FC Oliver - gosto simplesmente de ver os nossos melhores jogadores a jogar e senao gostaria de perceber porque...

      Eliminar
  2. foi muito bom, tivemos ai uns 10 minutos quando entraram layun e corona que as coisas tiveram tremidas pela falta de intensidade ja natural desses jogadores depois la começaram a correr e corona ate deu o golo de layun , coincidencias. Com mais 2 a 3 medios intensos os 90 minutos e ficavamos intrataveis. O sergio oliveira se quisesse, se tivesse cabeça poderia ser um excelente jogador. SC percebeu que oliver e muito macio e lento nao pode jogar ao lado de danilo por falta de estaleca, portanto............eventualmente so jogara como herrera jogou neste jogo ou entao nao tem lugar apesar de jogar benzinho, brahimi, oliver e corona ao mesmo tempo para jogos a serio nao da.quanto ao bem penteadinho nao poderia dizer outra coisa, o porto tornou o monaco num rio ave mas de muitos milhoes, temos pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Layún que marcou um golo e safou uma bola de cabeça a acabar o jogo, ESSE Layún?

      Epá menos!

      Abraço

      Eliminar
  3. Caro Jorge Vassalo,

    Grande exibição. Grande demonstração de força. Grande demonstração de capacidade. Equipa sólida, dinâmica e absolutamente organizada. Isto é dedo de treinador. Grande SC.

    Para quem tinha saudades: isto é que é o FCP! Antes, durante e depois dos jogos. Estou deliciado.

    Uma nota final é que era escusada: Presidente, isto de falar apenas quando se ganha......chama-se cavalgar a onda....

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Presidente tem 80 anos. Neste momento, é mais Chairman. A boca que mandou ao Fernando Facadinhas é bem mandada, e pertinente.

      Abraço

      Eliminar
  4. Esta é a diferença entre talento (Sérgio Conceição) e ser altamente competente (Jesualdo Ferreira). Nesta altura, com poucos recursos à sua disposição, a equipa encontra-se de tal modo trabalhada, que entra um jogador com 0 minutos de competição, muda-se o esquema táctico e a equipa continua a render, ou até melhorar. A inclusão e o sucesso redondo de Sérgio Oliveira foram possíveis porque houve visão e trabalho técnico superlativos.

    Esta conversa com o Óliver já me começa a enjoar. Não entendem que entre o Herrera, que entre o Sérgio, que o Óliver fique no banco. Certo. E vão a continuar a não entender nada. Porque Sérgio Conceição usará as armas mais adequadas a cada embate. Óliver não ficou no banco por embirração, mas por opção técnica. Qual é o problema? Precisava de mais músculo, mais intensidade no meio campo, num sistema de jogo diferente, sem perder qualidade de passe. Com a barreira eficaz nessa zona do campo e dois TGVs na frente, foi cheque-mate. Tudo - absolutamente tudo - o que aconteceu em campo, resultado incluído, dão toneladas de razão. Deixem-se de merdas.

    Outra paradigma que Sérgio Conceição mudou, ou tem vindo a mudar, que era um preconceito há muito instalado na nossa casa, é a obrigatoriedade do futebol de posse. Isso tem sido um aleijão nosso nos últimos anos. "Se tens bola não sofres". Uma treta. Há circunstâncias em que não estar obcecado com a posse aumenta a probabilidade de golos (solidez defensiva, jogadores rápidos, possantes, tecnicistas na frente, adversário bloqueado numa posse estéril, titubeante no miolo). Eram tão bonitos aqueles jogos que acabavam 0-0, mas o adversário não tocava na bola, não eram? Desde Villas Boas que o futebol de posse tem sido a areia desportiva atirada para os olhos dos adeptos, a ideia parola do "FC Mandão". Sérgio Conceição trouxe o FC Inteligente. Está a sacar petróleo.

    Tenho esperanças numa vitória no próximo fds. Acho que o Jesus hoje (Barcelona) reza para chegar ao intervalo com 0-3 e ter desculpas para por a equipa descansar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom comentário, André Pinto!
      Óptima crónica Jorge! E que bom é ver o nosso Porto forte, com um treinador que se revelou uma maravilhosa surpresa!
      Venha alvalade!

      Eliminar
    2. tão bonitos os jogos que o adversário não tocavam na bola e que acabavam 0-0, como os jogos em que o FC Porto dava iniciativa ao adversário e depois acabava por sofrer o empate. (leia-se, jogo com o benfica ou copenhaga em casa da época passada)

      descartar uma filosofia de jogo só porque tivemos um treinador que não a implementou da melhor forma é no mínimo absurdo.

      Eliminar
    3. Subscrevo inteiramente os dois primeiros parágrafos do comentário, André!

      Abraços!

      Eliminar
    4. Caro André Pinto, tiro-lhe o chapéu à excelente tirada "solidez defensiva, jogadores rápidos, possantes, tecnicistas na frente, adversário bloqueado numa posse estéril, titubeante no miolo". Diz tudo o que foi o nosso FCPorto ontem. Qual R.Ave qual car_ _ _o. Até agora era porque não tínhamos apanhado adversários de jeito, agora é porque os adversásrios tendem a minimizar-se perante o FCPorto. Bem algo vai mal no reino de LuísXIV de Carnide. A cartilhada já não sabe o que mais dizer? O que passou se?
      I have a dream, next sunday it will be 8 on 8.
      1 abç e viva o FCPorto.

      Eliminar
    5. O magnifico passe do "egoísta" Brahimi teria sido impossivel com certos treinadores. Mas o que lá vai, lá vai, águas passadas não movem moínhos e mesmo os que falharam tudo fizeram para ter sucesso.
      Mas , e penitencio-me também, se este plantel é curto, o meio-campo tem sofrido uma "rotatividade" no bom sentido do termo, que nos deixa a todos satisfeitos. Sérgio joga contra os adversários com as caracteristicas dos jogadores que tem! Daí a não utilização de Oliver em jogos onde o objectivo é ganhar no corpo a corpo, travar a velocidade do adversário impondo um jogo mais lento mas ao mesmo tempo letal. Por isso estou plenamente de acordo com o André, quando diz que a não utilização de Oliver é por questões técnico-tácticas e não por embirração. Senão o desgraçado do Sérgio Oliveira, ontem nem teria "calçado".
      Vamos disfrutar car@lho!!! Afinal os gajos são os campeões de França!

      Eliminar
    6. O JB não percebeu a permissa do meu comentário táctico: - uma coisa é abdicar da posse, com um plano e um objectivo. Outra coisa é abdicar da posse e não ter qualquer argumento estratégico para um jogo baseado em transições rápidas. Foi exactamente isso que aconteceu nos tais jogos com o Benfica e o Copenhaga. Uma equipa (mal) rotinada para o ataque em construção, praticamente sem treino defensivo de linhas juntas a partir do meio campo, a tentar fazer um jogo de transições rápidas. Deu merda, obviamente.

      Mas o JB também tresleu o significado o que eu escrevi. Mas quem falou em "descartar uma filosofia de jogo"??? Eu falei em obssessão doentia na nossa cultura desportiva recente com o futebol de posse. Ponto. Sérgio Conceição tem uma abordagem descomplexada da coisa. Só disse que o futebol de posse nem sempre é desejável (e/ou possível). Não só de partida para partida, como mesmo nos diferentes momentos do jogo.

      Eliminar
    7. Peço desculpa se não percebi da melhor forma, mas quando diz uma coisa como: ""Se tens bola não sofres". Uma treta." acho que é a ideia que passa. (E só por acaso, não, não é treta. É um facto. Se temos a bola, o adversário não a tem, logo não sofremos.)

      Concordo que o futebol de posse nem sempre seja possível (e com este plantel, de facto é mais complicado), mas quando existem condições para isso acho que é sempre a melhor forma de se abordarem os jogos (veja o que fazia Vítor Pereira por exemplo). Não acho que alguma vez tenha sido doentia, foi sim mal implementada por Lopetegui com uma posse totalmente estéril de variações de flanco constantes e que nunca procurava "atacar" a estrutura adversária.

      Eliminar
    8. Sem reparar, o JB concorda comigo, quando refere a posse estéril. Eu estava a referir-me AO NOSSO futebol de posse, não à filosofia em geral, que mesmo assim é uma lapaliçada perigosa. Nós tivemos durante anos futebol de posse e, ao contrário da permissa central dessa visão, sofremos. E sofremos porque a posse estéril, com o decorrer do tempo, expõe o sector defensivo. Quantos jogos vimos com os treinadores anteriores (desde P. Fonseca), em que tivemos números esmagadores de posse de bola e o adversário empatava, ou mesmo vencia, nas duas ou três vezes que chegava à nossa área? Demasiados. É preciso ver quantos desses poucos golos sofridos dão empates ou mesmo derrotas pela margem mínima, e em que circunstâncias da temporada. Por exemplo, quantas vezes o futebol de posse pouco produtivo e perigosamente soporífero para a defesa, não permitiu apanharmos o Benfica na classificação. Uma carrada delas. Um jogo paradigmático foi o FCP-Benfica que ficou 0-2 (2014). A posse foi 60-40, os ataques 57-21. Ora, e não é o único exemplo, o Benfica deu a posse ao Porto, precisamente para não sofrer, confiado na nossa fraca produtividadade perante adversários com as linhas muito juntas, e na exploração do enorme espaço deixado nas nossas costas. O objectivo era pelo menos o empate, mas a chouriçada até deu para o 0-2. The point is: - é um claro exemplo em que se abdica de posse para não sofrer. Ou duvida-se que o Benfica não tinha argumentos para tentar jogar em posse? Exactamente o contrário do "se tens bola não sofres". Não vamos ser canónicos.

      Já agora, Lopetegui não implementou mal nada; a equipa fez exactamente aquilo que ele pretendia. O modelo é que pressupunha um nexo de evolução que as circunstâncias do nosso campeonato, e do próprio clube, não permitiam. O que tramou (desportivamente) o espanhol foi a sua obsessão com o próprio sistema de jogo em posse basculante, um rol de teimosias e recusas em adaptar-se, conceder que há circunstâncias que exigem adaptação, e más decisões em momentos-chave.

      E a sensação de estarmos em permanente pré-temporada, ou que somos o tubo de ensaio de alguma estranha experiência técnica? Puf! - desapareceu. No entanto, apeser de haver ideias sólidas e confiança num modelo, Sérgio Conceição trouxe o talento que permite abordar cada desafio de forma descomplexada.

      Eliminar
    9. ok, certo, nisso concordo com o que diz. Apesar de achar que esse exemplo da derrota com o Benfica em casa não é o melhor. É necessário referir que nesse jogo tivemos oportunidades mais do que suficientes para dar a volta ao resultado. Não foi propriamente aquele jogo em que apesar de termos niveis de posse acima de 60% não criamos oportunidades (mas esses jogos aconteceram sim). Concordo que de facto, no caso de Lopetegui, não seria tanto um problema de estar mal implementado, mas de ser simplesmente um mau modelo. Por apenas se focar em ataques(?) pelas laterais e ignorar por completo o corredor central (entre outros, mas principalmente por estes motivos)

      O que quero dizer é que o "nosso futebol de posse" não foi sempre o de Lopetegui. Vítor Pereira implementou provavelmente o melhor modelo dos últimos anos. Mesmo tendo um plantel sem suplentes de nível. E os resultados? 1 derrota em dois anos, e um campeonato invicto.

      Eliminar
    10. Mais uma vez, estamos de acordo. Vítor Pereira é a única excepção, o único treinador que tivemos desde Villas Boas com uma visão mais versátil dos desafios.

      Eliminar
  5. Bom dia.
    Excelente jogo, a fazer lembrar anos de conquistas europeias. Parabéns aos jogadores e em especial à equipa técnica e claro ao Sérgio Conceição, que embora já me tenha convencido, ontem provou ser um treinador bastante audaz e inteligente.
    Sobre o Oliver penso que a leitura de SC foi que não iríamos controlar o jogo com circulação de bola logo Oliver não teria as melhores características para este embate. Possivelmente no próximo jogo já será diferente e veremos Oliver na equipa titular.
    Uma palavra para Marega, que é pau para toda a obra. Estou impressionado com ele.

    Sobre os restantes, estiveram todos mt bem, em especial Brahimi.
    Uma grande noite de champions só ao alcance de uns poucos. Obrigado SC.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Aléz Porto Alez... Nós somos a tua voz... queremos esta vitória, conquista-a por nós!
    Hoje só posso dizer... a doce leveza da vitória que enche o meu coração de Orgulho Portista fez-me sorrir com uma satisfação que já não me lembrava de sentir. Obrigada PORTO!

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Amigos.

    Que delicia de jogo tivemos ontem. Estou muito orgulhoso da nossa equipa. Não tenho sequer palavras par aesta vitória que me fez recordar a final da Champions contra este mesmo adversário. Expectacular!!! Fantástico!!!

    Que venham agora os gatinhos amestrados e siga para bingo. Venha a oitava vitória na Liga.

    Para contrastar isso os nossos rivais mais conhecidos pelo o clube do regime vão envergonhando todos os seus adeptos em Portugal, na Suiça e no resto do mundo. Serem goleados na Suiça por aqueles números é motivo para o Deus deles Deusébio se levantar da tumba. Assim se percebe como ganham em Portugal, pois lá fora são um nojo. Humilhação total que dá motivo a despedimento com justa causa ao Rui Vitória.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  8. O Porto foi ontem o espelho do grande trabalho que Sérgio Conceição está a fazer! Espectacular! Fiquei sem palavras. Estava optimista, mas nunca pensei que a vitória fosse como foi. Uma lição de futebol.

    Como anteriormente já tinha dito em outros comentários, a verdadeira valia do plantel estamos a descobrir agora, depois de 3 anos desperdiçados, culpa quase exclusiva de treinadores que nunca perceberam verdadeiramente o que é ser Porto, e que pura e simplesmente não sabem potenciar jogadores.

    Sérgio Conceição está a cativar os jogadores (e claro os adeptos) e a fazê-los atingir patamares que muitos achavam impensáveis, e claro, a valoriza-los. Tem sido para já um trabalho fantástico. Olho para jogadores como Herrera, Sergio Oliveira e Reyes e fico com a impressão que sob a liderança de SC darão muito mais do que aquilo a que estávamos habituados. Verdadeiros reforços! Já para não falar no inacreditável Marega! E assim de repente temos um plantel cheio de valor!

    Mostrámos que temos pedigree europeu e isso obviamente ainda mais esperança nos dá em voltar às conquistas.

    POOOORRRRRRTOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Nada a acrescentar ao que já foi dito. Afinal o plantel não é assim tão curto, se o treinador for um Sérgio Conceição, claro. Uma surpresa gigante. Nunca imaginei um rate de competência tão elevado e sei bem como foi a carreira relampago no Nantes.
    Já não me lembro de acreditar tanto que podemos ganhar em Alvalade e começar a fugir na tabela.
    Temos os jogadores possíveis, a equipa possível e as coisas estão a evoluir de uma forma notável. Não ganhamos em esforço nem de forma milagrosa. A qualidade do trabalho apresentado, e o espírito de união e de superação que aquele plantel de remendos nos mostra é verdadeiramente espantoso.
    Se o SC conseguir manter este espírito no grupo até o Bueno pode um dia vir a ser útil.

    ResponderEliminar