sexta-feira, 27 de outubro de 2017

O Duro Derby


Está, então, terminado o "caso Casillas". Sérgio Conceição foi, como homem de grande carácter e frontalidade, capaz de admitir uma conversa com Iker Casillas sobre aquilo que ele queria ver mudado na sua postura nos treinos "até em período de selecções". Era, então, uma questão, realmente, técnica. Deixou ainda a entender que voltou a ver empenho por parte de Iker e que este estava em condições de "lutar pela titularidade" com José Sá e os outros guarda-redes do plantel. 

Para mim, não restam dúvidas, então, que nos próximos jogos Casillas estará de volta ao seu legítimo lugar - entre os postes. 

Tem, naturalmente, razão SC de exigir o mesmo empenho de todos os atletas e deixar claro que não há filhos e enteados dentro do mesmo. Óptimo. Em rigor, não contesto a justiça ou mesmo o direito a essa decisão - é plena. Contesto, provavelmente, o timing da mesma, mas nada mais.  Qualquer posição no onze titular tem de ser fruto de mérito, empenho e esforço, nada mais do que isso. Nada de estatutos ou lugares garantidos, seja para Casillas, seja para quem for. Fica claro que assim é. E isso só pode ser uma boa notícia. Ser uma meritocracia traduz qualidade nas opções e empenho nos jogadores.


Com isto, amanhã estaremos a jogar o derby da Invicta, sempre duro e rasgadinho, com o conjunto Boavisteiro a ser, a esta altura, treinado por Jorge Simão, que tem sempre alguma coisa a provar. Como vamos ser arbitrados pelo "querido" Hugo Miguel que, entre outra coisas, foi o autor da expulsão de Brahimi em Braga... já sabemos que a inclinação costumeira continuará a acontecer. Mas o FC Porto, que desta vez jogará depois de saber o resultado dos seus concorrentes directos, tem tudo para trazer da Boavista os 3 pontos e seguir em frente na sua marcha até à avenida dos Aliados, em Maio próximo.

Esperam-se 8000 pedaços do Mar Azul nas bancadas, o que demonstra o tamanho do apoio que o FC Porto continuará a ter.

Se alguma coisa estes últimos dias, com as todas de posição de que falei no post anterior aconteceram, demonstra, é justamente o quanto é importante nunca perder os 3 pontos. É uma situação ingrata, indigna e estúpida, sem dúvida. Será, no limite, insuportável, talvez. Mas, se outros têm latitude e ajuda - ás vezes, meramente cumprindo as regras - por parte de quem gere, essa questão não cabe na vida Portista. É ganhar ou ganhar, ou então ficar irremediavelmente para trás. Porque estamos contra tudo e contra todos. Não temos latitude para rigorosamente nada.

10 comentários:

  1. pois......SC explicou e como ja nos tinhamos adivinhado tratou se de um amuo do treinador de gredes que nunca treinou nenhum gredes a serio ate chegar ao porto. Quando um trabalhador em qualquer empresa e em qualquer situaçao se desleixa e em primeiro lugar chamado a atençao pelo chefe imediato, se continua a ser desleixado depois de um aviso recebera outro aviso do chefe acima do imediato e so depois e castigado, depois tem de se ter em atençao o prestigio, o que o trabalhdor ja fez, o seu percurso, tudo deve ser analisado. Escrevo isto para dizer que SC perdeu uma oportunidade de estar calado, fez uma grossa asneira em tirar casillas provavelmente copiou mourinho, as causas referidas sao identicas, nos dois casos necessidade de afirmaçao do treinador claramente, resultado mourinho (que tambem implicou com CR7) durou pouco no madrid a ver vamos em relaçao a SC que ate falou do seu adorado gredes zuca fabiano. Se o porto no bessa tiver a mesma atitude do que com o leixoes nao ganhamos, eles vao entrar agressivos ( o simaosinho ate falou nas faltas que nos fazemos ja por causa das coisas ), este nao sera jogo claramente para andre2, hernani, oliver, se calhar otavio, layun, e assim do genero. Tanto o arbitro como o var foram escolhidos a dedo, mas temos de ser melhor que isso tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marchem então os cavalões. No dia que correr mal... não se venham queixar.

      Abraço

      Eliminar
  2. Sérgio Conceição:
    Estou de acordo com práticamente tudo se tudo que se afirma for verdadeiro.
    O Iker não é um trabalhador de uma empresa, é um atleta de alta competição e guarda redes titular de uma equipa de topo que luta pelo titulo nacional e que compete na liga dos campeões.
    Se o Treinador no seu discurso de apresentação aos jogadores foi claro ao explicar as regras e aquilo que legitimamente exige ao plantel inteiro, não pode abrir excepções a ninguém.
    Timing:
    Não há timing! Qualquer um de nós na posição do SC não pode ser confrontado com determinado comportamento e perante o grupo anunciar que o Iker errou, que vai sofrer a conseqüência desse erro mas de preferência só daqui a 3 ou 4 jogos porque a coisa agora está complicada!
    Ficávamos com 23 a olhar para nós e a rir!
    Eu não sei mas até acredito que o Iker possa ter entornado o caldo no último treino antes do Leipzig.
    Boavista: Deixemo-nos de tretas. Esses gajos detestam-nos e matam-se para nos sacar dois pontos no mínimo. Além disso a coisa vai inclinar de certeza pelo que temos de ir com tudo. Entrar fortes, marcar cedo, ampliar ainda antes do intervalo e matar logo ali o adversário e o árbitro.
    Casillas deve voltar à baliza, tudo sanado, oupa pra cima deles.

    ResponderEliminar
  3. OLá Jorge

    Gosto muito da posição frontal do nosso treinador. Retiro de tudo o que ouvi, a grande preocupação em fortalecer o espírito de grupo e não relaxar nos índices competitivos. A intensidade nos treinos terá ligação directa com a entrada no onze. É uma perspectiva que entendo e que certamente recolhe muita unanimidade, mas, continuo a achar que a medida exacta para quantificar e qualificar um jogador vê-se dentro do campo, nos jogos e não nos treinos. Ninguém recebe prémios por treinar bem ou melhor que os outros. Os prémios existem para quem no campo, quando interessa, demonstra ser um grande futebolista. Não gostaria nada que SC cultivasse a imagem de sargento disciplinador que há mínima falha marca desde logo o jogador. Quase sempre este estilo de liderança acaba por sufocar o grupo e muitas vezes é o próprio treinador a ser vitima dos padrões disciplinares demasiado rigorosos. Quem pela espada mata, pela espada morre.

    Espero sinceramente de SC seja ponderado e que esta medida com Casillas seja de facto justa. Tivemos um Sr. Central chamado Ricardo Carvalho que durante os treinos não era nada de especial mas que quando chegava ao jogo transfigurava-se. E como este outros exemplos certamente existem. Tivéssemos tido um treinador absolutamente disciplinador tínhamos certamente perdido um dos melhores centrais do mundo.

    Amanhã espero que Casillas seja titular, porque na minha opinião com ou sem 15 dias de treino "menos bom" continua a ser melhor guarda-redes que Sá e o melhor que o Porto tem. Odiava mesmo era ver o Sá a tirar-nos pontos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se Casillas esteve, nos 15 dias das selecções, do género "oh patego olhó balão", fez muito bem SC. Era abrir um precedente PARA TODO O PLANTEL que não cai nada bem. Casillas é um ponto de referência. Como tal deve dar o exemplo. Se servir para SER o exemplo... estou bem com isso.

      Abraço

      Eliminar
    2. tens razao, se fosse por treinar como se fosse o ultimo dia o gaucho nunca jogava, o ronaldo fenomeno idem, o romario idem, o messi idem, se calhar o maradona idem, por exemplo se CR7 abrandasse nos treinos notave se logo em campol ja que e muito mais fisico que qualquer dos anteriores, e o cruift e o futre que fumavam 2 maços por dia?? Esperemos que a emotividade que faz andar SC nao o trame um dia destes.

      Eliminar
    3. Sendo no campo que os jogadores se mostram, se de facto Casillas teve uma atitude absolutamente desleixada durante os treinos, aí não há boa-vontade ou compreensão que o salvem. Espero é mesmo que assim seja e não uma mãozinha a empurra-lo para fora.

      Eliminar
  4. parabens a fifa reconhece o porto como campeao mundial que muito prestegia portugal sou benfiquista mas admiro muito as vitorias internacionais do porto ja as nacionais fico com azia hahahahahahah

    ResponderEliminar
  5. Vamos ter dia 30 uma assembleia geral do clube, muito sinceramente penso que alguém, por mim seria alguém da claque pelo efeito mediático, deveria propor em assembleia aos sócios uma serie de medidas q endurecessem o combate q estamos a travar contra o polvo benfiquista, pelos nossos estatutos o clube FCP controla nossa SAD na medida q é o clube q nomeia a maioria dos administradores da SAD, qualquer proposta votada e aprovada na assembleia do FCP clube e uma ordem directa a sua direcção e a da SAD
    Eu como medidas propunha a divulgação nos monitores do estádio em looping das imagens com os roubos de q fomos alvo na época passada por parte da arbitragem bem como ainda em todos os formatos na social media do clube webpage, faceboock etc. em simultâneo e no mesmo registo propunha a exibição pelo menos da parte da prova já em posse da PJ e q édo conhecimento geral
    Propunha ainda q aproveitássemos as conferencias de imprensa da champions para fazer a divulgação do caso a começar já com o desta 4ª feira
    O intuito de fazer isto esta na pretensão de levar estes casos de corrupção ao âmbito da investigação internacional, uma vez que não acredito na justiça portuguesa e estou saturado de ver q todos os q estão associados ao crime (slb árbitros, políticos, jornalistas e juristas) continuam a fazer figura de inimputáveis. ate agora a denuncia foi cirúrgica mas já se esgotou a fase do bisturi é chegada a hora de usar a marreta, ninguém se iluda q neste triste Pais esta em marcha um mega processo de branqueamento do crime, não podemos consentir q assim aconteça.

    ResponderEliminar