terça-feira, 18 de novembro de 2014

Algumas Confirmações e A Problemática da Paineleirice Portista


Gosto muito desta fotografia. Gosto desta fotografia porque mostra um grande jogador apoiado na figura de um grande Capitão, Rodolfo Reis. Gosto desta foto porque li hoje que o presidente do Atlético de Madrid não descarta a possibilidade de nos fazer felizes e negociar o Óliver para ser nosso, mesmo nosso, no final do ano. Gosto desta foto porque acho mesmo que o miúdo sente isto como seu.

Óliver surpreendeu-me, confesso. Fui dos que torceu o nariz à vinda de um jogador sem opção de compra, confesso. E principalmente dado a concorrência no espaço dos médios. Mas Óliver é um equilíbrio do plantel, fortalece muito o onze e organiza maravilhosamente. Se, por acaso, puder ser jogador do Porto, como se viu no Estoril, garra, força e espírito combativo não lhe falta. Um jogador à Porto, portanto.

Pegando na foto também, vamos então à tristíssima temática deste post - a paineleirice azul e branca.

Confesso que ando agastado com este assunto. À excepção do Rodolfo, que adoro ver no Play Off e que noto que está lá sempre como Portista e a defender as suas cores - mesmo que, pontualmente, não concorde com ele, pelo menos tem lógica - a verdade é que não entendo a posição dos comentadores de programas desportivos, supostamente afectos a nós.

Em primeiro lugar, todos fazem questão de se vincar como "independentes" e "livre-pensadores", como se ser Portista fosse um qualquer defeito ou doença. Garanto-lhes que Gobern, Seara, Telmo Correia, António Simões, Gosma da Silva, Pedro Ribeiro, e por aí em diante, são benfas. Assim como Cutty Sark, Mourão Ferreira, Alves, Oliveira e Costa, Manuel Fernandes, Barbosa, Morais, etc, são do zbordem.

Porque carga de água terão o Miguel Guedes e o Serrão de querer ser independentes? O que terão pago ao Jorge Andrade para ser tão insipiente? E que dizer de Vitor Pereira? Nem faço comentários.
Mas desgasta-me o meu Sentir Azul e Branco ver que são o Manuel Serrão a gozar e a criticar humorosamente o seu clube, o Miguel Guedes a espumar de fúria do jogo contra o Estoril no programa "Grandes Adeptos" e Jorge Andrade a arrasar o Lopetegui no 4x4x3 que me deixam mais triste! Então no caso deste último, chegar ao cúmulo de ver o José Nunes, insuspeito de ser do Porto, a dizer que a nossa equipa lutou muito no jogo e que deixou tudo no campo, é ridículo. Com amigos destes, quem precisa de inimigos.


Mas o caso mais horripilante é o de António Oliveira. Quando a bola não rola - aí vê-se que ele defende, 80% das vezes, o Porto - ele desmultiplica-se em cabalas sobre a Olivedesportos, a Federação, a Liga, os Clubes grandes... sendo que ele tem onze por cento do Porto! Como? Importa-se de repetir!? Garante ele que há uma máfia dos três grandes, na qual está incluído o clube dele? Que relação tem ele então com o Nosso Grande Presidente, ao insinuar que ele é mafioso? Estamos na presença do quê? Que desilusão!


João Nuno Coelho teve três anos um programa no Canal Q, ladeado pela "formidável" Leonor Pinhão e o sectaríssimo José de Pina, onde defendeu de uma forma maravilhosa as nossas cores, com sabedoria, classe, nível e saber estar, mas sem nunca pôr em causa o seu Clube do Coração. Pedro Marques Lopes e Diogo Feyo, duas interessantíssimas e super inteligentes pessoas, uma que escreve o maravilhoso "Brasão Abençoado" e o outro que não precisa disto para nada, meteram já o Gosma da Silva e o Rogério Alves num chinelo pequenino muitas vezes, ao invés do bonómico Guilherme Aguiar, que se nota que estar ali ou a dormir seria o mesmo.

Para mim é urgente uma remodelação paineleiral nos programas.

Para terminar numa boa nota, gosto tanto de ler que o Herrera acha que já joga num Clube grande - claro que sim! - e que o Fernando Reges diz que será sempre Portista - evidente! - e que não jogaria em mais nenhum clube cá. Não são novidades, mas é sempre bom saber e reler.

4 comentários:


  1. @ Jorge

    já to disse pessoalmente; repito-me: ganhas Tempo e Saúde em passar à frente esse tipo de programas.
    também já sei da tua contra-argumentação, com referência ao pasquim da Travessa da Queimada. :D

    olha: eu não vejo
    (piada fácil :D)

    ps:
    de todos esses programas, recentemente só segui com particular interesse o "sacanas sem lei", pelo que secundo as tuas doutas opiniões sobre o João Nuno (o qual tem estórias para dar e vender).

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto do Oliveira é bastante grave!

      E sim, também acho que vou ter de seriar muito os programas que vejo.

      Acho que vou passar a ver programas onde estejam Portistas a sério.

      Abraçom.

      Eliminar
  2. Caro Jorge Vassalo,

    Tive a oportunidade e a felicidade de assistir à apresentação do FC Porto contra o St.Etienne no Dragão,e, já nesse jogo, o Oliver foi quem mais me impressionou. O tempo encarregou-se de confirmar a sua (grande) qualidade como jogador e, mais do que isso, a alegria e o orgulho, evidente, em representar o FC Porto, perfeitamente identificado com os valores do Clube, parecendo até, que nasceu no FC Porto. Escusado será dizer que gostaria que permanecesse entre nós.

    Tal como o Miguel, também não vejo tais programas, há muito, já o disse no Blogue do VIla Pouca e reitero aqui, por isso não comento. Dos ex-jogadores do FC Porto, agora "paineleiros", prefiro ficar com a memória dos inúmeros momentos de felicidade que me proporcionaram ao serviço do FC Porto.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim caro Fernando,

      Também eu vi in loco a qualidade do Óliver e rendi-me logo.

      Quanto aos programas, como já disse ao Miguel, toca a reduzir!

      Abraço,

      FC PORTO SEMPRE!

      Eliminar