quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Força Força Companheiro Julen, Nós Seremos a Muralha d' Aço


E estamos nos Oitavos da Champions! Que jogo! Um xeque-mate no xadrez técnico feito pelo nosso enorme treinador, que anulou completamente uma equipa que quis atacar, mas não conseguiu, feitas pela magnífica muralha construída por um Óliver raçudo e lutador, um Herrera absolutamente fenomenal e um Casemiro completamente ajustado à sua posição 6.


6? 6 não! 6, central, lateral, construtor, tudo! Fez uma ligação com uma defesa extraordinária, onde todos foram solidários, não complicaram, foram uma equipa coesa, uma autêntica muralha da China.
Alex Sandro e Danilo foram laterais e centrais, defesa e ataque completo, uma linha vertical, (e no caso de Danilo diagonal também) absolutamente surrealista, Maicon jogou simples e seguro, Fabiano foi (ainda mais) gigante e Indi é o central que todos sonhamos. Seguro, determinado, atacante, sem medo de se magoar.

E depois, que se pode dizer sobre Yacine Brahimi. Este homem é enorme, indefensável, completamente fenomenal. Génio absoluto, evidentemente às vezes complica e perde-se sobre si mesmo, mas quando se liberta... minha nossa. Imparável.

Podiamos ter acertado mais, mas, caramba, estamos nos Oitavos sem sequer ter de fazer contas. E podemos terminar em primeiro.
Lembre-se, Julen Lopetegui tem esta equipa há 4 meses. Renascida do pó, a Fénix Azul e Branca metamorfoseou-se num enorme Dragão, a espalhar a Chama por todo o lado!
Mas há dúvidas que seremos Campeões? Só se nos roubarem e MUITO!


GOLOS


Brahimi -  Vão faltando palavras para definir este pequeno génio. O drible, o arranque, a atenção, a velocidade, mas também a humildade e a atitude defensiva.

Defesa de betão -  Toda a equipa atacou, toda a equipa defendeu. Toda a equipa foi pendular. Toda a equipa foi sólida, completamente super-cola, intransponível, solidária. Este Porto (quase) todo novo é um Porto à Porto, solidário, combativo, ligado, entrosado, avassalador.

Casemiro - Caramba, como é possível. Casemiro recebeu a Alma do 6 esta semana, só pode. Duro sem ser faltoso, posicionado impecavelmente, acutilante no passe, lançador de ataque e de pressão, omnipresente em todo o campo. Impecável.

Lopetegui e uma equipa feita em tempo recorde - Temos um excelente treinador. Depois da rotatividade tão afamada, quando solidificou uma equipa, passou uma imagem essencial - a solidariedade, a importância do colectivo sobre o individual, a noção de que todos são importantes mas que só com trabalho e esforço chegam ao lugar que agora passa mesmo a ser de sonho no 11. Cada jogador, Quaresma incluído, sabe o essencial que é dar o seu contributo a pensar na equipa, na sua dinâmica de grupo enquanto o resto não importa. Quem põe o ego à frente da equipa não calça. Lugares cativos, só na bancada.

O Karma - Pelos golos que oferecemos, temos direito a ter um fácil. Brahimi aproveitou bem sim. Mas, na minha contagem, ainda faltam duas fífias para equilibrar as contas. Que seja contra o Shaktar. Era justo.



FALTAS


Tello - Não sei onde esteve. No campo não foi. Tem de assentar a cabeça já Domingo porque o Quaresma está a morder-lhe as canelas. Nem velocidade nem cruzamentos. O único jogador que não contribuiu.

Os *wassacamanagos* dos penalties, pá! - Jackson, és um grande Capitão. Lutas, és bravo, não desistes, fazes muitas vezes de 10 e de ala quando és Ponta de Lança. Agora, porra pá, o Mister tem de te pôr de castigo a treinar a porcaria dos penalties pá! Inadmissível! Mas como dizer mal de ti, se estiveste sempre tão bem!




14 comentários:

  1. Caro Jorge Vassalo,

    Felicitar-mo-nos pela grande exibição e grande vitória do nosso enorme FC Porto.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida caro Fernando, ninguém o fará por nós, está visto!

      Abraço!

      Eliminar
  2. Caro Jorge,

    Acabei o jogo doente. Estava um cavalheiro atrás de mim no café a ouvir o relato e ver jogo na TV (continuo a não entender o porquê de alguém com pelo menos dois neurónios fazer isto...), e estragou-me os nossos dois golos, ao festejá-los uns 6, 7 segundos antes do tempo.

    Quanto ao jogo, pá... Ao intervalo escrevia ao v.a.s.c.o. "Chega a ser anedótico não estarmos já a ganhar 0-2...". Banho. De. Bola. Foda. -. Se.

    Nada a acrescentar à tua brilhante análise. Senti-me como nos jogos em Istambul contra Besiktas ou em Atenas contra o Pana, ou em Madrid contra o Atlético. Que jogo fabuloso dos nossos rapazes. Que banho táctico do nosso Mister. Que domínio avassalador. Que orgulho de equipa. Então aquela 1ª parte roçou a perfeição...

    Admito, quando vejo o Jackson a pegar na bola imediatamente fiquei convencido que não marcava... Adoro-o mas não pode ser ele a marcar. Ponto final.

    Resultado justo hoje? 0-4 ou 0-5...

    Estou curioso para ler o que os "portistas com orgulho" ou os "laterais esquerdos" vão escrevinhar sobre Herrera, Casemiro ou Indi hoje.

    Resumindo: 4ª jornada, qualificação no bolso e podemos resolver o 1º lugar em casa. Not bad sir. Not bad at all...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo assim, não chega, como se viu. Primeira página, sim, mas dominador foi o zbordem... enfim. O que importa é que já Somos Porto outra vez!

      Abraçom

      Eliminar
  3. Grande jogo do FCPORTO,num estádio mitico mas num relvado miseravel.Excelente espirito colectivo de todos os jogadores como à algum tempo não se via.Sector defensivo muito eficaz e seguro.Uma palavra de apreço para Alex Sandro(grande jogo.acabou a letargia?)Casemiro imperial,Herrera é um força da natureza-grande jogador.Brahimi começam a faltar realmente adjectivos para a grande classe deste argelino.Jackson a nivel fisico esta soberbo,esta como nunca a fazer jogo colectivo e que bem ele sabe fazer isso.Em relaçao aos penalties penso que se calhar é melhor o Lopetegui começar a pensar noutro jogador-já começa a haver crise de confiança-.Tello um jogo menos conseguido,mas penso que o relvado não ajudou.Lopetegui realmente 1 treinador que trabalha com estes elementos sómente a 4 meses e apresenta este FCPORTO ja com uns niveis de qualidade futebolistico e psicologicos bastante bons ,é obra.Temos equipa,vamos melhorar bastante,vamos ser campeões-mesmo com Brunos paixoes ,contra tudo e contra todos.
    RUIFCPESPAÇOK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra tudo e contra todos, este é o nosso lema. E é assim que estamos confortáveis.

      Abraço.

      Eliminar
  4. Tello pareceu sempre um jogador ausente, ao contrário dos restantes que demonstraram garra, determinação, vontade de ganhar. Isto já é Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos dar-lhe tempo. Como se viu, com um bocadinho de tempo, os desastres anunciados desaparecem. A qualidade do Tello está lá. Só falta um pouco de calibração.

      Eliminar
  5. Um grande Porto, um Porto de Champions. Atitude, carácter, qualidade, um Porto irrepreensível tacticamente, calou San Mamés, consolidou prestígio, mostrou que temos razões para encarar o futuro sem excessos de euforia, mas com tranquiliddae e confiança.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Têm qualidades excepcionais, como a velocidade, mas faltam-lhe " neurónios" na definição do ultimo passe e tem tiques de Prima Donna, onde os outros metem a cabeça ele nem o pé mete.

    ResponderEliminar
  7. Que Futebol Clube do Porto tão grande para jornalistas tão pequeninos, Venceremos com as armas...
    Viva o FCP
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso tudo, caro amigo, venceremos com as nossas armas!

      Abraço
      Viva o FCP

      Eliminar