domingo, 9 de novembro de 2014

Mas Porque Raio...? Não Pode Ser!


Juro que não percebi. No jogo supostamente complicado, em que era preciso ser sólido e estável, troca-se tudo. Não pode ser. Não concordo. Há jogos para testar novo sistema. Um qualquer jogo da Taça da Liga, um jogo que esteja mais controlado, um jogo que se saiba que as equipas vão estar mais atrás.

Este era um jogo em que o Porto vinha moralizado, era preciso aproveitar o momentum. Era preciso seguir com força e avanço. E depois do colinho ao benfas (falarei mais tarde sobre isso), não podia ser.
A partir do segundo golo do Estoril então, foi uma salada. Os posicionamentos não existiam, as jogadas estudadas claudicaram. 
Não pode ser. Julen, amigo, o 4x3x3 é a matriz de jogo do Futebol Clube do Porto. Pode ser que se consiga jogar em 4x4x2. Mas o Jackson não está rotinado, perde-se naquilo , e sem alas a subir a sério, não pode ser.
Nada está perdido, muito pelo contrário. Mas está na hora de parar de inventar. Não pode ser.

GOLOS

Óliver - Entrou com muita força, muita garra, muito querer. Pressionou, tentou organizar aquela salada russa, foi em frente, jogou tudo, marcou um golo que nos manteve invictos e ainda na luta. Obrigado Óli.

Herrera  (Enquanto o deixaram) - Um dos jogos mais fortes que vi o Herrera fazer, a subir bem, a distribuir melhor, a encher o campo, Não foi por ele que perdemos pontos. Depois Lopetegui recuou-o, e ele desapareceu.

Quaresma - Enquanto teve pernas, foi solidário, um extremo a sério, com vontade e fome de jogo. Aproveitou a titularidade e fez tudo o que pôde para ajudar a equipa. Não o achei especialmente egoista, mas percebi que a partir dos 60 minutos, as pernas começaram a faltar. Mesmo assim, Bravo, Quaresma!


FALTAS

Lopetegui - Alterar o sistema táctico num jogo crucial? Asneira! A culpa disto é de Lopetegui e só dele. Não há desculpas. Em equipa que ganha não se mexe, coño! Um desastre táctico que ele podia ter emendado ao substituir Adrián por Quintero ou Óliver e voltar à matriz habitual. Não o quis fazer. Baralhou tudo, pôs um Quintero que depois disse Lopetegui que estava tocado - o que ainda piora as coisas! - e fez uma salada dos posicionamentos.

Adrián - Gosto do rapaz, acho que tem muito potencial, mas não se pode acomodar uma equipa a um jogador, ainda para mais se ele não tem auto-confiança e está perdido. Bem posicionado sim, mas sempre com a opção errada.

Artur Soares Dias - Palavras para quê. Depois nós é que somos corruptos? Mais vale apostar na Champions! 

8 comentários:

  1. Nem mais, espelha no seu comentário tudo o que se passsou. Não percebo como um treinador que ultimamente tinha agarrado a equipa e os ... adeptos (quase todos) tem necessidade de fazer estas coisas. É certo que o Fabiano faz uma imbecilidade de GR de equipa B, mas a desorganização partiu do treinador. Lopetegui tem coisas muito positivas mas perece que não consegue detectar os erros que comete e não corrige aquilo que tem de pior.

    ResponderEliminar
  2. Para quem como nós vê os jogos na televisão e vemos o posicionamento de Adrian, não sabemos se o erro é do treinador ou se é o jogador que se encosta ao Jackson e não só é absolutamente inoperante, como ainda estorva Jackson. Não acredito que Adrian jogue tão pouco e também não acredito que Lopetegui não veja que assim estamos a jogar com menos 1.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Atropelaram-se imenso, não estão rotinados, se é para jogar assim não pode ser em 4 dias.

      Eliminar
  3. Porquê mudar? Porquê? Não entendo, estivemos tão bem em Bilbao, estávamos moralizados e confiantes, e jogamos com Adrián em vez de Oliver já que segundo Lopetegui Quintero não estava em condições.
    Se não estamos na frente isolados é em parte devido aos roubos de igreja que tem acontecido nos relvados portugueses mas com ofertas aos adversários, invenções como a de hoje e empates desnecessários (Ai aquele 0-0 contra o Boavista! ) só nos complicamos a vida.

    Nada está perdido, 3 pontos é uma vantagem pequena sendo que ainda recebemos os Ladrões antes da paragem de Natal.

    PS: Incrível como um jogador do Estoril fica no chão do minuto 89 ao minuto 91 e o árbitro não deixa a compensação ir para lá dos 5 minutos que já tinha ditado antes desta situação ocorrer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro,

      A arbitragem foi pavorosa. Mexer no que está bem é estragar o que está no ponto. Um disparate.

      Abraço.

      Eliminar
  4. Das coisas negativas nem vou falar. Quero elogiar o Quaresma, porque às vezes também sou seu critico. Elogiá-lo não só pelo que jogou, não fez um jogo transcendente como quase todos, mas gostei imenso da sua atitude, da sua raça e do sentir a camisola que muitas vezes parece não existir em alguns jogadores. Bravo Quaresma.

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge,

    Andei às turras com o Z por causa do jogo hoje. Fizemos mais do que suficiente para ganhar o jogo por 3 ou 4. Para mim o mais incrível foi Lopetegui voltar a apostar neste sistema "estranho" que tinha sido usado contra o Sporting com os resultados sabidos... Adrian é uma nulidade, é um corpo estranho e neste momento NÃO pode jogar. Casemiro e Herrera estiveram tantas vezes sozinhos no meio-campo e a tentar segurar as peças todas, fizeram inúmeras faltas desnecessárias por faltar melhor pressão quando o Estoril recuperava a bola. Passei o tempo todo a suspirar por Oliver, era óbvio que era o jogador que aquele meio-campo precisava. Mais do que Aboubakar (que ainda tem muita broa para comer...) o nosso jogo precisava do anãozinho a comandar aquele meio-campo.

    Maicon foi absolutamente horrível. Faz-me ter saudades do Sereno. Tão tão mau em quase todas as acções de jogo. Que é feito do Reyes?

    Não concordo com a questão Quaresma, principalmente pela questão do livre em que tira a bola ao Brahimi... Esse Quaresma não faz falta, o que jogou hoje é bem-vindo. Mas claramente já não tem pernas para o jogo todo.

    Quanto a Soares Dias é mais do mesmo.

    Enquanto isso na Madeira mais uma roubalheira... É inacreditável o que se tem passado desde o inicio do campeonato e ainda mais nojento é o silêncio perante os factos mais que óbvios.

    Abraço!

    Blue Overlap - http://blueoverlap.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro v.a,s.c.o.,

      É mais uma vez a velha questão, se fosse uma goleada, era de génio, assim, é um terror. O problema é que já é um terror duas vezes seguidas e, se não fosse o Herrera, seria uma hecatombe.

      Tens razão, claro, em relação ao lance do livre, mas se formos por aí Brahimi e o seu complicar passes simples também teria de ser referido. Tenho de destacar a atitude geral dele, que foi boa. Mas, tu sabes, o Quaresma está longe de ser o meu jogador preferido.

      Quanto ao Maicon, tens toda a razão mas, se for por aí, Jackson e os seus erros de posicionamento e cortes de lances de golo (claramente não sabe jogar em 4x4x2), Alex Sandro a ser o Alex Sandro, Danilo furos abaixo, Fabiano a sair à lá parva... nunca mais saía daqui. Mas concordo com o uso do Reyes embora ache que ainda bem que não foi neste jogo, senão tinhamos queimado o pobre do miúdo no meio desta... salada.

      Abraço!

      Eliminar