domingo, 16 de novembro de 2014

O Armaggedon em Janeiro e A Parvoice Das Paragens


E pronto! Mais uma vez sinto o meu coração tão quentinho! Os media tão importadinhos que estão com o nosso handicap competitivo em Janeiro, já que Brahimi e Aboubakar vão falhar seis a oito jogos com as suas selecções na CAN! E agora? Que vai ser do Porto, sem estes dois? Claramente estamos condenados!

Não, não estamos. O pequeno argelino tem sido preponderante e central no jogo do Porto mas, se há uma coisa que tenho visto e me alegra o coração e me alivia o espírito, é que este ano é o colectivo que está forte e não há uma excessiva dependência de um só jogador. No entanto, se virmos bem, será com certeza por causa disso que Julen Lopetegui estará a testar sistemas alternativos para colocar Adrián numa posição mais habitual a si (insisto, depois de rever o jogo de uma forma desapaixonada, percebi que quem esteve fora de água foi muito mais Jackson do que Adrián) e potenciar a utilização dos nossos alas que podem ser médios e vice-versa de uma forma muito mais competitiva e forte.
Mas, mesmo no clássico 4x3x3, podemos utilizar a força do Quaresma e do Tello como extremos puros, alas de raiz, e potenciar o 4x3x3 clássico com o Jackson. 

Estamos melhores com o Brahimi certamente, mas não é o Fim Dos Tempos! Quanto a Aboubakar, fico cada vez mais feliz com a sua contratação, é um grande alívio saber que é uma boa alternativa para Jackson quando ele estiver cansado, até porque o acho muito mais adaptável ao 4x4x2 alternativo, creio-o muito mais um jogador de área que o Jackson, é forte, rápido e possante, e vê-se que tem uma consistência de acerto muito grande. Vincent Aboubakar é o Ponta de Lança de futuro que nos faltava, e ainda que não pareça, só tem 22 anos. É alto, forte e possante, e tem uma enorme margem de crescimento. Mas, essencial, neste momento, felizmente, também não é. Portanto, calma, temos um enorme plantel, não nos falta soluções.

Faz 11 anos o nosso Estádio de todas as alegrias, Parabéns ao nosso Estádio do Dragão, que os próximos onze possam estar tão repletos de alegrias e títulos como os últimos 11. E eu espero estar lá, sentado na minha Cadeira de Sonho, para os ver de perto.



Há muitos anos que não percebo esta coisa do calendário competitivo das Selecções. Se percebo pouco o timing das fases qualificativas quando os Campeonatos estão ao rubro, obrigando a paragens ridículas em equipas que se começam, muitas vezes - como o caso da nossa - a conhecer-se e a entrosar-se, percebo ainda menos os 15 longos dias em que se junta ainda um outro jogo desgastante, que serve unicamente para encher os cofres das respectivas federações, mas que cria mais desgaste e risco de lesões, muitas vezes em jogadores fundamentais, ao que tem ainda de se somar muitas vezes jetlags, tempos de recuperação de horas de viagem e tudo isso, tudo em nome do el contado.
No nosso caso, como ainda não bastasse, junta-se a Taça de Portugal a este regabofe, e estaremos a falar de quantas semanas de paragem? Three to get ready! Bom domingo! Aguenta coração azul e branco!



Já agora, para aguentar ainda melhor esta silly season competitiva, porque não sorrir e lembrar dois dos nossos, via Blue Overlap.

3 comentários:

  1. Caro Jorge,

    A confirmar-se, serão, sem dúvida, duas ausências de vulto. Não obstante, e atendendo à qualidade do Plantel, acredito que a Equipa estará à altura das suas responsabilidades e dos anseios dos sócios e adeptos do FC
    Porto.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando,

      Sim, ninguém o nega. Mas se tivessem lesionados (cruzes credo!) também o seriam. O sentido do meu artigo, como bem compreende, é que não há baixa com este plantel que não possa ser colmatada com qualidade.

      Abraço!

      Eliminar
  2. Caro Jorge,

    Sem dúvida, é esse também, o sentido do meu comentário.

    Um abraço do tamanho do FC Porto.

    ResponderEliminar