terça-feira, 4 de novembro de 2014

O Grande Capitão de Volta e Ainda o Olho de Águia do Fora de Jogo

Quando tinha 12 anos fui operado ao tendão de Aquiles para a extensão da minha perna direita. Graças à natação que praticava e da bateria que comecei a tocar, de três operações necessárias fiz apenas uma. Fiquei três longos meses engessado e tive muito tempo a recuperar, inclusive ter de reaprender a andar. 
Serve esta pequena nota introdutória para atestar do autêntico feliz milagre que é a recuperação do Bom Capitão, Helton Arruda. De volta está o jogador mais afável, simpático, boa onda do FC Porto mas, principalmente, um enorme guarda-redes e ultra carismático no balneário.
Este enorme jogador é transversal e ganhou títulos, foi decisivo em jogos e venceu a Liga Europa. Teve a dificílima tarefa de preencher o lugar de Vitor Baía, uma das maiores figuras de sempre do FC Porto. Ficará, indiscutivelmente, na memória colectiva do FC Porto.
Sou, evidentemente, adepto da realpolitik, não gosto de hipocrisias e não serei hipócrita - tenho a convicção que Helton não faz parte dos planos de Lopetegui para a baliza. 
No entanto, fico feliz por saber que terá aquilo que sempre mereceu - dar o seu contributo na baliza em (espero eu) muitos jogos e fazer a sua despedida no Dragão, a sua Casa de sempre, aplaudido de pé, com a ovação e a glória que fez por merecer, e não numa qualquer nota de Facebook ou Instagram. 
Da minha parte, e tenho a certeza que muitos Portistas partilham da minha opinião, estou feliz pelo esforço ter compensado, e o Bom Capitão estar de volta. Seja pelo tempo que fôr, seja para que for. 
Helton sairá, como deve, pela porta grande.

Trouxe-me à atenção o meu caríssimo amigo Dr. Rui Magalhães, via Facebook, esta imagem que se explica por si própria. Daqui se retira a evidente má fé do fiscal de linha e se atesta que o benfas joga sempre com 15. Será um Campeonato completamente inclinado e será só pela força de um grande Porto, focado, organizado e unido, como eu sei que está a ficar, poderá escalar este autêntico monte Evereste. 
É absolutamente vergonhoso como não acontece nada e como, jornada após jornada, o benfas vai sendo levado absolutamente despudoradamente no andor, para tentar conseguir realizar um feito que será, no entanto, no meu entender, absolutamente impossível - ser bicampeão.
O benfas não tem força no seu plantel, não tem a confiança do seu treinador e, a ser eliminado, como acho que será, da Champions League, terá de ser desprovida de jogadores-chave em Janeiro. Contando também que o Jesus aposta sempre nos mesmos e que isso leva a um desgaste extraordinário por ser um futebol de ataque absolutamente tresloucado, não terá capacidade de, mesmo jogando com 15, chegar a cumprir os seus objectivos.

O dr. Cutty Sark tem um anti Portismo primário e surrealista. Como tem andado muito por hospitais, tenho a certeza que o Éter lhe deve ter entrado pelas narinas, ao julgar que o seu zbordem vai passar a fase de grupos. É surrealista a azia deste senhor, mas, principalmente, acaba por demonstrar que o campeonato do zbordem é ganhar ao FC Porto e ao benfas.

A confirmar-se a notícia da contratação de André André, é muito boa notícia, e um regresso da Raça, Querer, Entrega e Orgulho da linhagem André, que tanto sempre se reconhece, vindos da "minha" Póvoa de Varzim. Tenho a certeza que deixará tudo no campo.

10 comentários:

  1. Viva Vassalo, começando pelo fim: não estarás confundir éter com álcool?
    Sobre o fiscal-de-linha, repito e nunca me cansarei de repetir, não está em causa se é ou não, está em causa que estava condicionado, por isso decidiu tarde e à revelia do que mandam FIFA, UEFA E FPF: lances de dúvida, benefício a quem ataca. Se fosse na área do Rio Ave ele cumpria as ordens, na do Benfica...
    Sobre Helton, OK, mas continuo à espera de uma explicação sobre aquela enigmática frase no Instagram.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Vila Pouca,

    Entre os séculos 17 e o início do 20, o éter dietílico era inalado como analgésico, inebriante e alucinogéno, e muito utilizado pela classe médica pelo fim parecido com o de um opióide. Convido-o a ler aqui .

    Somos dois os que gostaríamos de saber que raio foi aquilo da mensagem do Helton.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. sobre a frase do Hélton, ainda haverá muito para ler, mas poderá ser só num livro após o fim da carreira...
    fico feliz por ele vir a ter uma hipótese de se despedir da melhor forma (no campo, e nao no instagram ou numa entrevista á globo transcrita pelos pasquins da mouraria).
    agora, que ajude a continuar a passar um pouco do espírito de vitória e exigencia ao grupo, que nao contagie o fabiano com as gripes aviárias europeias a que nos habituou uma vez por ano (no melhor pano...) e que relembre a todos que jogar com o zborden, 5lb ou até boavista nao é um jogo qualquer.

    ó JV, a ironia disto é que, pela forma como joga com os pés e como controla a profundidade (época adriaanse!!), seria ou nao este, um GR á Lope? :) (ainda tenho em mim uma esperanca que ele nao recupere "á Bento", e que venha a ser útil, mas é só o adepto a falar...)

    um abraco

    (e já que é a primeira vez que aqui comento, obrigado pelas leituras que me proporciona, gosto muito do blog :) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Michael,

      Essa é, para mim, justamente, a mais valia do Helton. Estar no banco de hora em diante possibilita ao Capitão essa capitania, a dar as "ordens" e a passar o espírito de Ser Porto.
      Embora não seja impossível o Lopetegui usar Helton (gostava imenso, confesso, mas acho arriscado), acho que o Fabiano é melhor entre postes do que o Helton e tem-se visto muito mais trabalho de pés (este sábado adorei a saída de pé que ele fez). Acho que o Fabiano está cá para durar.

      Obrigado pelo comentário e elogios, fico feliz que goste, e convido-o a comentar assiduamente :)

      Abraço

      Eliminar
  4. Caro Jorge Vassalo

    De regresso à capital do Império e com a leitura em dia.
    De acordo consigo no que se refere ao Helton. Quanto á segunda parte do seu Post, pois é caro Jorge, é o que se costuma dizer e nós Portistas sabemo-lo bem, mais do mesmo. É como uma via de sentido único. Por isso o FC Porto tem de ser sempre muito superior, para atingir os objectivos.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente caro Fernando, além de futebolistas, alipinistas. Mas lá chegaremos!

      Abraço!

      Eliminar
  5. Também fiquei satisfeito com a recuperação do Helton, mas acho que não vai jogar, a não ser uns minutos para terminar a carreira como campeão, espero eu. Quanto às arbitragens, este ano vai ser muito difícil, pois o clube do regime joga sempre com catorze, e quando não ganha os árbitros são penalizados, como o que os apitou em Braga, quanto à roubalheira do Paulo Batista em Guimarães, deve ter levado um nota boa, pois conseguiu tirar 2 pontos ao FCP. Temos que jogar muito para ganhar este campeonato a já chamada; Liga Salazar/Caetano.
    Viva o FCP
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que dizer, Sargento Moutinho, da nomeação do Bruno Paixão para o Nacional-benfas? Um escândalo!
      Estamos mesmo contra tudo e contra todos!

      Viva o FCP,

      Abraço

      Eliminar
  6. Num pequeno off-topic:

    Hoje, para os lados de Carnide, uma equipa da casa levou uma bela banhoca de bola, não ficou a perder 1 ou 2-0 sem saber como, conseguiu marcar no 2o remate de perigo e ... viu-lhe ser perdoado o (agora) mais escandaloso penalty destes últimos anos a nível Mundial (só faltou a Jardel agarrar mesmo a bola)! E não foi para o campeonato, espantem-se! Como era mesmo, "há uma conspiração contra Portugal na Champions!"?

    Não jogam a ponta dum corno e ainda tenho de aturar atrasados mentais "portistas" a queixar-se do nosso estilo de jogo e do nosso treinador? Poupem-me!!!

    (Desculpa Jorge... Desculpa...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Z,

      Nada a desculpar. Subscrevo e darei uma nota sobre isso no meu post de amanhã :)

      Abraço

      Eliminar