sábado, 29 de novembro de 2014

Perplexidades Totais

Estou perplexo! Então o nosso Grande Mestre da Táctica nem sabe a quantas anda? E o mais curioso é que ficou a perceber (acho!) mas ficou imperturbável! Mostra bem o espírito que reina na segunda circular! E porquê, pergunta-se? Porque está tudo controladinho. E para quê, meus amigos? Pensava eu que era para conquistar o bi-campeonato, para acabar com a hegemonia Portista, para se inverter o ciclo, e por aí em diante. Curiosamente, o motivo ulterior é outra coisa! O senhor Dumbo afinal, continua um excelente chefe de família. Aquilo no reino de Carnide, pelos vistos, está por um fio. E é tão interessante saber que não é por motivos desportivos. Claro que enquanto se ganha fica-se feliz, ninguém fala, tudo anda contente, palha para jerico comer. Jesus está a borrifar-se para as competições europeias. No ano passado preocupou-se porque achava que ia embora. Correu mal, pela segunda vez consecutiva, a final da Liga Europa. Da Champions nem se fala. Como ganhou o campeonato e as tacinhas tudo passou. Então, toca a fazer a mesma coisa! Em terra de cegos quem tem olho é rei e Jesus já viu que qualquer coisinha que faça é exultada à potência de dez. Assim sendo, está a borrifar-se para isto, o presidente que resolva. E resolve! Tem o Nomeações garantido. Três jogos seguidos na Champions League em que um jogador do benfas é expulso. Aqui pelo burgo não se passaria nada. As entradas do Luisão seriam "normais". Como pode mudar um jogo, o sentido de um campeonato dessa forma!

Preparem o vosso coração, caros Portistas! Vai ser em força, a primeira volta. Mas de qualquer forma, temos qualidade para ultrapassar esta contagem de montanha. Em Janeiro vai-se ver como é o benfas sem o bispo e a rainha.  E outros que terão de ir também. Mas shh, é melhor não falar mais, o melhor é inventar um bocadinho, ou um bocadinho mais ainda, ou então enlouquecer de todo! Por falar nesta ultima perplexidade, o certo é que a boa notícia é que se confirma que o Porto vai poder ter 75% do passe de Yacine Brahimi antes de o vender bem vendido. Eu sei que muitos sonhariam com 100% da verba, mas não há bela sem senão, e acho que a mais valia neste negócio, quando acontecer - não será em Janeiro - vai ser dos melhores negócios do Porto dos últimos anos, seguramente. E, por falar em negócios, o novo administrador Fernando Gomes resolveu esconder as verbas exactas das vendas dos jogadores e fico perplexo com quanto nos deve o Atlético de Madrid. Será que se passou alguma coisa, como bem exposta no caríssimo Tomo II. Mas continuo a dizer que fico sempre algo confuso com as contas e a Contabilidade não é o meu forte.

É sempre interessante ver como, numa semana europeia em que o Porto fica em primeiro lugar, em que conquista 13 pontos de 15 possíveis e em que tem um golo nomeado para o golo da semana e cujo jogador em questão faz parte do Team Of The Week da UEFA, não haja mais do que 3 minutos para falar do FC Porto em jeito de corre-corre no MaisFutebol, insistindo no assunto da rotatividade e do Quaresma para lateralizar e diminuir o feito e no 4x3x3 ter sido em jeito de despedida, com uma das entrevistas da "Caixa de Segurança" ter sido a um arrumador de carros desdentado. Nada contra, a não ser pelo que quer dar a imagem do que é ser do Porto. A manipulação (des)informativa, aliás, está ao rubro. Neste caso do 4x3x3 é particularmente grave uma vez que que, nesta semana dourada do FC Porto, em que ele quebra mais um record, e em que tem uma das defesas menos batidas da Europa, apenas atrás do Bayern de Munique e o melhor ataque da Champions, a escolha para o "Ele e mais dez" do dito programa, por parte do portista Jorge Andrade ter ido para... Lito Vidigal. Aliás, Jorge Andrade é mais um paineleiro muito bem comportadinho, que teceu grandes elogios a Jesus e ao zbordem, e que indiciou no seu discurso que estas equipas não ficam atrás do "seu(?)" Porto! Que bonito! Aliás, o golo Herrera foi diminuído pelo sr. Nunes como tendo sido "a meias com o guarda redes" e a campanha do Porto pelo senhor Tovar como "fácil". Enfim, sempre a mesma coisa.

Aliás, nada como este brilhante post do Z, do Blue Overlap, para demonstrar o que um bom Portista sente com este assunto.

Amanhã, temos que vencer com Concentração, Esforço, Garra e Orgulho! E é tão ver que o nosso Comandante, mesmo (ainda) a bordo de outro navio, está connosco sempre! E ele sabe bem quem sabe disto, porque de futebol percebe ele. Grande Lucho, volta a tua casa depressa, hombre!


6 comentários:

  1. Caro Jorge,

    Antes de mais, muito obrigado pela referência. Desculpa lá o tempo todo que o artigo sob forma de testamento te deve ter roubado, mas penso que valeu a pena :)
    O ano passado, corriam os últimos suspiros de Paulo Fonseca à frente do nosso clube, e o rapaz errou em 2 ou 3 alturas, confundindo cidades, clubes e mais umas coisas. Recordas-te da perseguição de que o homem foi alvo? Recordas-te da forma como mesmo nós nos sentimos envergonhados com as gafes do homem?
    Sobre isto, dois pontos:
    - o seguidismo JJiano é como o extremismo religioso ou político - a máquina de propaganda deve estar sempre oleada e não se deve colocar em causa o que diz o Fuhrer. Disse asneira? Não, não. Foi um erro honesto, parem lá de pegar com o Chiclas. Jesus não erra... Engana-se
    - nós somos assim, gente que se envergonha quando um nosso treinador comete uma gafe daquelas. Se calhar por isso é que somos incluir diferente. Se calhar é essa a razão de termos tantos títulos. Para os outros qualquer merda serve...

    Abraço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema, se algum, é que o homem está-se mesmo nas tintas! Que boss!

      Abraço

      Eliminar
  2. Eu de contas também percebo pouco e portanto já não perco tempo a analisar relatórios... Até porque é fácil falar de fora, contestar e dizer que este foi caro, que não devíamos ter jogadores emprestados porque ficam caros, etc, mas depois de se se vier a provar que o caro foi barato ou o que começou por ser emprestado rendeu 30 milhões, como aconteceu com Ricardo Carvalho, não há uma palavra, muitos até dizem eu sempre achei fulano um craque, sempre defendi a teoria dos empréstimos.
    Siga a marinha e vamos mas é ganhar ao Rio Ave.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas
    2 tópicos para perceber melhor o colinho dos arbitros (e a passadeira que os benfas teem tido) e o centralismo deste pais em relaçao à capital deste imperio cada vez mais pobre:
    1.Expresso deste fim de semana 29 Nov secçao desporto artigo Benfica -Natal e o menino Jesus:
    "Jorge Jesus não vacila.Eu sei que vou ser campeão,diz entre amigos."
    2.Publico suplemento Fugas deste sabado dia 29 Nov-
    O Restaurante Belcanto (chef José Avillez sediado em Lisboa) fez história pq pela 1ªvez 1 restaurante nacional chefiado por 1 portugues conquista 2 estrelas do exigente Guia Michelin(2015).Errado!Após 1trabalho de arquivo e histórico descobrimos que o Restaurante Escondidinho,na Rua Passos Manuel- Porto já teve direito a 2 estrelas no Guia Michelin de 1936/38.E a partir de 1933,a Michelin já tinha criado a figura dos inspetores anónimos.
    Abraço
    P.S.Vamos ser campeões nacionais e vamos as meias da Champions(Toma Mestre Baralhado da tactica.
    RUIFCPESPAÇOK

    ResponderEliminar