quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Um Esclarecimento Cabal

Antes de mais, quero dizer categoricamente que não ia escrever mais sobre isto. Mas o comentário do meu caro sr. Fernando Pinto, que muito me honra com a sua visita, leva-me a um esclarecimento público.
Primeiro, subscrevo tudo o que disse o sr. Vila Pouca. Como ia dizer muito do que, aparentemente, o Rui Barros - um autêntico Buda do futebol, transversalmente considerado por todos! - já disse ao Tozé, também quero acrescentar que não contesto o profissionalismo do Tozé acho que tem todo o direito - o dever! - de fazer tudo pela equipa onde joga, principalmente se esta equipa já tem metade dos seus direitos desportivos.

Onde eu subscrevo as palavras de Rui Barros, e acrescento em relação à falta do Indi e àquele lamentável atirar-se para o chão, é que este comportamento prejudicou o FC Porto com anti-jogo, que até, no caso do Indi, podia render-lhe um amarelo ou um vermelho que ele não merecia, dado o planoinclinadismo que assistimos nesta Liga. Proponho aos meus digníssimos Portistas que substituam a imagem de Tozé pela do Enzo, Nani ou quejandos. Defenderiam os meus caros amigos que era natural?

E, mormente, quero relevar que este tipo de anti-jogo me enoja, até nos meus. Felizmente, no Porto, não somos nada adeptos deste estilo de coisa. Não somos como certos clubes onde os Mestres da Táctica mandam os seus jogadores atirarem-se para o chão, a fingirem-se lesionados, para queimar tempo. Preza-mo-nos por jogar todo o tempo útil e fazer da nossa vida o jogo pelo jogo, e não para conseguir com artimanhas o empate/vitória almejadas. Em desportos muito mais agressivos como o rugby ou basket, este tipo de anti-jogo é severamente punido, se permitido sequer. No futebol, é engradecido como manha.

Posto isto, e esperando que saibam que não estou a queimar ninguém mas que há coisas que não me caem mesmo nada bem, reservo-me o direito de não apreciar este comportamento, o denunciar e criticar como "não-Portista", por não ir de encontro aos Valores que acho Portistas. 

Pode ser que seja o clube do coração do Tozé, mas não passa disso. E eu não o critico. Apenas constato. Quem se lembra de exemplos como os de Hulk e do seu visivel constrangimento a jogar contra nós, saberá certamente do que falo.

Acrescento que, comigo, o argumento do Tello, Casemiro e Óliver, contra a sua equipa de onde vem emprestados, não colhe. 

Não acho que os culés ficassem muito aborrecidos com um Tello a jogar bem contra eles, mas se fosse um Villa ou Fábregas a fazer isto, tenho a certeza que a ira culé seria enorme. Da mesma forma que por ventura, não o Casemiro. Mas se falarmos de um Xabi Alonso.... e no caso de Óliver, seria por ele mesmo. Não sei se Casemiro é muito madridista, mas Tello é culé de certeza e Óliver nem sequer tem opção de compra. Eu não os poria a jogar contra as respectivas equipas. O risco seria, para mim, gigante. E acredito que não fosse, de forma alguma, propositado. Mas que provavelmente, daria um constrangimento ao género Hulk, ai sem dúvida.

Serei doente e sectário. Certamente. Mas tinha o Tozé numa consideração grande. Acreditem que nunca me passou pela cabeça que jogava sequer. Poderá ter sido do choque. Mas não me caiu bem. É o meu direito.

Não contesto o seu profissionalismo. Mas posso contestar o seu Portismo. Não queria que eles nos oferecesse o jogo. Não acho que tenha sido por causa dele que tivemos um empate com sabor a derrota - como todos os empates no FC Porto. Mas este anti-jogo não é acidental. E é revelador. 

9 comentários:

  1. Let's agree to disagree e seguir em frente. Há quem veja um mau portista e há quem veja um bom profissional. Como há muito que deixei de me preocupar com esse lado mais romântico do futebol, prefiro que o Porto se concentre em contar com bons profissionais. Se assim for o resto vem por acréscimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza sr Augusto. E entenda - para mim o Tozé é um jogador do Estoril Praia, não do FC Porto. Tem todo o direito, e dever, nessa óptica, de fazer tudo pela equipa. A questão, despoletada por ele na flash interview, é, se ele se assume Portista, como se mede o Portismo. Mas, a mim, também me parece que há assuntos bem mais prementes a serem debatidos, dos quais falarei em próximos posts.

      Abraço

      Eliminar
  2. O que interessa ao Tóze é o ordenado ao fim do mês e quem lhe paga! O resto são historinhas de encantar como o outro da cadeira de sonho que também jurava ser um Portista e afinal era só um portista de "p" pequenino pois a carteirinha cheia de eurinhos é que interessa!
    Já devíamos ser todos crescidinhos para entender que quem anda no futebol anda por dinheiro e que não há amor pela camisola mas sim uma paixão enorme pela carteira!
    Mas isto não é um problema só dos nossos que vestem a camisola do nosso clube mas sim de todos os clubes, o adepto aquele que só perde dinheiro com o futebol e que corre atrás do clube ainda é ingénuo ao pensar que quem marca aquele golo ou defende aquela bola o faz por amor ao clube e á camisola, quando na verdade aquele discurso pre-fabricado, standardizado e os festejos para claque ver, são apenas pelo seu próprio ego!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro SDF,

      Compreendo o seu hiper-realismo, mas no dia em que eu deixar de acreditar que há quem ame o seu clube, é o dia em que eu deixarei de ver futebol.

      Abraço!

      Eliminar
  3. O problema disto tudo é que quem agitou, quem lançou a confusão e falou em apertos, é a escumalha que em tempos idos crucificou o Jorge Costa por fazer um auto-golo num Porto-Marítimo e arrasaria Tozé se tem falhado o penalty. Depois do lance do Jorge, muitas coisas se passaram, algumas muito mais graves e ninguém disse nada.
    Mas essa é a nossa luta, denunciar a disparidade, o sectarismo e a falsidade.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Seguiremos a lutar e unidos venceremos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Jorge Vassalo,

    O meu comentário anterior pretende tão só, expressar o meu posicionamento como Portista, perante o "caso Tozé", não estando implícita qualquer crítica ao seu Post e á sua opinião, era o que mais faltava, caro Jorge. Para mais, depois de um jogo que não correu bem ao nosso FC Porto e ainda por cima não ganhamos. Isto sim, motivos a merecer a minha atenção e preocupação.
    De resto, como bem diz o nosso estimado Vila Pouca, a nossa luta é contra os "Ribeiros Cristóvãos" do nosso futebol, sempre atentos aos "Jorges Costas e Tozés" quando se trata do FC Porto, e "distraídos" em relação aos "Manacas" de outras cores.

    Sempre a considerá-lo, um abraço Azul e Branco e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  6. Caro Fernando,

    Não estava de todo crítico do seu comentário, pelo contrário. Queria só esclarecer a si e a todos a minha posição.

    No entanto, tem toda a razão, lutas muito mais importantes se levantam, que endereçarei já no próximo post, amanhã.

    Forte abraço,

    Porto Sempre!

    ResponderEliminar
  7. Estou curioso para saber qual o "grito" para amanhã :-) abr@ço Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar