quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Um Sério Aviso À Navegação

Comecemos pelo início. O Grande Mestre de Todas as Tácticas voltou ontem a mostrar o seu valor. Fez um jogo horrível num jogo com uma qualidade não menos horrível. Um benfas perdido, tremido, desorganizado, combalido, fraco. Teve ainda a sorte de ter um árbitro que decidiu abrandar a mostragem de cartões, senão o senhor Perez e o senhor Maxi estavam na rua muito mais cedo. Contra um Zenit longe de ser bom, também muito desenquadrado e a depender muito do nosso Incrível (adorei ver como o Hulk continua, como todos nós, com um cheirinho de alegria especial quando defronta o benfas), lento, com muito espaço defensivo, mas que acabou por demonstrar o óbvio: 
O benfas é uma equipa que, basta encontrar uma equipa que tenha o mínimo de qualidade e ataque com algum fervor, se perde no campo. Tem uma base muito curta e apoiada num jogador que acabou de chegar, não reage bem às perdas de bola e tem uma fase de construção de jogo que é um mimo. Está apoiada no trio maravilha Gaitán, Sálvio, Enzo e, sem esses, perde-se toda. Mas vamos ao que é importante: Ficaram já pelo caminho.

Digo já que não achei o Bayer, nem o Zenit, melhores que o Shakhtar ou o Bilbau. O Bayer atacou muito mas foi inconsequente, e bem anulado pela técnica autocarro de Jardim, o Zenit não me parece ter a força e organização que até podia ter com a qualidade dos jogadores que tem. Por isso, embora o Mónaco não seja o BATE, convenhamos que este FC Porto chegaria para ser apurado no grupo do benfas. Como diz o benfas de Paredes, este benfas é forte com os fracos, fraco com os fortes. Por isso, e apesar de o benfas também poder, e com certeza vai, rodar jogadores no Champions, na semana anterior à nossa, não tenho medo do jogo. Acho que temos qualidade e solidez necessária de arrumar com esta nódoa.

Então qual é o meu "aviso à navegação"? Simples! Um benfas concentrado no Campeonato é um benfas ainda mais próximo do Nomeações. Preparem-se, meus caros Portistas, para um ano que faria o Calabote corar. Já não vai ser um andor, vai ser um entronamento. Uma autêntica passadeira vermelha. Este benfas tem de ser bi-campeão a qualquer custo. Por isso digo categoricamente - se vir o nosso FC Porto lutar, dar tudo e não conseguir no final do ano, não vai ser por isso que não estarei com Lopetegui. No entanto, Janeiro chegará e levará as pedras fundamentais do benfas com ele - sem dinheiro da Champions e da Europa League vai haver, necessariamente, uma debandada geral, que o Dumbo tentou segurar mas não conseguiu - e este benfas vai perder ainda mais qualidade. Mas não estou a ser derrotista nem fatalista. Confio cada vez mais numa vitória na nossa casa. Se o Paulo Fonseca conseguiu, não estou a ver porque não vá conseguir Lopetegui. Temos qualidade e entrosamento que chegue para eles. Vamos ter é de marcar 5 para ganhar por 2. E temos de nos convencer disso já, para não haver surpresas.Não quero com isto dizer que não acho que vamos ser Campeões! Como disse o Mourinho "Em condições normais vamos ser Campeões, em condições anormais... também seremos Campeões!" O que estou a dizer é que não sou insano ao ponto de pensar que as arbitragens não são decisivas! E, lamentavelmente, como vejo uma Estrutura em modo zen, que nada faz e deixa passar este circo, adivinho um jogo na nossa casa bem inclinadinho!

Por último, insisto no meu protesto. Ontem, em S. Petersburgo, houve tempo, espaço e interesse para entrevistar benfas e Zeniteiros, incluindo o Incrível e o cãozinho. Não foi do frio. Por isso, acho ainda mais importante que a Estrutura reaja contra a falta de cobertura jornalística do nosso jogo e tenha uma acção contundente contra a SportTV e a TVI, que nos trataram da forma que trataram! Exige-se um retratamento!

E, por último, viram o Jesus a destratar o jornalista? Aos gritos com ele e quase a bater-lhe? E depois é Lopetegui que é rude e arrogante? Que é "superior"? Onde está a indignação paineleira contra este comportamentozinho deste pintas? Está mais que visto, Jesus é um homem que sabe que não tem capacidade para mais, que sabe que tem as costas largas e que pode dizer coisas como "estamos em quatro frentes" e por aí em diante sem que lhe aconteça nada. Ele desvalorizou a Champions. Problema dele e dos cofres do clube dele. Mas, por mim, pode ficar lá mais vinte anos. Sabemos com o que podemos contar. Com um ser pequenino, de ambições pequeninas, que quer reinar no seu laguinho, e dar a ideia de que esses "tripletes" são a melhor coisa do mundo.

Nós somos um Clube do Mundo. Um Porto Universal. Eles são um clube de bairro.

24 comentários:

  1. Concordo com a ideia que a partir de agora o andor vai aumentar. O que já é descarado atingirá níveis de outros tempos. Temos de fazer o nosso trabalho bem feito, e iremos ser campeões.

    Relativamente á falta de jornaleiros para a flash interview, a sport tv que deveria ver o FC Porto como um parceiro continua a desprezar-nos. Penso que o tratamento passará por somente responder a meios de comunicação que nos respeitem todos os outros deveríamos ignora-los como eles nos ignoraram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais!

      Concordo. Tanto que era a ideia do post anterior.

      Abraço.

      Eliminar
  2. Parabéns pelo blog. Gosto bastante.
    Em relação ao episódio dos jornalistas (ou a falta deles), tenho a dizer que devíamos voltar aos tempos do blackout! Se somos indiferentes para eles também deveríamos ter a mesma atitude. O clube actualmente ainda tem mais meios para comunicar com os adeptos e sócios do que à anos atrás. Enfim, não entendo o porquê de falta de reacção em certos momentos, mas quero acreditar que faz parte de algo pensado.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado João.

    Estamos de acordo. E também eu quero acreditar que faz parte de algo pensado, embora esteja com dificuldade em ver o quê!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Meu caro, temos que dar um desconto aos benfas.Eles na C.L. jogaram sem os principais fornecedores de pontos do nosso campeonato(Vasco Santos,Duarte Gomes,Paixão,magarefe Mota,Esteves,H.Miguel,Capela,Marco Ferreira).
    Vá lá vermelhos,vejam se conseguem meter no C.Arbí.da UEFA o Vitor Pereira e Lucílio Batista .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque acha o José que o Jesus diz que o importante é o Campeonato? Ele sabe com o que conta!

      Abraço!

      Eliminar
  5. o que nao deveria ter consequencias minimas e esta pouca-vergonha aqui

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=515403

    enfim...
    por muito menos sonegaram-nos seis pontos.

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. no pasa nada. Sonegaram e não nos devolveram!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de não gostar mt deles, o boavista, dexeu de divisão por menos.

      Eliminar
  7. Ui tanta euforia! É assim que eu gosto dos andrades! Quando acordarem é que vão ser o elas!
    E ainda temos 5 jogadores lesionados. Imaginem quando voltarem!
    Não precisamos do que perdemos na Europa (8M) quando temos os novos contratos de patrocínio aumentados (Huaqwei, Emirates e Adidas 10M) e a BTV que irá ver os seu proveitos aumentarem 60% de 17M para 27M.
    Brincalhões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano não precisas desses jogadores meu caro. Tens os gajos do apito, sempre prontos a deitar-vos a mão quando as coisas não carburam (e oh como elas não têm carburado)... Quanto aos patrocínios, é como os records do número de adeptos: não dão títulos. Se quiseres ver com atenção, passa lá no Museu para te deliciares com uns quantos que aqui o clube dos andrades conseguiu conquistar...

      Já agora (deduzindo que és do Benfica): uma ironia suprema vires aqui dizer que andamos arrogantes. Ainda não deves ter percebido - nete clube trabalha-se, até ao fim. Ninguém dorme a pensar que já está e depois lá vem um qualquer Kelvin lixar-nos a vida. Aqui compete-se, para ganhar, sempre. E mesmo assim não chega...

      Eliminar
    2. Claro, claro!

      E não esquecer a Sininho que vai trazer 15M do Vale das Fadas num saquinho e, claro está, os 63 M do Vieira que lhe vão sair no Euromilhões!

      Continuem a votar no Vieira e a incentivar o chiclas, que nós achamos muito bem!

      Eliminar
  8. Caro Jorge,

    Por muitos títulos internacionais que tenhamos, aquelas bestas quadradas vermelhas ou verdes (não me leves a mal) nunca nos vao olhar de outra forma. Andamos há umas décadas a levar o nome da cidade (e do pais, raios) a todos os cantos do mundo - porque até intercontinentais conseguimos ganhar, vejam bem - e continuamos a ser vistos como "aqueles gajos barulhentos e chatos do Norte". E como sempre que conquistamos algo, "é por causa do Sistema", e todo o acéfalo torcedor rival acredita nessa falácia, somos desprezados. Mas com o desprezo dos cabeças de melão e de melancia posso eu bem! O da CS começa a ser demasiado grave, só porque já extravasa os limites da ética profissional. Ora, como quero acreditar que os jornalistas são profissionais antes de serem duma ou doutra cor, enoja-me as sucessivas faltas de respeito ao nosso clube, que terá sido o que mais viajens ao estrangeiro proporcionou a alguns desses mouros transvestidos de jornalistas. Concordo contigo que o clube deveria ter uma reacção enérgica! Era um black-out total , como na época do Co, ou uma conferência de imprensa como a do ano dos "túneis", para colocar esses nojentos na ordem.
    Acabava-se a brincadeira! Mas podes contar que, no final, ainda somos nós que vamos ser acusados disto e daquilo.

    So uma coisa: então os cabroes não vão a Borisov para ir prestar vassalagem ao Chiclets e o gajo trata-os mal e ainda ficas com pena deles? Espero que lhe tenha acertado com uns valentes perdigotos!! Ahah
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas-me a estranhar pá? Achas que eu estou a defender os jornalistas? Eu estou é a dizer que se o Lopetegui é mau por dizer o óbvio, que dizer deste pintarolas. É bem feita que levem porrada de quem andam a lamber o rabo, mas que é estúpido aquele comportamento do chiclas, é.

      Eliminar
    2. Nunca te estranho pá! Eu percebi onde querias chegar! Mas entrei no modo "queria mais. Queria sangue!" para o mouro disfarçado de jornalista que "entrevistava" o chiclas :)

      Eliminar
  9. Nos dias de hoje já existem muitos meios de comunicação, aliás a função de um jornalista é deturpar os acontecimentos de modo a beneficiar um determinado grupo.

    Na minha óptica o FC Porto deveria proibir os jornalistas (os que nos têm causado dolo, incluindo RTP, Sport TV), e usar Porto Canal, Twiter, youtube, facebook para interagir e comunicar com os seus adeptos. Todos os restantes não são dignos que alguém da estrutura do FC Porto perca tempo a falar com eles.

    Estando eu no estrangeiro, alguém me pode esclarecer se o jogo foi transmitido pela TVi ou pela Sport TV?? Penso que a falta seria da empresa que transmitiu o jogo, certo??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos de acordo Pyrokokus, como se pode ver nos meus últimos posts.

      Foi a SportTV que transmitiu o jogo em directo, mas a TVI (e a TVI24) também dá o resumo alargado e faz um especial sobre a Champions, pelo que ambas poderiam e deveriam ter enviado alguém para cobrir o encontro.

      Eliminar
  10. @ pyrokokus

    no meu entendimento, era passar a fazer a antevisao dos jogos em exclusivo para o torto canal, nas flash responder por monossilabos e nas conferencias de Imprensa imitar o CRtriste, num estilo "e para quem? para o I? ainda estamos a espera do pedido de desculpas pela capa do 'flopetegui' e para o pasquim do serpa? a serio que tem essa coragem?" e assim por diante.

    @ Jorge

    ja tens gloriosos visitantes a comentar neste espaco azul-e-branco. parabens.
    eu ate ia dar-me ao trabalho de responder ao lampiao - que a boa maneira dos cobardolas, assina como anonimo -, mas o Z ja disse tudo.
    mas a suprema ironia de se ser «brincalhao» e vir para um blogue azul-e-branco e ter a p¿t@ da ousadia cobarde de nem sequer assinar o comentario. fosse eu, e mandava-o para o car@£¿o, eliminando o dejecto que vomitou ali em cima.

    abr@cos

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O quê? E privar as pessoas de lerem estas frases tão divertidas? Jámé!

      Eliminar
  11. As nomeações dos árbitros, o Sócrates e o Duarte Liminha, é apenas areia que nos estão a atirar aos olhos, para nos distrair.
    A golpada foi toda montada. muita gente vai receber melhões e no fim nós é que vamos pagar.
    "A segunda operação controversa está associada à dívida ao BES do universo empresarial do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, com créditos no banco liderado por Salgado, em 2012, da ordem dos 600 milhões de euros. O antigo administrador financeiro do BES, Morais Pires, reestruturou a dívida e colocou-a em fundos do BES Vida e da ESAF, o que permitiu retirar pressão sobre Luís Filipe Vieira, que deixou assim de constar na lista dos grandes devedores ao BES exigida pelo Banco de Portugal e pela troika."

    ResponderEliminar


  12. 6-0-0 milhoes de euros? seiscentos?! qual e mesmo o valor do passivo consolidado do carnide?

    abr@co
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso! Misdirection! O passivo do benfas e o do Vieira interligam-se e está descoberta a razão de tanto fervor pelo campeonato... Poeira para os olhos dos benfas.

      Parece que aquilo vai mesmo implodir!

      Eliminar
  13. Caro Jorge Vassalo

    A exemplo do que fiz no "Dragão Até à Morte" e, igualmente pela consideração que me merece o seu Blogue, não tenho aparecido por aqui, porque a minha netinha tem estado doente. Como estamos reformados, tomamos conta dela para os pais não faltarem ao trabalho e, como compreenderá, tal facto tem monopolizado a minha atenção.

    Pois é caro Jorge, com a eliminação dos vermelhos das competições da UEFA, não são infundados os receios de que o andor veja aumentado o "pacote de oferendas".Aguardemos. Cabe ao FC Porto não se distrair.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vindo de volta, Fernando. Espero que a netinha esteja bem. Vamos ter de ser consistentemente bons para vencer esta montanha!

      Mas se eu vir que não se desiste e não se consegue... Estarei com Lopetegui na mesma.

      Abraço

      Eliminar