segunda-feira, 6 de abril de 2015

Ser Porto, Sem Desculpas!


As imagens deste post, via Tertúlia Portista, são o meu pensamento por estes dias. De que adianta estarmos a falar da Tropa do Colinho, de todas as nojentas manobras de bastidores este ano, se não fizermos o nosso trabalho? Nada. 

Hoje será um jogo crucial para ver se temos FC Porto à Porto. Não é admissível vermos jogar a passo, porque toda a gente quer jogar contra o Bayern. Se tal for, esses jogadores devem ser ensinados sobre o que é Ser Porto. Há que deixar a pele em campo, há que dar tudo por tudo para procurar a vitória no mais realista dos objectivos - o campeonato.

A displicência tem de ter terminado com a Taça da Liga. Se hoje o FC Porto jogar a passo, em contenção, a agir como se as competições nacionais fossem coisas menores, não estão a respeitar o clube! E se não respeitam o clube, divorciam-se da massa adepta de uma vez por todas. 

E Lopetegui tem de ter a consciência da imagem de falibilidade que isto passa. Um Futebol Clube do Porto que claudica nos momentos essenciais, não é um FC Porto com o ADN à Porto. Estaremos lá até ao fim, porque não abandonamos o barco, mas, parafraseando Maria Guinot, não se pode "trocar a vida por um dia de ilusão"! Um Clube não se resume à muito árdua tarefa de vencer a Champions League!

Pode ter sido um sucesso nas vendas, este ano, mas sejamos claros: A Estrutura do Futebol Clube do Porto também deve perceber que, sem a componente desportiva, não há relevância financeira. A Galp, a EDP ou a Cimpor tem sócios, mas não tem adeptos. Se o objectivo último de um clube for comprar e vender jogadores, vai perder os adeptos. Irremediavelmente. Não gozem connosco!

Está na hora de dar tudo, sem desculpas. Ser Porto! Se não forem Porto não terão ao vosso lado os Portistas. o Andebol tem-nos. O Hóquei tem-nos. O Basquetebol tem-nos. E nem todos ganham tudo. Mas deixam ficar tudo no campo. E isso é ser Porto! Exige-se que a equipa de futebol também tenha.

Convocados: Helton, Fabiiano, Danilo, Martins Indi, Marcano, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Quintero, Reyes, Evandro, Herrera, Hernâni, Ricardo, Alex Sandro, Óliver, Rúben Neves, Gonçalo Paciência e Aboubakar.

O meu onze provável (4x3x3): Hélton (pelo Amor de Deus!); Danilo, Indi. Marcano, Alex Sandro; Casemiro, Herrera, Óliver; Quaresma, Aboubakar, Brahimi;


6 comentários:

  1. Eu acho que fomos sempre Porto nos jogos

    mas nas 4 derrotas nesta epoca :

    2 foi mesmo puro azar (campeonato : maritimo e benfica)
    2 foi problema de entorsamento de equipa (sporting pra taça e maritimo pra taça do caneco)

    claro que 4 derrotas numa epoca, é mau, estamos mal habituados, é preciso sacrificio de todos

    Força F.C.Porto

    M. Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A derrota com o benfas não cabe no que escrevi - embora ache que nesse jogo o Quaresma deve ser titular, por sentir aquela rivalidade até ao osso. Acho que os jogos na Madeira são sempre algo displicentes, e eu não quero displicência.

      E é contra a displicência ah-eu-só-quero-jogar-na-champions que eu falo. É que, se hoje se vir isso, algo vai mal.

      Mas eu apoio até ao fim. Quem aguentou a miséria Fonsequista, aguenta o futebol ainda não completamente calibrado do grande Lopetegui.

      Abraço

      Eliminar
  2. Há um pormenor por maior que nos esquecemos constantemente; todos nós somos aquilo que nos fizeram ser, salvo raras excepções. E o que quero dizer com isto?
    Pois be, a famigerada Taça Lucilio Batista, ou Taça da Cerveja ou Taça SLB (e só pelos nomes já podemos adivinhar certas conjecturas), foi desde a primeira final perdida, mas sobretudo depois daquela final vergonhosa que até nem era connosco, que nós portistas começamos a desdenhá-la. E começamos a desdenhá-la porque o nosso Presidente, Pinto da Costa veio a terreiro afirmar lacónicamente que não se importava que o SL e B ganhasse esta competiçaõ todos os anos. Foi o nosso presidente que pôs em causa ( muito bem, acho eu!!!) a credibilidade de uma competição feita para um unico clube a vencer tradicionalmente, e sobretudo por uma competição que não dá dinheiro, prestigio nem acesso a competições europeias!!! Daí depois vários clubes (ou vários treinadores, excepto o Jesus), fazerem deste certame uma prova para os menos utilizados ou os mais novos dos plantéis, irem progredindo...
    Ou seja andamos anos e anos a "cagar" nesta competição. Andamos sempre a desdenhá-la ( e agora que fomos eliminados, desdenhamo-la novamente), será que temos MORAL, HONESTIDADE intelectual de pedir aos jogadores para terem feito mais????
    Jogadores, esses, que tabém alguns já afinaram pelo mesmo diapasão, depois de terem ouvido presidente, dirigentes e sócios a escarnecer esta Taça???
    Quem souber que me atire a primeira pedra...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Bluesky,

      O caneco da Taça da Liga diz zero. A possibilidade de vencer o benfas numa final já não é bem assim. Até podia ser da carica, entende?

      Displicência não. E se for assim para o campeonato.... não pode ser!

      Abraço

      Eliminar
  3. Há qualquer coisa estranha no ar...
    Não sei por que raio,
    Cheira-me a malho...
    Espero que seja de mim...
    Queria que hoje não houvesse fim.

    A equipa não quer estar bem.
    Com a lesão do Tello,
    Outros vêem nisso destino certeiro
    Ao dar de frente com provável caceteiro...

    Quero estar errado,
    Mas cada minha "prebisão" não tem falhado...

    Abraço, caro Jorge!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar