domingo, 12 de abril de 2015

Clarificações Que Se Impõe


Não vou dar grande introdução a este post. Venho só sublinhar algumas notas sobre o dia de ontem, uma vez que penso que, quer a massa adepta quer a generalidade dos media passou ao lado de algumas questões essenciais .

- O fora de jogo de Danilo pode ser entendido como tal, mas não se armem os paineleiros em virgens ofendidas. Reveja-se o golo de Jardel ao zbordem, veja-se de onde vem Maxi Pereira, que interfere na jogada, e diga-se alguma coisa. É elemental, também, que um auxiliar que não viu que Brahimi estava completamente em jogo no primeiro golo - e que jogo diferente teria sido se, aos 9', já estivesse 1-0 - não deve estar com a atenção completamente focada no jogador setentrionalmente colocado aquando de uma bola ao poste, mas sim, naturalmente, focada no que se passa junto à baliza.

- Depois de Adrián, é a vez agora de Aboubakar. "A diferença de classe para Jackson é evidente", escreve O Jogo. Desculpe? Pardonnez-moi? Aboubakar, chegado este ano, com poucos minutos de jogo, titular à pressa, com 23 anos, tem de ser igual a um Jackson Martinez de 29 anos e três épocas no FC Porto? Tenham juízo! Aboubakar, para mim, está a fazer uma evolução brilhante e exponencial, e sou capaz até de crer que tem qualidade para ser mais do que Jackson. Os seus erros tem diminuído, as suas arestas têm sido limadas e Aboubakar nunca relaxa, não é passivo e é humilde. Gosto muito de Jackson, mas sou capaz de apostar que Abou não vai andar constantemente a falar de transferências. Só este ano, depois de três anos, se vê um Jackson verdadeiramente comandante e essencial. Dadas as condicionantes, muito tem feito Aboubakar! Não se aprendeu nada com a questão Danilo?

- E agora Lopetegui é criticado por não falar de arbitragem? Em que ficamos?! Primeiro "insulta uma nação inteira" e "desrespeita os portugueses" e agora "foge às questões do jogo"? É isso, muito bem, o que se queria. Assar e virar o frango, deixá-lo tostar bem tostadinho! Já uma boçal criatura gozar com o nome do seu colega, é normalíssimo, verdade? Nem um reparo, uma crítica, uma opinião!

- E por falar nesses, fico tão feliz que falem em "demolidores", "goleada para o título" e por aí em diante! Quero-os é bem inchadinhos e a pensar que os jogos são todos favas contadas! Gosto do excesso de confiança dos rubros, é sempre algo que favorece... a nós. E já agora, dou 10 pontos àquele mergulho do Lima. E espero pelo "Sentados No Banco" com a Académica, o "fundo da semana" com a Académica e o "Lado B" com a falta de competitividade da Académica! Não, não, pouco competitivo é o Estoril! Ou o Rio Ave, já agora!

- Terminando, quero aqui parabenizar alguém que consegue vencer a taxa de desemprego deste país, indo contra a corrente exposta pela OCDE, num verdadeiro contra-ciclo! Piadas à parte, está visto que quem vai ao beija-mão nunca fica sem um tachinho. E com isto se esfuma uma referência minha de Portismo, desde sempre, transformada na sua própria piada fácil. Qual Punch-Me-Clown, sempre sorridente falando uma hora e meia de benfas, e atalhando com uns trocos mal metidos sobre o Clube que fez dele tudo o que ele é. Não faz mal, de yes-mans não reza a história.


2 comentários:


  1. @ Jorge

    bem: não te escapou nada :)

    desculpa-me, mas não vou opinar sobre o meu ídolo de juventude. estou demasiado atónito com isto tudo. e muito magoado também. e triste.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar