domingo, 17 de maio de 2015

Agridoces Sentimentos e Contrariar o Desígnio Nacional


Os nossos Sub-19 são Campeões! Parabéns rapazes, vocês merecem! Ontem, num jogo impróprio para cardíacos, como já tinha acontecido no anterior, alternou-se entre sabedoria, raça e querer, com erros próprios do escalão. Mas emocionante e bem merecido. E o mais importante está lá, e bem patente: temos boa gente e profundamente Portista em crescimento, independentemente da nacionalidade. Valores como Ruiz, Moreira, Cassamá, Sérgio Ribeiro ou Chidozie são uns que serão o FC Porto à Porto. E para mim é a maior das vitórias.

À noite, o andebol mostrou o seu lado lunar, que aconteceu algumas vezes ao longo da época - uma primeira parte terrível, com uma defesa de papel e um ataque pavoroso. Alguma desconcentração ou aquela típica sensação de "está feito" que não chegou a tempo de ser compensada por uns 15 minutos finais a bom nível. Se jogarmos na quarta como jogamos os últimos 15 minutos, terminaremos a contenda em Odivelas. Já agora, dizer que petardos em pavilhões são selváticos e inadmissíveis, seja qual for a razão que os "justifique". Muito mal uma e outra claque, a interromper o ritmo de jogo e, principalmente, a pôr em risco a integridade física dos jogadores.

Não sou o maior admirador de hóquei do mundo, confesso, por isso não vi a despedida de Reinaldo Ventura. Fazendo fé nos comentários que li, terá sido uma despedida como a sua saída - curta e incompreensível. Pessoas com 20 anos de casa, com golo garantido e capitania assegurada, não deviam terminar a carreira noutro clube. Não é inédito, mas é indigno e demonstra o quanto se valoriza o atleta verdadeiramente Portista. Lamentável.


Ontem lá veio Marco Silva desmentir um absurdo. Curiosamente, fê-lo num tom indignado e agressivo para com os jornalistas. Mas este, sempre bem educado e polido, um "exemplo de comportamento", não ofende Portugal e os portugueses. Pois não. Não é do FC Porto. E depois lá vimos o seu presidente a querer o foco para dizer.... exactamente o mesmo. Sem tirar nem pôr. Enfim.

Paulo Miguel Castro disse-o no "90 minutos à Porto" e eu não o diria melhor: a taxa de juro vai descer, o crédito vai aumentar, as rendas vão baixar e o desemprego também. Tudo correrá bem e tudo será felicidade no próximo ano. Já se fala em "jogadores tetra" e por aí em diante e o orgasmo colectivo aí virá. Ou não. Não interessa. Pouco resta ao FC Porto agora, senão manter o seu orgulho intacto e ficar ao mínimo número de pontos de distância possível, assim demonstrando que não ganhamos por circunstâncias externas.

Peço desculpa pela minha falta de fé, mas embora acredite ser possível que o Guimarães adie as contas, acho tão provável que o Guardanapo ganhe ao benfas como a Paz Mundial. Este campeonato foi entregue na quarta jornada. Saúdo, pois, e sei que serei o único, a convocatória de Adrián e uma última oportunidade que este mostre se vale a pena ficar com ele. Eu ainda acredito que sim. E é como especial satisfação que vejo aquele que, para mim, será o futuro Capitão Portista, no 11 inicial. Contigo até ao fim, tu és o nosso Amor.

Convocados:  Helton e Andrés Fernández (guarda-redes); Danilo, Martins Indi, Maicon, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Reyes, Evandro, Herrera, Hernâni, Adrián López, Alex Sandro, Óliver Torres, Rúben Neves e Aboubakar.

O meu onze provável (4x3x3): Helton; Danilo, Maicon, Indi, Alex Sandro; Rúben Neves, Herrera, Óliver; Quaresma, Jackson, Brahimi;

Já agora, depois digam que nós é que somos os arruaceiros, os violentos, os insurrectos. Digam que nós é que somos baixos, que os Super e o Colectivo é que são "gangues". Digam tudo isso, mas lembrem-se bem desta imagem e da sua provocação, para memória futura. E depois digam que não avisamos.

5 comentários:

  1. Parabéns aos juniores do FC PORTO que se sagraram campeões nacionais, quebrando um ano que se previa sabático a nivel futebolístico!
    Sobre Marco Silva, há uma certa imprensa (aliás é sempre a mesma) que tenta desesperadamente trazer para o Porto uma guerra declaradamente interna a Sul... mas com isso aguentamos bem.
    Um abraço e viva o bruxo de Fafe (ai dele que falhe...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita luta, muito garra! Temos futuro!

      Abraço!

      Eliminar
    2. Os jogadores do FCP hoje presentearam este clube com a exibição mais vergonhosa que me recordo. Algo tem de ser feito e rapidamente. Hoje perdemos toda a legitimidade em reclamar o que quer que seja. Um nojo, aquilo a que assistimos em belem e vou ficar por aqui. Abraço.

      Eliminar
  2. Fueda-se! O cm é a mesmo a maior lixeira em Portugal. é que não têm qualquer problema em inventar noticias. Por alguma coisa são o jornal mais vendido. Tristeza...

    ResponderEliminar