segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Cuidado Com O Que Pedem


Não vou ser longo. Em primeiro lugar, não gosto de meter a foice em seara alheia. Não é do meu feitio estar a comentar jogos que não têm ligação directa ou indirecta à nossa. E o da Supertaça não é excepção.

Mas tenho de fazer um sublinhado. Aquilo, para mim, não foi futebol. Para mim foi uma espécie de vertigem tola de ataque desenfreado, a expor a defesa - de parte e banda - e cheio de buracos e ausência de fio de jogo. Se aquilo é o futebol vertical que tanto apregoam, passo muito bem sem ele.

Falta-nos decisão no ataque, mas não nos falta apoio, bloco, reacção à perda de bola, recuperação de equilíbrios. Estou em crer, aliás, que só nos falta o eixo central da roda. Nem sei se é necessário novos jogadores ou meras adaptações posicionais. A verdade é que André André colocou muitas bolas bem, assim como Bueno. Provavelmente será uma questão de profundidade. Mas a verdade é que, mais uma vez, antes de mudarmos metade da equipa, reduzimos a nada o ataque napolitano. Não foi este vai-vem vertiginoso e partido a que assisti ontem.

Mas este jogo põe a nu a tristeza que é, no fundo, o futebol português. Na verdade o "futebol" apresentado ontem vai chegar para ganhar 2/3 do campeonato. É o "futebol" ideal para a Matemática do Pontinho. Descarregar o fogo todo tipo Uzi em cima da área. Pouco importa se expõe as costas - ninguém vai contra atacar. 

Mas quando se chega ao futebol europeu, em que não há "receios" , o desequilíbrio vai aleijar. E muito. E depois é um ver se te avias.

O nosso jogo está longe de estar perfeito. É preciso equilibrar a balança da defesa para o ataque. Mas é só. E estamos, a meu ver, a anos-luz "disto".

P.S.: Ontem Jonas teve a atitude de um jogador normal. E este trabalhou com Jesus durante um ano. E foi campeão com ele. Talvez coloque as coisas em perspectiva.

20 comentários:

  1. nem mais... sera interessante ver o caudal ofensivo contra o CSKA... e espero sinceramente que passem, que sempre sao mais 6 jogos "a serio" (a nao ser que tenha a mesma postura que teve no ano passado com os outros...)

    o FCP nao esta mt bem mas esta bem. se vier ou um extremo mt bom ou um 10 mt bom ja podemos fechar o plantel (e nao sair nenhum titular, e por mim Herrera podia sair)

    nao esquecer que apesar de tudo o que aconteceu no ano passado, ficamos apenas a 3 pontos... e esses 3 pontos nao foram mais do que a derrota em casa por 0-2 contra os vermelhos... uma vitoria nossa e eramos campeoes, um empate nosso, e as coisas teriam sido bem diferentes...

    no domingo e' pra ganhar, e na semana a seguir ainda mais, o borrego da madeira ja comeca a cheirar mal....

    vamos a eles! (e alguem que diga para pararem com o somosporto praqui e pracola, isso ve se no campo e nao nos hashtags)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem desculpas. E depois do que se viu ontem, ainda menos!

      Abraço

      Eliminar
  2. Depois de ontem, não quero ganhar. Quero esmagar! E se eles vão, todos, melhorar, nós também vamos. Mais que eles! :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma, calma. Prognósticos só no fim do jogo.

      Mas temos obrigação de fazer mais. Somos mais.

      Abraço

      Eliminar
  3. Imbicto Jorge,

    O teu post scriptum é muito pertinente! Subscrevo inteiramente!
    Em relação à bola, estão a fazer o nosso contrário, em equipas construídas da frente para trás, até começarem a perceber a desgraça que ali está - tipo Fenerbahçe... Aliás, o jogo de ontem fez-me lembrar a Eredivisie.

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O triste é que funciona localmente....

      Abraço

      Eliminar
    2. Basta ver a forma como as equipas se organizam contra nós e contra eles...

      Eliminar
  4. Jorge Vassalo,

    Só me chateia não estarmos lá a discutir o trofeu. O resto é divertimento puro a ver a reacção dos que até há bem pouco tempo idolatravam o chiclas.... Os viscondes de pé de barro até têm vergonha de festejar enquanto os vermelhos da mouraria estão incrédulos com o que aturaram nos ultimos anos.
    Mais a sério. Acho que o jogo de ontem não serve de exemplo. Os vermelhos ainda vão ao mercado e os verdes estavam muito marcados pelo claro ressabiamento do JJ.
    Temos que fazer o nosso caminho, melhorar no ataque e prepara bem os moemntos de stress e pressão da época, para não falharmos como o ano passado.

    RAOC

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, mas isto foi o passado e agora é o presente não mudou assim tanto só as cores, o que tem de ser mudado tem a ver com a nossa equipa, mais vontade mais entrega mais luta em todos os jogos e digo mesmo todos independente da competição...

    Abraço

    Pedro Rebelo - Mirandela

    ResponderEliminar
  6. Olá Jorge!

    Eu não vi o jogo, pois não tenho por hábito ver futebol fora das minhas cores, mas aquilo que relatas é o que se tem passado nos últimos anos com todas as equipas do JJ.

    O ano passado fartou-se de cometer Penaltys e ter fora de jogos contra mal cortados, exactamente por causa dessa "vertigem" e se não fosse o manto protector e a Virgem Pereira , tinha ficado muito mas mesmo muito atrás de nós.

    O JJ é um embuste de todo o tamanho... a treinar numa liga a sério não durava dois meses.

    Em relação à nossa equipa e aos equilíbrios<->desequilíbrios, como já disse ontem, falta-nos criatividade mas isso não invalida que com a equipa que temos não contorne-mos essa situação, contudo e em jogos mais fechados e mais complexos onde fazer "bailar" os adversários de um lado para o outro e tentar movimentações rápidas na cabeça da área à espera que surja um desequilibro para causar perigo, não for suficiente podemos nos arrepender de não ter os elementos criativos necessários.

    Para mim e volta a dizer, era um extremo e um MO 8/10 com técnica, visão e capacidade 1vs1... Onde é que ele está? Lucas Lima e Óliver eram bons mas certamente a nossa estrutura tem identificados mais alvos... nem que seja no banco de Real ou Barça ou Man Utd... Ou senão voltar a integrar Quintero e rezar... Na questão do extremo eu sonho com Lamela e só Lamela...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém virá. Quem... só quem está a tratar, sabe.

      Abraço

      Eliminar
  7. ....sobre os outros: oh Jorge, você está á espera de quê? Porque é que aqui é um " eu " e na Europa é um " nós " ?
    Digo e redigo, é um um bom treinador em Portugal até ao 2° lugar, a partir daí e metendo Champions, finito.
    Agora nós: os habituais já afiam as facas para a matança, por mim, continúo a pensar que iremos fazer um excelente campeonato, que estamos a CONSTRUIR uma nova equipa, que temos um bom plantel - eventualmente a ser melhorado - um treinador inteligente e que a partir de sábado, inclusivé, as melhorias serão evidentes.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde Jorge Vassalo,
    sou leitor assíduo do seu blog e desde já os meus parabéns por ele. Na minha opinião o carnide está mais fragilizado este ano e o sporting é o reino da bazófia e do culto do "eu". Penso que se a nossa equipa tiver a alma e a raça que faltou em certos jogos do ano passado, vamos ganhar este campeonato pois os nossos rivais não são um monstro de 2 cabeças. Penso que nos falta um número 10 que desequilibre no meio-campo, mas acima de tudo, precisamos que a nossa equipa lute pelo título com todas as forças porque o #colinho ainda não desapareceu e para todos os não portistas parece que não contamos para nada. Temos que os fazer engolir essas palavras.

    Cumprimentos,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Pedro.

      Vamos com muita força. Não há outro caminho.

      Abraço

      Eliminar
  9. Boa tarde, concordo em absoluto.
    O Porto perdeu 4 titulares importantes, tem o guarda redes novo, o defesa direito novo, trinco novo, médio centro novo e ponta de lança novo quer dizer a estrutura toda nova mas apesar de tanto criticarem o treinador consegue se ver no futebol do Porto Critério, posicionamento e jogo colectivo.
    Ontem de um lado era anarquia de o outro era caos.

    ResponderEliminar
  10. Nesta altura é normal ainda muita coisa não funcionar, mas este ano não há desculpas para os erros do ano passado continuarem, nomeadamente cantos e pouca gente na área. Acredito que se irá resolver essa questão é que a partir daí teremos grandes hipóteses de ganhar vários títulos.

    Sobre outro assunto, mas então não é obrigatório os clubes deterem 100% do passe???

    Abraços

    ResponderEliminar