domingo, 2 de agosto de 2015

Finalização e Ataque


E hoje já houve união e pendor ofensivo e não só defensivo. Para quem tinha dúvidas, aí está. Quero relembrar que estamos na pré-época, a gerir esforços, sempre com a rotatividade - desculpem a piada, era inevitável - no máximo e ainda não há aquele aprimorar de tabelas que só as primeiras jornadas do campeonato poderão garantir.

Foi muito bom ver Imbula - que ainda não está bem! - a fazer a circulação de jogo, mas também a conferir mudanças de velocidade e verticalidade ao jogo. Foi muito bom ver Indi ao ser melhor nível. Foi excelente ver a força e acutilância com que está Rúben Neves, definitivamente a deixar para trás a imagem de menino que tinha. 

Nota positiva para a preocupação de Brahimi em procurar o jogador ao lado e a forma como ninguém deixou de tentar dar o gosto ao pé, daqueles médios mais centro, como Evandro e Sérgio Oliveira. 

Acho que ficou bem patente que Tello não está fisicamente bem, nem Herrera e Maxi. Ainda. E hoje, Varela também esteve um ou dois pontinhos abaixo.

Já agora, para quem falava que o Stoke City era mais virado para o ataque, não me lembro assim de nenhuma jogada de ostensivo perigo. Anulamos completamente o ataque da equipa adversária e dominamos em absoluto.

E, principalmente, para quem ouve, todos os dias, a toda a hora, que não temos atacantes, aqui têm um pouco do que Aboubakar e Alberto Bueno podem fazer.

Uma "piquena" nota off-topic: É fantástico ver já a cartilha em andamento. Os três estarolas Rita, Borges e Cristóvão, e hoje Fernando "Reco-Reco" Guerra, já têm o discurso alinhado. Gastamos uma fortuna, não atacamos nada, estamos perdidos, jogamos jogos moles. Somos, portanto, muito fraquinhos. Isto, apesar do "investimento recorde". Mentiras atrás de mentiras, nojo pegado ridículo.

A mim, pouco importa. Mas advirto os meus caros Portistas, leitores deste blogue: não comam a palha que vos servem, que vocês não são burros nenhuns. Ainda temos 15 dias para começar a época. Outros têm uma competição já para a semana.

E já sabemos, o próprio o disse, veio de uma equipa que "ganhou tudo". Mostra bem que 1) a Europa continua a não ser com ele e 2) ignora os títulos ganhos pela equipa que hoje treina.

É para o lado que durmo melhor. São, claro, os "mais maior grandes". Nós já sabemos. Como diz um amigo meu, "e novidades?"


29 comentários:

  1. Boa vitória do NGC.
    Tudo bem que o Stoke não é uma equipa do top Europeu, mas o Porto também fez alinhar grande parte das segundas linhas.
    Melhor na primeira parte, como é normal, já que nas segundas partes se procede sempre a imensas alterações na equipa.
    Muito bem Rúben Neves , Imbula e Aboubakar. Gostei bastante do Lich, sóbrio e sem inventar, apesar do pouco trabalho.

    Mais um jogo com 0 golos sofridos. Os ataques ganham jogos, mas as defesas ganham campeonatos.

    É continuar a trabalhar e fechar rapidamente o plantel.

    Vender o Herrera e despachar o Adrian ( vender, emprestar).

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vender o Herrera nesta forma é complicado...

      Abraço

      O Adrián já tem destino.

      Eliminar
    2. Mais complicado vai ser ficar com ele. Neste momento não tem lugar no 11...

      Abraço

      Eliminar
  2. Foi a 1ª vez que vi o FC PORTO esta epoca... e gostei do que vi. Acho que não há primas donas nem donos da bola, e curiosamente gostei de Tello e Varela! Aliás gostei de toda a equipa que fez a 1ª parte! Tirando o tristonho Adrian e o verdinho André Silva todos dão garantias em poderem jogar a titulares. E isso é muito bom.

    P.S. Realmente!!!! Acho que JJ esse analfabeto autodidacta, ou estava bêbado ou a gozar com a equipa que treina neste momento. O SL e B ganhou tudo? Então o Sporting não ganhou a taça de Portugal? E fora as vezes que em vez de dizer Sporting dizia benfi...
    Mas enfim com estas minudências podemos nós bem e até incentivamos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se pode pedir ao André Silva que esteja pronto. Este ano treina connosco, para o ano vai fazer o seu tirocínio fora e depois voltam para ser o nosso ataque.

      Abraço

      Eliminar
  3. Adorei a forma como Lopetegui respondeu aos jornalistas, nota se que este ano não vai dar margem para abusos. Eu estou com o nosso treinador, e quem acha que estamos acabados por ter continuado com ele ainda vai ter umas surpresas.

    ResponderEliminar
  4. Amigos,gostei da equipa.
    Saudações
    Rocha
    Ps-Na minha equipa o Varela é titular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Varela tem feito bons jogos. Estava cansado, era normal.

      Abraço

      Eliminar
  5. Mais um bom treino e de novo muito boas indicações. Vimos trabalho de qualidade. Marcamos e os adversários não têm conseguido criar perigo. Imbula é um fora de série, só não o vê quem não quiser. Indi muito bem, como Bueno e já vimos um cheirinho de Tello. Não é que dê para esse peditório, não os vejo, ponto. Mas tenho a certeza de que a nossa boa performance não irá impressionar os escribas que insistem em enveredar pela sonsice e pela construção de falácias sobre o nosso Clube. Infelizmente, essa brigada de ridículos "especialistas" continua por aí, ano após ano, a encharcar a Media nacional e ao fim e ao cabo a atirar o futebol português para baixo. Abraço e Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segunda circular é todo o Portugal para estes atrasados mentais.

      Abraço

      Eliminar
  6. Há algum programa em que se fale de futebol a sério em Portugal sem ser no Porto Canal?
    Agora é o Inácio que está preocupado com as nossas contas... Só programas que apelam à verdade desportiva...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu problema é que o primeiro a bater é o Rodolfo. Já nem consigo ver. O Anti-Lopeteguismo do Rodolfo é assustador.

      Abraço

      Eliminar
  7. Jorge Vassalo,

    Bom jogo contra uma equipa inferior ao Valência. Gosto particularmente da reacção a perda de bola. Espero que seja para manter. Desmontarmos boa capacidade física e bom ritmo. Pena é que em muitos lances em que podemos entrar na área ou fazer um remate se continue a priveligiar a posse e na diagonal. Mas já tivemos melhor. Gostei novamente de Aboubakar (para quê um desordeiro como Osvaldo?) e especialmente de Ruben Neves.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama-se "entrosamento". Calma, ainda faltam 15 dias.

      Abraço

      Eliminar
  8. Amigo Jorge,

    Hoje tivemos já muitas definições do que vai ser a nossa época mas ainda temos gente de férias...

    os +++
    Indi (Flawless!)
    Ruben Neves e Imbula (que monstros juntos)
    Bueno (hoje este muito mas mesmo muito bem)
    Aboubakar (está a fazer pela vida e a ser um pesadelo para os adversários, especialmente na luta que dá)

    Em modo de Férias:
    - Maxi - Está podre fisicamente
    - Tello - Está podre fisicamente
    - Herrera - Está podre mentalmente e com um meio campo que temos, continuar a falhar passes fáceis, é a morte do artista.

    Os mesmo --- :
    - Adrian Lopez (sim ainda cá está e nem ele sabe disso ^^)
    - Hernâni (meia dúzia de minutos ontem e hoje nem calça... está complicado)
    - Evandro (Não estou mesmo a gostar nada do Evandro... não arrisca um passe vertical... ele não erra mas também não arrisca e assim fica complicado)
    - Ángel (continua a errar muito, mas mesmo muito mesmo)
    - André Silva (é por jogos como o de hoje que precisamos de ir buscar um Ponta de Lança ao mercado (fez zero... más recepções, más decisões, incapacidade gritante de fintar e rematar e mesmo quanto se posiciona bem, os gestos técnicos são do pior que existe... claramente a precisar de mais 1 ano de equipa B e a treinar com os mais velhos [seguir o mesmo processo do Gonçalo basicamente]).

    De resto estiveram regulares.

    Neste momento o nosso melhor 11 parece-me
    Casillas
    Maxi, Maicon, Marcano (ainda mas Indi está a fazer pela vida e só não é Indi e Marcano porque não vi eles serem uma boa dupla o ano passado), Alex Sandro
    Rúben Neves ou Danilo Pereira (depende se precisamos de mais músculo ou mais técnica)
    Imbula, André André ou Bueno (depende de se apostar na segurança ou no atrevimento ofensivo)
    Varela, Aboubakar, Brahimi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Evandro é regular, apenas. Não traz sumo à equipa. Para mim o mais excedentário dos médios. Temos quem marque penalties, livres, quem defenda o meio campo. Com um criativo fica o terceiro dos suplentes a 8. Muito mau para ele.

      André Silva é um miudo, João. Acabou de chegar à linha da frente da B. Não se lhe pode exigir muito mais do que treinar. Por isso é importante um suplente para o Abou.

      Quanto a Herrera, veio de um campeonato em que foi usado todos os jogos, praticamente, teve o parto da filha, foi para a Gold Cup e de volta para cá. Está estourado. Vai ter tempo de recuperar a forma.

      O Tello não está em modo férias. Está em modo convalescença de lesão. Viste quando tentou o pique? Pois.

      E quanto a Hernâni, já pensaste que há jogadores que querem ser titulares? Se ele quer ser titular no Olympiakos....

      Abraço

      Eliminar
  9. Bom dia...
    Concordando com tudo o que foi dito e analisado, e apesar dos bons indícios já demonstrados pela equipa, penso que o melhor elogio que se poderá neste momento fazer a este plantel é que... ainda vamos crescer tanto. E não posso deixar de sorrir por isso... Let the games begin!!!

    ResponderEliminar
  10. O 5LB foi derrotado sem apelo nem agravo por esse colosso do futebol mundial, Monterroyo, Montarei, vou montar, ah! Monterrey! por uma mini goleada de 3 a zero!
    Rui Vitória ameaçou Vieira que foi a última vez que o 5LB jogou sem esse grande reforço de peso: Vitor Pereira!

    ResponderEliminar
  11. O benfica tem perdido jogos atrás de jogos, não joga um chaveiro e a preparação da pré-época por parte da sua "grande" estrutura tem culpas nisso. Mas para o Record a medalha de ouro vai para um jogador do benfica apenas por ter dito que queria marcar 40 golos? Que triste jornalismo este. Bem sei que não podemos esperar nada diferente, muito menos que a medalha de lata fosse para Vieira. E acho piada, muita piada até, que quando Eusebio faleceu choraram baba e ranho e tinham mesmo que ganhar ao Porto no clássico após a morte do mesmo, e fizeram se todas as pressões e mais algumas para isso, mas na Eusébio Cup que supostamente homenageia o antigo jogador o presidente do benfica tem outras prioridades, como ir a um casamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não embandeirar em arco... nunca esquecer o Nomeações....


      Abraço

      Eliminar
  12. Jorge,
    O que me trouxe grande alegria no jogo de ontem foi a quantidade de combinacoes entre jogadores a entrada da area, tabelas em penetracao, tentativas de desmarcacao e atraso para remate. tudo pelo centro do terreno. Nada resultou em pleno, mas isso melhora-se com treino.
    Para isto, julgo que muito contribuiu o facto de jogarmos com medios de recorte tecnico (no ano passado so Oliver tinha essas caracteristicas, os outros valiam-se mais do musculo) e extremos a procurar zonas interiores para combinacoes (Hernani e Quaresma nunca perceberam esse estilo de jogo).

    Uma palavra final para Adrian - como teria sido a sua epoca se tivesse tido a oportunidade, como Bueno, de jogar na sua posicao verdadeira em vez de ser tratado como extremo ou ponta de lanca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adrián estava a subir de forma... mas este ano parece claramente querer mudar de ares. Tal como Hernâni.

      Abraço

      Eliminar
  13. Só para fazer um mea culpa :

    Fiquei bastante desagradado aquando do cancelamento da participação do NGC na International Champions Cup. Mas agora, medindo os prós e contras, creio que foi o melhor que nos podia ter acontecido.

    Preparamos a época sem sobressaltos, ao nosso ritmo, sem ter de andar com a mala ás costas pelas américas, com tudo o que isso implica.

    E vendo bem as coisas, a vinda do Casillas, projectou muito mais a marca FCP que qualquer torneio, por mais bom que fosse, o faria.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  14. Imbicto Jorge,

    Vi um Porto muito interessante, ontem. Muita dinâmica a jogar com segundas linhas contra um adversário que tem um orçamento superior ao nosso - como grande parte daqueles que jogam na Premier.
    Fiquei muito menos preocupado com o nª 10, embora continue a achar que Óliver traria outros atributos... Fiquei mais convicto ainda de que um avançado, só mesmo um Chicharo ou um outro de renome. Caso contrário, é dinheiro, paciência e talento deitado à rua.

    A defesa está bem e recomenda-se (não percebo a necessidade de outro...). Até o Lich esteve impecável. E só o esteve porque o Lope lhe deu confiança - enquanto outros, nem com confiança lá vºao (né, xôr Reyes?).

    De resto, nada a dizer, a não ser o destaque das palavras do treinador do Stoke à nossa muy nobre equipa.
    Imbula vai dar que falar e, a brincar a brincar, o Neves ainda vai comer o lugar do Danilo lol

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se pode pôr o André Silva com o ónus de render um Aboubakar, se estiver cansado... É muito novo...

      O Neves vai ser o Capitão do FC Porto em 3 anos. Escreve o que te digo.

      Abraço

      Eliminar