quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Lá Vamos Nós Outra Vez


Assumo, fervo muito. Nesta altura, por isso, estou a deixar de fazer considerações imediatas. É prudente. É certo que, no caso da conferência de imprensa de Lopetegui, todos nós gostariamos que ele tivesse dito "Então, claro, 'tamos aqui p'ra ser campeões, carago!". Mas esse não é o discurso de Lopetegui. Nem tem de ser. Tem de ser o discurso para o balneário. Ele já percebeu ao que veio, o que tem pela frente e quem tem pela frente.

Na altura chocou-me. Lembrei-me de Mourinho, lembrei-me de Villas Boas. Mas a última coisa que Lopetegui precisa, a esta altura, é que digam que temos ele é arrogante e que se pensa o maior. Deixemos isso para quem, efectivamente, o é. E sim, estou a falar de Jorge Jesus. Já não chega passarem a vida a falar do plantel caríssimo? Já agora, quantos Portistas acreditam mesmo que se pagou 20M pelo Imbula? E se tiver sido bem menos? Lá se vai o plantel caríssimo, verdade? 

Por muito que irrite as pessoas, Lopetegui este ano está mais cauteloso. Já não vai dizer que os adversários são excelentes. Mas também não vai menospreza-los, nem ridicularizá-los, nem insulta-los, como o nosso amigo verde. Não vai andar a mandar SMSs nem enganar-se nos nomes. Aliás, eu vou-me rir quando essa estratégia de peito feito e "sou o maior" cair por terra. Mas, também, a verdade é que nunca cairá. A Europa do futebol não é com ele, as derrotas são da equipa, não dele. Lopetegui não é assim.

Não se enganem, se Lopetegui falhar, será ele o primeiro a pôr o lugar à disposição. Ele não tem de ser o maior da rua. Ele tem de ganhar os jogos todos, um de cada vez.

Querem maiores e chicletes de melancia? Comprem uma Gamebox. Lopetegui não vai fazer esse disparate. Mas vai puxar tudo de Aboubakar e companhia. No ano passado não fomos fracos, fizemos 82 pontos. Este ano não teremos Nacionais, nem Marítimos, nem Belenenses. Teremos luta, força, garra e intensidade. Ou temos obrigação de ter. Esse é o único caminho.

Outro caminho que seja, Bota Botilde e a porta da rua. Julen Lopetegui sabe disso. Não tem de o dizer. Mas, tal como ele, estou optimista. Sei da qualidade da equipa, acho que estamos mais equilibrados. Mas como diz o Capitão João Pinto, "prognósticos só no fim do jogo."

17 comentários:


  1. "here i go again on my on [...]" :)
    (White Snake)

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  2. Mourinho, hoje mais Zé Mário, tinha Deco que era meia equipa...e desde o fim da sua carreira nunca mais o futebol viu um jogador como ele...
    Villas Boas tinha Hulk, Falcao, James, Guarín que quando estava a saír de casa dava um pontapé numa bola e marcava um golo, Otamendi sem paragens cerebrais, Moutinho, etc..
    Lopetegui, perdeu meia equipa, tem bons jogadores, é um mal amado entre " nosotros " e já sabe que se não ganhar vai a vida...
    W're go again...

    ResponderEliminar
  3. Baratos são 50% de passes de jogadores a 9M..
    A unica diferença que vejo para o Adrian é o falatório.. mas isso ja deveria(mos) estar habituados.

    Quanto a Lopetegui tenho a mesma ilusão que ele, vamos cumprir e jogar bem. Tem de ser!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ganhar!

      Abraço.

      PS: Por quanto ficou o Jiménez mesmo?

      Eliminar
    2. Rei Midas deve ter feito um negocio daqueles.. Quase que era troca por troca com o Cavaleiro..

      Eliminar
  4. Boas
    Deixem a bola rolar. Acho que vamos surpreender muitos, e que vão dizer o habitual... "Com o plantel que têm, só fizeram a obrigação!".
    O discurso que eu prefiro é este. Realista, para manter as expectativas tranquilas, e os jogadores atentos. Só ganhamos se formos muito melhores que os outros.

    ResponderEliminar
  5. Não sei se sabe, mas a justificação para os resultados obtidos na época passada foi a de uma equipa em construção. Quase todos os adeptos compraram a desculpa e ainda hoje a defendem, mesmo depois de Lopetegui declarar que quer ser campeão, MAS a equipa é quase toda nova. Como dizia Alexandre O´Neil, tem uma verdade para cada momento. Eu achei que devia ter vencido no ano passado, acho que asneou e acho que tem de ganhar este e que não existem desculpas. Cada um a seus padrões.

    Falando precocemente de melhorias, noto-as, mas exclusivamente na defesa. No ataque, até agora, a mesma posse estéril, um corredor central por explorar, a mesma sequência interminável de passes laterais, nenhuma clarividência na construção, dando a sensação de que a equipa só marca se entrar com a bola baliza adentro. Veremos se Lopetegui sabe rectificar. Para já, parece-me que insiste numa ideia mais do que falhada de disposição táctica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria o quê, que entrasse à chapada no Nacional e Belenenses? Acha que a letargia é táctica?

      Posse estéril? 28 remates? Contra uma das melhores defesas do campeonato italiano? Ok. A sensação que o André tem é porque vê aquela vertigem atacante sem nexo do Jesus. Ganhou, com um ressalto de bola. Um ressalto! Expôs a defesa como nunca o fazemos.

      Deixe-os conhecer, ganhar rotinas, e vai ver a posse estéril. Não se esqueça: Valência, Stoke City, Nápoles. Não são equipas do fundo da tabela. Nem campeonatos laterais.

      Espere.

      Abraço

      Eliminar
  6. Jorge Vassalo,

    Não vou comentar a conferência de Lopetegui. Vou apenas dizer que tenho um grande desejo e vontade que o FCP seja de novo campeão e espero que Lopetegui consiga alcançar esse feito.
    Noto mas não entendo o esforço que muitos fazem para "provar" que Lopetegui é o tal. Nem Mourinho, nem Villas Boas tiveram a capacidade de influenciar a construção do plantel com teve Lopetegui. Isso apenas o deveria responsabilizar mais. Recordo que o ano passado o Porto quebrou uma das regras mais sagradas da era PC que foi a de incluir jogadores emprestados no plantel (uns com opção e outros sem opção) e isto não aconteceu por questões financeiras. Aconteceu porque a SAD fez tudo o que estava ao alcance para dar ao treinador os jogadores que ele pretendia. Se não estou em erro apenas temos o Cissoko nessas condiçõe este ano. Marcar a 1ª conferencia de imprensa oficial da epoca com uma expressão " fomos a equipa que mais titulares perdemos" não me parece uma entrada com pé direito (pronto disse que não comentava mas não resisto).
    Lamento Jorge Vassalo mas prefiro fazer mea culpa do que vir dizer que já tinha avisado. Tenho uma enorme desconfiança quanto á capacidade de Lopetegui para nos "oferecer" titulos. Não gosto de "fanfarrões" como o JJ mas gosto de treinadores com discurso assertivo, objectivo, que falam sempre para dentro do grupo mesmo quando estão perante a imprensa. Mourinho é assim. Villas Boas é assim. Lopetegui não é assim. Ponto. É muito mas mesmo muito mais reactivo quando deveria ser mais proactivo como são Mourinho e Villas Boas. Eu acho que é ainda a costela de treinador formador, quando já devia estar no papel de treinador lider. Que fique claro que apoio a decisão de dar uma segunda oportunidade a Lopetegui mas alimentava a esperança que ele tivesse corrigido estas situaçoes.
    A minha opinião não retira um pingo de apoio á equipa e ao desejo de ganhar com o treinador A ou B. Que fique claro: quero que Lopetegui me obrigue a um enorme mea culpa no final da epoca. Que começe já amanhã.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há aí um enorme erro de análise. O treinador que mais gostei desde que sou Portista foi Sir Bobby Robson. Lamento, nasci em 78, não me lembro de Pedroto. Lopetegui não está nem no Top 3. No entanto é o treinador do meu Clube. No entanto levou-nos longe na Champions League. Quartos de final não é nenhuma brincadeira. No entanto, foi co-responsável pelo crescimento de muitos jogadores que deram excelentes vendas este ano. E no ano passado, em condições normais, teria quase 90 pontos e era campeão. Foi roubado.

      Este ano não será diferente. Como um todo o plantel tem mais qualidade e experiência. É novo, o anterior também foi. E conseguimos 82 pontos. Quando os adversários andavam a jogar à semana. Confio? Sim. Acredito? Sim. É preciso partir tudo nas conferências de imprensa? Não. É preciso ganhar? Sim.

      Se não ganhar, ele tem guia de marcha assegurado. E ninguém o vai chorar. Se ganhar, há gente que vai ter de se retratar. Eu estou com o treinador e a minha equipa. Sempre. Lopetegui não destruiu o FC Porto. Fê-lo crescer em muitos aspectos. Só falta uma coisa para sermos infinitamente melhores.

      E já agora, RAOC, veja a minha resposta ao André Pinto. Obrigado.

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Jorge,

      Como portista, nada me daria mais prazer do que ser obrigado a retratar-me relativamente a Lopetegui. Não tenho a menor vontade em ter razão e toda de ver o meu clube ser feliz. Acho que o Jorge está a ser falacioso, ao apresentar como alternativa única "partir tudo nas conferências de imprensa." Apenas se referiu que não é um treinador afirmativo, nem assertivo na sua conduta. Mesmo durante os jogos é um treinador mais reactivo do que afirmativo. É só.

      Abraço

      Eliminar
    3. E a sua opinião e, claro, é por mim respeitada.

      Abraço

      Eliminar
  7. Jorge,

    Confesso que não sei qual é o erro de analise. Não sei onde leu a "acusação" que Lopetegui destruiu o FCP e muito menos que tivesse que partir a loiça nas conferências de imprensa. Também não sei do que eventualmente terei que me retratar. Não insultei o mister. Não tenho que me retratar. Era o que faltava. Apoio a equipa e não sei porque é que esse apoio tem que se manifestar na crença absoluta no treinador. Não percebo. Limito-me a analisar o que diz, o que faz e o que alcança e esse facto não é indissocialvel do apoio á equipa. Voçê acredita que estamos num processo de crescimento que vem da época passada. Não conquistamos nada mas ganhamos noutros campos. Ok. Aceitemos esse pressuposto. Eu acredito que há quem consiga isso tudo de forma mais rapida e visivel, tendo em conta os meios que dispõem. Por isso, pago para ver. Onde é que isto colide com o apoio á equipa?

    Venha o campeonato.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, calma! Estava a falar dessa coisa de eu provar que Lopetegui era "o" tal! Eu não acho nada! A gente que falo não é você. São os que lhe trocam o nome e o gozam indecentemente!

      Insisto que, neste blog, as opiniões diferentes não são só permitidas como bem-vindas.

      Abraço

      Eliminar
    2. Interessa mesmo é ganharmos e como digo seja com o treinador A ou B. Não tenha dúvidas: espero que Lopetegui tenha muito mas mesmo muito sucesso no FCP. Eu como sempre vou apoiar, seja com este ou com ou treinador qualquer.

      Raoc

      Eliminar