sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Mutatis, Mutandis



E eis que, de repente, a consciência colectiva do universo futebolístico português, ou seja, Carnide, acordou do seu belo encantamento de seis anos. O quê, como é possível o nosso querido Jorge Jesus ter dito aquilo?! Traidor! Judas! Eu sempre soube que ele não valia nada! Eu sempre soube que era um escroque, um burro, um saloio. Muito curioso, de facto.

Quando Jesus insultou de próposito o nome de família de Lopetegui, não vi nada nos comentários senão risos e boa disposição. Agora, Jesus diz uma coisa que, na práctica, é verdade - embora com o mesmo tom nojento e cheio de bazófia de sempre - e aqui d'El Rei que cai o Carmo e a Trindade.

Mutatis, Mutandis, de facto. Se calhar, agora já deve ter algum significado a frase de Lopetegui que dizia que Jesus falava muitas coisas, de tudo, de todos e que tinha a complacência do que Lopetegui designava, e bem, por "eco social".

Seguindo o mote dado pelo Miguel Lima, vou dar uma achega sobre esta questão. Não creio na inocência do bem-falante Rui Vitória, mas fica bem visível que os dois pesos e duas medidas que, aqui na Bluegosfera,  denunciamos por parte dos media e paineleirice em geral não eram nenhuma teoria da conspiração, mas sim factos.

Há poucos meses, era "o basco" que maltratava alguém que, coitado, pelas suas raizes humildes, não sabia mais. Hoje não, hoje é ele que é vaidoso. E porquê? Porque ataca os treinadores portugueses.

Aliás, mais curiosa do que a entrevista, foi o comentário de Manuel "Bílis" José, a virar-se contra aquele que dantes era o supra sumo da táctica e agora não passa de um traidor borra botas. Genial, fantástica foi também a forma como ainda foi capaz de mandar bicadas ao Futebol Clube do Porto no meio do processo. Disse que a nossa pré-época, ao contrário da do fifica, tinha tido equipas fáceis! Haha - Sim, claro, o Borussia Mönchengladbach, o Stoke City e o Valência são do mais básico que há comparado com o PSG C, o Monterrey, os Red coisos e Club América. Que lata! Aproveitou ainda sua excelsa personagem para criticar a vitória de Pedro Proença, dizendo que é uma clara manobra para "afastar uma pessoa séria e corajosa" - inserir gargalhada - " do conselho de arbitragem, para poder ganhar sempre da mesma maneira, de qualquer maneira que seja". A azia não tem fim, e vê-se como incomodou.


A verdade é que, para quem passou a vida a criticar o FC Porto por ter perdido a espinha dorsal da equipa neste defeso, Danilo, Jackson, Óliver (talvez se surpreendam...) e Casemiro - inserir nova gargalhada - e é obrigado a olhar para a sua equipa do coração e ver que perde, de uma assentada, Maxi, Lima, Sálvio e Gaitán, essa sim a espinha dorsal fifiquista, com a provável saída de Jonas, ainda mais agudizada a queda....É tramado. E que dizer do zbordem, que entre negócios anedóticos - ontem lá passou o "futuro Matic" (inserir ainda mais uma gargalhada) de contratado para emprestado - vai perdendo o seu bastião, o da formação. Neste momento, têm Rui Patrício, Paulo Oliveira - por falta de alternativa - Adrien e João Mário na equipa, sendo que um dos lugares destes dois últimos já está ameaçada. Jesus já vai em sete contratações.  

Nada contra, já disse, apenas que, olhando para o plantel do FC Porto, temos, na equipa A, André Silva, Sérgio Oliveira, André André, Rúben Neves e Igor Lichnovsky, para lá da hipótese Raul Gudiño, como treinando com a equipa A, e muitos deles com reais possibilidades de jogo. Mutatis, mutandis. Afinal, não era estratégia. Era falta de dinheiro. E, por falar nisso, calhou-lhes o CSKA, essa equipa fácil e básica. Este ano, ou muito me engano, ou a crista de um certo galo vai baixar consideravelmente.

Por último, meus caros amigos, e que dizer desta "armada espanhola" de Lopetegui, ein? Tello, Marcano e Iker Casillas. Quem se atreve a dizer que qualquer um destes está lá de favor?

15 comentários:

  1. A esse ser amorfo nem ouço o que ele faz porque não tem veículo comunicativo para o meu cérebro. Mas por acaso falei pessoalmente com ele em 1992 em Monte Gordo onde lhe fui agradecer ter sido treinador do fifica e mais não digo... Relativamente ao outro ser lol nada que me admire vejam só o anúncio oficial do zborting em relação ao
    Boateng e o tal ser e o seu cão amestrado Octávio "Cospe no Prato" vieram logo em duo por em causa o comunicado oficial do próprio clube e alguém fica admirado com o lixo que sai daquelas bocas...

    Pedro Rebelo - Mirandela

    ResponderEliminar
  2. Manuel José entrou já numa idade que, se não for sustentada pela adequada medicação, o delírio idiota pode provocar momentos de piedade judaico/cristãs, tal a semelhança com pessoas sofredoras dessa doença chamada alcoolismo, mas não só ele, o Figueiredo-do-Estoril-que-se-um-dia-for-detido-por-corrupção-não-vou-ficar-admirado, o Rita-jornaleiro, o Borges-troca-se-todo e demais matilha pulguenta que nenhum canil quer recolher para lhas tirar.
    PS.
    Mourinho está em modo Zé Mário, imbecil!

    ResponderEliminar
  3. Imbicto Jorge,

    No ponto!
    Estou a começar a adorar as pré-épocas :D Espero que sejam todas assim... "no país das maravilhas".

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  4. Realmente bastou o jj mudar de estádio para passar de perito em mind games e o melhor maior treinador do mundo, para alguém que é arrogante e deselegante como disse o ex treinador josé, essas pessoas que agora o criticam, antes achavam piada quando ele atacava o nosso treinador, diziam eles que fazia parte do espetáculo do futebol... enfim...
    João Moreira

    ResponderEliminar
  5. Relativamente à JJ, só tenho a dizer que, nos últimos 6 anos, a grande missão da CS foi criar um mito (furado), desse ser vindo do povo, para o povo, treinando o "clube do povo", sendo o doutor do povo, o mestre da táctica. 3 campeonatos ganhos, sem perceber como (1 túnel, o pior FC Porto da história recente e um colinho sem precedentes), 5 passagens pela Champions a jogar para apurar-se... para a Liga Europa.

    Não me interpretem mal, ele tem algum mérito em, realmente, e pelas palavras do próprio, ter posto a equipa do benfica a correr o dobro mas, "numa casca de noz": ele percebe tanto de futebol como o Mourinho dos genes compartilhados entre os mosquitos e os humanos. A maior farsa mediática desportiva de sempre, reitero, sem ser com 0% de mérito do próprio.

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
  6. Meu caro Jorge, o que esses personagens me provocam é mais um sentimento de comiseração. E olhe que dou tudo por uma boa gargalhada (sadia).

    Um abraço e... amanha lá estaremos.

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  7. Pedro Ribeiro - Muitos adeptos portistas a dizer "Tanto dinheiro não se arranja um treinador". Haha tens muita piada ó Ribeiro. Acho bem é que olhes para a tua casa. Se calhar Winter is coming mais depressa por ai... e mais não digo. Abracinhos!

    ResponderEliminar
  8. Ia comentar isso mesmo, o Pedro Ribeira faz sempre isto. Gosta de mandar uns botastes ao nosso Porto e principalmente ao nosso treinador. Mas vai ser dos merdosos que um dia ainda vai elogiar muito Lopetegui quando já cá não estiver.
    Também gostei de o ver muito indignado com a entrevista do Jesus, quando ele no ano passado se ria às gargalhadas quando este trocava o nome ao nosso treinador. Antes era sem intenção, até dizia que não fazia mal nenhum, agora só faltava dizer que o Jesus não tinha educação, mas tem exatamente a mesma que à um ano, não tem é um mantinha às costas.

    ResponderEliminar