terça-feira, 4 de agosto de 2015

O Que Está E O Que Não Veio



Bem vindo, Pablo Osvaldo. Benvindo, problemas e hecatombe no balneário. Aviso já, vou escrever um post polémico.

Desde quando é que somos um clube de bons rapazes? Quando falamos de João Pinto, Fernando Couto, Paulinho Santos, Rodolfo, Fernando ou André, a palavra "bons rapazes" não é a primeira que aparece. Há que ser coerente aqui. Há um lado de Pablo Osvaldo que me seduz - o medo. Jackson era quase santo. A agressividade dele era reduzida a pequenos espaços e apenas quando provocada. Há uma imagem que me fica do jogo na Luz - o penalty do Luisão. A forma como ele, descaradamente, põe a mão por cima da cabeça de Jackson e este nada faz.

Não acredito que isso vá acontecer mais. Mas, é claro, dir-me-ão, com razão, que Ricardo Quaresma já era esse jogador agressivo e eu o critiquei por isso. Sim, mas não. Passo a explicar, se me permitirem. Não foi o Ricardo Quaresma que reagiu agressivamente quando lhe chamaram "cigano filho da..." e ele partiu para cima do adversário que eu critiquei. Ser raçudo é uma arma. Critiquei o Quaresma que fez faltas estúpidas mal entrou, em Lille e na Luz, por não aceitar a cadeia de comando, por fazer birra por estar no banco, por atirar as fitas ao ar quando é substituído. E por menosprezar a visão do Clube sobre a sua própria, e julgar-se porta-estandarte de uma coisa que não é.

E o problema principal, no caso Quaresma, é que esse comportamento tinha o beneplácito e apoio de uma grande falange de adeptos. que funcionava como escudo e incentivo. Pablo Osvaldo não terá nada disso. Um FC Porto à Porto, o que eu conheci, já lhe terá feito ver com FIRMEZA como são as coisas. Mas, se por ventura, Osvaldo não andar na linha com quem deve respeito, que vá pelo mesmo caminho. E a isso digo, laconicamente:

Gosto MUITO do Aboubakar.

Não sei se é verdade, mas fico feliz que acabe de vez a "novela" Lucas Lima. Se é verdade que o FC Porto roeu a corda a Lucas Lima, acho muito bem. Numa altura em que falam de Pablo Osvaldo e do seu feitio, quero dizer que o que não quero no FC Porto são primmas donnas que se acham muito boas, e, principalmente, boas demais para o meu Clube. Tal como Bernard do Shakhtar, só Lucas Lima perde. Eu já fiz uma declaração pública de interesses, gosto mais da ideia de Óliver de volta. Mas há mais criativos do que Lucas Lima.  E eu tenho um feeling que vão haver surpresas muito em breve nesse capítulo. Meu caro Lucas, além de parvo, és burro. Eu já conheci outro que quer ser o rei no laguinho. Não abona muito a seu favor.

P.S.: Já agora, que sosseguem os corações, aqui não se vai vender formação ao desbarato. Gonçalo Paciência foi só ganhar calo. Cláusula de 25M é o bilhete de volta ao Dragão garantido. E acho muito bem.

(Imagem de Hugo Almeida)

33 comentários:

  1. Caro Jorge,
    Belo post. Acho que temos um líder na SAD, e uma líder no balneário e, assim, podemos conter um jogador com este perfil.
    De Lucas Lima, estranho a falta de ambição em jogar na Europa, e poderia até respeitar se comunicasse de peito aberto que tem uma vida familiar estável (a mulher é cantora de renome e sucesso) e que só viria para a Europa com uma proposta milionária. Agora vir adjectivar de fraquinha a proposta do NGC, e depois vir reabrir a porta, e afinal quer mais. Desses não queremos cá. E o Karma é tramado, se bem nos lembrarmos desde Leandro do Amaral que roeu a corda já na Invicta, e depois foi sempre uma sombra do que poderia ter sido.
    Estou curioso com os rumores cada vez mais insistentes de um novo lateral esquerdo! Isto ainda mexe e mexerá muito, e com Oliver (cada vez mais difícil porque tem sido titular na pré-época) e Lamela por empréstimo, p.exemplo, deixavamos margem para algum ajuste em Janeiro, ou já para a próxima época. Não vale a pena vir mercadoria em albarda. Para isso estão os vermelhos da segunda circular, o clube que mais contratou em número, que ía apostar nos jovens (onde?) e que se diz que no mínimo ainda vai investir em 4 ou 5 jogadores- excedentes do Jorge Mendes ou promessas marroquinas dessa Europaabraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Evandro, o Angel, etc, já foram titulares na pré-época... A esperança é a última que morre.

      Subscrevo tudo o resto.

      Abraço

      Eliminar
    2. O lateral esquerdo é Cissokho - amanhã falarei dele - mas não deve vir para o lugar do Alex Sandro.

      Eliminar
  2. Olá Jorge,

    Cissokho de volta ao Dragão... devemos ter medo? Dizes que não é para o lugar do Alex então para o lugar do Ángel também não faz sentido nenhum... vamos ver o que acontece...

    Em relação ao Osvaldo, como já disse anteriormente, não gosto... para mim Aboubakar tem tudo para ser titular e deveria-se ter contratado alguém jovem mas com capacidade de fazer-lhe sombra... assim podemos estar a por em causa um investimento de potencialmente 13M€ para ter um Osvaldo, que o grande problema dele não é meter medo aos adversários (que também mete) mas meter medo aos colegas...

    No meio disto tudo, continuo a suspirar é pelos importantes Óliver e Lamela e pelo menos importante mas muito interessante e solido, Rudiger, apesar de se não vier nenhum dos 3, estarmos já relativamente bastante bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que o Cissokho va substituir o Alex Sandro.

      E, se vou conhecendo o Lopetegui, não acho que o Osvaldo vá ser titular só porque sim. Vai ter de o provar ostensivamente .

      Assim sendo, ganha sempre o Clube.

      Abraço.

      Eliminar
    2. Não acho que o Cissokho va substituir o Alex Sandro.

      E, se vou conhecendo o Lopetegui, não acho que o Osvaldo vá ser titular só porque sim. Vai ter de o provar ostensivamente .

      Assim sendo, ganha sempre o Clube.

      Abraço.

      Eliminar
    3. Eu tenho receio do que é que cá veio fazer Cissokho...

      Sim e Osvaldo vai lutar pela titularidade óbvio, mas se ele não for titular o balneário vai estar quieto? E se Osvaldo for titular como é que vai ficar a moral de Aboubakar?

      Eliminar
    4. João, se o Osvaldo se portar mal no balneário, tem ZERO de peso. Estás a confundi-lo com o Quaresma. Vai corrido em 10 segundos. Tu conheces o teu treinador? E sabes quem é Iker Casillas? Tem calma.

      A titularidade de Osvaldo só se ele marcar MUITOS golos.

      Vamos ver o Alex a assinar. Má notícia é para José Angel.

      Eliminar
  3. Boa noite Jorge Vassalo,

    Estou consigo: gosto muito do Aboubakar. Dizendo isto também quero acrescentar que não entendo a opção por Pablo Osvaldo. E reforço que não acredito que não haja aval da equipa técnica. O risco de desestabilizacao de um balneário acabado de ficar livre de Quaresma é muito alto. Demasiado alto. Não havia necessidade.
    Acabo de saber que Cissoko vai voltar ao Porto. Espero que não seja para a saída de Alex Sandro. Seria um rude golpe.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, refiro-o para a minha resposta ao João Gonçalves um pouco mais acima.

      Abraço

      Eliminar
  4. depois do espanhol "el" Osvaldo, agora o espanhol "El" Cissokho. Isto depois do "El" André André e "El" Sérgio Oliveira. Uma vergonha este Lopetegui, só contrata Espanhóis! rua!.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta o El extremo e o El central. E Óliver, para mim, até podia ser chinês!

      Abraço

      Eliminar
  5. O Aboubakar, ou muito me engano, ou é das melhores pessoas que já passaram pelo Porto. Vê-se nas atitudes, no esforço, nos silêncios, etc. Espero que fique muitos anos e tenha o maior sucesso. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  6. "Desde quando é que somos um clube de bons rapazes? Quando falamos de João Pinto, Fernando Couto, Paulinho Santos, Rodolfo, Fernando ou André, a palavra "bons rapazes" não é a primeira que aparece."

    Caro Jorge

    Estes que referiu eram agressivos com os advesários e árbitros, não propriamente com os companheiros de equipa e muito menos com os dirigentes. Um traço comum a todos (tão mais forte quanto mais "antigos") foi a humildade e respeito pelo clube.

    Osvaldo tem fama de bater em tudo quanto mexe (e no que está quieto também). É diferente. Mas enfim, pode ser que atine e seja grande reforço. Se tiver que ser a estrutura a domá-lo, bem que podemos contar com a dispensa ao fim de 6 meses, porque simplesmente hoje o mundo é outro.

    Do Porto com Amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "E o problema principal, no caso Quaresma, é que esse comportamento tinha o beneplácito e apoio de uma grande falange de adeptos. que funcionava como escudo e incentivo. Pablo Osvaldo não terá nada disso. Um FC Porto à Porto, o que eu conheci, já lhe terá feito ver com FIRMEZA como são as coisas. Mas, se por ventura, Osvaldo não andar na linha com quem deve respeito, que vá pelo mesmo caminho"

      Então, estamos a ler os posts na diagonal? Isso que diz é precisamente o que eu digo....

      E o homem ainda nem pôs os pés na relva A mim interessa-me o que ele faz aqui.

      Até agora não vi a "vedeta intriguista" no Casillas, por exemplo...

      Abraço

      Eliminar
  7. Boa noite sou leitor recente deste espaço, antes de tudo parabéns. gosto muito como aborda os vários temas do nosso clube.
    Em relação à chegada do Ali agrada me imenso pois acho que Angel nunca mostrou qualidade para estar na nossa equipa e desta forma cuidamos da venda do Alex Sandro para o ano que vem.
    Sem dúvida também que Osvaldo é um jogador de créditos firmados e acredito perfeitamente que vem com o pensamento que ou se comporta e luta pelo seu lugar ou volta rápidamente para a sua "ponte" acredito e concordo que precisamos de um central que entrasse de estaca como Rudiguer a semalhanca de Mangala no passado ou então outro jogador também habituado a nossa casa e hoje ao ver umas imagens do passado aquando da chegada de Ali mostraram ele com Bruno Alves e porque não?
    Outro jogador e o tal n. 10 eu gostava mesmo de Lamela não sei se é verdade as notícias que o jogador estava apalavrado Lucas Lima não! Jogador sem vontade de crescer e triunfar no seu trabalho que é jogar futebol não serve para a nossa equipa.

    Abraço

    Pedro Rebelo - Mirandela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamos de um suplente a Maicon, não um titular. Ou então de dar oportunidades ao Igor.

      Vamos ver. Não é essencial, mas vamos ver. Tenho a certeza que virá um 10. Por mim seria Óliver. Já. ontem.

      Abraço.

      Eliminar
    2. E sinceramente acha que o Maicon é central para a nossa equipa a um nível exigente como a LC a mim sinceramente não me convence de todo acho que ao fim de tanto tempo cá já deveria estar mais evoluído como jogador ainda pensei que ano passado no começo do campeonato com algumas exibições estivesse a chegar a esse nível mas depois começou a destacar se a insegurança como entra nas jogadas e na tentativa de sair com a bola mas pronto é só a minha opinião e vale do que vale...
      Oliver claro que seria um bom reforço mas penso que agora teria de vir obrigatoriamente com opção de compra.

      Abraço

      Pedro Rebelo - Mirandela

      Eliminar
    3. Mas o Maicon tem coisas muito boas. A força do passe, a segurança de cabeça. Acho que Lopetegui ainda não aproveitou a força do Maicon nas bolas paradas. Sendo Capitão, talvez pare com as paradinhas cerebrais.

      Evidemente, Oliver terá de vir com opção de compra, Não faz sentido de outro modo.

      Abraço

      Eliminar
    4. Sim ele nas bolas paradas mostrou algo no passado mas pronto o que me preocupa e muito são as paradinhas cerebrais que tem e teve várias no passado... Temos que aguardar mas tenho o pressentimento que vai chegar outro central.

      Eliminar
  8. Bom Dia Jorge Vassalo
    Com as excelentes contratações que têm vindo a ser feitas, às quais se junta agora Osvaldo e Cissoko, corremos o risco de passar a ter medo de que o céu nos caia em cima da cabeça, como se vai lendo em comentários na nossa esfera azul. Normal. Subscrevo o seu post. Vejo que está na forja uma grande equipa, com um grande treinador, que Alex Sandro não sai este ano, que Angel não fica no plantel porque o nível subiu, Princípio de Peter. Se Osvaldo não for a solução que pode muito bem ser, também não será problema pois será rapidamente corrido, como acima escreve e muito bem. Não sendo propriamente um indefectível apreciador de Aboubakar como jogador, a minha opinião e que será bom rapaz e que poderá ajudar o nosso Porto. À volta, dá para perceber a azia que o bom agito no Porto está a provocar na Corte Tuga. Bom sinal... Bom sinal!. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A azia é incrível. Falarei disso no post da tarde.

      Abraço

      Eliminar
  9. Pela parte que me toca, fico contente por ter Cissokho - Alex Sandro é o Varela da lateral, muitissimo bom jogador, mas com aquele ar triste, de quem não fala ou não quer falar, sem exuberâncias... enfim cada um tem o seu caracter.
    Quanto a Osvaldo, o homem ainda nem sequer fez um treino e já bateu em todos os colegas.
    Lucas Lima, perdoem-me a heresia, é aquilo que nós portistas agora constantemente criticamos! O rapaz sente-se confortável, tanto no seu clube como no seu país, ganha bem, a esposa é bem famosa. Para quê sair? Se calhar Lucas Lima é um dos ultimos dos moícanos... e depois, no futebol é como na música, destapa-se um calhau e aparecem novas promessas!

    ResponderEliminar
  10. Em grande Jorge Vassalo.

    Que saudades que eu tenho do Paulinho Santos... o Homem sentia o Porto como ninguém!

    Em relação ao Osvaldo, só conheço de nome e de um ou outro resumo...
    Foi internacional A por Itália, e dizem que tem mau feitio... tudo coisas boas!

    Desde que em doses certas, como é evidente!
    Algum mau feitio é coisa que há muito falta no nosso clube!
    Ando farto de ver a nossa equipa a ser comida em campo por serem mansinhos!

    Como diz e bem, não é o mau feitio do Quaresma que serve!
    Porque o mau feitio de perde a cabeça por qq merdisssssse só serve para perder a razão e prejudicar a equipa!

    O bom mau feitio é aquele que diz claramente ao adversário que não pode abusar!
    Espero que Osvaldo seja esse!

    Aboubakar tem tudo para ser o titular, e será, enquanto estiver em boa forma.
    Ter alguém alguém experiente e com qualidade (a confirmar) pronto a assumir o lugar só é bom para a equipa!
    Ser sombra de um Jackson, em último ano no clube, e de uma qualidade tremenda é diferente!
    Osvaldo terá sempre o seu espaço, porque a época é longa...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há espaço para todos e a competição tem de ser garantida.

      Abraço

      Eliminar
  11. Bom dia Jorge,

    Também estou um pouco de pé atrás com o Italo-argentino mas como não sou histérico nem emprenho pelo que leio, espero serenamente para ver.
    Sou, como o Jorge, fã do Aboubakar. Acho que tem tudo para substituir o Jackson (apesar de ser um jogador diferente) e uma postura e atitude que deveras me agrada.

    Quanto ao lateral esquerdo, tenho medo, mas aguardarei pelo post de hoje.

    Nunca mais é dia 15!

    PS: Eu sabia que o Hugo Almeida havia de ter jeito para qualquer coisa! Claramente que não deu para o Futebol (tirando aquele milagre em Milão) mas para o design gráfico está impecável ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o mesmo Hugo Almeida que estamos a pensar?

      Eliminar
    2. Há de ser um homónimo, foi só pela graça ;)

      Faltou-me acrescentar que até dia 31 rezarei pelo milagre Oliver... comprado ou com opção, claro!

      Eliminar
  12. Relativamente a Oliver, é impossível dizer não a esse miúdo se ele quiser vir e se houver essa oportunidade. Mas não acho que seja o 10 que Lopetegui procura. Se ele vier, será ele a jogar porque a qualidade é imensa em qualquer posição do campo (quase). Mas o que o Lope procura é um Quintero que esteja com vontade de jogar à bola e dar umas corridas. O Oliver gosta de vir muito atrás buscar a bola, mas com estes "monstros" que temos no meio campo, creio que o terceiro médio não precisará de fazer essas funções. Por isso é que acho que se calhar Quintero este ano poderia definitivamente rebentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ele quisesse... se vocês acham que é Lopetegui que não quer o Quintero, enganam-se. Agora, jogar contrariado...

      Abraço

      Eliminar