domingo, 21 de agosto de 2016

Análise FC Porto 1-0 CD Estoril Praia - Tanta Raça Pedia Mais


Dizia-me, e muito bem, uma querida amiga também part-time blogger e agora companheira de lugar, num dos maiores blogs desta bluegosfera, o importantíssimo Bibó Porto, Carago!,  a Mafaldinha, que uma equipa deveria ser obrigada a levar um amarelo à sorte de cada vez que se verificasse que passava mais de 5 minutos seguidos a jogar com os 11 jogadores atrás da linha da bola.

O Estoril veio com a lição bem estudada, sabendo bem que, entre o cansaço de quarta-feira e o pensamento no jogo de terça - que não aconteceu - o FC Porto poderia tirar o pé do acelerador e o Estoril poderia pontuar. Sim, digo pontuar, porque o Estoril não quis ganhar. Teve um número de remates ridículo e Casillas foi apenas obrigado a defender uma bola mais complicada com uma palmada, enquanto Moreira - esse rubro menino - fez o favor de, tal como 90% dos guarda-redes quando entra o Estádio do Dragão, fazer a exibição da vida dele, entre defesas de categoria mundial e os postes benzidos por magia negra. Também, protesto pelos nossos auto-golos entrarem sempre, enquanto os remates colocados dos defesas adversários à própria baliza terem direito a bilhar às três tabelas!

Cortesia Ana Ferreira, FCP Para Sempre
A juntar a isso, em jeito de icing on the cake, a habilidosa arbitragem de Luís Ferreira, mais um daqueles internacionais à pressa patrocinados. Se concordo com o deixar jogar, isso não pode significar que se permita uma reiterada teatralização de tudo o que é falta, faltinha e falteca, ao jeito de pré-falecimento dos meninos do Estoril, em claro queimar tempo. No entanto, fico feliz que seja verdade que "Karma is a bitch" e o feitiço se tenha virado contra o feiticeiro, porque aos 86' já o Estoril não podia mudar a rotação. O crime não compensa, caríssimos! Joguem mas é à bola! E, claro, como não podia deixar de ser, um penálti claro roubadinho sobre Varela, logo aos 5 minutos, que mudaria completamente o sentido do jogo, e abriria caminho à merecida goleada.

Sim, goleada. O FC Porto atacou, atacou muito, dominou totalmente o jogo, foi pressionante, intenso, apaixonante e raçudo. O FC Porto tentou, tentou, tentou, e lá conseguiu furar a muralha do anti-jogo. Antes, perdeu algumas ocasiões de golo, virtude da natural inexperiência do nosso goleador da casa. Mas, mérito ao Estoril, para o estilo de "jogo" que veio fazer, fê-lo competentemente, estando sempre espantosamente no caminho de tudo o que era tentativa de remate e passe de rotura. Mas o resultado premiou a equipa que quis jogar, que nunca deixou de querer até ao fim, e que resistiu na sua vontade.

Ah, tal, está-se a cagar prá equipa, Ah e tal, é um cancro da SAD, ah e tal, está sempre a jogar no telemóvel.

Se a pressão faz diamantes, estes são o estilo de jogos que fazem uma equipa - com união, intensidade, ligação, entrosamento. Quando se tem uma equipa, muito dificilmente se perde pontos! Vamos a notas.


André Silva - Onze jogos seguidos sempre a marcar. Só por si é maravilhoso. Evidentemente, terá fases durante a época, a média de um golo por jogo é dificílima de manter, ainda para mais quando se é tão novo e inexperiente. Sim, inexperiente. Ocasiões houve em que um ponta de lança mais experiente teria enfiado a redondinha nas redes com maior facilidade. Ainda assim, rigorosamente nada a apontar na entrega, na luta, e na dor de cabeça que provoca a qualquer adversário. Justo MVP da partida. E, já agora, para aqueles que tinham medo, André Silva renovou até 2021, com um aumento grande de salário - não divulgado - e um cláusula anti-tubarões de 60M. Urge, no entanto, que haja mais uma alternativa para lá de Depoitre, uma vez que o menino não deve aguentar a carga estúpida de minutos e número de jogos que tem de fazer. Esperemos que não dê de si antes do tempo.

Layún - Não é o melhor lateral do mundo, mas poderá ser um fenomenal extremo. De qualquer forma, a esta altura, os seus 6 passes para ocasião de golo são um regalo, a sua raça e combatividade e os seus cruzamentos são de ouro. Muito bom jogo. A defender é que... bom... Alex Telles deve ter cuidado com os cartões.

Defesa - Felipe jogou lindamente e que jogão fez Marcano! Pelo ar, não houve nada que não limpassem e que regalo foi ver a recuperação de metros aquando das poucas vezes que ficavam atrás do atacante, nos contra-ataques. Assim, sim! Eu sei, vale o que vale num jogo como estes, mas o Estoril também subiu, e não me recordo de uma vez que dali tenha vindo disparate. A juntar a isso, a reacção à perda e a pressão defensiva de toda a equipa é uma transformação extraordinária, inteiro mérito de NES.

Banco - Se a entrada de Adrián - num jogo menos conseguido que o anterior, mas que, a bem dizer, não é o estilo de jogo que o favoreça - apenas ajudou a baralhar as marcações dos defesas - onde anda Bueno?! -  a entrada de Sérgio Oliveira e de André André vieram dar uma muito maior acutilância ao ataque e, no caso do segundo, ainda melhor reacção à perda de bola. André² é como uma lapa, não larga. No caso do Sérgio, fico apenas com pena que não tivesse sabido fazer melhor uso do seu remate exterior.


Dar razão a Sousa Tavares - É público e notório que Miguel Sousa Tavares tem uma embirração com Herrera e Varela. Normalmente, chamo-lhe doença. No entanto, se no caso do primeiro só é verdade intermitentemente, no segundo há anos que é um caso de estudo! Varela faz um jogo bom em dez. Mas, sei lá, deve fazer uns treinos excelentes. Não faço ideia. A única coisa em condições que fez foi sacar um penálti - que não foi marcado. Muito, muito fraquinho. Quanto a Herrera, a sucessão de passes falhados e de más decisões anula o bom que tem sempre - a entrega, o espírito de sacrifício e o seu pulmão. Queremos mais Hector Miguel e menos Herrera! Ou, então, uma boa venda...

Luís Ferreira de vermelhinho trajado - A cor de dentro traduzida por fora. O resto já foi em cima exposto.

Massa assobiativa - Sim, é verdade! Depois de Lopetegui, da saída da "armada espanhola", ainda substistem os burros que assobiam! Felizmente, este ano, o Dragão parece - ainda... - não tolerar estes burros que querem, sei lá, que se marque golo por decreto ou o carago! Que vos falta, senhorias? Dizei! Antes, havia a conversa que o FC Porto não jogava à Porto e mais não sei quê. Ontem faltou entrega? Envergonhem-se! Voltem lá para o PES, o FIFA e o FM, enfiem o assobio no rabinho e desamparem a loja!!!

56 comentários:

  1. Vitória mais que justa que só peca por escassa, contra nós os redes fazem as exibições de uma vida, ao passo que contra os outros grandes é cada fífia, deve ser azar..foi pena não termos ganho mais confortávelmente e marcado mais cedo pra gerir as forças pra terça, mas paciência,os 3 pontos pró campeonato eram o mais importante, agora há que preparar Roma. abraço
    João Moreira

    ResponderEliminar
  2. Boas...

    Mais uma vez, jogar jogar jogar e ganhar ganhar ganhar é o que é preciso esta semana.

    Vamos a eles..

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ah e tal, este não é o treinador dele... ;)
    Abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Touché! :)

      Abraçom

      PS Vou estar muito atento, xor Silva.. Muahaha

      Eliminar
    2. Estou a contar com isso xôr Vassalo.
      Abraços

      Eliminar
  4. Como é habitual a equipa visitante estacionou o autocarro em frente á baliza durante todo o jogo mas apercebi-me, a certa altura da 2a parte, que as instruções do seu treinador eram para subir no relvado. Algo que eles não conseguiram fazer, por incapacidade mas também por mérito da nossa equipa que asfixiou os amarelinhos na sua grande área quase todo o jogo. Fez lembrar o nosso ultimo "monólogo" com a Roma.

    A vitória foi curta e sofrida mas foi justíssima e resultou do trabalho de uma verdadeira equipa que é aquilo que estamos a construir. Noutros anos parecia que estávamos dependentes de rasgos individuais de jogadores que, eventualmente, pudessem acontecer durante o jogo. Agora sinto que temos um colectivo a trabalhar para um objectivo e que não baixa os braços antes de o conseguir.

    Seja qual for o resultado de terça-feira, iremos fazer os romanos sofrer com toda a certeza.

    PL

    ResponderEliminar
  5. É preciso reforçar a equipa com mais um DC de categoria e outro PL pois só com o André e o belga é curto. O puto vai ser bom mas ainda não é o matador que nos pode dar o título. Só com estes vai ser mais um ano de sofrimento e na Europa não vamos a lado nenhum. Se ontem tivéssemos empatado os comentários seriam hoje aqui diferentes por isso que a Vitória não branqueie as carencias desta equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que todos estamos de acordo. Vamos ver o que traz este fim de mercado.

      Abraço

      Eliminar
  6. Caro Jorge Vassalo

    Exibição cheia de garra. Foi à Porto. Mais nada. Atitude competitiva excelente. Acredito que se ontem ao ganhassemos não haveria ninguém que tivesse alguma coisa apontar em relação a vontade demonstrada por toda a equipa durante todo o jogo. Não foram soluços foram 90 minutos a asfixiar o Estoril. Concordo em absoluto com a questão Varela. É um caso de estudo. Só pode.

    Raoc

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, Jorge.

    Bom jogo. A força de vontade, empenho e determinação estão lá. Só falta mais opções atacantes. Até lá só precisamos de nos aguentar mais um pouco.

    Cumprimentos.

    Braulio Rocha

    ResponderEliminar
  8. Também gostei da exibição, foi pena não terem conseguido marcar mais golos, porque garra, também não faltou aos jogadores do nosso clube, oxalá se pegue à SAD porque vamos precisar,quando os homens do apito começarem a colocar areia na engrenagem, aí vai ser precisa toda a garra dentro e fora do campo.Vamos à luta FCP na terça-feira há mais.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  9. isto, hoje, está calmo :)

    #obcecados

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  10. Boas, estivemos bem bastante concentrados senão fosse o autocarro o resultado poderia ser melhor mas o que importa são os 3 pontos!

    Agora venha a Roma!

    Abraço e viva o FCP

    ResponderEliminar
  11. Jorge Vassalo,


    Pelo golo que garantiu a vitória, justo MVP da partida, mas o André Silva acusou cansaço, tal como Otavio ou Herrera!

    A rotatividade para ontem, deveria ter sido maior (não só para garantir maior frescura fisica para o jogo de ontem, mas também dar balanço para Roma),p.e. dar a lateral ao Varela (concordo com a irregularidade constante), e descansar o Maxi, fazer descansar Otavio, e dar oportunidade ao João Teixeira, e um tridente ofensivo com Corona, Adrian e Bueno. Contudo, já o referi no blog do Vila Pouca, no 3º jogo oficial do FC Porto, Bueno esteve sempre fora dos 18, indicia que está no mm barco do Indi, Brahimi e Aboubakar!

    Todavia, creio que o Corona merecia uma menção honrosa, tudo o que fez ontem, fez bem, tal como Layun (este jogará com certeza no miolo em Roma)!

    Jorge Vassalo, aceite esta minha crítica construtiva, mas relevar o eixo da defesa do FC Porto, quando o Estoril jogou permanentemente com 10 homens atras da linha da bola? Quando o Estoril alocou à posição 9 o Matheus Bebeto que nunca foi P Lança? Espero na próxima 3ª feira destacar o Felipe e o Marcano no processo defensivo, aí sim, iremos tirar a prova dos nove, mas globalmente, o Marcano e o Felipe tem estado bem, excepto a bola parada defensiva (os dois golos sofridos pelo FC Porto, demonstram a minha preocupação), mas que não passa apenas pelo eixo da defesa!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantas vezes assistimos na época passada a jogos semelhantes em que os nossos adversários ia uma ou duas vezes á nossa baliza e era "cada tiro, cada melro"?

      Não foi um jogo exigente para a nossa defesa mas concordo com o Jorge Vassalo. Os nossos centrais estiveram bem, sem complicar e sem inventar.

      PL

      Eliminar
    2. Caro PL,

      O Estoril ontem jogou com Alisson Farias na esquerda, e o Felipe Augusto na direita, mas ambos apoiavam sobretudo os laterais respectivos. O 9 foi o 8/10 Matheus Bebeto. O Kleber entrou, mas trabalha desde a semana passada, e se esteve no Dragão, concordará que está muito acima do peso, sim está gordo!

      Observo a temporada passada, nomeadamente a 2ª volta, e não vislumbro equipas abdicarem de atacar, e recordo-lhe :

      FC Porto 1 Arouca 2, estes tinham um tridente com Zequinha, Mateus e Walter Gonzalez, os ultimos 2 P Lança!

      FC Porto 3 Moreirense 2, estes jogaram com Iuri Medeiros, Nildo, e Boateng como 9, apoiados pelo 10 Fabio Espinho!

      FC Porto 3 U Madeira 2, estes jogaram com o Amilton e o Miguel Cardoso, e o P Lança Tony Silva (na 2ª parte entrou o P Lança Danilo Dias, fez 2 golos).

      FC Porto 0 Tondela 1, estes jogaram com 3 avançados, Wagner e Baldé nas alas, e o Nathan como 9!

      Vislumbrou no Estoril ontem no Dragão uma equipa a jogar com P Lança e extremos abertos nas alas, tal como fizeram o Arouca, Moreirense ou o Tondela na temporada passada? Essas equipas, na temporada passada terão abdicado de atacar no Dragão, tal como ontem o Estoril? Confesso que não foi isso que vi ...

      Todavia, todas as opiniões são respeitaveis, e respeito a sua, tal como a do Jorge Vassalo!

      PT

      Eliminar
    3. Ó PT, então o Felipe e o Marcano podiam tirar férias, é? Você que gosta de estatísticas, vá lá ver então quantos contra-ataques foram cortados à nascença pelos centrais. E eu destaquei TODA a defesa.

      Abraço

      Eliminar
  12. Assino por baixo mais 32 vitórias assim no campeonato. Havemos de chegar ao final da época sem unhas, sem artérias, e sem cabelo, mas pelo menos felizes estaremos de certeza. Que se vá compensando em entrega o que falta em qualidade. Decerto nos trará alegrias :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  13. temos equipa temos grupo. os cancros tem de sair herrera, abou, brahimi, evandro, e mais um ou dois. Layun se for so para fazer assistencias pode ficar mas so para fazer isso. Nao gosto de jogadores mexicanos sao passivos, pouco reativos, contemplativos, pouco raçudos. Mais um def central e dois medios muito bons e ganhamos o campeonato a brincar. Gostei da integraçao de filipe no ataque, vai marcar alguns golos. Rafa e paciencia tinham lugar nos 24.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rua com essa mexicanice toda, que o Vidente não gosta deles, carago!

      Eliminar
  14. Boas
    Boa exibição,resultado escasso mas saboroso. Comunicação social com a mesma tendência matreira de tentar minimizar a exibição ao golo.
    Vinha de viagem, ouvi o relato. Antes de começar o jogo no dragão, na Ant 1 elogiaram o árbitro do SCP porque protegeu o espectáculo ao poupar a expulsão por acumulação de amarelos ao William Carvalho. Não consegui confirmar do que se tratou, mas não me admirava que comaçasse já o #colinhoverde
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada no DD. Não pode haver só raça no campo. Mas o FC Porto parece só ter uma voz. E quando essa cala...

      Abraço

      Eliminar
  15. Foi um jogo com mta luta e entrega. É preciso dar tempo à equipa para melhorar. Acredito nestes jogadores.

    Sobre o Herrera considero que está na hora de o vender. Na antena 1 falaram mal do Herrera até não poderem mais. Eu gostava é de o ter ouvido na semana passada qd o Herrera marcou o 2-1. Nessa altura deviam estar tão danados que nem deviam conseguir ver.

    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Tal como também falei no meu post de análise ao jogo de ontem, visto o jogo e as estatísticas finais só se pode perguntar: "Como assim 1-0!?" Um jogo de sentido único que nos fez sofrer quase até ao fim e com um autocarro amarelo difícil de contornar. Mas lá conseguimos, o merecido golo chegou e o resultado pecou por escasso.

    Também deixo a minha nota a Varela, o nosso mágico. Sim, porque passou 45 min invisível.

    Abraço,
    Muralha Azul

    www.umamuralhaazul.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Amigos Portistas.

    o jogo de ontem teve várias sensações e a primeira é que revivemos o passado.Sim, estou a falar das vitórias sofridas e arrancadas a ferro.E ontem no estádio apetecia-me ir lá dentro e dizer umas verdades a um senhor de negro e ao treinador do Estoril.

    é inadmissível não marcarem um penalty aos 5 minutos a nosso favor que desbloquearia todo o jogo e catapultando-nos quem sabe par aum goleada e visto que o Estoril ia abrir-se em campo.Mais uma vez o árbitro, o tal que era quarto árbitro em Vila do Conde que ajudou o Fábio a ver uma agressão de Telles e a tira-lo deste jogo.Hoje devem estar com azia pois Layun resolveu fazer um centro certeiro para o miúdo marcar.Que bem soube esse golo.

    Sobre o Estoril, veremos em determinado jogo em casa dos adversários como irão jogar.

    ainda bem que conseguimos a vitória em vésperas da segunda mão da champions e de uma importante deslocação a Alvalade.Tirando isso não nego que durante a maior parte do tempo sofri e temi por um golo sortudo do Estoril que nos pusesse ainda em pior situação.Ainda bem que isso não aconteceu, mas o passado veio à memoria e todos nos lembramos do Rio Ave, Arouca, Tondela etc.

    a segunda sensação que tive é que a equipa está unida e que NES apesar das desconfianças que existem em parte pela a ligação a JMendes não nega o seu portismo nem a sua raça e vejo ali vontade e garra de vencer e isso por muito mal que estejamos com JMendes, não vai ser ele que vai demover NES de querer roubar o tetra aos batoteiros.

    a terceira sensação que tive, foi que não podemos deixar Alex Telles de fora, mas também não podemos deixar Miguel Layun no banco pois as suas assistências são muito valiosas.Como resolver isso? só vejo duas soluções e a primeira é prescindir de Maxi Pereira e colocar Layun aí a jogar.A segunda é colocar o Miguel Layun a interior esquerdo à frente de Danilo e ao lado de Sergio Oliveira, pois acho que os dois são jogadores com um nível de passe acima do normal e a defender um Danilo em forma faz aquilo que antes o Polvo fazia e limpa tudo.DaniloP-MLayun-SOliveira seria um tridente mágico e mais consistente, embora seja apenas a minha opinião.

    a quarta sensação é que Hernani se calhar fazia bem melhor que Varela, mas eu compreendo...

    a última nota é aquela em que se azia matasse muitos desses comentadores que falaram após o jogo já estavam mortos e enterrados.

    hoje é ver as capas dos jornais e vemos lá toda essa azia.Sobre a renovação de André Silva muitos devido a essa tal azia ignoraram a notícia.Logo eles que estavam à espera que alguem batesse a clausula e este saísse do FcPorto ainda antes do fecho do mercado.

    #somosporto

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  18. Análise correcta que retrata aquilo que vimos e sentimos no jogo. Relativamente ao binómio Varela/Herrera não há pachorra. Para, os ver jogar? Não ! para os aturar. Com Evandro, O LESIONADO EXCELENTÍSSIMO, estava criado o pacote 3 em 1 para enriquecimento da Liga Chinesa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Jorge,
    Sem entrar em avaliacoes individuais, deixo aqui uma ideia que vi durante muito do jogo e que me preocupa:

    Quando estavamos em posse da bola (a maior parte do tempo), o Estoril estava a alinhar num tipo de 6-2-2, com 6 defesas alinhado na linha de grande area, 2 medios 5 metros a frente e os outros 2 mais 5 metros, a formar um quadrado no meio campo defensivo do Estoril.
    Enquanto isso, nos alinhavamos num 3-1-6 com os dois centrais + um medio na linha de meio campo, um medio (normalmente o que comecava os ataques) uns metros mais a frente e depois 6 jogadores junto a linha defensiva do Estoril.

    Ora isto causava alguns problemas:
    - sempre que havia um ressalto ou se falhava um passe para os da frente, o Estoril ganhava a bola no meio campo pela sua superioridade.
    - Enquanto que o Estoril tinha 10 jogadores de campo atras da linha da bola, nos mantinhamos 3 jogadores atras do portador (a marcar o ar, so pode) e portanto ficavamos 7vs10
    - ficamos limitados a quase so um tipo de jogada (cruzamento), portanto fomos previsiveis
    - nao tentavamos criar superioridade numerica porque os nossos jogadores pareciam sempre muito preocupados em manter as suas posicoes mesmo quando parecia obvio que deveriam estar em outras zonas

    Mais que tudo, temos de agir como equipa grande o que significa que se o adversario quer jogar completamente recuado, as nossas linhas tem de avancar. Era em situacoes destas que no Bayern se via muito o Neuer a meio do seu meio campo e os centrais a meio do meio campo adversario, de tal maneira que os adversarios se tenham de preocupar com esses elementos recuados e nao so com os avancados.

    Espero que isto seja corrigido rapidamente - nem sempre vamos ter a sorte de um golo aos 84, por muito que seja merecido.

    PS: Foi bom ver um medio defensivo que esta sempre em boa posicao em relacao a bola, corta jogadas mas tambem e capaz de fazer passes de mais de 3 metros... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No ano passado, vi um jogo entre o Real Madrid e uma equipa do fundo da tabela, em que só o Ronaldo rematou 32 vezes! O jogo acabou 0-0. Passar autocarros é ultra-complicado.

      Abraço

      Eliminar
    2. Pancas voce tem um amor pelo Ruben neves, ainda bem que nao viu o Ruben a enfiar duas bolas para fora sem oposiçao a fazer um passe de 10 metros.
      E as vezes que o estoril saía ao passar por ele parecia que estavam a contornar um meco, o felipe augusto num lance que passa por layun encostado na linha passou pelo ruben neves com via verde, com algum tampao melhor o estoril tinha sido completamente sufocado.

      Eliminar
    3. Anonimo, diga-me ai o nome do jogador que nao falha passes e trava todos os ataques- va, eu espero.
      Claro que o Ruben falha - falha tanto ou menos q o Danilo mas ao menos com ele ha mais um jogador a contribuir para o ataque. E em termos defensivos ao menos o Ruben protege os centrais - quantos golos sofremos no ano passado de pontapes do sitio em que o Danilo devia estar posicionado?

      Eliminar
    4. Claro que todos falham passes e a qualidade de passe até é a unica coisa que ruben tem acima da media de qualquer jogador daquela posiçao mas ocupar espaços e travar contra ataques é uma nodoa. Isso do ruben proteger os centrais deve ser para rir, ora veja nos golos sofridos na pre epoca quantos é que foram por causa do ruben e inclusive por essa situaçao de nao proteger os centrais!!!
      E as vezes da jeito falar com estatísticas dados, é que o ano passado quantos golos sofreu com danilo em campo e quantos sofreu com ruben? Só de novembro até ao final da epoca o Porto sofreu 13 (sim treze) com o ruben em campo.
      Eu compreendo a ideia de achar que ele pode ser o Busquets pela qualidade de passe, mas para se ter um jogador como busquets naquela posiçao ele tem de ter o quintuplo de inteligencia do ruben e saber ocupar o espaço umas 100 vezes melhor que ele,neste momento é so um jogador que joga fora de posiçao pelas caracteristicas que possui

      Eliminar
    5. Bitaites de adeptos muito conhecedores do desporto na Bluegosfera:

      - Nao tem musculo para o meio campo
      - Nao ajuda a equipa defensivamente
      - Nao ganha bolas de cabeca
      - Nao corre muito
      - Nao se movimenta correctamente

      Ai, espera, isto nao e sobre o Ruben - Isto era o que a Bluegosfera dizia sobre o Oliver no inicio da epoca 2014/15 !!!!!

      Olhe, e ja agora, se vai usar estatisticas, a que eu normalmente nao ligo muito, ao menos seja honesto...

      Na epoca passada, entre Novembro e o fim da epoca o Porto sofreu 41 golos, por isso contra os 13 que diz sofreu com o Ruben em campo, sofreu 28 sem o Ruben. E ja agora, nao se esqueca que em muitos jogos jogaram os dois e nesse caso seria o Danilo mais recuado...

      Eliminar
    6. Primeiro mesmo que tivesse dito alguma coisa disso sobre o oliver (nao o disse) oliver nao era 6.

      O porto sofreu 41 golos no campeonato de novembro até fim da epoca?? até logo.

      Mas fique la com essa ideia do ruben, o tempo vai dar-nos a resposta mas depois nao ache que o mundo anda a conspirar contra si

      Eliminar
    7. Eu nao podia saber se voce disse ou nao algo sobre o Oliver porque voce nem um nick tem para ser reconhecido. De qualquer modo isso nao era dirigido a si, mas a muitos, como voce, que apontam os mesmos defeitos ao Ruben como desculpa para achar que o Danilo e melhor

      Eu nao acho que o mundo conspira contra mim (nem percebo de onde e que essa ideia vem) - o que eu acho e que a larga maioria do mundo (de adeptos) nao percebe um boi de futebol a serio. O que percebem e apoiar o seu clube e analisar competencias atraves de resultados, que nao e a mesma coisa que perceber o jogo.

      Leia la o meu comentario anterior de novo e diga-me la onde e que eu disse "no campeonato"? O Porto sofreu 41 golos desde Novembro em todas as competicoes.

      Eliminar
  20. Boas,

    Sinceramente gostei do que vi ontem, o Estoril não atacou e na minha opinião foi mais por merito do FcP do que estratégia. Vi uma equipa com garra sem virar a cara á luta mesmo qdo as coisas não corriam bem e a nunca desistir, se calhar em épocas anteriores tínhamos perdido. De facto o varela está a mais.

    Agora permita-me o desabafo, eu já não vejo programas de bola agora tb vou deixar de ler muitas alarvidades que são escritas na net, é tudo a descascar na equipa e no treinador a quererem opera, estamos em inicio de época e temos tempo para opera agora o que interessa são os resultados.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  21. Estou muito espectante para ver Oliver Torres encaixado nesta equipa, muito mesmo... Julgo que o puzzle vai ficar muito próximo de ficar completo.

    PL

    ResponderEliminar
  22. Ontem tivemos um autocarro amarelo de 2 andares de janelas de vidro triplo só que havia ali uma janela que era de apenas uma face e será preciso encontrar essas janelas neste campeonato.

    Acerca da imagem do Antero, confesso que fiquei surpreendido. Acerca da legenda, nós sabemos Jorge que há jogos (por exemplo na época passada, ou então no jogo do famoso murro de Lopetegui) em que estamos numa situação desfavorável e ele está-se a querer "lixar-se" para o jogo. Mas ontem sim foi um Antero que gostei de ver.

    Acerca dos adeptos, gostei da forma como a maioria do estádio apoiou os jogadores até conseguirem marcar o golo.

    Terça é para sermos Troianos, desculpem Dragões.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás rendondamente enganado quanto a essa coisa do banco do Belenenses. Mas há que ter a consciência de como parecem as coisas quando somos filmados...

      Abraço

      Eliminar
    2. Ó SILVA, VAI PENTEAR MACACOS :)

      Eliminar
  23. Vi e gostei. O compromisso, a humildade, a intensidade e pouco me interessa se se joga bem ou mal. Vamos ter muitos destes. Saí com a sensação de Ruben ter de jogar sempre, ou pelo menos muitas vezes - não, não tem a ver com a choradeira, mas o jogo dele evoluiu, é mais intenso. Naquela zona do campo, com ele, a bola por norma sai redonda para os companheiros, estejam perto ou longe e parece-me, a equipa ganha velocidade. Por isso Nuno, vê lá, sem querer meter-me no que não sei, pensa pelo menos no assunto.
    P.S.
    Só pode ser a habitual desestabilização aquela noticia sobre o "oferecimento" do puto á Juventus. Tem de ser só isso! Certo?

    ResponderEliminar
  24. Se não fosse a porcaria do autocarro teria acertado no resultado!
    Aliás, autocarro? Aquilo mais parecia o metro que costumo apanhar antes e depois dos jogos!!!

    Aos cépticos do costume; ninguém, mas ninguém de juízo, diz que o plantel do FC PORTO é de fina água! Contudo são estes que jogam ou estão no banco e é com estes que temos que apoiar, incentivar, acarinhar!
    Por muito que o Varela, o Herrera, o Corona, o Felipe, o Marcano, o Casillas e outros falhem, há que apoiar como se apoia os falhanços do André Silva, do Rúben Neves, do danilo, carago!!!!
    Todos eles vestem a camisola com o brasão abençoado. Aqui não filhos nem enteados.

    P.S. Continuo a acreditar que vamos a Roma ganhar...

    ResponderEliminar
  25. como os mandantes do futebol luso apontam para toda a transparência, sempre seria educativo conhecer-se a razão das deliberações arbitrais. Tudo para não se sugerir a parcialidade. Por isso, o senhor Ferreira poderia explicar a não marcação do penalty sobre o Varela (bem sei que o cromo do costume, diz ser penalidade de televisão, mas desse já lhe conhecemos os fundos..., e a gravata sobre o Maxi porque não foi penalizada. Afinal o senhor juíz é árbitro, ou faz leis?

    ResponderEliminar
  26. Gostava de ter outro ponta-de-lança? Com certeza. Outro central? Claro. E um extremo esquerdo? Também. Mas com o que temos, vejo trabalho e humildade. Vejo mais acerto, mais vontade. Sobretudo há honra em campo. Ontem fomos uns verdadeiros Dragões. São nestes jogos que se ganham e perdem campeonatos.

    Outra coisa que não via há muito: - um FCP claramente dominador.

    Vamos ganhar a Roma. Mas eu quero ganhar uma equipa e harmonia na nossa casa.

    ResponderEliminar
  27. O que mais gosto de ver neste começo de temporada é constatar que existe PORTO.
    Existe raça, existe garra, existe tudo aquilo que nós queremos numa equipe do FCP.
    Independente dos recursos humanos e financeiros, estou gostando muito da entrega da rapaziada, nunca desistem, lutam até ao fim.
    Assim devia ser sempre.

    Falar em sempre, como sempre, o guarda-redes adversário fez exibição de luxo... e o ilustre desconhecido zagueiro do estoril, o tal Dankler, que não deve jogar nada, ontem parecia o Beckenbauer, não falhou um corte que fosse...

    Varela... jogo medíocre nº 1 da época, faltam mais 8 jogos para que ao 10º jogo, ele faça um jogo bom, está na sua média.
    Herrera... depois de 3 anos, já não devia estar errando tantos e tantos passes, alguns deles ridículos e infantis... já não devia errando tantos e tantos passes após 3 anos de casa...

    Maxi começou muito mal, terminou muito bem...Otávio é pra jogar a 10 e ponto final, tá na cara.

    Eu acredito que, se tivermos a mesma atitude que temos tido nos jogos até aqui, podemos trazer a classificação de Roma.

    Off-topic: Finalmente conseguimos o título que faltava ao futebol brasileiro, o ouro olímpico. Grande ano de 2016 para Brasil e Portugal, que finalmente mataram borregos históricos:-)

    ResponderEliminar
  28. Pena o penalty nao marcado. Podia ser que nao fosse preciso estar em esforco o jogo todo. Mas tb nao sei se descanso é o que faz falta a equipa. Assobios? Neste jogo Ninguem merece, aparte herrera e varela. Gostei da aposta no sergio. Gostava de ter viato o teixeira mas fica para a proxima.

    ResponderEliminar
  29. Adoro ver este novo FCP, raça , entrega , paixão, motivação, há muitos anos que não via algo parecido acho que só por isto os adeptos deveriam aplaudir a equipa e isto tudo tem um nome: NES.

    A rever: plantel curt com poucas opções ofensivas, há que melhorar o desenho ofensivo por vezes chovem centros para a área e não está lá ninguem e temos de ter mais processos ofensivos para desbloquear a defesa adversária.

    Força FCP!

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  30. Mais do que criticar o treinador, os jogadores, a SAD pela falta de opções, indefinições e tudo mais, só quero dizer que 6 pontos já cá cantam e que na próxima jornada saquemos mais 3.
    Só quero mesmo apontar uma coisa:
    No meio de tantos treinadores na estrutura do FCP e no futebol europeu, o FCP não consegue ir buscar alguém que ensine os jogadores a marcar bolas paradas? Nos tempos do Jesualdo, 17 cantos davam direito a pelo menos 3 golos, já sem falar dos livres que não aproveitamos.
    Tivéssemos melhor acerto nas bolas paradas e poderíamos respirar bem melhor em muitos dos jogos contra os autocarros.
    Força para os dois próximos jogos, que depois entretanto voltamos a ter um pouco de tempo para respirar antes das selecções.

    ResponderEliminar
  31. Caro Jorge,
    Já há muito que não comento... no entanto decidi deixar aqui umas linhas da minha opinião sobre este início de época...
    Estou a amar a entrega da equipa... que raça, que vontade, que crer, que união... podemos perder pontos, mas não podemos apontar o que quer que seja à entrega e vontade destes jogadores, que me deixam feliz a ver um jogo, como já não me sentia há algum tempo. Tenho que acreditar que muito se deve ao nosso treinador. Mas nem tudo são acertos... não consigo compreender como não tendo outras opções disponíveis um treinador, uma SAD ou lá o que seja, não tente uma reintegração de um Gonçalo Paciencia, não compreendo porque Varela está no banco de suplentes e um Bueno fica de fora, não consigo perceber como necessitando nós de ganhar um jogo extremamente importante abdiquemos de Brahimi e Aboubakar se ainda estão cá. João C Teixeira foi para mim dos melhores da pré epoca, porque está Ostracizado?... também não entendo porque vamos gastar balúrdios com Oliver (de quem eu gosto muito) se temos já tantos médios, e não sabemos se no estilo de jogo actual vai funcionar tão bem como com Lopetegui. Por mim não viria sem primeiro vendermos alguém. Há de facto muitas coisas inexplicáveis a acontecer... Não sei de quem é a culpa, mas uma coisa garanto... se é o treinador que está a tomar estas decisões, vai perder o pulso ao balneário não tarda... se começam a haver meninos bonitos lá dentro o caldo vai entornar.

    ResponderEliminar