domingo, 7 de agosto de 2016

Análise FC Porto 1-0 Villareal (Jogo De Apresentação) - Construindo De Trás Para A Frente

Estes são os nossos, este ano. Sempre com eles, até ao fim!
Noite muito, muito quente no Dragão, casa cheia para ver a apresentação do plantel - não houve Chippos - e um ambiente festivo nas bancadas, deu o mote para um jogo que começou tardíssimo e acabou tardíssimo.

O FC Porto entrou bem, de linhas compactas e bem definidas, num claro 4x2x3x1 com um desinspirado André André na posição mais avançada do meio campo, ladeado por Otávio à esquerda e Corona - também ele abaixo do nível que tinha demonstrado na pré-época - à direita. 

Antes de continuar, gostaria de dizer aos senhores que começaram já a assobiar no primeiro jogo que do outro lado estava o Villareal, que não o Vila Real ou o Vila Real de Sto António, equipa que venceu uma mão ao Liverpool e que se manteve praticamente inalterada, reforçando até o ataque e melhorando a defesa, de nível Champions e que, pese embora fosse exactamente o que precisávamos nesta altura para fazer testes, evidentemente não daria campo aberto.

Fico sempre estupefacto quando vejo assobios em jogos de apresentação - e já é o terceiro ano consecutivo! Ópera não é aqui. Aliás, nos jogos em que vi ópera, também ouvi assobios! Faço minhas as palavras de Hugo Mota, da página +FCPorto, quando diz, e cito, 

"Como suspeitava, muitos dos que criticaram a equipa severamente aquando do jogo do PSV e bateram palmas dizendo que jogamos muito bem aquando do jogo do Vitória, hoje já estão novamente a dizer que o NES não percebe nada disto.
Coerência e honestidade intelectual é o que peço, pessoal.
Ah, só mais uma coisa. Ouvir assobios num jogo de apresentação só porque se falhou um passe é ridículo, vergonhoso e triste. Muito triste.
Talvez um dos nossos grandes problemas dos últimos tempos também tenha sido os pseudo-adeptos que temos!"

Vamos lá ter noção do ridículo, pessoal! Se este é o ambiente que proporcionam, fiquem em casa! Eu sei que a nostalgia faz-nos pensar que nos anos 90 é que era, mas havia muito jogo de caca lá pelo meio! Eu sei que faltou entrosamento no meio campo e saída de jogo com critério - já lá vou - mas qualquer semelhança entre este FC Porto e o de anos anteriores é pura coincidência!

Lindíssimo momento no Dragão!
Contra o vaticínio de muitos, que se esquecem que ele está a fazer a segunda pré-época e sem férias, Felipe foi mandão e imperial no centro da defesa, Marcano fez bem o seu trabalho e teve algumas saídas para jogo muito boas, e o jogo defensivo de Alex Telles, especialmente de cabeça, é bastante bom. Maxi Pereira, com e sem faixa na cabeça, teve a entrega que todos lhe conhecemos. Até Diego Reyes, que muitos consideram excedentário, esteve bem, entrando, a frio, para o lugar de Felipe quando este acusou um toque e decidiu sair.

Assim sendo, aqui fica um importante traço de Nuno Espírito Santo: quando vê algo a falhar corrige de imediato. E em pouco tempo. Bom. Talvez, no sector defensivo, falte apenas que NES dê um apertão bem dado a Casillas sobre os enterranços com as saídas de bola com os pés. Talvez dar-lhe a conhecer o velho ditado tuga "Quem não sabe, não inventa!" Iker! Buela para el pinhialio!

Se uma equipa é construída de trás para a frente e no sector defensivo temos solidez, o mesmo já não se pode dizer do meio-campo. Danilo esteve muito desconcentrado, Herrera perdulário e André André sem aquela presença de fazer jogo. Se o meio-campo emperra, lá se vai o jogo para as urtigas! Se é certo que Danilo chegou há pouquíssimo tempo e o acerto do pivot defensivo é uma questão de afinação, já o voluntarismo de André André não chega. 

No entanto, estou convencido que, com a chegada de um extremo, o lugar agora ocupado por André André passará a ser, naturalmente, do nosso Deco-em-potência Otávio, que fez um brilhante, brilhante, jogo - mais um! - ofensiva e defensivamente (ficou-me na retina um pique defensivo para dobrar Alex Telles), rápido, intenso, provocador, criterioso. O nosso playmaker está encontrado e a excelente relação pessoal e profissional com o nosso menino André Silva é uma garantia de muitos e bons golos no futuro. Que combinações matadoras fazem os dois! Além disso, quero sublinhar que Bueno, quando entrou, em 3 toques na bola fez três passes para outras tantas jogadas de perigo....

André Silva celebra o seu belo golo
André Silva fez um bom jogo, marcou o golo da praxe, mas quero deixar aqui um aviso: entenda-se que É UM MIÚDO, precisa de TEMPO para crescer e não pode ser sobre os seus ombros que pese a responsabilidade isolada dos jogos! No entanto, o facto de ser o 10 e não o 9 - que permanece por atribuir - poderá querer dizer alguma coisa...

Falta falar de Corona que não esteve com o fulgor de outros jogos. Evidentemente, a marcação cerrada de Jaume Costa - grande lateral! - não ajudou minimamente, mas faltou a magia que se viu noutras alturas. Não sei se será de estar por casa, mas espero que o Corona não tenha ido buscar o sombrero e tirado o pé. Precisamos do génio que vimos antes. Qualidade não lhe falta!

Nota-se evolução, a equipa jogou compacta na primeira parte - na segunda não, seria o calor ou qualquer outro factor, mas a consistência tem de lá estar independentemente das condicionantes - linhas bem definidas e com boa reacção à perda. Mas há trabalho pela frente. Esperemos que dez dias cheguem. O Villareal é bom, mas creio que a Roma está um pouco mais acima.

NOTAS:

- O número 4 e o referido 9 não estão atribuídos. Sinal do que por aí vem, sem dúvida. Ainda bem. Aliás, a numeração tem factores curiosos, como alguma falta de sequencialidade. O 30, por exemplo, também ainda não foi atribuído...

- Aboubakar foi apresentado com um número muito alto, Brahimi também, no entanto não entraram nunca no jogo. Um claro sinal de que não contam para NES. Tenho pena, mas não há lugar para displicentes no FC Porto. A azia nos treinos de Brahimi e a falta de intensidade de Aboubakar fazem com que não apanhem o comboio. Também Indi, Quintero, Josué, Hernâni e Suk não foram apresentados. Este último estará de caminho para a Turquia.

- Para todos os assobiadores profissionais, o Guimarães que nós dominamos deu 6-2 ao Toulouse da Ligue 1. Dois dos golos foram de Marega. Se calhar é bom pensar quando é que a exigência se torna em estupidez.

- Ao site menosfutebol, muito muito menosfutebol: TEMOS PENA! Tanta azia, carago! Habituem-se! Então o Otávio dominou a bola com o braço? Juízo! Tenham vergonha na cara! Estas "crónicas" são de rir! Mas a vossa azia, para além de gasolina, é uma motivação extra e uma alegria muito grande.

Aos Manuel Lopes Rocha, sénior e júnior, o meu muito obrigado pela simpatia e pelo Portismo (300 km para ver o jogo de apresentação). É um prazer ter-vos como leitores assíduos e muito me honra o vosso carinho. Forte abraço. Espero rever-vos em breve.

47 comentários:

  1. Fantástico, e a tocar nos pontos que muitos ignoram. Só uma correção, o Asenjo é o Guarda-Redes, e o lateral esquerdo do Villarreal, e que jogou do lado do Corona é o Jaume Costa.
    De resto ainda vão haver saídas e mais entradas.

    ResponderEliminar
  2. Faz apenas confusão como se vai vender indi brahimi e abobakar com estas valorizações... Um plantel totalmente desequilibrado com jogadores de qualidade! Octávio e André para o ataque a Roma é promissor nada mais que isso... Acreditar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não jogaram alguma coisa já deve estar a tratar-se. Quanto aos jogadores de qualidade, o plantel não me parece estar fechado..

      Abraço

      Eliminar
    2. Se a qualidade que reclama é de jogadores tipo, Boli, André André ou Ruben Neves, até o Zé Manel é de qualidade extra

      Eliminar
  3. Caro Jorge Vassalo,
    Tomo nota do seu optimismo em relação ao que aí vem. Que Deus o oiça!... Pela minha parte, como dizem os brasileiros "cansei de esperar". A actual equipa não vale nada, não passa de material fraco reciclado com dois ou três jogadores bons como é o caso de André Silva. Querem fazer-nos acreditar que praticamente os mesmos da triste época passada sejam agora o Porto que pedimos, ainda por cima sob a batuta de um aprendiz [NES] que só lá está porque tem um padrinho rico. O nosso Porto não merecia isso. Nem seguir pela mesma via da treta que orientou a concorrência durante tantos anos. É o que esta direcção nos está a fazer. Mas há que ter Fé, os homens passam e o Clube fica e para quem viveu dezanove anos a secar quatro é nada. Oxalá me engane. Oxalá. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente, não concordo nada. Mas o tempo mostrará a valência real do plantel.

      Abraço

      Eliminar
  4. Se Aboubakar sair que venha o Gonçalo Paciência.
    Falta (acho eu) ao MEU, ao TEU, ao NOSSO FCPORTO, Willy Boly (SC. Braga), José Manuel Velázquez (Arouca) e o Hugo Vieira (Crvena Zvezda).
    Os assobios penso que foi por causa do Casillas que com 35 anos, lamentavelmente não sabe jogar com os pés.
    Nestes 3 anos foi feito muito mal ao DRAGÃO. O NES está a construir uma equipe, temos de ser tolerantes e apoiar os nossos, mesmo que nada se ganhe.

    ResponderEliminar
  5. Às vezes, neste excelente blog, parece-me que a linha que separa a esperança da realidade é muito fina. Por exemplo, não é possível que o 4 e o 9 estarem em aberto seja uma boa notícia. Nem sequer uma noticia razoável. Estamos a preparar esta época desde que faltavam 10! jornadas para acabar a ultima. É inacreditável que o plantel esteja em aberto a dias! da pré da Champions. Bem como somos diferentes quando fomos incapazes de promover um único! jogador campeão da segunda liga. Não entendo, confesso que não.
    Abraços...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já falei muitas vezes sobre isso. Não tem é NADA a ver com o treinador ou a equipa. Mas depois acusam-me de estar "contra a SAD"...

      Abraço

      Eliminar
    2. A SAD disponibiliza ao treinador Brahimi, Quintero, Ivo, Paciência, Victor, Suk, Rafa, Adrian, Bueno, Aboubakar, Indi, o treinador despreza.os ou dispensa-os e o treinador não tem culpa de jogarmos com um "criativo" como André André???!!!!

      Eliminar
    3. Ui! Já gostas do Adrián e do Bueno?!

      Mutatis Mutandis carago!

      Eliminar
    4. Não, mas até esses cêpos são 10 vezes melhores que o André André

      Eliminar
  6. Jorge, deixo duas ou três notas sobre a partida de ontem :

    1 Este Porto do Nuno, tem muitas afinidades com o Porto de Jesualdo, assente na solidez defensiva, e na mobilidade mas também na transição ofensiva. O Porto de Jesualdo depois de marcar a ganhar, baixava o bloco, ontem vimos um pouco disso tudo. Para os mais distraidos, Jesualdo ganhou 3 Campeonatos em 4 anos, se o Nuno replicar, eu compro!

    2 Não, não tivemos "opera", e fazia sentido num jogo de apresentação, contudo, este jogo foi oportuno porque serviu justamente como ensaio geral com a Roma no Dragão, iremos ver um jogo com as caracteristicas de ontem!

    3 Tudo e todos falam da maior solidez e segurança defensiva do FC Porto ontem, e em Guimaraes, mas não se esqueçam que nessas duas partidas jogou o "tampão" Campeão Europeu, daí as melhorias registadas no processo defensivo!

    1 abraço,

    PT

    P.S. "Iker! Buela para el pinhialio!", Jorge gostei e "mainada", sobretudo do Castelhano escorreito e perfeito lol

    ResponderEliminar
  7. Bom domingo a todos. faço agora uma pausa por debaixo do calor que se faz sentir aqui na praia, para dizer que ontem foi maravilhoso e inesquecível e gostei de ver o que se passou no estádio do Dragão.

    só não gosto de ver queimar um super craque como é Brahimi, só porque sonham com Rafas e outros. O jogador no site GoalPoint foi o melhor extremo esquerdo do campeonato a época passada e à frente de Gaitan e Ruiz. O jogador tem maus vícios? E quem não tem? Quaresma por exemplo precisou de um Jesualdo e de um Fernando Santos para encontrar o seu caminho. Os génios por vezes tem disto. não queimem o jogador por favor e dei-em uma nova oportunidade ao jogador mas agora numa equipa que é um todo e não como era na passado em que cada um tentava fazer o papel de super heroi dentro da equipa.

    com Otávio a titular ou não, nós precisamos do Brahimi também, pois não quero ficar sem soluções para meter em jogo quando as coisas não estão a correr bem.

    se for por dinheiro a necessidade da sua venda, penso que não é fazendo este tipo de afastamento que irão chamar potenciais interessados no jogador. Só espero que NES não esteja a fazer um favor ao seu "Pai" JMendes correndo com jogadores de uma empresa concorrente.

    Amem Brahimi é o que peço.

    Saudações Portistas

    11DruL0vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhum atleta pode ter tratamento especial - por muito talento que tenha. Não pode acontecer.

      Abraço

      Eliminar
  8. o Brahimi para não jogar tem que estar vendido...ou quase.
    Seria uma irresponsabilidade dar a entender que está praticamente a ser dispensado se não estivesse já perto de sair.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naturalmente... Aqui ninguém ficou tolinho para deitar dinheiro pela janela...

      Abraço

      Eliminar
  9. Caro Jorge Vassalo não vamos desesperar. Nem o FC Porto foi assim tão bom como alguns o pintam nem tão mau como outros o julgam. Em relação aos jogos anteriores (e vi-os todos) acho que melhoramos bastante. Mudei a primeira impressão sobre Felipe e o Alex Telles. Acho que estiveram muito bem neste jogo. Otávio confirmou a boa impressão que tinha deixado e Danilo, Herrera e André André um pouco emperrados. O nóvel ponta-de lança dá-nos grandes expectativas. Quanto à "tática" teria preferido o 4-2-3-1 em favor do 4-3-3. Perdemos o meio-campo porque o Villarreal tinha lá sempre 4 jogadores. Layún a extremo e Varela a defesa será para esquecer. Se vier um central e mais um nº 9 como se deseja "a coisa" pode estar a compor-se.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu querido amigo sabe bem que, se tem uma série sequencial e esta sequencialidade é interrompida, o motivo tem de ser forte. 1,2,3,5,6,7,8,10... Assim foi. Porque o 4 e 9 vão chegar mais tarde.

      Grande abraço.

      Eliminar
    2. Curioso é o 3 não ser Defesa Central... Ou talvez não.

      Eliminar
    3. Lucho também não era central... ficou com o 3 :)

      Abraço

      Eliminar
  10. Caro Jorge Vassalo,

    Não pude ver o jogo. Retenho que já apresentámos solidez defensiva. Nesta fase e tendo em conta os últimos anos é muitíssimo bom.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o nosso sector mais fraco parece ser, a esta altura, o mais forte.

      Abraço

      Eliminar
  11. Numa época de Europeu, em que as propostas para vender foram mínguas e curtas, sem liquidez para atacar o mercado, e sem saber qual o tamanho do orçamento para a próxima época, parece que esta falta de planeamento mais do que lamentável, foi inevitável. Além do mais, os jogadores a que teremos acesso, quer a nível financeiro, quer pelo prestígio de estar na champions, será diferente se conseguirmos ultrapassar a Roma, ou se seguirmos para a liga Europa.
    Gostava que os jogadores a trazer fizessem verdadeiramente a diferença, sem ser pela ditadura dos empresários, e dentro da nossa realidade, com vontade se vestir esta camisola e não gente que já vem a pensar na próxima. Acho que estamos muito carentes de extremos. Andamos há anos a encostar bons jogadores à linha por desequilíbrios de plantel, e temos perdido muito por isso.
    O Mercado está muito diferente. Os jogadores que dantes vinham para PT agora são recrutados directamente pelos tubarões e postos a rodar noutros clubes europeus. Veja-se o Marlos Moreno, comprado pelo City. Por isso temos que nos reinventar, e também colocar os nossos activos dispensados estrategicamente para poderem ser rentabilizados a curto prazo, mais que não seja para libertar o capital investido, mesmo que implique que o lucro seja curto.
    Adicionalemnte, a ladainha dos media já está armada. É André Silva que nos safa. Desvaloriza a equipa e põe Mais pressão sobre o miúdo.
    Gostva que houvesse um excelente protocolo com a CP para ter um lugar anual e ir de Lisboa ao Dragão a preços comportáveis. Assim, tenho que me ficar pela inveja e pela televisão...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estamos a reinventar-nos. A equipa B está recheada de talentos, em todas as posições. É evidente que, tal como com Otávio, devem fazer o seu tirocínio em equipas de menores exigências antes de chegar à equipa principal. Concordo com essa política. Vamos buscar criteriosamente talento e formamo-lo.

      Assim é nosso. Temos é de começar a pôr cláusulas antes.

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Manuel Lopes, somos dois a desejar esse protocolo. Mas o clube revela algum desrespeito por quem não é da cidade senão não realizaria jogos as horas a que o faz.
      Jorge Gonçalves. Lx

      Eliminar
  12. Este conjunto, sim este, mesmo sem eventuais reforços, que acredito ainda aparecerem, valerá muitíssimo mais em breve. Como já aqui disseram, as equipas constroiem-se de trás para a frente e mesmo, neste momento, o VR sendo e tendo um grupo muito entrosado, com alguns melhores jogadores que nós, levou o encontro muito a serio e as poucas oportunidades tidas, foram provocadas por erros (poucos) defensivos nossos. Ou seja, começa a existir organização defensiva. Agora o meio campo e o ataque ainda não estão síncronos com o novo modelo de jogo, sendo em competição que isso acontecerá. Claro que com melhores jogadores o processo acelarará, mas o importante é sentirmos que será mais difícil, esta época, perdermos, tanto no Dragão como fora. Eu, pelo menos, sinto isso, tal como acredito em NES. Por ultimo, que se f...os assobiadores, deviam tentar abocanhar, sei lá....talvês um gelado.

    ResponderEliminar
  13. Vejo muitos comentários de nós Portistas a pedirem reforços sem pensarem em mais nada neste mundo.
    Várias questões:
    Até que ponto podem os ditos reforços "reforçarem" a equipa?
    E que talento temos nós em próprias mãos para atacar esta época?
    Sei que nos faltam um avançado, um extremo, um lateral e um central.
    Mas será que não podíamos aproveitar ao máximo a performance de todo o nosso plantel para que todos os jogadores estejam no máximo potencializados e depois caso haja um espaço que seja preciso preencher ir buscar a equipa B jogadores para essa vaga?
    E que resultado daria se pudéssemos convencer a 100% mentalmente Brahimi e Aboubakar a estar completamente integrados no nosso plantel?
    Acho que para esta época é necessário olhar bem para o que temos, antes de fazermos qualquer tipo de aquisição.

    De resto a noite de ontem foi muito especial, e sentir aquela chama Portista foi algo que já não se via há muito. Que seja um bom prenuncio.
    Quanto ao jogo foi contra um adversário de respeito, não fizemos um jogo espectacular, mas vencemos e não sofremos golos. Grande trabalho defensivo.
    No ataque temos uma tripla que poderá ser mortífera. Quanto à posição média é necessário afinar ali umas jogadas para se fazer a ligação defesa-ataque.

    Uma palavrinha aos tais que têm o assobio pronto, é pá desapareçam do Dragão, está-se a começar a criar uma empatia entre os jogadores e jogadores-adeptos e depois vêm os de costume fazer aquilo por passes mal feitos?
    Fico preocupado com este tipo de gente que vai ao Dragão e já estão prontos no mínimo mal feito por um dos nosso jogadores, e criam um ambiente que só prejudica o Clube.

    Agora que venha a época...

    PS: Parabéns ao Nosso ciclismo por esta Volta a Portugal. E ganhamos mais uma competição na capital... Já é a nossa sina.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo, também temos de vender, não te esqueças...

      Abraço

      Eliminar
  14. Caro Jorge Vassalo,

    O prazer foi todo nosso - foi um gosto conhecê-lo num dia que tanto significado tem para nós, como acredito que tenha para todos aqueles que, por qualquer razão, apenas se conseguem deslocar ao Dragão uma ou outra vez por ano. O Porto Universal faz parte do nosso dia-a-dia azul-e-branco, e sem espaços como este tudo seria um pouco mais cinzento.

    Quanto ao jogo, nada a acrescentar. Não me lembro de um jogo de apresentação em que tenhamos deslumbrado, em que o modelo de jogo estivesse perfeitamente assimilado e em que os jogadores conseguissem jogar de olhos fechados. Recordo que, há dois anos, os adeptos diziam cobras e lagartos de um trinco chamado Casemiro que, um ano depois, era titular no Real Madrid. Aliás, custa-me a entender que se assobie um jogador por fazer um passe para trás ou um guarda-redes por cometer um ou dois erros - isto não é ser exigente, é não compreender, de todo, um jogo de futebol. Mais importante ainda: é não compreender que o apoio ao clube deve estar acima de qualquer embirração pessoal. Mas enfim...

    Um forte abraço e sinceros votos para que o Porto Universal continue a ser um sucesso!

    Manuel Lopes Rocha (júnior)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só se assobia estrangeiros, meu caro. Não sei, sinceramente, o que se pretende!

      Não se quer mais Luchos? Decos? Madjers? O absurdo é tal que já passou todas as marcas.

      Uma vez mais, foi um prazer. Estou sempre por aquela zona antes dos jogos. Apareçam!

      Abraços a ambos!

      Eliminar
  15. Falando de reforços...

    Reforços para mim são jogadores para entrarem directo no 11, ou seja, com qualidade acima da media, num nivel até bastante elevado.

    Se sairem Indi, Brahimi e Aboubakar, e se não existir dinheiro, então que se aposte na prata da casa...

    Ir buscar um avançado (este belga que se fala), ou um extremo, ou um central (Boly) para depois não ser real opção no 11, só para "tapar" vagas no 11 dos nossos e para depois se dizer que se fez o possivel, não obrigado.

    Como já se percebeu, não nadamos em dinheiro e como ainda não fizemos encaixe com vendas...

    Ou aproveitamos os que temos (Indi, Brahimi, Aboubakar) que estão á margem, ou se estes sairem e não nos for possivel contratar 3 muito bons, que se veja a posição mais carenciada do plantel e se contrate 1 para esse lugar, promovendo outros 2 que já são nossos para as posições restantes...
    Não vale a pena, é só porque temos a eliminatoria da champions á porta, uma semana, ir investor em jogadores de qualidade duvidosa, sem ritmo e sem saberem a nossa forma de jogar para 2 jogos em cima da hora...
    Contrate-se bem e com muito critério, senão não vale a pena...

    Nos Olimpicos por ex. temos lá soluções nossas...

    Chega de desbaratar dinheiro á toa, isso levou-nos a esta fase, dependentes de uma eliminatória da champions e sem poder negocial nenhum...

    Parabéns ao Ciclismo da W52-FCPORTO que superou todas as minhas expecativas, praticamente cilindramos a oposição, os atletas estiveram muito bem mesmo...

    Abraço,
    Gil Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há coisa que parece bem clara, a esta altura, é que não há dinheiro para "desbaratar".

      Abraço

      Eliminar
    2. Precisamos de um central, visto que Boly não veio (ainda bem digo eu)...
      E como a Roma conseguiu o emprestimo de Vermaelen do Barça...

      Indy está no Mercado, mas a treinar na B, quem o quiser contratar sabe que o FCP perdeu poder negocial...

      Não vindo por ex. Mangala (de saida do City...), mas muito caro, emprestimo... dificil...

      Resta 4 centrais, mas Chidozie deveria rodar num clube de 1ªliga (na B pode desanimar...)
      Precisariamos de um central, eu digo o que eu gostava para fazer metade dos jogos na Epoca...
      Ricardo Carvalho.

      Rafa, nem com Jorge Mendes com percentagem do passe se consegue, talvez porque outro clube, o Benfica tenha negocios paralelos com Braga, Atletico, Mendes e outros clubes e tenha o Benfica o jogador sinalizado...
      E como o Rafa não se chega á frente a dizer para onde quer ir...20 milhões é muito, ainda que dividido entre varios a receber...

      Oliver, este já disse que ou fica no Atletico ou em Portugal só vem para o FCPORTO, mas 15 milhões ainda é caro, mas o jogador até gostou muito do Porto...Mas mais uma vez o Mendes, e o Atletico devem ter outro future para ele...
      Eu gosto dele.

      Por ultimo Bruno Fernandes, possivelmente 10 milhões (um pouco mais), mas para mim o jovem Portugues com mais rotação no meio campo dos sub-21 desde ha 2/3 anos...
      E um medio com caracteristicas de chegada á frente...

      Depoitre, não conheço, nunca ouvi falar, hoje li que ele apenas é professional desde os 24 anos, dou o beneficio da duvida...
      É um jogador diferente dos outros avançados...

      Mas aqui faço uma analise mais longa, Com Lopetegui foi-se buscar Aboubakar para aprender a jogar como o Jackson, muita posse de bola, costas para a baliza, ...Claramente Aboubakar não tinha essas caracteristicas e isso notou-se bem o ano passado...
      Agora com o treinador Nuno, para jogar como jogava o Professor Jesualdo, em transições rapidas, vai-se buscar um jogador para estar fixo na frente...
      A sério, o clube já conseguiu prever o futuro de uma forma muito mais eficaz...
      Tenho para mim que Suk teria utilidade a jogar num ataque movel na frente, se ele em meia epoca no Setubal fez 10 golos... e já era nosso...

      No entanto, e contra a lógica acho que um avançado alto e forte (como era o Vinha no tempo do Robson) tem a sua razão de ser num campeonato onde nos ultimos 10, 15 m de cada jogo, os chamados pequenos encostam á pequena area...
      Pode ser que marque um 15 golos no campeonato...
      E crie espaços para os outros avançados...

      Ele não jogar a pre-eliminatoria, e uma vez que foi contratado em cima da hora, nem sei se é bom ou mau...
      Falta de rotinas com os colegas, etc...

      O que me desanima é que foi inscrito na champions e afinal não pode jogar, ...mas ninguem reparou nisso... nas regras antes de o contratar...
      Enfim, ...
      E o presidente dizer que não o conhece e foi opção do treinador é estar a dividir já os adeptos antes disto iniciar...
      E uma pessoa com tanta experiencia não pode cometer estes erros...

      Como vê, eu bem queria estar optimista, mas não consigo...
      É esperar para ver, confiando que o treinador consiga unir os jogadores em volta de um objectivo comum...

      Abraço
      Gil Lopes

      Eliminar
  16. Não tive hipoteses de ir ver os Iron Maiden a Lisboa.
    Contudo são uma das minhas bandas preferidas e o que eles foram tocar já ouvi pois tenho toda a discografia dos gajos, seja oficial seja bootleg seja download!
    Fica-me o desgosto de não os ver "ao vivo", mas em contrapartida, poderei dizer que poupei dinheiro.

    Rui Jorge ligou para uma centena de jogadores e todos lhe disseram que não, excepto os... cepos, dispensáveis ou com futuro indefinido. Portugal dá cartas nos Olimpicos, e Rui Jorge não se queixa da matéria-prima á sua disposição.

    O FC PORTO ainda não efectuou nenhum jogo oficial. Contudo e acreditando nos adeptos, já perdemos todas as competições. Daí os assobios num jogo de apresentação.

    Dos 3 paragrafos que mencionei, qual será o mais absurdo?

    ResponderEliminar
  17. Jorge,

    Ao contrario de alguns Portistas eu, estou bastante confiante...

    Ora vejamos, ve-se o NES a encostar sem pejo alguns jogadores que em tempos achavam-se os maiores!!!!
    Para mim o caso do Brahimi (e igual o do Quaresma) é sintomatico... jogadores que se estao a CAGAR para os Camaradas de GUERRA... sim GUERRA!!! Que ensaiam a entrada vezes sem conta e as mesmas vezes sem conta tem o camarada a fazer piscinas para a frente e para tras para dar abertura a uma linha de passe e .... o passe nunca chega...
    Para mim sao magicos... mas o MAGICO, o nosso Deco deu o salto mental.... em 10 vezes 8 fazia o 2 - 1 e em duas fazia a MAGIA... que todos nos conhecemos...
    E estes dois para mim sao como eucaliptos..que secam tudo a volta deles....
    Prefiro ter Andre´s2 e Herreras que dao o pelo em campo quee prima donas que nao tem respeito pelos outros.... de quando em vez fazem um golo do outro mundo mas..... ja mataram o Grupo!!!
    Vejo TODOS sem exceçao com um compromentimento com o grupo e SOLIDARIOS em ajudar.... e isso nota-se imediatamente na.... defesa.... !!!! Vejo os avançados e os extremos a correrem como desalmados para tras e a fazerem as faltas inteligentes... de carrinho...
    Meus senhores, isto é Comprometimento com a Causa/Clube... e sao estes pormaiores que me dao sinais de confiança!!!!
    Vi de facto o Danilo anormalmente lento e trapalhao.... e o Andre2 poucco acutilante...
    Defendo a teoria que o Danilo esta a acusar as fortissimas cargas fisicas que deve estar a apanhar... para esta semana potenciarem ao maximo...

    Como sabemos todos temos respostas diferentes a diferentes estimulos... e nesta semana, entendo que teremos TODOS (ou grande parte) da equipa, a caminhar para a melhor forma possivel nesta fase... (note-se fisica, pois o entrosamentoso virá com os jogos a doer...)
    Vejo com agrado a evoluçao nitida tanto de indices fisicos como de entrosamento!!!

    Jorge um grande abraço.... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que dizes, excepto no pormenor (pormaior) que o Brahimi é um activo caro e uma venda absolutamente indispensável. Se já está acertada, óptimo. Se não está feita, catastrófico.

      Mas é evidente que, desportivamente, estou totalmente de acordo.

      Abraço

      Eliminar
  18. Obrigado pela referência Jorge, que é bem sentida.

    Penso que a grande diferença desta pré-época para as mais recentes foi a evidente falta de grandes parangongas nos jornais sobre os Ferraris, Porsches e Maseratis que iam aterrando no Dragão.
    Este ano ficamo-nos por Renaults, Peugeots e Opels. Pelo menos no que à etiqueta do preço diz. Quem sabe possam vir a ser uma boa surpresa. Como vimos num passado recente, os Ferraris só são bons para auto-estradas. Nas ruelas esburacadas do campeonato português, nada como um bom utilitário pronto para tudo.

    Tenho gostado do FCP em crescendo que se tem visto nesta pré-época. A defesa está bem mais consistente do que o foi no reinado Peseiro. Esperando, acreditando, crendo, que ainda vai existir a contratação de mais 1 central de qualidade, estancaremos o verdadeiro buraco que nos atirou para fora das conquistas na época passada.
    Do ponto de vista ofensivo, o aberto sorriso cruza-se com a preocupação. Se a dupla Otávio & A. Silva (e às vezes Corona)tem vindo a fazer uma pré-época de sonho, a realidade para além destes 3 nomes é uma estepe. Bueno e Adrian dão indicações interessantes. João Teixeira também, mas lá no nosso íntimo, ainda não os vemos como jogadores capazes de resolver partidas. Poderão crescer?
    Já nem falo de Brahimi ou Aboubakar, que neste momento mais parecem personagens do The Walking Dead... e não os estou a incluir na parte dos humanos.

    Daqui a sensivelmente 1 mês, saberemos muito do que esta equipa será capaz. Uma passagem à fase de grupos da Champions e um bom resultado em Alvalade, serão uma vitamina de moral semelhante àquela vitória de AVB contra o slb para a Supertaça. A confiança da equipa será atirada para os píncaros.
    Em sentido inverso, uma despromoção para a Liga Europa e/ou uma derrota em Alvalade, afectará a equipa e, muito pior, será o ambiente propício à proliferação dos germes e bactérias da estirpe do assobio.

    Enquanto a bola não rola a sério, tudo não passam de conjecturas, por isso, vamos ter calma, e APOIAR O FCP. SEMPRE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A eliminação para a a Liga Europa é uma possibilidade bem real. Estamos todos confiantes e queremos muito, mas o desinvestimento - forçado - é uma realidade não escamoteável.

      No entanto, creio muito mais este ano na equipa do que na do ano passado. E explico porquê. Porque acho que há uma EQUIPA.

      Ao contrário do que dizes, eu não acho que ninguém desmoralize, porque vejo uma coisa muito importante: vejo que os jogadores querem vestir de Azul e Branco e que os que não querem não têm qualquer hipótese com este treinador.

      O André, o Lima Pereira, o Jorge Costa, o João Pinto, não eram grandes craques da bola. Mas os seus FC Porto eram EQUIPAS contra estrelas. Não quero o FC Porto cheio de galácticos e estrelas. Quero gente de faca nos dentes. E isso vi.

      Abraço

      Eliminar
  19. jogo interessante. nao gosto de jogadores mexicanos porque sao passivos, pouco guerreiros, demasiado bons rapazes. A defesa esta melhor, mas continua a faltar classe ao meio campo, os cancros continuam ninguem os quer ( herrera, layun, adrian, abou, brahimi, evaldo), andre andre vamos ver se se transforma, corona nao pode jogar so as vezes mas... e mexicano e eles sao assim mesmo. AQUELE MOÇO DA SELEÇAO OLIMPICA COM O NUMERO 10 SERIA OURO SOBRE AZUL. E JA AGORA GONÇALO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rua com os estrangeiros todos, carago! Fora com essa comandita!

      Eliminar


  20. Jorge,

    passei por aqui só para te parabenizar pelo novo grafismo deste blogue de referência ;)
    sobre o "resto", já sabes o que penso...

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar