quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Obsessões E Vergonhas

No ano passado foram Lucas Lima, o médio ofensivo do Santos, e Guido Carrillo, ponta de lança do Estudiantes de La Plata, que alimentaram as notícias e foram obsessões efectivas da direcção Portista. O primeiro, graças ao FC Porto, dobrou o salário. O segundo, veio para o Mónaco, onde foi um flop completo.

Este ano a obcessão é Rafa Silva, um extremo por quem António Salvador pede 20 milhões, que também joga a médio ofensivo. E no capítulo de pontas de lança, estamos conversados, está à vista de todos a trapalhada que foi. 

As obsessões alimentam novelas. As novelas criam hype, e o hype aumenta a procura do jogador e, assim sendo, aumentam o seu preço. No caso específico deste ano,  a coisa torna-se ainda mais gravosa. Não só Salvador abre a boca até cá atrás, pedindo um valor estratosférico, como, pelo que julgo saber, pede um número ridículo de jogadores à troca. Isto para o FC Porto. O outro interessado em Rafa é o verifique. E eu não tenho dúvidas que ele esteja perto de assinar pelo verifique. É sistemático, repetido, quase cadencial - os negócios entre o FC Porto e o Braga acabam sempre no FC Porto gozado e o verifique com condições especiais na aquisição do interesse portista. Não esquecer que, por causa de Rafa, já Josué esteve no ano passado no Braga, dando-lhes um título... contra nós.

Rafa Silva é bom tecnicamente, rápido e tem remate interior e exterior muito bom. Vale 20 milhões? Dificilmente. Mas se for parar ao verifique, aposto que não vai por esse preço. Apesar de perder categorica e sistematicamente contra o verifique, o Braga dá sempre condições especiais aos seus amiguinhos e são alegremente sodomizados repetidamente por estes. Pelo meio, o Porto Canal transmite galas, o FC Porto cede jogadores que jogam contra nós, o ABC vai vendo as suas conquistas transmitidas pelo Porto Canal. 

Somos o parvinho da piada, somos o butt of the joke e insistimos em tentar negócios com quem nos trata abaixo de cão. 
Pelo meio, nada de central, um ponta de lança contratado à pressão e um absoluto e desconcertante amadorismo em negócios que caem por terra, activos vendáveis patéticamente a treinar na B em derivas discursivas infantilóides e um absoluto desprezo pela opinião dos adeptos.

Deixem-se de obsessões. Assumam as responsabilidades. E sigam em frente. Não há só um extremo rápido no mundo. Muito menos por 20M. E, já agora, isso dirá um pouco, caso o negócio caia, sobre a parceria com Jorge Mendes, verdade?

Com esta gestão absurda, numa qualquer empresa, já teria havido despedimentos. Mas no FC Porto, segue a marinha, num monástico silêncio de quem só quer saber daquilo que o move. E a culpa disso não será JAMAIS do treinador ou dos jogadores.

Para terminar, só tenho uma pergunta à Dragões Diário: é para rir?? Não só repetem a desculpa esfarrapada do comunicado de ontem, como ainda, cúmulo dos cúmulo, dão especial destaque ao facto de que Laurent Depoitre só joga futebol profissional há 3 anos?? De facto, perderam totalmente a vergonha, o Norte e a noção do ridículo!

(Já agora, aos meus leitores, não se deixem enganar. A capa da bolha e do rascord querem dizer exactamente o mesmo. Rafa vai a caminho do verifique. Só que a bolha, primeiro, dá-o perto do FC Porto, amanhã está a dá-lo como uma "grande vitória negocial do verifique". E nós faremos figura de parvos. Mais ainda).

90 comentários:

  1. Caro Jorge Vassalo:

    Lamento que tenha perdido o optimismo que tinha a uns posts atrás.

    Espero também que compreenda que quando se critica com FUNDAMENTOS, não é por "sermos falsos portistas", mas por preocupação. No entanto, é continuar a apoiar.

    Isto parece-me uma situação:

    Pai vê filho a dizer que está agarrado aos estudos desde Março. Desde março Filho diz para o Pai "Não te preocupes, já estou a estudar para os exames de setembro".
    Até lá, Pai só vê filho na borga com os amigos e agarrado as gajas.
    Chega a setembro, Pai vê filho na noite antes do exame agarrado aos livros.

    Qual será o resultado dos exames? Vamos ver, mas é normal Pai ficar extremamente preocupado com o resultado. No entanto, não deixa ser seu filho.

    A única coisa que podemos fazer é apoiar, sem ilusões nem religiões, apoiar as qualidades e os defeitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, nunca acusei ninguém de "falso portismo". Há diferenças de opiniões, saudáveis e que dão abertura a discussões pertinentes.

      Respeito todos, mesmo as discordantes.

      Apoio o que acho certo, crítico o que discordo.

      Mas estou sempre com o FC Porto.

      Abraço

      Eliminar
    2. Pai e filho cábula. Excelente analogia.
      Especialmente no facto do filho persistir em mentir ao pai e este, pelo amor que lhe tem, continuar a "tentar" acreditar, contra todas as evidências.
      Vamos fazer um exercício: desde a famosa assembleia em que foram prometidos os "amanhãs que brilham" o que mudou?
      Nada.
      Ou melhor. Mudou para pior.
      Este história do Belga, se não fosse trágica, devia dar para rir.
      Coisa que os nossos adversários devem fazer neste momento à fartazana.
      Obrigado, srs da SAD por me terem transformado no "Adepto do Benfica do Damásio". Espero nunca chegar ao ponto do "Adepto do Benfica do Vale e Azevedo", mas já não ponho as mãos no fogo.

      Eliminar
    3. Antes de mais, nunca acusei ninguém de "falso portismo". Há diferenças de opiniões, saudáveis e que dão abertura a discussões pertinentes.

      Respeito todos, mesmo as discordantes.

      Apoio o que acho certo, crítico o que discordo.

      Mas estou sempre com o FC Porto.

      Abraço

      Eliminar
  2. Bom dia,

    Quanto às capas dos jornais, mais do mesmo. Não me preocupa, só temos é de fazer bons negócios sem que eles o saibam.

    Quanto ao ABC, alguém me ajude mas acho que nada tem a ver com o SC Braga.

    Aqui chegados é que é hora de partir a loiça toda... Porque ainda tentamos negociar com eles???? Emprestamos para lá jogadores e no sentido contrário não há nada que me lembre desde o Barroso.

    Mais, para o verifique é um mundo de facilidades. Da nossa parte só havia uma coisa a fazer, ou colaboram connosco ou acabou têm na mesma moeda a nossa atitude com eles. Para mim é muito difícil entender esta relação comercial loose-win... O que não falta aí é clubes fornecedores de bons jogadores onde os ir buscar, e na mesma moeda, clubes interessantes onde colocar os nossos.

    Um abraço..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, eu ia comentar a mesma coisa, mas já se antecipou. ABC e SC BRaga não têm nada a ver.
      O SC Braga é um clube reles a soldo dos empreiteiros labregos da cidade e que tem como adeptos uma boa parte de envergonhados benfiquistas que durante o período negro do clube capitolino, lá tiveram que se converter ao Braguismo.
      E se é verdade que o SC Braga cresceu muito entre os miúdos (fruto de um bom trabalho, reconheço, junto das escolas), este bafio semi-salazarento mantém-se, em boa medida.

      O ABC não tem nada ver com esta tragédia.

      Sim, vivo em Braga e estou a medir as minhas palavras.

      Eliminar
    2. Sim, não estou a insinuar isso. Mas não deixo de dizer, contudo, que houve uma operação de charme a Braga em geral, com vista ao agrado ao SC Braga.

      Abraço

      Eliminar
  3. O FCP devia era esquecer o Braga como parceiro. Por mim cortava-lhes os empréstimos de jogadores e os negócios, apenas aceitava venda para lá e nas mesmas condições que nos colocam.
    Nunca tivemos qualquer proveito com os negócios com esse clube e no entanto parecemos uma daquelas senhoras da noite que fazem tudo a troco de muito muito pouco.

    Alias, nunca percebi o porquê do Porto se agarrar tanto ao Braga e não explorar parcerias com outros clubes, como aconteceu em tempos (Agora não emprestem é jogadores para clubes como a Académica e esperem que estes evoluam para jogar na A).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se realizando o negócio com o Braga, deve haver uma tomada de posição forte nesse sentido.

      Abraço

      Eliminar
    2. Facil...

      Cortem com o braga as benesses/empréstimos e virem agulhas para Guimaraes....

      Vao ver como tocam no ponto fraco do salvador....
      Vai sofrer como cao!!!

      Eliminar
  4. Infelizmente o FC Porto está mal. E assim vai continuar enquanto está administração lá continuar. Já não acredito nesta administração. São situações a mais. Deixam-nos ser gozados. O clube merece mais respeito por parte desta administração.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Jorge, tenho a impressão que o desalento ainda não acabou e ainda vamos sofrer uma situação como a do Falcao, mas agora em relação ao André Silva, mesmo proximo do fecho do mercado.
    Acredito ainda que vai ser o nosso "amigo e parceiro" Jorge Mendes a fazer-nos a desfeita em troco de uns míseros 25M e em troca ficamos sem avançado ou vamos a correr contratar outro osvaldo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não haveria condições para a SAD se deixassem fugir André Silva. Seria um motim.

      Abraço

      Eliminar
    2. Infelizmente, acho que neste momento era só uma ficha e mais uma volta nos carrinhos de choque.
      Vamos lá ver, tenho esperança que as coisas melhorem, mas o nosso clube está igual ao nosso Norte: muitos fogos por apagar e muitas nuvens negras.

      Eliminar
  6. Faltou falar da novela António Rüdiger, que curiosamente foi comprado pelo AS Roma, por nove milhões de euros.
    Provavelmente António Salvador é que seria um bom Presidente para o FCPORTO, pois não só consegue colocar no bolso PC, como também o administrador do condomínio "porta 18".
    Aguentem-se PORTISTAS que vão ser mais 4 anos deste amadorismo e acima de tudo nunca se esqueçam, “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” (Charles Darwin)

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  7. Caro Jorge
    Subscrevo em absoluto o seu comentário e partilho o mesmo sentimento de profunda desilusão.
    Ser portista não é apoiar cegamente é ser exigente, crítico e dar tudo pelo nosso clube. Não vamos ganhar sempre mas não podemos é dar trunfos aos adversários e fazer mal (sem o mínimo de competência) o nosso trabalho de casa. É inconcebível o que se está a passar... então o Porto Canal (é do FCP???) nem se fala até dá pena ver e ouvir aquela tristeza...
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  8. 20 milhões por aquele jogador que numa final, com a equipa a perder, roubou a bola ao colega para falhar um golo de baliza aberta?
    20 milhões por um jogador que, na primeira parte, recebe a bola em situação privilegiada na grande área, e dá-lhe o clique de fintar meia equipa adversária para a perder?
    É isso um jogador de 20 milhões? Devem estar a brincar.
    O Folha ou o Mariano nunca valeram 20 milhões... e por vezes (raras) até que engatavam grandes jogaços.

    Com 20 milhões dá para comprar uma ala inteira do Magalhães Lemos, que é o que precisamos para muita malta que está na SAD... até podia ser que dispensassem 2 ou 3 psicólogos para curarem o Brahimi da perturbação obessivo-compulsiva que ele tem em largar a bola.

    ResponderEliminar
  9. Mudam-se os tempos mudam-se as qualidades. É assim a lei da vida.Infelizmente PC já não é o que era e não consegue ver isso. A sua corte de bajuladores e que vivem à sua custa aproveitam-se da situação e servem-se do clube. Infelizmente a massa associativa é amorfa e apática e faz lembrar aquele cão que ladra mas não morde. Esta gestão incompetente já teria sido arrasada se não tivesse à frente o nome de PC. O problema é mesmo esse é só um nome pois o homem que fez esse nome ser temido e respeitado já não existe e está presentemente transformado numa coisa vulgar e sem valor que por vezes até dá dó em ouvir falar tais as incongruências que debita. Serei sempre do FCPorto,não deste que é de meia dúzia que atualmente se serve dele, mas sim do FC Porto que é eterno e que vai sobreviver aqueles que atualmente o querem matar.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, é esperar para ver, mas que a verdade é só uma se realmente o Rafa não vier para o nosso clube, medidas tem que se realizadas em relação ao S.C.Braga, isto não pode continuar e se a SAD não o fizer proponho aos adeptos que realmente mostrem o seu desagrado com alguma medida possível.
    Um clube como o nosso não pode andar a ser enxovalhado por essa gente!
    Não é a primeira vez nem a segunda, e como o Jorge disse somos lixados e parece que gostam.

    Abraço e viva o FCP!

    ResponderEliminar
  11. Não há como esconder. Temos um problema de liderança.
    E vão ser mais 4 anos assim.

    Espero estar errado.

    Abraços

    ResponderEliminar
  12. Nao acho que o Rafa vá ser contratado pelo nosso clube ou pelo "verifique" porque 20 milhões é um valor insuportável para qualquer clube Português e se o Braga o vender por menos de 20 milhões Antonio Salvador vai ficar mal na fotografia perante os adeptos do Braga e perderá credibilidade em futuros negócios!
    Depois de tanta insistência em manter os 20 milhões e sobrevalorizar o jogador o presidente do braga ou vende mesmo por 20 milhões para um clube estrangeiro ou fica com o jogador e tem que lhe oferecer condições que se calhar o braga nao pode suportar!
    Nao percebo isto que li " nada de central, um ponta de lança contratado à pressão e um absoluto e desconcertante amadorismo em negócios que caem por terra,"
    ponta de lança contratado á pressão? ou uma contratação pensada pelas caraterísticas que Andre silva não tem? Falta de central? como assim? marcano nao é bom porque fez merda em alguns jogos?
    Que eu saiba ou me tenha apercebido o problema do nosso FCP nao era falta de qualidade dos jogadores mas sim um treinador decente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a falar daqueles que o próprio Presidente falou serem as prioridades das compras do plantel. Não estou a comparar com a qualidade de A, B ou C. Embora ache que haja espaço para melhores alternativas nas respectivas posições.

      Abraço

      Eliminar
  13. quais foram os negócios em que o FC Porto ficou a perder com o SC Braga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por exemplo, o empréstimo do Josué ao Braga, sem contrapartida de relevo. E a trapalhada do Lima.

      Abraço

      Eliminar
    2. Alan, Beto e outros tantos que foram para Braga a custo zero e o retorno? Nunca veio.
      Nos somos nós que compramos o tigago, ricardo rocha e o armando e outro jogador por umas centenas de milhares de euros e vimos dizer que foi um negócio fantástico, quando o Benfica 2/3 anos depois os vende por mais de 20M...

      Eliminar
    3. Andrés Madrid... Alan . JOSUÉ... Luis aguiar ( lembras-te?) de borla e deu jeito ao braga.. E ainda fizeram dinheiro ao vender -lo ao dinamo de Moscovo delfim 66106

      Eliminar
  14. Eu pergunto a mim mesmo.. quem seria que estava na direcção e posteriormente na SAD do FCPorto, que na sombra fazia o clube funcionar a 100%, quer nas contratações de atletas, quer na resposta devida aos nossos adversários quando resolviam meter-se connosco. Esse alguém certamente (penso eu de que) abandonou o barco e deixou o timoneiro á deriva.. é que o comandante de um navio não é nada sem o imediato, sem o mestre e sem o resto da guarnição.. e no caso em apreço quer me parecer que perdemos o imediato, o mestre e a guarnição (sócios) estão a debandar aos poucos, menos os adeptos das pipocas. Acho que o comandante gozou simplesmente com o trabalho desse alguém, pois a não ser assim não diria a frase que usa tão frequentemente " ficar com o menino nos braços... Foi o treinador que escolheu, nem o conhecia, etc, etc,". Uma equipa B campeã não se aproveitar nem um jogador para a equipa principal... comprar jogadores que posteriormente regressam aos seus clubes de origem sem serem aproveitados. Aonde anda os olheiros que indicaram jogadores como o Jardel, Drulovic, Hulk, Capucho, Maniche, Costinha, etc, etc... foi o comandante PC que se vangloriava? Agora em maiúsculas DUVIDO.... quem o afrontou foi para o olho da rua.
    Cumprimentos prtistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste ver tão famosa estrutura corroer-se.. espero que haja inversão possível e rápida!

      Abraço

      Eliminar
  15. Amigos Portistas.

    Nós temos o Espírito Santo e por isso eu perguntava aonde anda o Pai e o Filho?

    não estou a falar de Jorge Nuno e Alexandre mas sim de Jorge Mendes que ainda não pariu o filho.

    quero isto dizer que é preciso urgentemente que Jorge Nuno esclareça os adeptos em relação a Jorge Mendes e com o que é que contam da parte dele.

    Não me venham dizer que NES nada tem a ver com ele, porque essa não cola e duvido muito que NES não ouça e não faça favores ao seu empresário se este os pedir.Duvido que Jorge Mendes não o influencie.

    não acredito que NES tivesse vindo para o FcPorto por vontade própria mesmo que o seu empresário fosse contra.

    é preciso esclarecer quem manda em quem e quem decide sobre estas questões do plantel.Será Jorge Mendes através do NES? será só NES? será a SAD?

    uma coisa é certa, quando Rafa Silva não veio em Janeiro, eu percebi logo que o verifique como o amigo Jorge os trata se intrometeu no negócio e reservou o jogador dizendo que não podia admitir que este fosse parar ao rival.Consequência disso nós perdemos um jogador que podia ser essencial na luta pelo o campeonato.

    Agora está a passar-se a mesma coisa e para mim o jogador já é do Verifique à muito e só não foi antes anunciado porque é preciso fazer uma novela que demonstre todo o poder negocial do verifique.Depois eles ainda querem vender Talisca e Sálvio para o poder anunciar, dando a desculpa que foi essas vendas que os obrigou a ir ao mercado e visto que neste momento até tem muitos extremos no plantel.

    Zivkovic, Carrillo, Cervi e agora Rafa Silva, não é mais que impedir os rivais de se fortalecer com jogadores que lhes podiam ser incómodo nos jogos contra eles e claramente mais valias no campeonato.Ou seja o verifique vai contratar Rafa Silva não porque precise dele mas sim para que o FcPorto não fique reforçado.

    ao meu clube só digo que a não contratação de Lima ao Braga custou-nos muito caro e campeonatos.

    Sobre o Braga e ASalvador, este último meteu-se em negociatas de amigos e agora está refém deles.Afinal de quem é o Danilo barbosa? parece que é do magnata russo do Mónaco com Jorge Mendes e o Benfica fazem daqueles negócios de valores surreais.

    Se Rafa Silva for par ao Benfica, creio que devemos cortar relações com o SCBraga enquanto ASalvador for seu presidente.Só espero é que depois isso não sirva de pretexto para uma vingança dos amigos através do André Silva, pois 25M€ são amendoins para alguns.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se um jogador é tão inacessível como dizes, insistir nele é... bom... não tenho qualificativos.

      Abraço

      Eliminar
    2. O Rafa não é do Porto por uma razão muito simples, o Porto não tem dinheiro para o comprar. Se calhar se não tivesse comprado o Imbula o ano passado teria agora dinheiro para o comprar. O Salvador é portista.

      Eliminar
    3. O imbula custou 20 M€... Foi vendido por 24 M€ ... Isso nao serve de desculpa ! Delfim 66106

      Eliminar
  16. Boas snr.jorge vassalo e universo portista! Mais uma vez tou totalmente de acordo com o que diz snr.jorge vassalo! O nosso grande clube no caso depoitre mostrou um amadorismo que nem um clube do burundi,do bangladesh,do senegal mostravam tanta incompeténcia! Não é que clubes desses paises não me merecam respeito mas de profissíonalismo teem pouco! Quanto ã capa da bolha e do rascord são iguais a bolha só diz o que diz para amanha ou quando rafa tiver confirmado nos corruptos encornados dizerem que nos ganharam a corrida pelo jogador! Ha muito dinheiro na porta 18!! Porque será?? P...a k os pariu! Escumalha a nossa descomunicação social!! Viva o FC PORTO SOMOS OS MAÍORES DO MUNDO!! Abraço e saudacões portistap

    ResponderEliminar
  17. Tambem ja me lembrei se nao tera havido algum ou alguns tipos que trabalhavam na sombra nos ultimos 20 anos e tenham saido, reformado, etc. Parece que havia alguem que fazia um trabalho e esse ja nao esta a ser feito. Mas bom, endeusem o sr diretor desportivo e administrador que tem feito grande trabalho. Not. Nao dava para ir buscar o tipo do sevilha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe o que é curioso, Artur? Da B para baixo e nas modalidades, as coisas vão funcionando bem. Só no Futebol A é que há estas coisas. E porque será?

      Abraço

      Eliminar
  18. o lima so nao foi para o porto por capricho de alguem la dentro e ainda estava no belenenses. quanto a rafa nao vale 20M como progba nao vale nem 50M, e o mercado, lembro que o ano passado imbula veio por 20M?? ``da treta claro``, jimenez esta nos lampioes por 20M ``da treta``, o atl madrid esta onde esta nao so porque encontrou o treinador certo para aquilo mas antes disso atacou o porto com o apoio dos lampioes (assunçao e outros). Antero henriques nao percebe nada de futebol. ninguem quer os nossos jogadores ( tipo brahimis, indis, marcanos, herreras, layuns, evandros, etc)porque nao tem categoria. o numero 10 dos olimpicos vale 10 vezes maius que herrera e ate e portista desde pequenino. Todos sabem dos interesses extra futebol atl madrid, benfica, braga, depois e natural que a norte o braga tente rivalizar com o porto e portanto prejudicar em favor de lisboa. A roma nao e facil e se nao vem os milhoes da champions obviamente tem de começar a jogar com alguns da ``B``. OS ERROS FORAM COMETIDOS DEPOIS DA VITORIA DE VILAS BOAS, APARTIR DAI FOI O CAOS ALIVIADO PELO KELVIN, O PRESIDENTE FOI AVISADO O CLUBE FOI AVISADO, POR TEIMOSIA OU INCAPACIDADE NAO AGIRAM. O que resta agora e uniao, jogar com o que temos e tentar ganhar outra vez mesmo a jogar mal como a seleçao nacional no euro françes. Ou acontece isso ou vao ser 19 anos de jejum como era antes de pinto da cosTA. A EQUIPA ESTA BEM INTERNAMENTE PODEMOS GANHAR A QUALQUER EQUIPA, quer jogando bem ou mal. Mas algum jogador transferido por benfica e sporting joga algo la fora?? sao transferencias da treta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A equipa (felizmente) parece estar a sobreviver a isto...

      Abraço

      Eliminar
  19. A vergonha continua..
    basta ver estas nomeações para a primeira jornada.
    Começa a ser difícil, mesmo para os portistas, acreditar em algo diferente esta época..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas estamos mesmo à espera que quem deixa a vida interna do Clube chegar a este ponto combata alguma coisa?

      Abraço

      Eliminar
    2. O árbitro é lagarto e sócio.

      Eliminar
  20. Ser do FC Porto é uma paixão, mas agora começa a ser desgastante.
    Vamos satisfeitos com a evolução do plantel no futebol, mas a SAD corta logo o entusiasmo todo.
    F**a-se para isto tudo.
    E até no futebol em global.

    P*** k pariu para este pensamento capitalista da SAD que parece não sentir nada do que se passa aqui.

    Era tão bom que o futebol volta-se aos tempos anteriores onde se confiava no produto interno e não se olhava com tanta obsessão para a globalização.
    E tinha sempre UM Homem a comandar as operações todas, e não um grupo de pessoas onde maioria não percebe do que o futebol é feito.

    Que venha sexta-feira e rápido, para ver se me desvia uma pouco o olhar destas parvoíces todas.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não desanimes.. os que vão para dentro dão o seu melhor e a bola a rolar é o que conta.

      O resto, não é culpa ou responsabilidade deles.

      Abraço

      Eliminar
  21. Foi exactamente assim que li as capas destes dois jornais hoje...
    Espanta-me como é que tendo tanta gente a trabalhar a 100% nesta direccao nao se consiga contratar jogadores referenciados a tempo e horas... Tudo isto é muito estranho... E por muito que custe penso que estará na altura de criar uma alternativa.. E quanto ao Dragao Diario... nao consigo pensar diariamente no antigo ministro da propaganda iraquiano que, ja com as tropas americanas dentro de Bagdad, gritava a todos que a guerra estava a ser ganha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Forças contrárias de igual potência anulam a marcha do corpo...

      Abraço

      Eliminar
  22. Caro JV

    Lamento que ainda continuem a ler jornais da treta.

    " Não esquecer que, por causa de Rafa, já Josué esteve no ano passado no Braga, dando-lhes um título... contra nós."

    Josué não esteve lá por causa de Rafa, esteve lá porque era do interesse mútuo estar lá, assim o FCPORTO SAD deixava de pagar a um jogador considerado excedentário e o Braga reforçava a equipa até ao final da época e o jogador arranjava uma solução imediata para jogar.

    Os 20 milhões de Rafa ainda hoje são excessivos e o FCPORTO tem muitas alternativas, tanto na equipa B como emprestados (Gonçalo, Ismael, Ruben Macedo, Kelvin que poderá vir em Dezembro).

    ResponderEliminar
  23. Boas,
    com este andar estamos a entrar num caminho que vamos demorar anos a sair...e so vamos sair quando aparecer alguem como o ex presidente que tivemos (pinto da costa)...não não é uma piada...sinceramente acho que pinto da costa já é um ex presidente! a culpa de tudo isto com certeza não é toda dele mas como responsável máximo é, para mim, o culpado!
    doí me ver o meu porto com uma organização igual á que os vermelhos tinham e que tantas vezes me fizeram rir...
    continuo a apoiar cmo sempre, jamais a assobiar e quarta feira la estarei com o cachecol bem alto a cantar o nosso hino...mas esta direção infelizmente vai sair pela porta pequena e o medo que eu tenho é que saiam pela porta pequena mas empurrados pelos socios o que vai fazer as delicias da CS...
    continuo com um enorme orgulho no meu porto, apoiarei ate nao poder mais o meu porto, pagarei sempre as quotas de socio nem que fosse para os ver jogar nos distritais mas neste momento virei as costas a esta direção! esta direção, enquanto os jogadores nao estiverem em campo, mereciam ser constantemente assobiados e mal os jogadores entrassem serem apoiados ate ao fim...no final novamente assobiados ate se retirarem do camarote!!! e os amigos portistas nao pensem que tenho esta opinião porque a direção nao consegue contratar craques...tenho esta opinião porque esta direção nao demonstra ha algum tempo estar ao serviço do clube!! se formos porto desde o roupeiro ate ao presidente terão o meu aplauso e apoio msmo que se perca os jogos todos. assim, so apoio a equipa e treinadores! desculpem o desabafo!
    carrega porto
    Helder "aranha" Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevendo o pensamento, não deixo de dizer que não acredito que, depois de PdC, seja forçosamente o caos.

      Abraço

      Eliminar
    2. Até porque no caos já nós estamos agora. Pior que isto é difícil.

      Eliminar
  24. Pensando com calma ... a existir um verdadeiro culpado, esses : somos nós.

    Lembro-me desde os tempos do Jesualdo Ferreira, onde o homem tinha que defender tudo e todos e administração : "Apoio 0". E perante isto, nós ( estou a generalizar claro ) criticamose e culpamos o J.F., o Vitor Pereira, são os treinadores, os jogadores são todos uns cepos e sem vontade nenhuma de jogarem, são todos uns cepos e incompententes.

    A culpa foi toda do Paulo Fonseca, do Lopetegui, do Peseiro ( indiferente da qualidade destes, que decerto cada um tem a sua opinião ).
    Depois a culpa é toda do Angel, do Marcano, do Brahimi, do Aboubakar, do Corona, do Maicon etc etc etc. Obviamente... nem tudo é preto e branco... há muitos tons de cinzento.

    Perante isto, não me admira nada que PdC, vitima, "a culpa é do treinador, eu confiei nele". ( como na analogia anterior, do Pai e do Filho, obviamente, a culpa do chumbo são dos professores ).

    No entanto, esta epoca parece ser muito diferente. Penso que nisso, a SAD cometeu um erro que pode ser o seu fim ( dos administradores actuais ): não contrataram um Peseiro nem um Lopetegui. Contrataram o Nuno Espirito Santo, que tem o apoio da massa associativa e sente os valores verdadeiros do clube ( não os valores do cofre ).

    Se o NES é melhor que o Lopetegui/Fonseca/Peseiro, não sei. Mas tem o apoio dos adeptos como os outros nunca tiveram.

    Penso que desta vez, o discurso do "O Nuno Espirito Santos, confiei nele e tal, foi o meu erro, ele deixou-me o Laurent nas mãos" não vai resultar.

    Perante isto, espero que os adeptos no seu global, apoiem a equipa ao maximo. Incansavelmente e contra todas as dificuldades. Não começarem com manisfestações contra jogadores nem contra o NES. Por um lado, a equipa não pode ir abaixo a niveis motivacionais ( hum... eles são seres humanos, penso eu de que ). Por outro lado, é preciso demonstrar que já não vamos na cantiga do "jogador cepo" ou "treinador cepo".

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde caro Jorge Vassalo,

    Suspeito que a contratação do belga também virá no sentido de termos que vender ativos, neste caso e com muito temor, do André Silva...
    Espero que as minhas suspeitas sejam totalmente erradas senão a nível de harmonia sócios/adeptos e clube passaremos por mais um ano horribilis!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se se vendesse AS - não se vendeu o Rúben - seria o fim da picada. Não creio que aconteça.

      Abraço

      Eliminar
  26. Infelizmente tenho de concordar com tudo que o Jorge escreve no post, e como já alguém disse, o que diria o PInto DA Costa dos anos 80 a este PC, eu acho que os PC de agora ia ouvir das boas no mínimo..
    Com estas trapalhadas todas fica dificil ter esperanças num bom futuro e como alguém também já deu a dica eu digo o mesmo, quem for assobiar pro Dragão, que se vire para a tribuna presidencial e não para os jogadores e treinador, é facto que devemos tudo ou quase tudo o que ganhámos a PC e não esquecer também Pedroto, mas não é pelo que se fez no passado, que se faz asneiras sistemáticas no presente e que se pode hipotecar o futuro, PC e a direção não podem ser desresponsabilizados de tantos erros, mas no entanto o assobio vai apenas pra jogadores e treinador, espero estar enganado e que esta fase de adormecimento passe ou que seja apenas uma tática e que voltemos ao PORTO de outros tempos,com garra de todos(direção incluida) e sem jogador estrela, que apenas dão o litro na champions, é preciso é faca nos dentes e um blackout que jeito dava... abraço
    João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O passado é com a Memória, a estátua e o nome do estádio. O Presente e o Futuro é com quem cá queira estar!

      Abraço

      Eliminar
  27. Caro Jorge Vassalo,

    É incrível esta história do Rafa como é do Boly ou do Josué. O Porto dominador já era mas ainda assim era escusado chegar a este estado de coisas. Somos comidos por todos. Faz lembrar a história do rei que vai nu ou da mãe que apregoa que o filho é o único no ritmo certo na parada. Só não vê quem não quer. Isto é zero. Já estou cansado de dizer que é impossível um clube estar 3 anos sem ganhar nada com a responsabilidade exclusiva dos treinadores. Tudo isto é triste. Demasiado triste.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que mude. Ainda vamos a tempo. Talvez não daquilo que ele gostam mais...

      Abraço

      Eliminar
  28. Jorge, nunca pensei em assistir tanta falta de organização e planeamento no FCP, mas infelizmente a realidade é esta. E a cereja no topo do bolo foi o desconhecido pinheiro belga contratado à última da hora a pedido "expresso" do treinador e, em menos de 24 horas, descobriu-se que afinal o gigante belga não pode alinhar contra a Roma.
    Mas o que eu realmente acho incrível é que INÚTEIS E DISPENSÁVEIS como Varela e Evandro gozam de 1001 chances para tentarem "singrar", ficam vegetando no Olival durantes 2, 3 épocas não evoluindo nem contribuindo para melhorar nada, enquanto Gonçalo Paciencia ( 3 gols em 3 jogos nas olimpíadas, sendo muito elogiado pelos jornalistas brasileiros ) , entre outros "prata-da-casa", não tem direito a uma mísera única e derradeira chance.
    É isto que eu acho incrível, tanto talento nas camadas jovens e apenas André Silva é que foi aproveitado.
    Qual será a expectativa e motivação de um jogador da camadas de base do FCP, vendo que, por mais que faça e por melhor que seja, até mesmo sendo CAMPEÃO, normalmente será emprestado a um chaves, ou tondela, ou aves e dificilmente - ou nunca - chegará ao time principal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A expectativa e motivação dum jogador das camadas de base do FCP é assinar com um grande empresário, visto que os técnicos nem reparam neles. Se o treinador não aposta nos jovens o que é que se pode fazer.
      Baggio

      Eliminar
  29. Isto do jogador contratado para jogar na posição de pinheiro centro, da cá um arrelio!!
    O homem não pode jogar a eliminatória da liga dos campeões e depois?? Qual é o problema? Foi mal contratado por isso? Um clube esta desorganizado por isso? Arreee Mariazinhas!!
    Quero la saber da Liga dos campeões, quero é ganhar o campeonato português e se o gajo (pinheiro) tem que ser útil que seja dentro de portas!
    Nao sou contabilista nem apoio nenhuma equipa de contabilidade ou técnicos de contas, estou me nas tintas se a sad gasta muito ou pouco quero é uma equipa que ganhe os joguinhos todos do campeonato português, se nao passarmos o payoff de acesso a liga dos campeoes, azar para os jogadores pois a mim não me entra nenhum no bolso, gosto muito de ver o FCP na champes mas o principal é o campeonato e para isso temos equipa que chegue!
    Basta de diarreias, querem se borrar todos por tudo e por nada então agarrem-se bem á sanita pois vem ai mais uma epoca em que nada nos será dado e nada será certo e garantido!
    SDF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for para jogar o campeonato... aí estamos de acordo. Mas tenho a impressão que não há muito eco disso nos outros.

      Abraço

      Eliminar
  30. Bom, para tentar colocar agua na fervura, se conseguirem trabalhar nos colinhos que se teem visto, acabam por ser 11 contra 11, com dedo do treinador. Ai, a sad ja nao joga e creio que teremos hipoteses. Mas dificil, claro, com menos planeamento, etc, mas possivel. Tipo vitor pereira e momento k. Em relacao ao andre silva, apos pensar na coisa novamente, creio que estara dependente de entrar na champions ou nao. Se nao entrarmos, vai ser vendido e ai sim percebo o pq da renovacao e aumento da clausula so para setembro. Entendo a jogada, mas efetivamente que nao aceito.

    ResponderEliminar
  31. É o desespero, o pânico, o fim... E a época ainda nem começou. Serei eu o único a achar que não precisamos do Rafa para nada? É que pelo que leio (aqui é não só) parece que o Rafa nos garantiria o título, quando não passa de um simples bom jogador. Só isso.

    Quer vá, ou não, para o Carnide há que bater o pé ao SCB e mostrar-lhes que não somos da laia deles. Amigo do meu inimigo meu inimigo é.

    A nossa fraqueza é a força deles.

    PL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero lá saber do Rafa.

      Acho-o sobrevalorizado.

      Quero que isto acabe já. Antes éramos incisivos. Agora obcecamos. Chega de quimeras.

      Abraço

      Eliminar
  32. Boas.
    É uma novela que tresanda. O NGC devia afastar-se dela, porque o desfecho está à vista. Consta por aí que o Carillo anda a provocar atritos no balneário, e deve vestir outra camisola. Para o Sálvio, o JM deve arranjar colocação nalgum dos clubes satélite, para fazer rodar dinheiro entre as mesmas mãos. Sem querer levantar falsos testemunhos, que esta rotação entre clubes amigos parece um bom esquema de trazer dinheiro da asia para o velho continente limpando-o através das comissões pagas nas transferências. Pode nem ser, mas lá que cheira a esturro, lá isso cheira.
    Para a frente, que não há nenhum relvado que nos atemorize
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  33. «Quero lá saber da Liga dos campeões, quero é ganhar o campeonato português e se o gajo (pinheiro) tem que ser útil que seja dentro de portas![...] Se não passarmos o 'playoff' de acesso à Liga dos Campeões, azar para os jogadores, pois a mim não me entra nenhum no bolso»

    a conquista do campeonato e o sucesso da época desportiva que, para nós, se inicia amanhã, em Vila do Conde, depende (e muito!) da passagem à fase de grupos da Champions.
    querer sonegar este facto - o qual inclui: expectativas financeiras, expectativas dos jogadores, expectativas dos adeptos - é não perceber que, se ficarmos pela Liga Europa, o descalabro será ainda maior. é não perceber que muitos dos negócios se fazem pela valorização de "activos" (os jogadores) exactamente nos jogos da Champions e não nos «joguinhos todos do campeonato português», o qual não conta um boi para os tubaralhos da Europa. é não compreender que só conseguimos trazer uma ou outra "truta" para o plantel exactamente porque lhes acenamos com a "cenoura" da «champes». é esquecer que paralelamente à luta pela conquista do campeonato tuga, a permanência na Champions também é um desiderato final.
    e quem pensa assim - eu penso assim! - não é «Mariazinha» nem se está a «borrar todo», antes tem a plena consciência de que os inter€$$€s na Champions também são importantes e que a conquista de um campeonato depende, e muito!, daqueles.
    e não estou a afirmar que já perdemos, somente que ficará bem mais difícil ter Sucesso.

    e seria muito bom que o Depoitre pudesse ser útil também contra a AS Roma.

    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro "contabilista" quero é o FCP campeão!!
      Arranje os argumentos que quiser, pode tentar adivinhar tudo aquilo que nao sou ou que sou, pode me chamar o que quiser e entender!
      Sao três épocas sem ganhar nada, NADA percebeu?
      O minimo que exijo é ganhar o campeonato português o clube tem que se focar nesse objectivo e para isso temos equipa, o resto para mim é exigir demais a um clube que esta a passar uma seca!
      Se calhar é por causa de adeptos que percebem demais sobre gestão financeira e de gestão de expectativas que se ouve assobiar tanto no Dragão!
      O festival das ultimas 3 épocas começa ja no jogo contra a Roma, se nao atingirmos a fase de grupos os assobiadeiros ao rubro, entram em cena e que bonito vai ser comecar a epoca com um ambiente fedorento apenas porque os adeptos querem muito porque sabem muito sobre isto tudo mas quando ha eleicoes, tá frio lá fora!
      Entendeu o ponto de vista? Sem vitorias nao ha dinheirinho, é preciso ganhar primeiro e depois colher a massinha e a vitoria que melhor esta ao nosso alcance é a liga portuguesa, exija-se isso á equipa o resto tou me nas tintas, se passarmos o playoff melhor, senão paciência, quero é o campeonato!
      SDF

      Eliminar

    2. @ sdf

      o "tom" insolente da sua resposta revela muito do que pensa saber sobre mim, ou seja "bola!". deve pensar que está a falar para um familiar seu ou para um amigo do peito... e mais não escrevo para não descer ao seu nível (rasca), "percebeu"/"entendeu"? também posso fazer um desenho, se ajudar...

      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    3. Peco desculpa ao autor do blogue pela resposta que vou dar se nao aceitar o meu comentário eu compreendo!
      Vamos la discutir a "insolência", o senhor acha-se no direito de comentar uma opinião minha e a insolência é da minha parte?
      Quer falar de nível? Você perde a razão, e nao gosta do tom isso é de nivel sem duvida!
      Se calhar esta habituado a ter sempre razão e a nao ser contrariado!!
      Olhe tivesse quietinho no seu canto!
      SDF

      Eliminar
    4. @ sdf

      vou abrir uma excepção e responder à atorda das 21h30m.

      1)
      «o senhor acha-se no direito de comentar uma opinião minha»
      e então, qual é o mal?! este não é um espaço de discussão pública? não estamos tod@s aqui para comentar? pensava que sim...
      e, desculpe que lhe diga, mas com esse "argumento" demonstra-se que, se calhar, não sou eu quem «está habituado a ter sempre razão e a não ser contrariado»...

      2)
      «Você perde a razão»
      e eu pergunto: onde?
      nas suas duas "respostas" não demonstrou, com factos e argumentos credíveis, que, na sua opinião, a passagem do FC Porto à fase de grupos da Champions não é um objectivo importante, inclusive para o que restará da época que hoje se inicia, muito pelo contrário: limitou-se, num tom de "tasco" (desculpa, Silva, não me refiro ao teu espaço), com uma arrogância que, de facto lhe assenta bem, a (in)tentar reduzir a zero os factos que apresento; acontece que, ripostá-los com argumentos e factos que sustentem o seu ponto de vista, "'tá bem, abelha"... ou como diz o outro, «bola!»...

      3)
      e, agora, qual zelota bem educadinho e bem mandado, vou-me remeter ao sossego do meu canto. agradeço que faça o mesmo, no alto da sua douta sapiência...
      fui!

      Miguel | Tomo III

      Eliminar
  34. 7 milhões da passagem à fase de grupos é que decidem a época do F. C. do Porto!? Se isso coloca a época em causa é preocupante.
    No entanto, o técnico ao afastar Aboubakar, Indi, Quintero, Brahimi, colocando-os ao preço da uva mijona, está a deitar borda fora cerca de 60 milhões e isso não parece preocupar ninguém.
    Silva Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a esses 7M€ convém somar, em caso de ultrapassarmos a AS Roma como espero:

      » 12M€ pela presença na fase de grupos
      » 1,5 M€ por vitória / 500 mil euros por empate
      » Oitavos-de-final: 5,5 M€

      Quartos-de-final: 6 M€
      Meias-finais: 7 M€
      Final: 15 M€ para o vencedor/10,5 M€ o vencido

      fonte da informação aqui.

      se acha estes valores despiciendos para um clube como o nosso, quem sou eu para o contradizer...

      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    2. Miguel, falta o marketpool das receitas televisivas. E provavel valorizacao da marca com mais entrada de money em publicidade.

      Eliminar
    3. Ah, Ok. Vamos vencer a Liga dos Campeões. Assim já entendo que as receitas equilibrem o orçamento. De qualquer forma dever-se-ia desperdiçar menos em activos que custaram muitos milhões e não se deixar isso ao critério de simpatias ou amizades dum treinador.
      Silva Pereira

      Eliminar
    4. @ Silva Pereira

      só por manifesta má-fé é que se pode aferir, do meu comentário anterior, que iremos «vencer a Liga dos Campeões».

      só por manifesta má-fé é que se pode ignorar a provável capitalização de mais 12M€ pela presença na fase de grupos - e para lá das outras receitas, incluso as que referiu e bem a propósito, o Artur Matias.

      só por manifesta má-fé é que se refere um hipotético «critério de simpatias ou amizades dum treinador» sem dados que sustentem essa afirmação - curiosamente «activos que custaram muitos milhões» e que, num Passado muito recente (época desportiva anterior), eram muito criticados pela mesmíssima massa adepta (assoBiativa?) que agora clama pelo seu ingresso no plantel actual...

      Miguel | Tomo III

      Eliminar
  35. Só para não haver más interpretações e assim, a Administração deve ser posta na rua? É isso? É que defender que se ganhar está tudo bem é se perder não presta, não vale. Portanto, fica ou vai? Para mim, fica.
    Abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A SAD está a fazer tantos erros que, evidentemente, não está com o melhor dos capitais de confiança.

      E mais: não sei como é onde trabalhas, mas os resultados influenciam muito nas consequências do balanço do fim do ano, no sitio de onde eu venho.

      Vamos ver.

      Abraçom

      Eliminar
    2. No sítio de onde eu venho, quando a malta que te deita abaixo é confrontada com os teus bons resultados, não pode dizer que sempre acreditou e confiou e te defendeu. E nunca pode dizer "logo se vê". Eu digo que acredito que ganhamos com a Direção. Vitória deles portanto. E nossa, claro.
      Abração

      Eliminar
    3. Já defendi a SAD, tu bem sabes, às vezes para lá do razoável. No entanto, neste momento, não sinto essa confiança, lamento. E não, não direi que "estive sempre com a direcção". Mas saberei admitir o erro. E espero ter que o fazer.

      Posso dizer que sempre estive com a equipa e treinador. Isso posso.

      Abraço

      Eliminar
    4. Silva, todos temos esperanca. Mas ves melhoria desde que comecamos a discutir fortemente tudo isto? Desde ha seis meses ou um ano para ca?

      Eliminar
  36. Acho que estará na hora de mandar (á m...) todos os blogs respeitantes ao FCPorto.. ninguém se entende.. volta Porto sócios e adeptos dos anos de 1960 a 2004... agora toda a gente opina e alguns até dá vómitos pela falta de bom senso.
    cumprimentos portistas
    A.Martins

    ResponderEliminar