domingo, 18 de setembro de 2016

Análise Tondela 0-0 FC Porto - Perder Pontos Por Falta De Comparência


Perguntas: Como  se pode explicar que o treinador de uma equipa faça uma análise correcta sobre o que se fez mal no jogo só depois de ele acabar? Se é percetível - vê-se da Lua! - que o FC Porto não consegue concretizar, chegar à área com acervo e critério, quem melhor do que esse mesmo treinador para fazer essas alterações, ele que trabalhou durante a semana a equipa, ele que (supostamente) sabe os seus pontos fortes e fracos de trás para a frente?

Não tenho respostas, honestamente. Mas sei que dar uma parte de oferta - z e r o remates - não é prática, que só acordar para a vida aos 70 minutos, já na fase do "ó-tio-ó-tio" ainda pior é e só começar a criar oportunidades a dez minutos do fim é inadmissível.

O FC Porto não é equipa pequena, não lhe basta ter o controle do jogo, nem joga para empates. Estamos todos, colectivamente, enquanto inexcedíveis adeptos e sócios, cansadíssimos de ver um FC Porto mole e amorfo, preocupado em controlar e rodar, e passar e passar e passar. Queremos e exigimos um FC Porto incisivo, atacante, pressionante e dominador mas, principalmente, com sentido de baliza e de golo.

Não temos nada disso. Temos, sim, um conjunto de boas e bem falantes intenções e quases

Não vale a pena falar de nada mais. NES tem 5 dias para pôr o FC Porto a jogar futebol. E o resto é conversa!

PS - Não me falem de arbitragem. Para reivindicar é preciso fazer os serviços mínimos. E aqui, neste blog, muito se disse que não se pode pôr a responsabilidade da vitória num miúdo. Não comecem a bater assim.
 
E muito importante. Os meus caxineirinhos do Capucho espetaram 3 batatas ao sportem. Seríamos líderes. E agora eu pergunto: quantas mais oportunidades teremos de recuperar pontos assim? É assim que se perdem campeonatos!

86 comentários:

  1. A culpa não pode ser atribuída a Herrera e Danilo.
    Jogaram os que o adeptos preferem e o nosso primeiro remate é aos 38 minutos e zero oportunidades até aos 80 minutos.
    O André André é que é uma lapa? O Ruben Neves é que é o 6? O André Silva é que tem de ter um ordenado como se fosse o Van Basten? Ok NES siga para bingo.

    ResponderEliminar
  2. temos que ir para cima do adversario desde o apito final,claro que depende da equipa que esta a jogar contra nos,falta entrega ao jogo,vontade de vencer,e garra no jogo,pois para jogar os ultimos 20 minutos,o bilhete e super caro,pois ele ja e caro para o jogo todo,temos que dar o litroem campo.

    ResponderEliminar
  3. Exibição muito fraca, pouca pressão sobre o adversário, trocam a bola com um à vontade difícil de entender. Contínuo a achar que a equipa rende mais em 4-3-3, nem sempre ter 2 avançados é sinónimo de golos, uma vez que quase não se queriam oportunidades, e depois é preciso, raça, querer muito ganhar, lutar de principio a fim, e nestes últimos 2 jogos não houve nada disso

    ResponderEliminar
  4. Os mesmos erros que já vem do inicio da época...

    A equipa tem muitas dificuldades em criar ocasiões de remate, seja de dentro ou de fora da área.

    Hoje com 2 avançados no eixo, nem cruzar fizemos... o Tondela estava tão confortável que foi mais perigoso que nós inclusive.

    Não temos um fio de jogo e isso nota-se gravemente! E é mesmo fio de jogo que falta pois seja em 4-4-2 ou 4-3-3 os problemas são os mesmos.

    P.S.: André Silva teve um grande falhanço fruto da idade mas foi do melhor que tivemos... Não se pode colocar o mundo nos ombros dele quando o resto da equipa não cria situações de finalização para mais ninguém.

    ResponderEliminar
  5. Não sei se criticas ao treinador nesta altura da época serão contraproducentes ou não. Mas salta à vista que com este treinador não vamos a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  6. Exibição vergonhosa e deprimente servida por jogadores que nem na B têm lugar e por um incompetente de um treinador que só tem este lugar por compadrio e não por competência. Não temos avançados e deram 6 milhões por um manco como o Boly que teve um erro que quase nos custava a derrota não fosse o frangueiro se ter esmerado. As culpas de mais uma época, não tenhamos dúvidas, miserável só tem um nome Pinto da Costa. Esta equipa envergonha-nos!Na sexta o camarote presidencial devia ser alvo de uma monumental assobiadela.

    ResponderEliminar
  7. excelente fotografia que ilustra o post. 3 jogadores portistas da altura do apanha bolas tondelense. O nivel de futebol apresentado é mesmo ao nível duma peladinha de apanha-bolas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui vao nomes de mais uns quantos jogadores que tambem tem a mesma altura que o apanha-bolas:
      Deco, Drulovic, Derlei, Messi, Aguero, Xavi, Iniesta, Pirlo so para lembrar alguns nomes.

      E ja agora jogadores que sam muito maiores que o apanha bolas:
      Pringle, Vinha, Depoitre, Janko, Kralj!!!

      Se gostas de atletismo, ve os jogos olimpicos - isto e futebol e o tamanho diz muito pouco da valia do jogador...

      Eliminar
    2. Aliás, o centro de gravidade baixo até tende a ajudar bastante...

      Eliminar
    3. Gullit, Van Basten, Dennis Bergkamp, Rijkaard, Suker, Stoichkov, Klinsmann, Matthias Sammer, Paul Gascoigne, Marcel Desailly, Paolo Maldini, Laurent Blanc, Zidane, Pogba, Ruud van Nistelrooy, Patrick Kluivert, Clarence Seedorf, Jaap Stam,Ronaldo Fenómeno, Ruud Krol, Rob Rensenbrink, Johnny Rep, Johan Neeskens, Johan Cruijff tudo gajos do atletismo mas não são dos para-olimpicos como André André & Cª.

      Eliminar
    4. Nao percebo o que o Anonimo esta a tentar contradizer. O meu comentario foi para contrariar o comentario anterior que referia a altura dos jogadores na foto para explicar porque eles nao prestavam. Por isso eu dei exemplos em que jogadores baixos sao fenomenais e jogadores altos/fortes sao uma bosta. Que eu saibe, eu nunca disse que um jogador nao pode ser alto/forte e fenomenal, mas essas coisas nao sao relacionadas...

      Eliminar
  8. Caro Jorge Vassalo,

    Confesso que não vi ou ouvi qualquer análise correcta da parte de NES. Oiço soundbites antes e depois dos jogos que não colam nada a realidade mas neste jogo em particular e tirando um "temos de ganhar estes jogos se queremos ser campeões" não captei nenhuma evolução. Acho até que tenho que ir ao médico porque NES vê coisas e jogos que eu não vi. Acho que um jogo são 90 minutos e não 10. É demasiado discurso bonito para a minha capacidade de entendimento. Não quero um produtor de soundbites. Quero um treinador competente. Prometeram-me uma equipa à Porto. Ora ou estou enganado ou isto de equipa à Porto é.....ZERO! É o mais curioso é que já vi pinceladas disso este ano mas dizem-me que estamos em evolução! WTF!
    NES disse que a ideia de jogo era clara. Ou os jogadores não entendem ou o Mister não sabe comunicar porque está na cara que ideia de jogo é coisa que não existe e se for esta que vimos então nem vale a pena continuar. Acho NES tem demasiados planos de jogo e tende a preparar os muito em função do adeversario, retirando identidade e capacidade à equipa. Já nem falo das substituições e do escalonamento da equipa.
    Repito: prometeram-me uma equipa à Porto. Se existisse essa equipa, teríamos ganho hoje. Tenho a certeza que essa equipa jogaria do primeiro ao último minuto com garra, intensidade, vontade, crer, atitude pressionante permanente e mesmo jogando mal, ganharia. Isto que vimos hoje é uma atrocidade.

    É preferível avançar com um blackout do que ouvir algumas coisas que ouvi antes e depois do jogo de hoje. Pelo menos silenciam-se as asneiras.

    Raoc

    ResponderEliminar
  9. O que vale é que o presidente detectou, em Maio, que tínhamos batido no fundo. De então em diante tem sido sempre a subir. Ele são grandes exibições com o Copenhaga, goleadas ao Tondela, uma festa. Começo a pensar que o jogo em Roma foi a excepção. Isto é uma anedota. Aguentei a primeira parte e cinco minutos da segunda. Depois, ala que tenho mais que fazer. Se quando não gosto de um filme não o vejo até ao fim hei-de gramar um jogo em que não se joga a ponta de um corno? teve mais qualidade e emoção o Arouca-Chaves. Agora é o costume, somos Porto, vamos levantar a cabeça, este não foi o resultado que queríamos... enfim, uma tristeza. Saúde.João.

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge:

    Para ter uma uma equipa é preciso dar tempo. Agora, atitude é diferente, ou se tem ou não.

    Confesso que estive a ver o Sporting e esta derrota deu um certo jeito lol !

    Agora, vi muito mais atitude numa segunda parte de uma equipa que estava a perder por três do que uma equipa que estava empatada a zero.

    Podemos não ganhar e até perder os jogos.

    Agora, gostava de ver atitude, um jogo organizado e fluido. Um colectivo que sabe o que está a fazer em todos os momentos de jogo.

    Gostava de ver algo que me parece muito evidente. O FCP tem muito mais qualidade no plantel do que demostra. Precisamos de líderes na gestão, no banco e dentro de campo.

    Até na escolha da números das camisolas dar percebe que algo se passa. O nosso grande André Silva devia jogar com o 9, não com o 10. Foi ele que escolheu?

    No FCP tem de haver estatuto à moda antiga.

    Viva o FCP.

    Saudações Portistas Rui Alves Pereira

    ResponderEliminar
  11. Ai tal o ruben neves tem que jogar porque faz passes verticais e diagonais, pergunto-me onde está o caudal ofensivo e a avalanche? Jogamos com ruben neves e andre andre a km da area e com dois pontas de lança, e apesar dos dois, existiram cruzamentos que so tinha um jogador dentro de toda a area.
    No jogo da champions herrera foi muito mau assim como outros 9 jogadores (danilo foi exceçao), mas nao me digam que nao temos mais gente na area quando ele joga.

    Sinceramente as probabilidades de virmos a ser campeoes pelo que vejo deve ter a probabilidade proxima de 10%, nao ha um onze base e isso impede que hajam dinamicas enraizadas. Pior do que nao ter um onze é nem saber qual o sistema que se vai implementar. Se NES acha que é possivel trabalhar dois sistemas numa epoca alguem que lhe diga que foi despromovido a roupeiro, qualquer Treinador com nivel sabe que é impossivel. Mais um ano de tempestades!!!

    Para quem nao percebe bem o que está a acontecer ja sabem digam que a culpa é do Lopetegui!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao houve caudal ofensivo? eu vi a bola nos avancados e nos extremos ou laterais muito adiantados, varias vezes lancados pelo Ruben. Que eles nao sejam capazes de fazer nada com a bola ja e outra historia da qual o Ruben nao tem culpa...
      Eu tambem vi o Ruben e o Andre2 a circular a bola quase em cima da meia-lua adversaria, por isso nao percebo o comentario de que estavam a Km da area - deves estar a confundir com o que o Danilo normalmente faz...

      Eliminar
    2. O Rúben e as suas aberturas de jogo com critério e leitura rápida de jogo não têm culpa que os marcadores de golo não saibam meter a bola na rede...

      Eliminar
    3. Viste isso tudo? Ainda bem que foi uma excelente exibiçao e goleamos, um jogo com grande caudal, o tondela foi sufocado e nao fosse 2 remates à baliza (ou teriam sido 20?) e teriamos goleado. Quantos remates tem o ruben à baliza mesmo? O pancas nao fez a estatistica de passes para o lado do ruben neves como fez para o danilo (eu por acaso estive atento, so por acaso) ? E aquelas cavalgadas defensivas do ruben ao lado do adversario so com os olhos? Aos 12 ou 13 minutos tem uma fantastica. E uma falta dele quando estava um jogador do tondela rodeado por tres jogadores do porto e ele faz falta à entrada da area a dar um livre perigoso? Qualquer um é jogador... Ta tudo perfeito, so foi pena mandarem o quintero embora, podia jogar a 6 afinal qualidade de passe o homem tem que chegue e sobre

      Eliminar
    4. Alem das oportunidades claras de golo que tivemos (5-6?) tambem tivemos a bola no ultimo terco a maioria do tempo, com varias incursoes para alem da linha de grande area - para mim isso e um grande caudal... Para golear so bastava marcar metade das grandes ocasioes...

      Quantos remates tem o Danilo num jogo tipico? Alias, mais simples, quantas vezes e que o Danilo se encontra numa posicao que pudesse rematar?

      Reve o jogo com o Copenhaga e logo ves as cavalgadas ao lado do adversario...

      O importante nao e quantos passes para o lado, que vao sempre existir ate no melhor 6 do mundo - o importante e quantos NAO sao para o lado e ajudam a equipa a criar algo - desses quantos e que o Danilo faz?

      Nao sabia que o Danilo nao fazia faltas... deve ser do Sportem...

      A diferenca entre o Quintero e o Ruben e que o Ruben sabe por-se em contencao quando e preciso - o tal marcar com os olhos pode ser bom se for feito na posicao correcta... Ja o Danilo metade das vezes vai a cobrir o adversario por tras em vez de se posicionar entre ele e a baliza.

      Mas acho muito bem que venha dar exemplos - eu acho que um ou dois exemplos de mas accoes nao definem uma exibicao, mas tudo bem. Agora faca o mesmo com o Danilo e logo conversamos...

      Eliminar
    5. Dizer que o ruben neves se sabe posicionar (fazer contençao) é quase anedótico, ele é facilmente ultrapassavel e pior é que nunca para a jogada.

      A questao de Danilo nao aparecer na area eu concordo mas nao está a perceber o que eu disse, a questao é que ao jogar com danilo os outros dois medios estao mais seguros para aparecer em zonas de finalizaçao. Nenhum numero 6 do mundo tem na sua capacidade de passe o maior ponto a favor para jogar nessa mesma posiçao, nenhum. Porque o facto de meter a bola mais rapido que os outros nas alas se a outra equipa vascular bem nunca é um factor de desiquilibrio, os desiquilibrios (excepto no 1 contra 1) sao sempre criados quando uma equipa consegue entrar no espaço interior da outra, interior nunca por fora.

      Quem defende essa teoria andou 1 ano à espera de um jogo como o de copenhaga para ter um ponto a favor, um jogo em que tirando Danilo (curiosamente) ninguem esteve bem

      Eliminar
    6. Possivelmente o Pancas só viu os ultimos 10 minutos de jogo. Durante 80 minutos Ruben Neves e André André se estiveram em jogo, não se notou nada.

      Eliminar
    7. Eu percebo que o Bruno nao sabe o que e contencao, ja que fala em ser ultrapassado como um grave problema. Se calhar tambem nao sabe o que e cobertura, que e a accao de dar uma segunda linha de defesa ao jogador que esta a fazer a contencao, de maneira que este tenha a confianca de tentar o desarme e POSSA SER ULTRAPASSADO sem consequencias de maior. O Ruben tambem faz coberturas bastante bem, em particular aos outros dois medios quando eles fazem contencao.

      Eu ja vi muita gente dizer que o Danilo foi um dos poucos ou o unico que jogou bem contra o Copenhaga. So posso pensar uma coisa, que e a definicao de jogar bem nao e partilhada. Parece-me que muita gente esta a definir jogar bem como "nao errar". Eu defino jogar bem como fazer accoes que significativamente ajudam a equipa - depois ha jogar assim-assim (nem sim, nem sopas) e jogar mal (erros graves).
      Ora para mim o Danilo tipicamente joga assim-assim - nao faz erros, mas tambem nao faz nada de interessante - isso pode chegar para uma equipa de meio de tabela mas nao chega para um candidato ao titulo.
      Se discorda desta analise, por favor explique-me porque e que acha que o Danilo jogou bem contra o Copenhaga. E dizer que os outros medios estao mais seguros por o Danilo estar la, sem ter factos para explicar isso vale o que vale...

      Relativamente ao desiquilibrio da equipa adversaria, mais uma vez o Bruno parece nao saber totalmente do que fala - e o problema de ler umas coisas e pensar que esta tudo explicado. Desiquilibrios por fora acontecem a toda a hora e resultam - ver por exemplo o Real Madrid cujo principal metodo de ataque e desiquilibrar por fora, porque tem cruzadores e finalizadores de alto calibre. Deve-se usar os dois tipos de desiquilibrio, dependendo de como o adversario estiver a defender - se o adversario libertar as faixas e deixar todos no meio, qual e a logica de tentar desiquilibrar por dentro? Ate o Barcelona de Guardiola que era eximio a desiquilibrar por dentro, basculava constantemente e quando apanhava espaco ia por fora.
      Claro que ir por fora nao significa o que significava nos anos 90 (ou ainda hoje na Premier League) que e ir a linha e cruzar sem saber o que se passa dentro da area. Significa sim usar os corredores para avancar, romper a organizacao e desposicionar os adversarios - pode acabar em cruzamento longo, passe atrasado, remate...

      E pode-me explicar porque e que jogadores como o Xabi Alonso, Pirlo, Lahm sao muito bem sucedidos a jogar na posicao 6? Garanto-lhe que nao e pela sua estampa fisica ou capacidade de tackle... Mas se estivessemos a falar de um Chaves ou Tondela, eu ja percebia melhor a importancia de um jogador como Danilo.

      Eliminar
    8. Ocorreu-me agora mesmo a melhor forma de comparar o Danilo com o Ruben a jogar a 6.
      Para mim e o mesmo que a diferenca entre o Martins Indi ou o Layun a jogar a defesa esquerdo.
      Se se pensar que a unica funcao de um defesa esquerdo e de defender e dar a bola aos companheiros mais avancados para eles criarem jogo, entao provavelmente o Martins Indi e melhor, ja que defende mais, e mais forte e nao se deixa apanhar com espaco nas costas.
      A posicao 6 segue exactamente o mesmo raciocinio - ha quem (como nos anos 90) ache que um 6 so serve para destruir e deve jogar junto aos centrais, enquanto que os treinadores modernos vem o 6 muito mais criador e avancado no terreno (especialmente em equipas grandes).

      Por isso e so escolher...

      Eliminar
    9. Riben Neves 3 épocas F. C. do Porto - 2 golos marcados
      Dabilo - 1 época F. C. do Porto - 6 golos marcados

      Para quem não faz nada bem não está mal.

      Eliminar
    10. E se for Layun e Alvaro Pereira
      Ruben Neves defenderá sempre como Layun com metade da velocidade deste.
      Danilo já provou que defende, constrói e ainda marca golos.

      Eliminar
    11. O Anonimo ja demonstrou toda a sua brilhante capacidade de analise futebolistica reduzindo a comparacao de jogadores aos golos marcados!
      Parabens!
      I rest my case...

      Eliminar
    12. Se acha que ser ultrapassado quando se está a fazer contençao nao é um problema parece-me que nao sabe mesmo o que é contençao. Quanto a fazer coberturas (acho que se refere aquilo a que na giria se chama de "dobras") tambem nao concordo que o ruben faça isso bem porque quando se faz uma dobra e se é ultrapassado, se nao fizer falta a equipa fica completamente descompensada e em inferioridade, daí surge as tais faltas cirurgicas que impedem que o "castelo continue a desabar" (o ruben nunca faz este tipo de faltas, daí eu referir que ele corre ao lado dos adversarios (ou seja nao me refiro a ele nao fazer faltas quando está em contençao ate porque se as fizesse nesse momento deixaria de ser contençao. Eu podia dizer-lhe que joguei desde as escolinhas até ser senior no S.C.Braga na posiçao 10 e como deve imaginar isso nao seria possivel se nao percebesse rotinas e dinâmicas dos varios jogadores do meio campo.

      A questão aqui é que o pancas rotulou o Danilo como o tipico 6 pinheiro, um Fejsa portanto e danilo está longe de ser isso. Danilo faz golos, e faz mais golos que ruben.

      Ora bem mais uma vez parece que nao leu a parte que exceptuando o 1x1 nao há desiquilibrio. Pegou muito bem no Barcelona, mas caso nao saiba as variaçoes de flanco do Barcelona sao para alargar a equipa adversaria e entrar dentro dela mais facilmente, nao sao para apanhar a equipa descompensada por fora do bloco mas sim dentro do bloco. Tirando o 1x1 do Neymar ora diga-me la os desiquilibrios criados por fora (assim de repende so se pegar numa sobreposiçao do lateral e mesmo assim nao se pode considerar um verdadeiro desiquilibrio).
      O pancas disse isto " Significa sim usar os corredores para avancar, romper a organizacao e desposicionar os adversarios - pode acabar em cruzamento longo, passe atrasado, remate..." e eu pergunto? Passe atrasado para onde? Remate de onde? por fora no bloco ou por dentro? Pois...

      O problema é que esses tres 6 que falou tem tudo o que é preciso ter para a posiçao 6 (inteligencia, sabem ocupar espaços e por acrescimo tem a qualidade de passe o que faz deles dos melhores do mundo). Se lhe perguntar se preferia fernando a 6 ou Meireles qual era a sua resposta?

      Eliminar
    13. Bruno, vamos la ver...

      Eu falo no Barcelona de Guardiola e voce responde-me com o Neymar???
      Jogada muito tipica do Barcelona de Guardiola - bola circulada de uma lado para o outro, ate abrir uma brecha - certo - e se essa brecha fosse o espaco entre o lateral esquerdo e a linha, la ia o Pedrito por ali fora, a desiquilibrar, corta para dentro por detras dos centrais (logo sempre fora do bloco) e remata/passe atrasado/cruzamento... Qual e a duvida de que isto e uma das muitas maneiras de desiquilibrar?

      O Bruno fala-me da sua experiencia como jogador e eu pergunto - o que tem isso a ver com compreender o jogo? Se fosse assim linear, todos os jogadores viravam treinadores e eram todos bons... A grande maioria de jogadores tem dificuldades em perceber como e que os atacadores funcionam, quanto mais um jogo complicado como futebol. E por isso que a grande maioria das situacoes de treino sao dedicadas a replicar situacoes de jogo para que quando essas acontecem a serio o jogador tenha automatismos para responder de maneira correcta. Claro que ha uma pequena % jogadores que percebem muito do jogo, mas esses costumam ter carreiras muito longas e proveitosas.

      O Bruno disse no comentario anterior "Nenhum numero 6 do mundo tem na sua capacidade de passe o maior ponto a favor para jogar nessa mesma posiçao" e eu dou-lhe exemplos que imediatamente contrariam essa afirmacao - depois o Bruno desconversa... Admita por uma vez que nao tem razao!!! Preferia Fernando de caras, ja que o Meireles nao tem passe, nao tem posicionamento e nao tem muita inteligencia...

      Tipico 6 pinheiro - tenho que admitir que me fez sorrir com esta - nunca tinha pensado em rotular um 6 nesses termos, mas tem toda a razao, o Danilo realmente e um 6 pinheiro. E tal como um pinheiro marca alguns golos por ser alto, nao porque envolvam qualquer tipo de jogada de bola corrida, porque ai o Danilo nunca esta perto o suficiente da area adversaria para o fazer. Presumo que um grande idolo do Bruno a 6 seja entao o Javi Garcia (ex-Benfas), ja que ele tambem era um 6 pinheiro mas marcava bem mais golos que o Danilo... Eu prefiro um 6 que marque menos golos mas que de muitos mais golos a marcar atraves da sua influencia na accao ofensiva da equipa.

      Finalmente, nao consegui perceber muito do que disse sobre contencao e dobras. Tambem nao percebo o que quer dizer quando fala em fazer falta ma ai ja nao esta em contencao? Acho que esta um pouco baralhado.
      Esta parte nao tem muito que saber. Contencao e estar perto do adversario que tem a bola, entre ele e a nossa baliza a cortar a sua progressao ou possibilidade de remate. Cobertura e o segundo homem que se posiciona por detras do primeiro a uma maior distancia e que esta preparado para se tornar contencao se o adversario passar pelo colega. E finalmente o que o jogador que estava a fazer contencao inicial deve fazer (na maioria dos casos) se for ultrapassado e mover-se (recuar) para a posicao de cobertura para apoiar o colega que mudou para contencao... E qualquer destas coisas se ve no campo que o Ruben percebe bem e o Danilo nao tao bem...

      Eliminar
    14. Parei de ler quando disse que o meireles nao tinha passe.Já percebi que deve ser o advogado do ruben neves e nao quer perceber a realidade entao diz coisas que envergonhariam até o jose mota. O problema é que hoje à muita informaçao e muito pouco cerebro para percebe-la. Voce acha que percebe e entende o jogo mas eu pergunto-lhe, ruben nao foi titular com Lopetegui, peseiro e Nuno, e nem guardiola o veio buscar explique-me porque..? Pois, o pancas vive num mundo futebolistico romantico paralelo onde so habita o pancas, o costinha, e o carlos azenha

      Eliminar
    15. Eu realmente vivo num mundo futebolistico romantico paralelo - foi nesse mundo que eu disse 3 meses depois dele comecar que o Lopetegui era um nabo, que o Martins Indi era um cepo, que o Herrera era um bom rapaz mas de futebolista nao tinha nada, quando todos os adeptos como o Bruno achavam o contrario. Foi tambem nesse mundo que eu disse que o Marega, o Suk ou o Sami eram flopes no primeiro jogo que fizeram (ainda me lembro de que o Sami ja era exaltado como um goleador magnifico nos blogues porque tinha marcado 3-4 golos no inicio da pre-epoca!!!)

      Ruben nao foi titular com esses treinadores pela mesma razao que o Man United veio comprar o Bebe em vez do Hulk ou que o Valencia cedeu o Jonas para ir buscar o Negredo - incompetencia! Quanto a Guardiola nao acredito que o conheca e mesmo que o conhecesse tinha melhores hipoteses no mercado - mas nao era o Danilo de certeza. Infelizmente nunca vou ganhar nada com o sucesso do Ruben que tenho a certeza sera grande, a nao ser o prazer de ver bom futebol.

      Entao mas o Costinha nao foi um grande centro-campista e pela bitola do Bruno deve saber todas as movimentacoes e tal? Imagine entao o que nao sabera um futebolista que nunca deu em nada...

      Eliminar
    16. Se sabe isso tudo deve ter uma carreira longa e proveitosa no que ao futebol diz respeito. Cheio de adeptos que disseram coisas e acertaram está o mundo cheio, o problema é que muitas vezes nao se lembram que disseram tanta asneira e so se lembram do que acertam.

      O bebe foi de engano para o man united, mas a seguir nao foi ao engano para mais lado nenhum, no que diz respeito ao ruben parece que já estão muitas pessoas enganadas.
      Nao sei se estaria a pensar referir-se a mim quando disse isto "magine entao o que nao sabera um futebolista que nunca deu em nada..." mas sem o conhecer e so a avaliar pelo seu conhecimento futebolistico posso afirmar que pode andar a vida inteira que nunca vai tirar o proveito que eu tirei do futebol. Cheio de genios estão as bancadas cheias

      Eliminar
  12. nao sou treinador, ainda, nao sei se algum dia serei mas primeira coisa que me saltou a vista mal vi o onze, uma equipa treinada por petit, a jogar em casa, que vai usar e abusar do jogo fisico, ruben neves e danilo no banco porque? marcano, quem muitos odeiam, mas dos 3 que temos digo a boca cheia que desde que o maicon saiu é o meu favorito e o melhor para mim dos que temos, nao sei se estava lesionado deixo a duvida, mas caso na esteja este jogo nao era o ideal para se fazer "testes"... oliver no banco?
    depois andre silva falhou pelo menos uma oportunidades escandalosa tal como depoitre ai vao pergunta ao pdc pelo pl que tinha prometido... e o que mais me fode nisto tudo é depois de uma exibiçao destas (até nas distritais aqui de braga ha melhores jogos que este) segundo os meninos tem folga, nao precisam de trabalhar e aprender o que andam a fazer, ou deviam andar a fazer

    ResponderEliminar
  13. O clube está como está, há 3 anos sem ganhar, vive um período difícil, com tudo e todos da direcção e corpo técnico a dizerem que temos de inverter as coisas, que vamos novamente recuperar os valores antigos de raça e conquista, e depois entramos em campo como hoje e na passada quarta... Sinceramente já não há palavras para tamanha displicência. Não peçam paciência nem compreensão aos adeptos. Façam por merecê-la. CORRAM E JOGUEM À BOLA C*****O!!!

    ResponderEliminar
  14. Tem toda a razão senhor Jorge!
    De que vale termos analises profundas e humildes sobre aquilo que a equipa fez mal jogo após jogo se depois não se corrige? Nao serve para nada, andamos meio á deriva em cada jogo ate que a pontinha de sorte desaparece e o desespero é total!
    Temos uma equipa em construção e os jogos pós champions são sempre difíceis, mas não ver melhorias de jogo para jogo é muito complicado!
    São meia dúzia de jogos com NES, e eu também espero ver melhorias daqui para a frente, não é so por os moços a correr e deixar o talento resolver é preciso orientar, por ordem e mostrar o que se quer e que se quer com muita vontade!
    SDF

    ResponderEliminar
  15. falta clara intensidade e velocidade a muito jogador do porto e ao jogo do porto. Mete do ver andre andre nao ganhar uma dividida, andre silva ser afastado com um simples encosto de ombro. Certo que o arbitro deixou os do tondela ser em muito agressivos mas ja foi assim que em juniores o rio ave tinha empatado com o porto. Falta ao meio campo força fisica, velocidade e remate, andre silva ou e ponta de lança ou extremo agora as duas coisas nao, desgasta se e depois so faz asneiras ou nao passa a bola , ou quer fintar tres, nao ganha um lance de cabeça, falhou golos incriveis, esta a ficar parecido com o abou menos na força fisica, ou evolui mesmo ou ta tramado por menos despacharam o paciencia. UMA COISA NAO ENTENDO A EQUIPA TEM VINDO DO INTERVALO SEMPRE PIOR. Maxi faz muita falta numa equipa de macios. Layun nao centra uma bola de jeito , esta habituado a parar e centrar por dentro mas sem pe esquerdo adeus vindima.Bem estamos na corrida o sporting pagou querer bater se com o real madrid e estoirou. O PROBLeMA ESTA NO MEIO CAMPO COM JOGADORES TODOS MUITO PARECIDOS , FISICAMENTE FRAGEIS, SEM REMATE E LENTOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o problema do Barcelona durante muitos anos - tinha jogadores que eram muito frageis e muito parecidos como o Xavi, Iniesta, David Villa, Pedrito, Messi, Fabregas, Nolito. Nunca conseguiram ganhar nada por causa disso, coitadinhos...

      Eliminar
    2. Xavi, Iniesta, David Villa, Messi alguma vez foram frágeis?
      Nolito?!!! Titular do Barcelona?!! Em que sonho?

      Eliminar
    3. Sao tao frageis como os que o Vidente Mor chamou de frageis - Ruben, Andre2, Oliver
      E obrigado por corrigir um erro que eu nao cometi - a nao ser que veja no meu comentario anterior eu falar em titulares ou suplentes... Ja agora, o Pedrito e o Fabregas tambem nao foram titulares durante muito tempo...

      Eliminar
  16. Neste para a rua e já,não em Janeiro.o principal culpado é PC,não NES mas k não tem valor para ser nosso treinador isso é mais do que óbvio.PC demitia se e levava NEs com ele.não twnham duvida q Pedro Martins,Capucho ou Lito Vidigal faziam mt melhor.Herrera joga mal,André André idem,dá se oportunidade ao João Carlos,Evandro,Graça,Omar e Podtawski.a um deles pelo menos.
    NESTE é uma nulidade,só não vê quem não quer.
    A.P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NESTE é NES, como é óbvio.
      ( e se o André Silva aprendesse a passar para colegas que estão bem colocados, tínhamos feitos dois golos)
      A.P.

      Eliminar
  17. nem mais, e' assim que se perdem campeonatos...que o diga precisamente o scp contra o uniao da madeira no ano passado.
    quanto a nos, que pobreza, que pobreza miseravel... tanta pre epoca a trabalhar um modelo para agora se mudar ao sabor de quem muda de camisa?
    o boly e' pra entrar a forca pq q custou uns milhoes? o filipe e o marcano nao andavam a entender se tao bem? e por ai...
    e o que fazem durante a semana? nao estudam jogadas? nao treinam remates de longe?
    concordo com o jorge em nao haver moral pra falar de arbitragens, mas a verdade e' q estando nos moribundos, eles conseguem ao de leve matar nos de vez... este tondela "a la petit" batia em tudo que tinha azul, entradas para "laranja" e nem amarelo. nao desculpa a nossa quota parte mas obvio que ajuda a deitar abaixo. mas se quem de direito (inclusive os proprios jogadores dentro do campo) nao refilam...
    manu365

    ResponderEliminar
  18. Qualquer adepto aos 10 minutos de jogo antevia que o resultado final seria o que foi. Uma vergonha. O meu capital de confiança no treinador foi-se em 5 dias. Copenhaga (?), Arouca (?) o que é isto... Não chegamos à baliza, não jogamos nada e depois vem o paleio do costume. Após três meses de trabalho ainda anda à procura de quê (?). NES e PC para a rua e já.
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  19. Um gajo defende-os, aguenta calmo, vê uma má exibição como acidente de percurso... E eles continuam a saga da cagada.

    Assim não dá. Vamos ver o que os próximos jogos trazem, se melhores exibições, se contínua espiral negativa. Sabem jogar muito futebol mas, contra equipas maduras, matreiras e mais físicas, têm rendido 0.

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
  20. O Porto de ontem fez-me lembrar os vencidos da vida,correram, correram, correram mas não jogaram nada, aquilo não teve pés nem cabeça. No fim do jogo quando se encaminhavam para o balneário os jogadores iam devagarinho, de cabeça baixa, como que marcados pela impotência. Se o FC Porto estava à beira do abismo NES infelizmente está a dar o passo em frente. Rebenta com André Silva, por exemplo, autorizando-o a passar noventa minutos a correr que nem um tolinho quando é preciso um ponta de lança com o talento que não lhe falta para fazer golos e depois não está lá. Adrien não pode ser tão mau como está a parecer mas entrando a pouco tempo do fim do jogo, quando a equipa está em desespero não ajuda, ajuda só para o currículo dele e para a conta do empresário. Entretanto o Porto Canal anuncia mas não faz o rescaldo do jogo, optando pela repetição de enlatados [!], o "Grande Júlio" repetindo a entrevista com o Prof Carvalho Guerra. Sobre o jogo estou como o Jorge Vassalo, não me falem na arbitragem porque não foi por ela que empatamos. Manda-se embora Indi e Reyes e compra-se Boli. Manda-se Gançalo e Aboubakar para a Turquia e compra-se Depoitre. Haverá razões para isso mas a ideia que ressalta é que a direcção deste Porto e o Presidente parecem que se estão a cagar para os sócios e simpatizantes. Peço desculpa pelo palavrão mas estou farto!... Vejo comentários como "não culpem o Nuno"... O que é que ele anda lá a fazer?... A culpa é dos jogadores?... Enfim; um Porto da treta que julguei e apostava nunca ver com JNPC. Abraço

    ResponderEliminar
  21. Ainda não despediram o Mourinho? Qualquer nabo da distrital sabe mais do que esse gajo. Tantas derrotas seguidas com um plantel daqueles... até eu!

    Ainda não despediram o Jesus? Apanhar 3 batatas do Rio Ave que até os mancos do FCP lá foram ganhar?

    Então? Esses não vêm de uma sequência de derrotas, sendo a última com adversários menores?

    Ironia àparte, o NES tem que ver se acorda para o mundo.
    Ontem quase que adormeci com aquela nulidade de jogo.
    Parece que estamos nos tempos áureos do catenaccio. Bola no meio-campo, defesa, e um nem queca, nem deixa quecar interminável.
    Chutem à baliza, porra!

    Contudo...

    Achar que o NES tem que abrir os olhos e por a equipa a jogar?
    É mais do que compreensível. Diria mesmo exigível.
    Achar que o NES estava a precisar de um bom cachaço para acordar? Seria para ontem, não andasse também o PdC a dormir.
    Achar que temos que mudar treinadores a cada par de jogos que empatemos ou percamos?
    ganhem juízo!

    ResponderEliminar
  22. Caro Jorge
    !º- Na 1ª parte criámos duas opurtunidades claras de golo, as duas falhadas pelo A Silva.
    2º- É impossível jogar alguma coisa de jeito contra 10 petit's, ainda por cima com a complacência do gajo que andava para ali de apito na boca (O Octávio foi um mártir).
    3º- Jogamos todo o jogo com 10. O André André, de quem os adeptos portistas gostam muito, fez mais um jogo miserável. Mas o mau é o Herrera que coitado, se erra um passe aos 5 minutos de jogo, leva logo uma monumental assobiadela dos "entendidos" e "exigentes" adeptos portistas. Se um tipo que não ganha uma bola dividida porque se encolhe, que se arrasta no campo sem se perceber bem o que lá anda a fazer, que acerta um passe em 10, é um jogador à Porto, então estamos conversados sobre o que os adeptos querem para o NGC. Então o Octávio e o A. Silva (apesar das oportunidades perdidas)que levaram pancada de criar bicho e nunca voltaram a cara à luta, são o quê?.
    4º- Duas coisa positivas neste jogo; a entrega da maior parte dos jogadores e o apoio incondicional dos adeptos que se deslocaram a Tondela. Os assobios que se ouviram foram para quem os mereceu. O apitador e os petit's.
    De negativo, o facto de o Oliver e o Corona terem entrado tarde demais, e o André André ter ficado 90 minutos em campo.
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostava de saber o que faz NES demorar tanto nas substituições evidentes.... E quanto a Herrera... não é "um dos nossos". Mais vale um jogador que perde bolas mas é da 31 de Janeiro do que um box-to-box com corpo para aguentar carga do México...

      Eliminar
  23. Depois de empatar em casa com o Copenhaga, pedia-se um FCPORTO com dinamica, Intensidade e Pressão para o jogo em Tondela e tentar resolver o jogo rapidamente.

    Ora, o treinador a contar que o jogo seria acessivel e sem mostrar conhecer o adversário altera a equipa em 5 jogadores.
    Isso fez com que os jogadores entrassem desconfiados no jogo, ainda a apalpar terreno.
    Exemplos, sai Marcano, que estava bem, entra Boly que faz a estreia pelo FCP, num jogo fora, com o adversario a jogar em contra-ataque, com a defesa a ter de jogar bem em linha...
    Ou seja, correu um risco desnecessário, Porque?

    Outro exemplo, vamos jogar contra uma equipa de Petit (toda a gente sabe que as equipas dele dão pau ate ao pescoço) e tiramos o Danilo do meio campo?
    So pode ser brincadeira...
    Ruben Neves podia ter jogado, mas com Danilo ao lado, um bom no corte e outro bom a passer, jogando Ruben e André, tivemos sempre um meio campo macio...

    Com isto, quando vi o onze e as alteraçoes de jogadores e de sistema temi o pior, ou faziamos um golo cedo ou a desconfiança aumentava...

    Depois colocar Brahimi, (que joga sempre pela esquerda) do lado direito praticamente tirou-o do jogo, ainda por cima pedir-lhe para ser médio direito num esquema de 442.

    Serei eu que vi tão mal o jogo, que entramos com o onze completamente trocado?
    Foram 60 m. de experiências, depois de um empate em casa e a não poder perder pontos com o problema dos jogadores perderem confiança.

    É que uma coisa é jogarmos bem (mais ou menos) e termos umas 6, 7 ocasiões de golo, com um bom jogo entre linhas e empatarmos, outra foram estes 60 min. de pasmaceira onde nunca controlamos o jogo, sempre com medo das transições do tondela, o tondela, pelo amor da santa...

    Claro que os jogadores também têm alguma culpa, mas o treinador não pode alterar a equipa como se por artes mágicas os jogadores criassem dinamicas automaticamente.
    É que não aprendem...
    Lembro que Nuno já no Valencia se dava a estas alterações de forma consecutive, com os problemas que teve no 2ºano lá...

    Solidifiquem a equipa com um onze base, com 1 ou 2 alterações de jogo para jogo, com o mesmo sistema, o 433, com o 442 a ser de recurso...
    É assim tão dificil não inventar???
    Ainda há uma semana o Luiz Enrique mexeu em 6 jogadores no Barça-Leganez e perdeu em casa, mas os treinadores não aprendem...

    Depois das alterações entre os 60 e 70 m, o FCP cresceu no jogo, criou 3/4 situações, mas Depoitre mostrou limitações de cabeça numa, A.Silva foi egoista noutra e o guarda-redes defendeu outra á queima (tal como Casilas que evitou um golo feito).

    Agora pergunto eu: Alex Telles é bom, Depoitre ainda estou para ver, Boly vamos ver no que dá...foram +- 20 milhoes que dariam para um melhor avançado, podendo assim andré Silva crescer sem a pressão de ter que ser ele a resolver o jogo...
    (Rafa, Gonçalo ou outro nosso, Reyes...) estes eram de graça...

    Pois, aqui a SAD tem culpas...
    E se num jogo o treinador também se põe a inventar...

    P.s:Estava tão lixado ontem que nem jantei, tal a desgraça de jogo que foi...e nem a derrota dos verdes me serviu de atenuante....

    Temos MUITO a MELHORAR se queremos conquistar algum OBJECTIVO esta epoca, MUITO MESMO...

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca percebi como não temos um 4x2x3x1 com o isolante Danilo e Rúben a distribuir no pivot, os três criativos na frente e um avançado 9 bem colocado (André Silva ou Depoite)..

      Temos tão boa equipa, tão mal pensadinha....

      Eliminar
    2. Concordo, é exactamente isso, e acrescento:

      Nos jogos em casa o Danilo descansava porque o Ruben dá conta do recado sozinho, nos jogos fora com mais confronto fisico já jogava sempre o Danilo com o Ruben (mais defensivo o onze), mas para jogos onde o FCP ia atacar mais, podia jogar o André André que joga melhor em espaços curtos...

      Jogos de muita correria, com o adversário a gostar de jogar aberto, como Guimaraes fora, Braga fora, o Herrera tem mais pedalada e é onde ele se enquadra melhor.
      Como 10 o Oliver, ou o Andre Andre...

      Jogaria com o Octavio a 10, mas só temos 2 extremos (nenhum puro) e ambos gostam pouco de defender... (Corona e Brahimi), logo entre os 3 um descansava no banco...

      Na frente André Silva, mas com orientações de não ir a todas, em tondela até o vi a dobrar o defesa direito??? ou pouco depois a tentar a desmarcação sobre a esquerda, obvio que depois decide mal na finalização, no entanto precisa de evoluir e saber quando passar a bola... e quando rematar...

      Depoitre, continuo sem saber o que esperar.
      De Adrien Lopez já deu para perceber que está mais metido na equipa, e é bom a jogar de primeira, como gostam em Espanha, mas frente á baliza remata devagar...parece que lhe faltam as forças...

      Como disse no meu comentário, não podemos é estar sempre a mudar as rotinas e a fazer descansar jogadores sem antes criar estabilidade na equipa.
      Já se tinha notado contra o Copenhaga alguma insensatez no onze e nas alterações...
      Mas contra o Tondela foi um absurdo de falta de senso o que o Nuno fez, parece que não conhece os adversaries, e pior, os próprios jogadores que treina...

      Desde o 3-0 ao Vitória que não são tomadas boas decisões...
      Que se coloque a cabeça no lugar o mais depressa possivel e trabalhe (treine) mais e se fale menos...
      Isto é para todos, desde os jogadores ao treinador.

      Outro assunto:
      O unico que devia falar seria o Presidente para abordar o facto de que em 5 jogos no campeonato, os arbitros continuam a decidir sempre contra nós em caso de duvida ou de certezas, ou seja, por sistema, mas como ele não fala e ninguem da SAD diz nada, siga a roubalheira...

      Abraço, Gil Lopes

      Eliminar
  24. Uma coisa já ficou claro. Treinadores de bancada não levam a lado nenhum.
    Esperemos que o de banco melhore.

    Abraços

    ResponderEliminar
  25. Já posso assobiar? É que há quem defenda que as reprimendas não devem ser dadas na altura certa... ou será que não se pode mostrar desagrado durante o jogo porque os meninos ficam afectados. Quem fica afectado por uns tempos largos são os adeptos e ninguém se preocupa.. A miséria da 1ª parte e temos um presidente todo sorridente á conversa não sei com quem em claro convívio. Os jogadores que foram recambiados por empréstimo ou "vendidos" foram por substituídos por outros melhores? Depois disto que se viu ontem e na Quarta-feira pode dar alguma credibilidade a adeptos que se queixam das arbitragens.. Estive uns meses sem Porto Canal devido ás zangas da Meo com a NOS, já estava habituado a não ver o canal... quando regressou novamente pensei que estaria bem melhor... puro engano.. É SÓ M..... Programação pobrezinha do mais rasca que existe. Definam-se de uma vez por todas.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  26. O André Silva é um grande jogador, mas neste momento não é um Jonas. L. Depoitre infelizmente para NÓS OS PORTISTAS, não é um Mitroglou, um Jiménez ou até um Bas Dost. Assim e sem surpresas para ninguém o 3 lugar é a nossa meta.
    A época passada eu pedi muitas vezes a "cabeça" do "ilusionista" do País Basco e depois foi o descalabro que se viu. Uma lição aprendi, jamais, em tempo algum, voltarei a defender o despedimento de um treinador. Razão tinha Jorge Vassalo. (espero que tenha gostado da graxa, LOL)
    Como tal, apoiarei NES sempre e até ao último dia que ele for o NOSSO TREINADOR.
    Outros infelizmente assobiaram, como se isso resolve-se os problemas do DRAGÃO.
    Finalmente, chamo a atenção para algo que o jnporto já abordou, gostei muito da análise que o "patetacarnaval" fez ao Tondela-FCPORTO. E é isto o canal do clube.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o horror, este individuo engoliu o nosso Luis! Queremos o Luis de volta, criatura maléfica! Já! Não tarda está a dizer bem do Lopetegui. ;)
      Agora a sério, oh Luis, é isso mesmo. A cabeça do treinador rola, se rolar, em junho. Antes, é melhor não...

      Eliminar
  27. A jogar com André André, Ruben Neves e Oliver, convençam-se que nem ao Canelas ganhamos. É muita mariquice, muito tóquezinho, muita queda e nada de produtivo. Há equipas nos distritais que não queriam estes jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh homem, meter o Ruben e o Oliver ao nível do André André, é um crime de lesa futebol...

      Eliminar
    2. Ao ponto do ridículo que alguns já chegaram.

      Eliminar
    3. É o vírus, na sua melhor obsessão... nem vale a pena dizer mais nada.

      Eliminar
    4. Se 2 anos do mesmo rendimento os satisfaz, deixam lá estar os rapazinhos.

      Eliminar
  28. Desculpem, a haver despedimento é este o momento. é inicio de época, ainda há tempo e principalmente Vítor Pereira e Marco Silva estão livres.não quero com isto responsabilizar unicamente o treinador, a direcção tem imensas responsabilidades. ainda no jogo de ontem, já se sabe que as equipas do Petit contra o nosso clube, é só antijogo, pau a toda hora, paragens de jogo e não é que ninguém do clube antes do jogo chama a atenção para isso, chama a atenção para o árbitro, ninguém pressiona antes (nem durante nem depois) o árbitro para as rastreirices da equipa do Petit? fosse o Nuno na conferência de antevisão ou uma conferência de imprensa de alguém (quem) do clube? Neste momento, o essencial é arranjar um treinador a sério, competente e preparar uma nova direcção (fosse dizendo que será o último mandato ou antecipando eleições) e isso só quem lá está o pode fazer. mas como é óbvio, vai-se continuar a assobiar e nada se vai fazer. certo e sabido. e os pategos continuam a sofrer.

    A.P.

    ResponderEliminar
  29. Diz o Treinador : "Temos de sair destes jogos com vitórias". Notável ! Ruben Neves, a nossa grande esperança centro-campista, diz : "Falhou o golo. Entramos apáticos, mas tivemos quatro ou cinco oportunidades flagrantes". Um político não diria melhor acerca dum seu mandato. Nuno, vou recordar, porque recordar é viver e/ou reviver:
    "Foi em Setembro que te conheci
    Trazias nos olhos a luz de Maio
    Nas mãos o calor de Agosto
    E um sorriso, um sorriso tão grande
    Que não cabia no tempo"
    Sinto que o meu clube, a minha paixão vai entrar cinzento e triste neste Outono. Passado o Equinócio, não quero ver gelar as expectativas prometidas em Abril.
    Raramente me lembro de ver o meu Porto jogar em 4x4x2. Quando jogávamos com um Ponta de Lança e ele falhava, havia sempre um médio que aparecia na cabeça da área e resolvia. Seja ganhando 2ªs bolas ou pelo remate forte e colocado. Desta feita, muitos jogos foram resolvidos assim.
    O espectáculo proporcionado por André Silva e Depoitre foi enervante e lastimável. Cada qual a ver quem falharia a mais fácil finalização. Como não temos o tal médio e só podemos jogar com 11, adivinhava-se o resultado a partir da primeira meia-hora.
    Este meu comentário/desabafo era para ter sido feito há mais tempo, mas não fui capaz. Estive a digerir aquela mistela futebolística que nos foi ontem servida de forma "apática".

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que temos os tais médios.. mas não lhes mandam fazer isso... e quanto ao discurso.. copy paste do que (não) veem vindo de cima... reis fracos fazem fraca a forte gente...

      Eliminar
  30. Muitos equívocos.
    Da Direcção a escolher treinadores.
    Do treinador constantemente, quer no onze, quer no modelo.
    Dos jogadores na intensidade, decisão.
    Dos adeptos que não querem H, D, M, B mas A,R,O, S e é o que se vê.

    ResponderEliminar
  31. E depois diziam mal da rotatividade de Lopetegui. NES fez o mesmo após champions e deu no que deu ontem.Criticar? Neste não podemos porque o que é nacional é bom.E era...

    Ontem NES tentou queimar Brahimi ao coloca-lo sobre a direita.Ele só anda preocupado com os activos JMendes e na forma de os colocar a jogar é o que é.

    Depoitre? JANKO com a idade que tem é muito melhor.Gonçalo Paciencia fazia muito melhor

    Saudaçoes portistas

    11DruL0Vic

    mais perda de pontos com equipas destas e rua com o treinador.

    ResponderEliminar
  32. A equipa saltita entre exibições de raça onde se joga futebol com critério e com um princípio de jogo interessante, envolvente e adequado à equipa; e exibições em que parece que atua no campeonato distrital, com bolas bombeadas desde o meio campo defensivo para dois homens perdidos no ataque no meio de 4, 5, 6 defesas. Este jogo foi um deserto de ideias e temo que mais jogos assim se seguirão se NES não perceber que o futebol do Porto tem de ser outro.
    Queira ele montar a equipa como quiser, Óliver tem de jogar! Sexta feira é um Porto completamente revigorado que quero ver no Dragão para defrontar o Boavista. Já tenho saudades de um Porto capaz de agarrar o jogo desde o início e só parar nos 4 ou 5 golos.

    Pinto Não da Costa
    https://peemrisco.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  33. Vamos despedir o treinador? Não, talvês partir-lhe a boca toda... Agora é que é, estamos no inicio, o Marco, o Vitor, o Rodolfo, o Alves, o Inacio, estão todos livres...ah e o Toninho dos Pensos Junior também está livre. E se a gente fizer uma espera ao André Silva, esse FdP que é burro, cego e medíocre...se calhar ao Depoitre...não esse é grande e tem cara de maluco.
    Foda-se tá tudo maluco, parecem gajas histéricas a ter orgasmos quando vêem um dos Carreiras.

    ResponderEliminar
  34. Caro Jorge!
    É um facto que falta a alguns jogadores portistas raça e atitude, mas... Temos de falar de arbitragem sim, principalmente no capítulo disciplinar. Quando a uns se permite cargas a destempo sem a respectiva punição! Amigo, o futebol tem regras que devem ser iguais para todos e que é preciso respeitar. E os futebolistas do FC Porto são os primeiros a sentir na pele a dureza das entradas a varrer dos jogadores do Tondela. Veja-se as declarações do Rúben Neves sobre a actuação do Hugo Miguel. Eu estive atento e vi que ao mais pequeno toque os do Tondela atirava-se para a piscina e a falta contra o FC Porto era imediatamente sancionada, já o contrário ficou vezes demais sem sofrer quaisquer sanção.

    Armando Monteiro
    https://dragaoatentoiii.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  35. Vou aqui escrever o que merece ser ouvido: - André Silva jogou bem. NES reagiu mal, enquanto treinador que aposta num jovem de 19 anos como ponta da sua manobra. É uma responsabilidade que não deve, não pode ser de um talento que agora desabrocha.

    P.S: Despedir NES? Mas está tudo tolo da cabeça? O Tondela tem uma excelente equipa e um dos melhores treinadores do campeonato. Isto asseverado por alguém da equipa técnica de José Mourinho. Calminha e trabalho.

    A equipa esteve amorfa contra o Copenhaga. Esteve amorfa contra o Tondela. Ora, não é possível justificar uma coisa com o desgaste contraído na outra. Como Portista, mais do que a vitória, é a nossa vontade que pretendo ver em campo. Vi um bocejo, desinteresse. A equipa foi de férias depois do jogo com Guimarães. Importa regressarem o mais depressa possível.

    Agradecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está tudo bem. Para quê estarmos preocupados! Empatar com Copenhaga e Tondela (grande equipa???). Deixa andar que vais bem..
      Abraço

      Eliminar
    2. Mas devemos ou não devemos apostar em André Silva?

      Eliminar
  36. Jorge, lembras-te de quando te perguntei como funcionava o provedor do sócio? Parece que obtive a resposta hoje

    http://misticadodragao.blogspot.pt/2016/09/provedor-do-socio-para-que-serve.html

    se isto não é digno de um clube sem pinga de profissionalismo, não sei o que será...

    ResponderEliminar
  37. O problema do Porto não é o NES nem são os jogadores. Enquanto o problema lá estiver, iremos continuar neste ciclo. Iremos continuar a ser cada vez menos Porto.

    Abraços e obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que estou cada vez mais cansado das queixinhas que desviam as atenções do que verdadeiramente interessa. A imprensa é hoje mais centralista do que era há 5, 10, 15 ou 20 anos atrás? Os adeptos são mais exigentes e assobiam mais do que o Tribunal das Antas? Há alguma diferença na gritante diferença de critério em relação aos anos em que VP, VB, Mou, Adrianse, etc., foram campeões e dominaram? Temos hoje pior publicidade do que nesses anos? Noutra vertente: a gestão é pior hoje do que era nesses mesmos anos em que chegavam contentores de jogadores dos quais muitos nunca calçavam? O estado financeiro do clube tem origem nas últimas 3 épocas? Não vinha o problema já muito de trás? Então porque é que dantes tido eram rosas? É simples: desde VP que o Porto não tem um treinador de futebol. Tem aspirantes a treinadores, que não têm a mínima noção de como colocar uma equipa a jogar para dominar e ganhar todas as semanas, muito menos de como gerir um grupo. O erro é simples e está aí. O plantel é fraco? Comparem os nossos laterais com os do JJ e perguntem-lhe se quer trocar. Ponham o mal amado Herrera nas mãos do catedrático (que em portugal o é de facto, só quem não domina o jogo é que acha o contrário, senão veja-se: há claramente um benfica antes e depois do JJ e um sporting antes e depois, o resto é maledicência da treta), ou o Brahimi ou Corona ou outros. A diferença é essa: quando tivemos treinadores como Jesualdo, Adrianse, VB, VP, só para citar os mais recentes, pegamos em mal amados como o Pepe, B. Alves, Falcão, Lisandro, etc. e transformamos esses jogadores em referências. Quando apostamos em Couceiros e Fernandez, vimos passar craques como Fabiano e Diego pelo nosso banco enquanto jogavam o Ivanildo e o Helder Barbosa. Se o problema exclusivo é o treinador? Não, o problema é muito fundo, mas é há 10 anos ou mais, não 3. Mas uma coisa é certa, quando houve treinador tudo isso se disfarça porque se joga e ganha dentro do campo. Gosto imenso do Nuno, foi sempre um excelente profissional no FCP. Como treinador não sei o que fez para treinar o Porto. E não comparem com VB ou Mou, porque a diferença é só esta: a Académica de VB tinha ideias de jogo grande (podia até ter piores resultados que o Nuno, mas os princípios do treino estavam lá), o leiria do Mou jogava como poucos. O Rio Ave do Nuno e o Valencia jogaram como o FCP, apostados em não dominar os jogos, na transição rápida e pouco mais. Nem sequer eram equipas defensivamente fortes como muitas das ditas pequenas. Queriam o quê, que de repente ele chegasse e fosse uma pessoa diferente, com conhecimentos diferentes? Não funciona assim. Nos adeptos não me chocam nem chateiam os assobios, choca-me é que na pré-época se jogasse o mesmo que agora (nada em meu entender) e houvesse quem achasse que a coisa ia lá. Não vai, e podem ganhar para a semana por 7 a 0, continuo a não acreditar. Os resultados podem ser conjunturais (Roma fora) ou fruto de algum brilho e desiquilibrio individual, quando não há consistência no treino e no jogo, a coisa não vai lá, mais semana menos semana. Querem resolver no imediato: contratem um grande treinador ou um que garante competitividade e estarmos na luta até ao fim (Jardim e M. Silva eram os óbvios), e ganhem tempo para com os resultados favoraveis limpar o resto do problema. Desculpe o comentário longo, mas a paixão enerva-nos.

      Eliminar
  38. Desculpem, NES tb é o problema.é fraco, não é treinador para o nosso clube.Onde um dia se sentou (metaforicamente) Bobby Robson, senta-se agora NES. Não tenham dúvidas que com um de 3 (Marco Silva, Leonardo Jardim e Vítor Pereira) estávamos bem melhor. Com todo respeito pela pessoa, não tem categoria para treinar o nosso clube. chegou onde chegou por cunha (que nem teve problema em disfarçar, vide o telefonema em plena conferência para o agente JM aquando ainda treinava o Rio Ave). Tem culpa e muito. qualquer um serve para treinar o clube. em 1000 adeptos do FCP, se calhar nem um o escolhia.

    A.P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se é fraco porque não tenho competência, como adepto, para o avaliar técnica e profissionalmente. O que digo é que na última semana foi um desastre... Se foi só uma semana, vamos ver...
      Abraço

      Eliminar
  39. Este empate doeu mais que o da champions. Digo isto pois o campeonato é o grande objetivo.

    ResponderEliminar
  40. O problema do porto com o tondela e com o copenhaga foi um: ser mais forte. Pois, NES não sabe montar uma filosofia (até agora por onde passou não soube) em que quando tens que assumir o jogo, criar, massacrar os adversários a equipa o faça de forma organizada e treinada. Um exemplo. Contra o copenhaga em superioridade numérica, sem estarmos a conseguir ter jogo interior e sem estar a conseguir estar a fazer uma circulação rápida pra criar espaços o que faz? Tira o único extremo que sabe cruzar e mete um pinheiro pra jogar ao bico pra frente. Isto confirma a falta de leitura. Outra das coisas é tentar perceber onde anda Sérgio Olveira (não gosto, o pior do medio do porto pra mim!!), já que veio dos olimpicos é praticamente sem treinos, entrou a frente de Ruben Neves por exemplo. Outra questão é que NES não confia no modelo que treina. Ninguém passa a vida a alterar o modelo de jogo quando acredita verdadeiramente no que treina. Pode evoluir, porque parece me humilde para isso, mas falta lhe quase tudo.

    ResponderEliminar
  41. Boas,

    Quem acha que a comunicação do NGC não está a trabalhar, é olhar para a vergonhosa e ridícula capa d'O jogo de hoje. Segundo a mesma, o NGC joga bem, cria mais oportunidades que os rivais e o pecado é, veja-se, a finalização. Afinal, está tudo bem. E quem é o rosto desta incapacidade de finalizar? Vejam lá, é o A. Silva. Veremos quantos mais jogos será o A. Silva titular, já que esta capa está a preparar o terreno. Isto é a comunicação da SAD a trabalhar. A desculpa do nosso miserável futebol é, entenda-se, o A. Silva não marcar golos. Temos um pseudo-treinador, que é uma marioneta, que diz ter uma ideia de jogo clara que ainda ninguém viu.

    Apoio sempre o NGC mas desculpem, isto não o Futebol Clube do Porto, isto é a SAD a enterrar um jogador, um clube e uns adeptos para proteger um dos boys, o pseudo-treinador NES...

    Saudações draconianas,

    ResponderEliminar
  42. Isto é como o "pateta canal". Atirar areia para os olhos e embrutecer o "povo"...
    Só acredita e engole quem andar a dormir. Mais vale não ler nem ver ou ouvir.
    Abraço

    ResponderEliminar
  43. O Ruben Neves também disse que o problema foi da finalização

    ResponderEliminar