quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Nervo


Tem sido amplamente partilhado o vídeo da "coça" que Bernardino Barros deu no Porto Canal à falta de nervo que os nossos meninos tiveram nos últimos dois jogos, frente ao Copenhaga e ao Tondela. Estou, naturalmente, de acordo com BB. Acho é que há uma razão para que isso não aconteça: faltam exemplos.

Uma estrutura silenciosa não tem nervo. Uma estrutura que quer imitar uma realidade que não é a portuguesa de 2016 (esperemos que seja em 2046...) mas sim a britânica, onde os organismos funcionam bem - já perceberam que uma liga forte assenta no equilíbrio das equipas da mesma e também que uma arbitragem que não seja directamente tendenciosa beneficia o interesse no próprio jogo - indiferente à corrupção que grassa os jogos, seus e dos seus rivais, não é um exemplo de coragem e de atitude para os jogadores.

Não há exemplo hermético de um treinador, quando NES partilha frases inócuas no Facebook ou diz um chavão gasto e sensaborão nas conferências de antevisão dos jogos, e daí não há espírito nem motivação de liderato.

Não há Capitães à Porto no campo porque, vá-se lá saber porquê, o único critério de Capitania assenta no tempo de equipa A, que põe Herrera, Rúben, André André e Marcano na sucessão de Capitania do FC Porto. O primeiro tem na sua boa índole a sua principal característica de personalidade. É, segundo me consta, uma excelente pessoa. Tem zero de nervo. Rúben é demasiado novo. "Azul e branco é o coração" está no seu braço tatuado, mas ainda não impõe respeito a quem quer que seja - natural, pela sua idade. Não duvido que tenha rasgo mas ainda não tem gravitas. André André, lamentavelmente, não herdou o mau feitio do seu pai, é demasiado sorridente e sossegadinho para "crescer" sobre um árbitro. Houve, aliás, uma imagem de André André a rir-se com o árbitro que me assustou. E Marcano é certinho, competente e, no meu entender, bom central, mas a sua timidez vê-se de Plutão.  

O critério da Capitania deveria ser o nervo. Nenhum Capitão pode ser mole, falar sem intensidade e sem impor respeito. Nenhum Capitão deve ser suave ou sorridente ou sequer "pedir por favor". Nesse sentido a minha hierarquia de Capitães seria Casillas, Danilo e Layún. 

Para mim não faz, nem nunca fez, nenhum sentido que o Capitão de uma das maiores equipas do mundo, durante anos, e Capitão de uma selecção campeã do mundo, pudesse ser um simples jogador nesta equipa. Ele é admirado transversalmente pelos colegas, respeitado pela maioria dos intervenientes no jogo e sabe perfeitamente o que é ter a atitude certa para falar olhos nos olhos com árbitros e qualquer agente desportivo. A forma como ele reagiu, durante e  depois do jogo com o sportem, na flash interview - e que ninguém se atreveu a contestar! - foi incisiva, directa e lapidarmente admirável. Por mim, a partir daquele momento, não mais largaria a braçadeira do FC Porto.

À parte dele, Danilo é um jogador de campo constantemente a corrigir os colegas, a dar reprimendas e a responder com coragem às decisões. Não estaria, nunca, longe das reclamações enquanto Capitão. O discurso é forte e a agressividade em campo absolutamente insuperável.

Miguel Layún é um exemplo para os colegas e adeptos. A entrega ao jogo é inexcedível, é raçudo e intenso, vai às bolas e não deixa de lutar até final. Tem, também, o discurso bem correcto e equilibrado e fora do campo é absolutamente excepcional.

Estes são apenas exemplos de coisas simples que, não resolvendo tudo - longe disso - poderiam dar o click fundamental para a recuperação do nervo que se exige a um jogador à Porto e que se tornasse galvanizador para as vitórias que dariam campeonatos.

Ás vezes as grandes mudanças começam em pequenos passos.

19 comentários:

  1. Estou 100% de acordo com a opinião do Jorge Vassalo. Quem leva a sério os últimos capitães do FCPorto? O último grande capitão foi na minha modesta opinião o Lucho Gonzalez.
    Cumprimentos Portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  2. Estou completamente dr acordo, até compreendo que não ponha o iker a capitão por ser gr e estar longe das decisões, mas o danilo para mim tem todas as condições para ser capitão. Quem não se lembra dos berros dele na final da taça para o treinador e companheiros. Continuamos a precisar de jogadores feios porcos e maus.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  3. Eu no lugar de NES nao queria casillas como capitão, apesar de ter muitas qualidades, é um guarda redes!
    Layun, não é português , não sou xenófobo mas para capitão um português "faxabor"!
    Danilo parece me bem, seria bem melhor que herrera!
    Mas o que falta é mesmo nervo, e isso só com um treinador duro e forte que fala como quem manda e sabe mandar, o NES parece me um bom falador manso e calminho, pode ser que com estes empates o homem aperte com os jogadores e se pinto da costa o apoiar e defender se calhar os nosso "pastelões" sem nervo acordam!
    Nao é pelo capitão ser A ou B que a equipa vai dar mais ou menos, ou ter mais ou menos nervo, ajuda mas não é por ai, na minha opiniao!
    SDF

    ResponderEliminar
  4. Se Casillas for capitão (ou sub ou whatever) , no balneário é outra coisa, no mínimo. E um Capitão a sério é muito importante em campo, dá um exemplo aos outros. Não é nada indiferente se virem um Capitão a reclamar com o árbitro ou virado de costas quando a equipa adversária rodeia o árbitro.

    ResponderEliminar
  5. Também concordo com o Jorge Vassalo.
    Já estou um pouco farto deste politicamente correto por parte dos nossos capitães.

    Já essa lista de capitães que o Jorge pede e eu também peço é um desejo mas sei que não o teremos.
    Não é por ser derrotista, é por saber que o rumo que a SAD leva também se alastra para essas seleções.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge Vassalo,

    Concordo que falta nervo. É claramente um das lacunas nesta equipa. Não é a única mas tem peso. Já aqui escrevi que na minha opinião o jogador que melhor personifica a braçadeira é o Danilo. Concordo que o Layun também seria uma boa escolha. O que não há dúvidas nenhumas é que Herrera jamais poderia ser capitão .....mas é. E mais não digo.

    Raoc

    ResponderEliminar
  7. verdade mas ai a culpa e claramente do clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percamos tempo com pormenores. É importante o problema do capitão mas isso não é o essencial neste momento nem resolve a nossa incompetência. Este tema serve para nos entretermos.
      Se têm falta de nervo cortem-lhe ao salário...
      Abraço

      Eliminar
  8. Capitães: Layun, Casillas e Danilo (por esta ordem). O Herrera e o Ruben capitães? por favor não gozem connosco. O capitão tem de ser Layun e acabou.
    P.S.: Por favor, NES para a rua. Acreditem, quanto mais cedo melhor para a nossa equipa, é fraco, fraco, fraco. e as conferências de imprensa? e aqueles posts de treta, de tanga no facebook? que vergonha de treinador. O pintinho tem de engolir as palavras e ir buscar o Vitor Pereira ou o Marco.
    não percebo como alguém defende NES, o próprio se tivesse vergonha na cara não tinha aceitado o convite do FCP nem a colocação no Valência. é fraco, é um tretas.

    A.P.

    ResponderEliminar
  9. A SAD pode ter culpa (e tem) em muito do que se passa actualmente. Mas a escolha do capitão não é uma delas. A escolha do capitão é da responsabilidade do balneário primeiramente, e treinador subsequentemente.

    As propostas do Jorge seriam também as minhas, nomeadamente Danilo que já provou ter a personalidade requerida para envergar a braçadeira.

    Não tenho dúvidas de que Rúben poderá vir a ser um bom capitão. Não lhe faltam qualidades. Falta-lhe apenas mais arcaboiço no cartão de cidadão. André André compreende-se. É portista e joga com raça. É natural ter o respeito dos colegas. No caso de Herrera, é bom rapaz, os colegas gostam dele, mas há um handicap monstruoso a qualquer cadeia de liderança. O Estádio não o respeita!!!! Sem esse suporte, como pode alguém vir a ser respeitado por árbitros e adversários?

    ResponderEliminar
  10. O Vassalo nem comenta. fez anos, apanhou uma farda que nem se mexe.
    Vai Vassalo, Vai Vassalo, it´s your birthday.

    Martini Man.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vassalo está a ver que parece que, para os adeptos e associados do FC Porto, uma Capitania forte não é uma prioridade...

      Abraço

      Eliminar
    2. De que serve uma capitania forte quando temos uma SAD fraca?

      O Futebol Português joga-se mais de 50% fora das quatro-linhas e aí estamos constantemente a perder de goleada portanto... E ainda nem apresentamos o R&C....

      Eliminar
  11. Num assunto sem ligação com este mas de enorme importância gostava que o Z comentasse o início de época da nossa equipa de Andebol.

    A mim parece-me muito interessante mas com sou um leigo na matéria, gostaria de saber a opinião de alguém que percebe muito da coisa ^^

    ResponderEliminar
  12. Vassalo parece ser uma pessoa 5 estrelas.
    sem dúvida alguma que uma capitania forte é prioritário, tanto na direcção como no banco. No banco é fácil, estão pelo menos dois (Marco Silva e Vítor Pereira) livres, quanto à direcção, com certeza que concorda que é um processo mais moroso... mas que deveria andar para a frente,mas acho que uma coisa não invalida a outra. Mas que estamos sempre a ser comidos de cebolada e a direcção nem chus nem mus, é certinho.
    Vai Vassalo.
    Martini

    ResponderEliminar
  13. Achei esse discurso do BB ridículo. Têm que acabar esses discursos da falta de raça e nervo nas alturas de derrota (ou empate)

    o que falta é QUALIDADE...e nem sou dos que acha que temos um plantel fraco. O que falta é qualidade colectiva,um mo delo de jogo definido e positivo, uma equipa bem construida tacticamente, etc...Falta basicamente que a equipa saiba...jogar À bola (trabalho do treinador)

    A raça é um extra...que muitas vezes ajuda mas é apenas isso, um extra. Acho que já está na altura de culpar tudo pela falta de raça e 'mística'...até porque é das poucas coisas boas que esta equipa tem é mesmo isso...raça, correr muito, etc...o problema é que falta (tudo) o resto.

    ResponderEliminar
  14. pois é mas o nosso capitão em Tondela foi Ruben Neves quando nesse campo devia-mos ter um Danilo Pereira alto e forte no duelos.

    nas questões de arbitragem não interessa nada falar depois do mal acontecido, pois não falta aí gente corporativista que nas TV´s pegam num lance que aos nossos olhos não é penalty mas nos deles é só porque dá jeito.

    agora em Tondela sabendo que o que se falava deste arbitro Hugo Miguel, o FcPorto devia ter acautelado e lançado o aviso aquando a sua nomeação, pois o histórico dele nos nossos jogos dizem-nos que com ele o nosso adversário tem sempre a vida facilitada.Publicamente alguem devia ter falado sobre a nomeação.Os outros fazem-no nos jornais e rádios e nada acontece por causa disso.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar