quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Dixit

Não sou muito de fazer isto, mas tudo o que penso está condensado em um só video - Via Tertúlia Azul e Branca.

Não, não costumo concordar nada com o Pedro Sousa, mas neste caso está tudo dito, e francamente cansa-me muito todo este lento erodir do que é o FC Porto. 

Só tenho a acrescentar que Yacine Brahimi fez 13 golos na primeira época e 12 na segunda. Para além disso, a forma como os jogadores passam do onze inicial, para a bancada, para o onze, para a bancada outra vez, é pura esquizofrenia.

E não, não é rotação, não é dar oportunidade a todos ou manter uma equipa fresca. Depoitre joga pouquíssimo. André André também. Rúben Neves nem se fala. E João Carlos Teixeira ainda nem jogou.

Estamos a sete jogos do fim da primeira volta. E ainda se anda à procura. É o que é. É o que temos. Liberdade total ao treinador para pôr e tirar. E deixar talento em casa. E adiar decisões. E perder competições. Sempre interessado em "competir".

O Porto Canal lançou ontem um Universo Porto especial debate em que se discutiu a arbitragem abertamente com Francisco J. Marques, o Director de Comunicação do FC Porto. Saúda-se a iniciativa.

35 comentários:

  1. Concordo que o Nuno nao é treinador para o Porto, um treinador que consegue colocar Oliver e Otavio no meio para dar a bola ao adversario nao é bom da cabeça.
    Um treinador que ve a equipa jogar os ultimos 30 min em cima do adversario, com mais de uma dezena de cruzamentos perigosos e nao mete o tal avançado que ele procurava, não é bom da cabeça.
    Um treinador que com os mouros está a fazer o melhor jogo da epoca e decide mudar a tactica da equipa e que agora nos ultimos 2 jogos principalmente o de chaves não esta nada bem e decide nao mudar praticamente nada, não é bom da cabeça.
    Um treinador que de um momento para o outro lembrou-se que existia o Evandro na equipa e que deixa de fora Herrera ( sou dos poucos que o acho um grande jogador, só nao na posiçao em que está) prefere ainda meter Evandro do que o André André e pior que se estamos em cima de um adversario e NOTA-SE A LEGUAS, que precisamos alguem que saiba rematar de fora de area e nao convoque sequer o Sergio Oliveira não pode ser bom da cabeça.

    Mas pior que isto é quem vai deixa-lo la pelo resto da epoca, ou entao la para fevereiro ou março decide manda lo embora quando ai assim, ja nao estamos a fazer nada. Esta champions está me a fazer lembrar a da epoca passada e o erro que foi o Lopetegui nao sair logo e sair so depois de Janeiro.

    E por ultimo CHEGA DE CONTRATAR TREINADORES MEDIOCRES, pague-se mais mas traga-se alguem decente, alguem que tenha uma ideia de jogo definida, que saiba aproveitar o talento que este plantel tem, o ano passado na altura da saida do lopetegui disse que o melhor seria o Jesualdo pois é obvio que o Pinto da Costa na minha opiniao esta a espera do Jesus.

    PEço desculpa pelas longas palavras,

    Um abraço, Pedro Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai o Óliver, que foi só o motor da segunda parte de ontem e do jogo contra o fifica, é mau? Ai o Otávio, que tem sido quase sempre criativo e pro-activo, para além de ter sentido de baliza e criatividade, é mau? Pois!

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge, eu não sei se o sentido do primeiro parágrafo do comentário do Pedro Sousa é esse ou se ele quer dizer que não faz sentido pôr Otávio é Oliver no meio se depois se opta por dar a iniciativa ao adversário.

      Abraço.

      Eliminar
    3. O que eu quis dizer foi exatamente isso José, sao os dois demasiado bons para o adversario ter a iniciativa de jogo.

      Eliminar
    4. Pedro, as minhas desculpas, naturalmente não percebi bem. É que tenho visto tanta asneira escrita sobre estes dois que me passo.

      Abraço

      Eliminar
    5. Enquanto não respeitarem o Evandro não vão conseguir ser coerentes.. ou seja não vão querer um Porto forte a meio campo e com um jogador a rematar de longa distância. Lamento que adeptos do Porto não acarinhem um jogador que tem respeitado quer bem ou mal as decisões do treinador. Os adeptos do Porto são os maiores inimigos do clube: votam num presidente que já deu o que tinha a dar, que devia ter-se demitido quando uma primeira dama que ele promoveu deu a escandaleira que deu e que os adeptos do Porto tem de levar nas fuças sempre que se fala de roubalheira dos árbitros... sempre que disparam contra certos jogadores e treinadores (não vou citar nomes) eles são os que mostram mais amor ao clube.. quer a ajudar a defender o FC Porto quer a desferir golpes nos nossos arqui-inimigos. Aqueles que se dizem portistas de coração e estou a referir-me aos que andaram nas escolinhas do clube são os maiores safardanas .. ex. Tozé. Portanto por favor não digam mal do melhor centro campista do Porto de seu nome Evandro. Deem-lhe oportunidades e saberão quem melhor defende o clube em campo sem bater com a palma da mão no emblema na camisola. É minha opinião paciência.
      Cumprimentos portistas
      A. Martins

      Eliminar
    6. Concordo com A.Martins. É muito bonito acarinhar filhos de ex jogadores. supostamente são os que têm portismo nas veias. Mas isso não é suficiente no caso de André. é um jogador muito medianozinho. Evandro é muito competente em todas as fases do jogo e a par de Rúben Neves é um grande meio campista. Se o problema do Herrera fosse o canto que ofereceu ao benfica estava tudo dito. Mas não, Herrera é uma nulidade no passe, uma paz de alma nos contra ataques, um desespero para os adeptos. Não concordo com estas críticas exageradas ao treinador. Com os seus defeitos tem construído uma equipa de trás para a frente. E sem defesas de jeito. Tem feito com que os jogadores corram que nem animais atrás da bola. Mas claro, os adeptos dos resultados limitam-se a fazer o seguinte exercício: "O Porto não ganhou? porque é que em vez de jogarem estes 11 não jogaram os que estavam no banco?" escusado será dizer que é um pensamento muito limitado e óbvio. E depois há a bacoquice de nunca mas nunca criticar os jogadores fetiche como André Silva. Um jogador que se esforça muito mas é (e não haja medo de o dizer) mau na definição atacante (último passe incluído). Não quer dizer que não melhore, mas com estes argumentos é mais difícil para o treinador conseguir que a equipa finalize mais jogadas. Quanto a Depoitre, recordo que o Sporting para ter um avançado razoável teve de investir 10 milhões. o bom avançado é muito caro. Quanto a Brahimi, é fácil perceber que não vai aprender a ser jogador de equipa grande. será sempre o melhor jogador do mundo num clube pequeno. não sabe jogar em equipa, inconsequente e irritante. Vendo otávio jogar, alguém tem saudades deste artista? ninguém! mas claro, como o porto empatou, até o Sérgio Oliveira vem à baila.

      Nuno

      Eliminar
  2. Caro Jorge
    É universal que se trata de um padrão que ao fim deste tempo todo já se viu que não serve e mais grave ainda já se percebe que não servirá nunca.
    Apostar em Varela e deixar Brahimi de fora é apenas um exemplo da total desorientação.
    Como já referi devemos ser pacientes e tolerantes e apoiar mesmo que no presente as coisas não funcionem. O GRAVE É QUE NÃO HÁ QUALQUER VISLUMBRE QUE ISTO VÁ MUDAR PORQUE O PADRÃO É ESTE E NÃO SERVE EM NENHUM CAPÍTULO. O futuro prepara-se já, mas não desta maneira. Ser tolerante com isto é contribuir para o buraco sem fundo.
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  3. Os últimos jogos da equipa revelam pouca eficácia embora rematem bastante. Pouco interessa dominar se não se marca mais que o adversário. Os remates não têm qualidade, muitas vezes são fracos, outras vezes sem a direção adequada; Na minha opinião estas situações resolvem-se com muito trabalho, treino especifico direcionado para melhorar a qualidade do remate e a eficácia do mesmo. Estando atentos aos jugos dos vermelhos é evidente a forma fácil como rematam, a forma fácil com que criam espaços para o remate ou que procuram estar no lugar certo para rematar, e não há duvida que são mais eficazes que qualquer equipa da nossa Liga mesmo sem jogaram mais que os adversários, muitas vezes fazem-no de primeira, sem estar a tentar rodriguinhos, às vezes até parece sorte, mas aquilo também tem muito trabalho e tem boa escolha de jogadores apropriados e aproveitamento das suas qualidades. Talvez precisemos de alguns jogadores com melhores aptidões para rematar, mas também se nota que há pouco trabalho para aperfeiçoar a eficácia, porque se o há, ou os alunos têm poucas aptidões para a aprendizagem ou os seus professores terão que aperfeiçoar os métodos de ensino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou então de treinar coisas e não deixar o nosso ponta de lança a passar a vida a fazer de pdl E extremo E médio ofensivo E médio centro... por exemplo!

      Abraço

      Eliminar
  4. Boa noite.

    não gostei do resultado de ontem em Copenhaga.Estava perfeitamente ao nosso alcance.

    sobre Pedro Sousa, concordo com tudo o que ele disse, pois já tenho questionado a competência de NES e o facto de andarem a queimar o Brahimi.

    sobre Brahimi um amigo meu bem informado ou mal informado disse-me que isto do Brahimi é um jogo da SAD com o propósito de adquirir a totalidade do passe do jogador por um valor baixo. Um estratagema já usado anteriormente. Agora tal como Pedro Sousa disse o FcPorto tem 50% do passe e a Doyen outros 50%.

    portanto das duas uma, ou isto é responsabilidade da SAD ou então NES é um incompetente que prefere continuar apostar nos mesmos com os resultados que se vê. Mas quem fala de Brahimi fala de João C.Teixeira que na pré-época prometeu muito e agora nem sequer calça e prefere ressuscitar Varela.

    quem não compreende o futebol no seu todo não pode treinar um grande clube como o FcPorto. Pensar mais em defender do que atacar, escolhendo jogadores mais talhados para esse efeito e deixando de parte aqueles que foram feitos para jogar ao ataque e que não deviam ter tantas preocupações defensivas, é aquilo que eu costumo dizer e que desvirtuar uma equipa. Tentar amestrar Brahimi é a mesma coisa que tentar fazer o mesmo com CR7 ,RQ7, Messi e outros.Ou seja nunca o iriam conseguir e por isso é que esses jogam como jogam nos seus clubes e o treinador não prescinde deles. Brahimi está para o FcPorto como aqueles estão para os seus clubes.

    Só NES é que não deve perceber e eu detesto treinadores que acham que tem de ter um ego maior do que os jogadores e não aceitem ninguem que lhes façam sombra na popularidade.

    NES ou arrepia caminho ou vai ter um triste fim.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  5. Boa noite,
    Tudo o que ele disse é válido, certo. Mas já repararam que esta conversa de treinadores temos desde o AVB? Eu já aqui critiquei o Nuno. Acho que ele mexe muito mal na equipa e isto é mau para jogos onde certos jogadores podiam fazer a diferença e não fazem porque às vezes nem sequer estão no banco (como o Brahimi). E quanto a isto espero que ele vá evoluindo porque um treinador tem que aprender com os erros. As exibições da equipa e os resultados são uma bola de neve. Tivéssemos nós tido um pingo de felicidade nos jogos em que claramente merecemos ganhar e tivéssemos tido os penaltys que nos devem estávamos numa posição mais alta na tabela e tínhamos um equipa mais consistente nas exibições e nos resultados também. Mas claro, isto não aconteceu e estamos na situação em que estamos. Penso que os problemas do FC Porto neste momento passam mais para além do Nuno porque de nada nos serve jogar à bola, criar ocasiões e tentar vencer os jogos se depois quando somos roubados ou os jogos correm mal não vem o líder sair da sua cadeira para dar uma palavra de força em público nem que seja para dar moral às tropas. Penso que isto tem feito a diferença para pior. Nós não tivemos sempre bons treinadores, mas tivemos uma boa estrutura por trás deles que os ajudavam e os apoiavam até à morte. Enquanto isto não mudar, teremos sempre a mesma conversa. É só a minha modesta opinião. Vale o que vale.

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que, pela primeira vez em muitos tempo, Pinto da Costa falou após o empate...

      Abraço

      Eliminar
  6. Subscrevo na totalidade tudo o que o Pedro Sousa explanou.
    Ontem num dos raros contra ataques com a bola dominada e na relva, tinhamos superioridade de 3 para 1. Chegamos à area adversária já em igualdade numerica e o transportador da bola rematou à baliza.
    É no meio que os executantes têm de ser os pensadores, os cérebros da equipa. Temos muito toque, muita habilidade mas pouca imaginação.
    Ricardo Nascimento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso mesmo temos de ter um talento que invente algo diferente...

      Abraço

      Eliminar
    2. É evidente. Esses é que fazem a diferença, desequilibram, fazem o que ninguém espera. Arriscam e arriscam-se a ser assobiados, mas os empreendedores são assim.

      Eliminar
  7. Bom dia,

    Obviamente concordo com o que foi escrito aqui acima.. quase tudo..

    O NES poe-se a jeito... toma decisoes dificeis de entender mas..

    Sou dos que pensam que o Brahimi faz muito jeito a nossa equipa.. mas ao mesmo tempo sou dos que pensam que ele precisa de banco!!!
    Pego nas palavras escritas aqui acima.. ele se tivesse 10% da capacidade mental do Evandro era um portento!!!
    Ainda nao é ESTRELA mas ja tem atitudes que assim o parece e, acho que esse deve ser exactamente o problema dele....
    Obviamente compete ao NES resolver esse problema.. tl como Jesualdo resolveu com o Quaresma...

    Uma coisa deixa-me feliz... antes o que eu mais criticava era a atitude da equipa e este ano ninguem pode criticar...
    Sao uma EQUIPA..
    Lutam o jogo todo (as vezes desgastam em demasia em lutas estereis...)
    Falta um clic...
    A para isso temos de dar o merito a qhem merece...
    Nao podemos assacar as responsabilidades ao NES e nao lhe creditar os louros...

    Um pequeno exemplo de como as coisas podiam ser:
    Peguem no jogo dos coisinhos ontem..
    Estavam a fazer uma exibição de encher o olho... a massacrar o Besiktas em casa deles...
    Aquele penalti aqui em Portugal nao era marcado...
    E eles continuavam a matar o jogo ate chegar aos 5 ou 6...
    Ninguem falava do penalti porque ja estavam 3 e no final tinham dado 5 ou 6...

    Mas como aquilo é Champions e os arbitros nao se chamam capelas nem almeidas...
    Marcaram o penalti e eles mostraram a equipazinha que realmente sao...
    Desfizeram-se como gelatina...

    Com o nosso clube tem acontecido o inverso...
    Jogamos a maioria das vezes muito e bem.. e aquele clic ou aquela falta ou aquele penalti nao chega ou nao é marado e assim nao nos deixam chegar ao ponto d e caramelo...

    Para terminar.

    Do NES so lhe aponto a merda do discurso apos os jogos em que somos nitidamente prejudicados e ele tem um discurso nitidamente para nao se prejudicar!!!

    Por os interesses pessoais acima dos do Clube é que nao engulo....

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estrela porquê, meu amigo? Por responder aos adeptos que o assobiam? Por ficar lixado por aquecer durante mais de meia hora por duas vezes e não entrar? Não o vi mandar pontapés a coisa alguma, ou atirar as fitas pelo ar, ou contestar nenhuma decisão do treinador...

      O Lindeloft faz aquele penalti com uma ligeireza impressionante, de tão habituado que está a fazer aqueles escândalos. Depois de ver aquilo, ainda fico com mais vontade de demonstrar a forma como os penalties e a falta deles condicionam completamente os jogos!

      Abraçom

      Eliminar
  8. atrasei-me, vou comentar neste post... :)
    Fui o único que viu uma equipa a escorregar durante os primeiros 45m?! As chuteiras q escolhemos foram as indicadas? não vi os outros a escorregar tanto...
    Um terreno pesado e difícil não pedia substituições mais cedo para refrescar a equipa (ainda para mais se queríamos ganhar, fiquei com a ideia que não)?!

    Por vezes acontecem coisas nos jogos do Porto que parecem amadorismo, mas a verdade é que acontecem.... pq será?

    Ficou mais uma vez a ideia que podíamos ganhar o jogo, já com Leicester foi o mesmo... não ganhámos porque?!

    Fico a pensar se será só a falta de golos, é verdade que quem não marca não ganha, mas a primeira preocupação é não sofrer e vemos 11 jogadores a correrem que nem desalmados atrás da bola, depois quando é preciso frescura física e mental e gente na área não temos... de quem é a culpa?

    O tempo passa e não se vêm progressos, é triste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se correm desalmados atrás da bola é porque não sabem quem vai ao quê. Estudo, trabalho, treino.

      Abraço

      Eliminar
  9. Bom dia,

    Tudo seria diferente se a bola entrasse. As críticas ao Nuno passariam a elogios e a Equipa estaria com os índices de confiança bem altos. Mas a bola teima em não entrar e nós (portistas) pomos tudo em causa. O Nuno tem feito tudo bem? Não, não tem. Mas que diabo, quem é o treinador que acerta sempre? Estaria preocupado se a equipa não produzisse lances de golo, não jogasse com intensidade, se os jogadores não deixassem tudo em campo. E hoje vejo muitos de nós a elogiar o Lopetegui, mas nunca vi as suas equipas a jogar com esta intensidade. Haja paciência... As únicas críticas que faço ao Nuno, é que na hora das substituições não tem acertado, e outra, ainda não vi ninguém falar nisso, é porque dispensou o Bueno. Se era para jogar em 4X4X2 não vejo melhor apoio ao ponta de lança do que ele.
    A bola vai começar a entrar, estou certo. partir daí vamos ter um Porto à Porto. Na minha opinião é o empurrão que falta.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o objectivo de um jogo de futebol - marcar golos! - fosse cumprido, seria diferente? Claro que sim! É só pela dança táctica que vê futebol, Augusto?

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Jorge Vassalo,

      Falo de futebol e do nosso Porto, a esmagadora maioria das vezes, com a razão tolhida pela paixão. Esse facto perturba a leitura que faço? Claro que sim. Mas convenhamos, com Lopetegui tínhamos a solidez defensiva que hoje apresentamos? Tínhamos a simplificação de processos para criar oportunidades de golo que hoje temos? Criávamos tantas oportunidades como hoje? O nosso futebol não é muito mais intenso? Não há mais garra e querer na equipa. Acho que sim. Se tudo isto é táctica, então sim, vejo o futebol só pela dança táctica.
      Abraço

      Eliminar
  10. Jorge,

    Nao me interpretes mal..
    Eu acho o Brahimi um GENIO.. Tem um futebol unico que nao vejo em lado nenhum.. nao conheço nenhum jogador do mundo com as fintas que ele faz...

    Quando disse que ele precisava de banco nao me estava a referir aos acontecimentos deste ano...

    Acho-o pouco solidario... acho que o lateral que joga com ele sofre horrores... se fosse eu.. que subisse 1 vez.. 2 vezes.. 3 vezes e ele em vez de alternar/aproveitar as subidas para fazer 2/1 ou fintar... ele opta sempre pela finta.. e isso alem de o prejudicar, que o torna previsivel...
    Desgasta o relacionamento e prejudica a equipa...

    Agora nao percebo o que se passa este ano....
    Nao sei se aconteceu alguma coisa nos treinos...
    Nao sei como treina...
    Nao sei se esta a resistir a mudança..

    O que sei é que mesmo com todos os defeitos que enumerei.. ele faz falta...
    E devia estar la....

    Tb nao gostei de no jogo da taça ele nem ter entrado!!!!

    Aí (na minha opiniao) o NES foi NABO!!!

    ResponderEliminar
  11. Eu não morro de amores pelo actual treinador do "AZUL E BRANCO", a minha escolha teria sido Pedro Martins, mas temos de ser justos, no inicio da época NES quis dispensar Brahimi (o individualista, digo eu) e Adrián López (um flop na minha opinião).
    Por outro lado a contratação de Depoitre não está bem explicada. Então um técnico não faria tudo para promover um jogador que indicou para o clube que treina?
    O que eu sei é que nestes 4 anos de JNPC tivemos, o "ilusionista", Adrián López (que ninguém percebe quem o contratou, talvez o Jorge Mendes saiba), Dani Osvaldo (que se livrou-me um pouco de toda esta merd@ chamada futebol, pois o que gosta é de cantar), Imbula (que ninguém percebe quem o contratou e que entrou no clube a 100 e saiu a 200), prejuízos de 58 milhões, saídas de Fernando Gomes, Angelino Ferreira, Antero Henrique, desinteresse em controlar a arbitragem e um canal que não passa de uma comédia.
    Então se NES não é treinador à PORTO será JNPC Presidente à PORTO?
    O que falta ao "DRAGÃO" é um Jonas, um Mitroglou, um Jimenez, ou um Bas Dost. Mas para ter esses jogadores é preciso ter competência na direcção.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jonas, Mitroglu, Jimenez e o Bas Bost estão em Portugal. É só preencher a proposta e comprar a lancheira.

      Eliminar
    2. O que tem a um problema no pé que quase o perdeu, o outro que é muito mais caro do que dizem , o suplente que o presidente quer vender por mais de 60M e o goleador que acha que é pouco individualista mas que está atrás do AS... esses?

      Abraços

      Eliminar
    3. "Temos de ser justos" escreve Luis, que já foi de José Peseiro. Insiste no "ilusionista" e anda encantado com a gente da concorrência, Jonas, Dost e Mitroglou assim como com a competência das respectivas direcções. Só tem de se mudar para lá. A gente não se importa!...

      Eliminar
    4. Absolutamente de acordo com o que é dito pelo Senhor Luís. Relativamente ao Treinador também já o manifestei noutra ocasião dizendo que a sua presença e o seu fácies no banco não me inspiram confiança. A mim, modesto associado para quem à partida tudo o que nos "põem no prato" é para comer. Agora imagine-se ao profissional que está ali para jogar e ganhar a vida.
      Volto também àquilo que já disse noutra ocasião. Parece que os associados e adeptos não levaram na devida conta aquilo que o Presidente nos disse de forma solene nos finais da época passada: BATEMOS NO FUNDO! isto é: regressamos à primeira década de 70. O "trabalho" das arbitragens, os órgãos que tutelam o futebol, e a comunicação social, em tudo fazem lembrar os tempos em que andávamos pelo fundo. Programas de 2 horas na TV sobre os 3 grandes e restantes, onde se fala 110 minutos sobre o Orelhas e o Baforada e os restantes 10 a perguntar ao avençado dos Dragões se a roubalheira justifica a perda de jogos e pontos.
      Os anos foram passando e o nosso Presidente acabou por ficar só. Só assim se compreende a expressão : BATEMOS NO FUNDO.
      Um abraço

      Eliminar
    5. Para jnporto

      Se esta situação se mantiver no clube, espero que muitos "DRAGÕES" se comecem a importar, pois será a partir daí que o "AZUL E BRANCO" voltará a dominar o futebol nacional.
      Para sermos justos, Luís o que foi do José Peseiro, do Lito Vidigal, do Pedro Martins e do Sérgio Conceição. Isto sem qualquer conotação "gay". LOL

      Abraço

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
    6. Tomei nota, Luís. Saudações Portistas

      Eliminar
  12. Independentemente de se gostar de NES ou não, acho que este discurso só vem favorecer os nossos inimigos. Ainda por cima de um dos que mais tem a ganhar com a instabilidade de NES pois para aquelas bandas também não anda famoso.

    Temos problemas, mas os outros também os têm e não vejo criticarem e pedirem a cabeça dos seus treinadores.

    Vamos com calma e acho que no ano passado ficou provado que mudanças a meio não trazem nada de bom.

    O NES tem de ser chamado ao espirito do Dragão.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém pede a cabeça de ninguém. Defendo que a sair, se saia no final da época. Só no fim da época se podem fazer contas.

      Abraço

      E eu quero é que NES lime os defeitos. É-me indiferente quem lá está. Desde que trabalhe bem.

      Eliminar