quinta-feira, 24 de novembro de 2016

O Estado Das Coisas

"Incompreensível", dizia o comentador espanhol do vídeo de onde tirei o frame do penalti claríssimo de Lidelöf que ilustra este post. A seguir, o dito comentador atribuía à juventude e inexperiência de Lindelöf um penalti tão ridículo. 

Naturalmente, não sabe este que o penalti se deveu, pura e simplesmente, ao facto de ser tão normal que Lindelöf e os seus colegas façam este tipo de brincadeiras impunemente no campeonato doméstico que se lhes oblitera da cabeça que as regras são diferentes na Europa do futebol, mesmo não sendo.

Foi, aliás, comovente ver também como não houve qualquer reacção à presença de Aboubakar na área para o terceiro golo, tão convencidos que estavam que seria marcado fora de jogo - inexistente - no lance do golo do empate.

Sim, é verdade, temos erros, nomeadamente de treino e sistematização, temos tido falhas de eficácia. Mas não esqueçamos o essencial: num campeonato isento, em que, pelo menos e já não seria pedir muito, 60% dos penaltis a nosso favor fossem marcados, estaríamos destacados na frente, cheios de confiança, com os adversários a temerem o nosso poderio, sabendo que não teriam o manto protector da APAF a proteger a sarrefada e todas as jogadas à margem da lei de jogo que são permitidas contra nós.

Não há aqui enganos: prefiro um FC Porto que ganhe apesar dos erros arbitrais. Estes não disfarçam as carenças de jogo, finalização, jogadas estudadas e entrosamento da minha equipa. Mas quero, desejo, a bem do prestígio, também, da minha Liga - tão pessimamente vista lá fora - que esta se torne competitiva e justa.

Não queremos benefícios - sabemos-nos naturalmente melhores. Já o provamos. Mas queremos que se conheça o real valor das equipas. Queremos uma comunicação social isenta que não permita que um treinador tenha o topete de dizer que lamenta a sua "equipa não ter feito o 4-0 que matava o jogo." Se fosse o FC Porto a perder uma vantagem de 3 golos que garantiria o apuramento - quiçá em primeiro - para a fase final da Champions e cairia o Carmo e a Trindade neste Portugal. 

Assim, no pasa nada, tudo natural e normal. Não há crise. Afinal, continuam a ser o tricolinho.

Uma vez mais uma equipa vai defrontar as papoilas apenas uma semana depois de ter despedido o treinador. Pepa, essa papoila conhecida, foi despedido do Moreirense depois de lá estar 15 dias a olhar para o balão, a uma semana do jogo. Podia o Papoilas ganhar com justiça? Podia, mas não era a mesma coisa. Assim se fazem campeões fajutos: com trapaça, inclinação e god mode. Porque seria exposta a verdade dos factos: uma equipa terrivelmente sobreorçamentada com falhas graves. Assim, é um campeonato mais ganho à fifica.

Parabéns à Dragões Diário pela posição de força e o call do bluff dos processos disciplinares. Estou a gostar! Sigam assim! Estaremos convosco!

34 comentários:

  1. E finalmente ficou entendido o conceito de jogador à porto actualmente...é jogar bem contra o benfica..
    Como diz o Quaresma fazer golo ao benfica deixa-me feliz..
    Porto jogar mega bem contra o benfica deixa-nos feliz.. a muitos parece que sim...
    Como já disse somos o benfica dos anos 90.. os argumentos são todos iguais.. e ganhar ao benfica é ganhar a época..
    E que pensar do que diz um activo da SAD com um valor de vários milhoes de euros..

    ResponderEliminar
  2. Por falar no estado nas coisas, parece que o FCP-Leicester não vai ser transmitido pela rtp (paga por todos), algo que abona muito em favor do serviço público.
    Se o "pateticocarnaval" fosse explorado de outra forma os "PORTISTAS" não seriam lesados desta forma.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A RTP só transmite os jogos das 3as, e o FCP vai jogar numa 4a. Com este sistema que a RTP negociou, quando há 3 equipas portuguesas na Champions, vai haver sempre uma que se lixa.

      Quer-me parecer que na RTP tiveram noção disso, por isso vão-nos tentar dar um rebuçado com o Porto - Belenenses para a taça da Liga.

      Eliminar
    2. "vai haver sempre um que se lixa", o FCPORTO, como de costume.

      Abraço

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
  3. Boa tarde Jorge,
    Parece que leu o meu pensamento sobre esse jogo dos vermelhos. Nota-se muito bem a diferença entre as duas competições (a nacional e a europeia). Quando o defesa deles fez aquela asneira ridícula o árbitro assinalou logo. Aqui fazem-se de cegos. Mas claro, eles é que vendem jornais e eles é que têm mais adetos e os árbitros têm medo de queimar os dedinhos. Enquanto este circo não for controlado temo que continuamos a ser comidos. Dá-me gozo ser do FC Porto. Podem continuar a acusar-nos do apito dourado, que as coisas estão bem à frente do nariz deles. O que lhes dói é as provas que já demos na Europa e se tudo correr bem, estaremos nos oitavos este ano.

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso o árbitro até nem apitou logo, nem iria apitar. Apitou apenas depois do fiscal da linha da linha de fundo ter indicado penalty, que foi claríssimo.

      Eliminar
    2. Não foi penalti pois não, vermelhinho? Aquilo é um "auxiliar de cabeça"...

      Vocês não têm vergonha nenhuma!

      Eliminar
    3. O que é que no "que foi claríssimo", não entendeste?

      Eliminar
  4. Os jogos transmitidos pela RTP são sempre os da terça-feira.

    ResponderEliminar
  5. É bem verdade Jorge, bastava 60% para acontecer isso tudo que dizes. Isso tudo, mais o Nuno não ser, afinal, uma grande treta. Poijé.
    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os problemas do Fc Porto não desapareceriam. Mas agora estão a fazer mossa!

      Abraçom

      Eliminar
  6. Estavamos a 3pontos, fomos a setubal e um oenalti é transformado em amarelo. Possivelmente ficariamos a 3pontos antes de receber as galinhas..ficamos a 5! Recebemos as galinhas e um golo limpo é anulado a andre silva. Ficariamos a 2pontos...continuamos a 5! Conclusao... no final do jogo com as galinhas se tudo se passasse de forma normal terminariamos o jogo no primeiro lugar mas não estamos a 5!!!

    ResponderEliminar
  7. Caro Jorge,

    Mais um grande post e a tocar na ferida! Já agora, se não for demasiado, sabe quando é a entrevista com Francisco J Marques?

    Um abraço,

    Rodolfo Névoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que li iria haver uma entrevista ou declarações no Porto Canal de Francisco J Marques, mas não sei se se confirma...

      Rodolfo Névoa

      Eliminar
    2. Eu também ouvi isso, mas acho já passou, foi na terça que deu... se não estou enganado. A seguir ao pré jogo da CL.

      Eliminar
  8. Boas

    não deve ser por acaso que na FPF existe Coelho.

    já o Gosma da Selva, diz que só os burros falam de arbitragem. Deve estar a falar do presidente do seu clube que ainda agora foi castigado por 60 dias devido ao jogo com o V.Setúbal,

    Esse Gosma já começa a mandar lenha para a fogueira ehehhehehheheh.

    DD tem de continuar a sua luta e gosto de ver o Porto Canal ter um programa de debate sobre os casos da jornada respeitantes ao FcPorto. Muitos podem não ver o canal mas seguramente que fará sempre eco.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  9. É como ver os jogos contra os braga, Belém e
    Marítimos, é só tentar adivinhar por quantos vão ganhar...pelo menos facilita nas apostas...

    Cumprimentos Portistas

    ResponderEliminar
  10. É isso mesmo, Jorge. Os nossos erros e falhas não implicam obrigatoriamente que não possamos, ainda assim, vencer - basta que mesmo assim sejamos melhores e, claro, que a competição seja honesta. E claramente não é, pelo quarto ano consecutivo.

    Se já não há no clube quem consiga combater este estado de coisas, só têm que sair e dar o lugar a outros.

    Apenas uma nota de discórdia: acho que temos de deixar cair essa de sermos naturalmente melhores. Não somos, à partida, nem melhores nem piores: tudo depende da competência e determinação.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naturalmente melhores porque o mostramos recorrentemente. Até no horrível ano passado.

      Abraço

      Eliminar
  11. O nosso campeonato é uma vergonha em que não há verdade desportiva mas enquanto os clubes do regime forem os beneficiados "no se passa nada". Devíamos fazer uma súmula dos roubos de que temos sido alvo e principalmente da diferença de critérios usados em lanches iguais sempre com prejuízo para o azul e branco e envia-Los para a Liga, FPF,UEFA etc para verem o que se passa num campeonato que está viciado à partida com a conivência de uma comunicação social vendida composta por jornalistas sem dignidade profissional. Não queremos ganhar nada sendo beneficiados mas sermos roubados tão descaradamente já ultrapassa todas as marcas. Não é com uns comentários feito no DD que resolvemos a situação é preciso falar na hora e em direto. Infelizmente não temos ninguém que o faça pois quem o devia fazer está caduco, ultrapassado, e acomodado. Sem mudarmos a nossa atitude vamos passar 19 anos sem nada ganhar,fechando-se o ciclo que foi rompido por quem agora em vez de ser a solução é o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um passo no bom caminho é sempre um passo no bom caminho...

      Abraço

      Eliminar
  12. ... O que Jorge Vassalo escreva no post mais os jogos serem transmitidos pela Benfica TV o que resulta numa grande vantagem para eles ao que se somam os pontos garantidos com o Belenenses, Braga e Marítimo [seis vezes três igual a dezoito]. O futebol português é uma enorme mentira na qual o FC Porto e Pinto da Costa não podem fugir às suas responsabilidades porque deixam as coisas chegarem a tal ponto. Não foram eles quem permitiu que Lucílios, Ferreiras e Fontelas tomassem o poder?. Estavam à espera de milagres, não?... Abraço

    ResponderEliminar
  13. È pá li bem? Somos "naturalmente melhores"? Nao acredito!!
    Ainda há pouco se malhava no treinador por empatar em copenhaga...!
    Mas eu entendo, somos naturalmente melhores, mas o NES é fraco o herrera é fraco o casillas não defende nada, a táctica não presta, o presidente anda a dormir, tudo é mau!
    Se calhar não somos nada melhores, porque se fossemos ja tinhamos enfiado um murro na mesa (ou em algum palhaco de apito) , depois de ser constantemente "assaltados", ou ja se tinham calado os assobiadeiros e aos adeptos de "Fassebokas" nao se lhe dava a importancia que estes imaginam que tem!
    Se calhar digo eu...que pelos vistos nao percebo nada disto!
    SDF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó SDF, adoro estes comentários pá!

      Então não posso achar-nos naturalmente melhores do que as papoilas e criticar o empate com o Copenhaga?! O que tem o derriérre a ver com os pantalones?

      Posso ter direito a uma opinião? Dás-me licença de achar que NES tem de fazer mais? Posso? E conheces este blog? Sabes quantas vezes já defendi o Herrera? Mas não posso achar que ele não está bem? E do Casillas?!? Eu, que até defendo que ele deve ser Capitão!

      SDF, faço críticas construtivas em prol do que entendo ser aquilo que poderia ser melhor. Não sou contra ninguém. E desculpa lá, adepto de "Fassebokas" o carago! Estou lá, sempre, no meu lugar, chuva, sol, frio, tosta. Sempre! Ok?

      Abraço

      Eliminar
    2. Nao falei especificamente de ti! Ate porque leio o que escreves e sigo a tua opiniao, umas vezes concordo outras nao como seria de esperar!
      SDF

      Eliminar
  14. Enfim Jorge também eu gostava que estivéssemos numa liga equilibrada.
    Mas é como digo, que alguns destes sabujos têm desaparecer por completo do mapa.
    Porque é de geração em geração ou de mão em mão que se passa a "chave bermelha" para que todo aquele sistema funcione a todo o esplendor boifiqueiro.

    Cá da nossa parte temos de ter homens com grande espirito e grande mente para derrotar estes fdps.


    Abraços.

    ResponderEliminar
  15. Que tristeza,entao como o nosso clube está na merda,vamos fazer pists sobre os jogos dos rivais,mas,onde é que eu ja vi isto?

    ResponderEliminar
  16. Boa noite. Acabo de ver a flash interview do NES...este gajo é um derrotado. Tem um discurso de derrotado, uma postura de derrotado. Não é este gajo que nos vai levar de volta ao caminho das vitórias. Agradeço que se retire de cena e que alguém aceite a sua retirada de cena e que coloque o lugar á disposição. Abraço

    ResponderEliminar