segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A Senhora Velha e a Intenção Pura.


Está então a vecchia signora no nosso caminho nos Oitavos de Final da Champions League. Naturalmente, um adversário muito difícil - todos o são nesta fase - e com o qual temos contas antigas a acertar. Eu acredito que a perspectiva histórica tenha sido dada por todos os outros blogues, por isso, vou por outro caminho.

Teremos pela frente um adversário que chegará, previsivelmente, fresco em Fevereiro à nossa casa em virtude do fosso enorme que tem de qualidade e profundidade de plantel e mesmo de conhecimento da sua equipa em relação aos rivais (neste dia em que escrevo, a nossa conhecida Roma e o Milan estão empatados no segundo lugar a 7 pontos de distância), por isso focado completamente em conseguir um título europeu que perseguem há anos. 

Contra Buffon, Alex Sandro, Higuaín e companhia terá de ser um FC Porto muito forte defensivamente e incisivo no ataque para seguir em frente na eliminatória. A Juventus sabe ser camaleónica o suficiente para ser imprevisível e cínica o suficiente para controlar até desferir um golpe raro, sem qualquer contemplação. Onde nós temos juventude e vontade, do outro lado morará a experiência e o treino repetido. Só com criatividade e muita raça será possível passar a muralha alvinegra. Difícil, sim. Impossível, jamais. No entanto, ver dois gigantes europeus amigos nas duas balizas vai ser um daqueles eventos históricos ao qual não faltarei.

Ontem à noite, deu-se o previsível desporto nacional, o do branqueamento de penaltis lampiónicos. Sim, são os dois penaltis. Isso, ou a mão de Felipe não era, e  deveríamos estar 2 pontos à frente, a mão de André Silva não era e deveríamos ter tido um resultado muito mais dilatado e por aí em diante. E não, não são coisas despicientes. São influências directas no resultado.

Pizzi não teve a "intenção" de dar na bola, dizem uns. Pois, mas com qual dos braços? É que ele ajeitou a bolinha com os dois, primeiro o esquerdo e depois o direito! Que não haja avaliador que dê disso conta, seja no Tribunal d'O Jogo ou noutro lado qualquer, é absolutamente surrealista! E, neste caso, não só seria penalti a favor do sportem como é a jogada imediatamente anterior ao primeiro golo benfas! Não há maior influência directa no resultado do que esta! E no caso de Nelson Semedo, enfim, o peito dele deve ter uma extensão angular qualquer. Este é o braço direito de Nelson Semedo a tocar a bola. Num movimento deliberado. Ou isso, ou está com espasmos musculares. Mas aqui diz-se por todo o lado que "foi sem querer" e que "não havia intenção".

Aqui está a via sacra benfas em todo o seu esplendor rumo ao tetra. É que Jorge Sousa, depois de ter ficado de molho uns bons meses, viu literalmente "a luz" e já sabe o que fazer. E é por isso que estou, infelizmente, profundamente convicto da infinitesimal probabilidade do título, apesar de acreditar até ao fim. É que podemos jogar bem, fazer grandes espectáculos de futebol. Mas quando lutamos contra dados viciados, e ainda por cima contando com um autêntico golden shower papoilar para ajudar à festa... é complicado. Foram inferiores em tudo. São e sê-lo-ão. Mas passam fases de grupo com sorte e têm uma eficácia surrealista no contra-golpe. Como uma equipa pequena. Num jogo pragmático.

Contamos, através de um FC Porto de qualidade e resistente, com a "glorificação antecipada" que leva à soberba. Ganhando os nossos jogos, ficará sempre a ideia de que um Marétmo pode acontecer mais vezes. Mas será muito raro. Não deixaremos contudo de lutar até ao fim.

11 comentários:

  1. Oh que caraigo!!
    Estes não!!!
    Nao dá para mudar isto??!
    Nao dá?? Ah parece que não!!:))
    Pronto, é destes jogos que o "pobinho" gosta, venham la os "Vecchias" que nós vamos estar mais que preparados!!
    Abraco!

    ResponderEliminar
  2. Será uma boa oportunidade para que João Pinto e Rui Barros (este dois por serem os mais chegados ao plantel) de mostrarem de como é que aquela fina foi jogada e que contornos é que teve.

    Quanto ao derbi, os viscondes provaram do veneno que nós sentimos, mas de facto que os boifiqueiros andam a querer jogar andebol de 11.
    Basta estes tipo apanharem com dois ou três árbitros mais sóbrios e isentos que o paradigma muda.

    Também temos de fazer o nosso trabalho como é óbvio.

    ResponderEliminar
  3. Se formos ganhando os nossos jogos tudo é possível, vamos ver, mas os benfas estão bem protegidos e jogos como o da Madeira serão raros. É um desígnio nacional ver os sunitas alcançar o tetra com os xiitas no segundo lugar, se possível. O karma é lixado e ontem foi fixe ver o Jasus provar do próprio remédio, pena ser quem foi. Mas isto é uma pouca vergonha, abre-se O Jogo e aqueles palhaços dizem todos que não é penalty, a vergonha é coisa que não se usa muito hoje em dia e há que saber viver, há contas a pagar, a luz, o gás, a tv cabo, uma extravagância ou outra... depois chegam lá fora e é o que se vê, mas pronto, eles são felizes assim, a cabeça não dá para mais... Quanto à Juventus, lindo, lindo eram pagarem por 1984, uma das maiores roubalheiras de que me lembro, um dos primeiros jogos que recordo como deve ser... pode ser... com a Roma também não tínhamos hipóteses e passámos. Mas até lá, que não nos doa a cabeça e vamos ganhando os jogos. Saúde, João.

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Jorge!
    Um "post" *****!
    Quanto ao nosso FC Porto, atendendo a que continuo a não acreditar em NES, a tarefa que se apresenta à equipa portista é hercúlea...!
    Relativamente ao Jorge Sousa, é como dizes o homem esteve condicionado pelo medo de voltar à "jarra"...!
    Quanto ao Benfica 2 Sporting 1, só vi a segunda parte do jogo; e sim, vi o Sporting a dominar durante largos períodos do jogo, com os benfas a defenderem-se com unhas e dentes (agarrões, empurrões, cacetada velha de parte a parte...etc... etc... foi mato... Com o Jorge Sousa a assistir impávido e sereno; só apitando quando era demasiado evidente...!
    Possivelmente não era este o desfecho que pretendia o "nomeações" que agora pertence à área sportinguista, ao nomear Jorge Sousa...
    Agora chegou a vez dos calimeros porem em causa a arbitragem... Aquando do Sporting 2 FC Porto 1 em Alvalade, os lagartos foram beneficiados pelo árbitro desse jogo nos lances dos dois golos do Sporting; o primeiro golo a ser precedido dum offside nítido e o segundo golo com o Bryan Ruiz a ajeitar a bola com o braço antes de chutar... E no pasa nada...! Nessa altura os dirigentes leoninos não se mostraram tão preocupados com a arbitragem como agora... é bom que provem agora do mesmo veneno...

    Abraço,
    https://dragaoatentoiii.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  5. Bem, parece que reina a satisfação e a confiança para os lados de Turim... Faz lembrar há uns meses atrás em Roma. Gosto destas presunções pois, como uma vez foi aqui dito pelo caro Jorge, sabe ainda melhor dar uma bardelada no focinho de alguém que não está á espera. Estou confiante.

    Quanto ao jogo de ontem foi engraçado ver a vermelhada toda ignorar a arbitragem que houve e simplesmente dizer que o JJ é um aziado e um chorão.

    Mas o que importa mesmo somos nós, PORTO, e a verdade é que eles já estão a ficar acaçados com o nosso subir de forma.


    Abraço azul e branco
    PL

    ResponderEliminar
  6. O sortilégio do sorteio colocou frente a frente dois dos melhores clubes do mundo F. C. do Porto - Juventus. Entre estes dois colossos, 51% para nós, como sempre.

    ResponderEliminar
  7. Já se sabe que o célebre FORA DE JOGO de Maicon rendeu semanas de discussões, mas antes do FORA DE JOGO que teve honras de capa d'A BOSTA, o tacuara tocou com as DUAS MÃOS na bola dentro da área nas barbas do Proença, vinda de um pontapé de canto, portanto não foi à queima.

    Era penalty e expulsão do tacuara por acumulação de amarelos, e o boifica que já estava reduzido a 10, iria ter de jogar os últimos 15 minutos com 9 jogadores.
    Ninguém falou nisso, foi só SEMANAS ATRÁS DE SEMANAS chorando, reclamando, latindo, grunhindo e pastando o FORA DE JOGO de Maicon.

    No escandaloso fora de jogo de saviola em 2009/2010 que deu a vitória ao boifica, no famoso jogo do túnel onde Hulk e Sapunaru cairam que nem patinhos na armadilha previamente preparada, onde os stewards NÃO PODERIAM ESTAR, mas estavam, tudo mudo e calado, a capa d'A BOSTA dizia FABULOSO, FENOMENAL OU qualquer coisa semelhante. Do offside do anãozinho argentino que deu o gol, tudo mudo e calado.

    Como disse uma vez MST (salvo erro), quando o boifica vai na frente, não há crise no futebol portugues, tá tudo em paz...

    Uma perguntinha: qual foi a última vez que voce ouviu alguém falar em VERDADE DESPORTIVA???

    Eu não me recordo... aliás, tenho uma vaga lembrança que foi em maio de 2013...de lá pra cá, a tal verdade desportiva deixou de ser assunto prioritário e semanal nos programas esportivos nas televisões...por que será? Será do guaraná?

    ResponderEliminar
  8. A Juve faz parte do triunvirato de equipas que detesto (junto com slb e real madrid). É simplesmente a equipa mais cínica do mundo. No Dragão vai jogar tipo slb, na expectativa, procurando em meia oportunidade matar o jogo. E tem jogadores para isso. Em casa, onde habitualmente têm que tomar a iniciativa, não têm sido tão fortes na Europa, tendo já 2 empates. Como tal, a receita é simples: vencer no Dragão, de preferência sem sofrer golos.

    Apesar de ser uma equipa muito forte, e teoricamente superior à nossa, acredito que é possível sonhar acordado. Se conseguirmos manter durante 180m aquilo que fizemos na 1º parte contra a Roma em Itália, a Juve terá que suar muito se nos quiser passar...

    Quanto ao slb e penaltys, same as usual. O Marco Ferreira teve que se reformar por isso, e não estou a ver novos árbitros a quererem aposentar-se no imediato. Desde que não arranquem uma perna ou braço aos adversários, os vermelhos têm a garantia de uma época calma. Num jogo em que estejam a ganhar por 4 ou 5, lá terão um penalty assinalado contra nos últimos minutos, para enganar as estatísticas, como se viu na época passada.

    Pior do que os penaltys, o que mete raiva, é ver uma equipa tão fraquinha e de mentalidade tacanha e pequinininha a conseguir 4 pontos em clássicos, quando na muito melhor das hipóteses mereceriam 1.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois queixam-se que lá fora nos vêem como inferiores... ainda hoje vi um vídeo onde o comentador da BT Sport nem consegue acreditar como é possível não marcar penalti naquilo... enfim. É como diz o Presidente: só se não nos deixarem.

      Abraço

      Eliminar
  9. Já viram a sorte que o Benfica tem, depois do Moreirense, agora o Belenenses:

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=645557

    há gajos com sorte.

    A.P.

    ResponderEliminar
  10. Estou farto de dizer que no campeonato não há verdade desportiva. O campeão é feito todas as semanas com arbitragens vergonhosas que beneficiam sempre o mesmo. A CS desportiva composta por gente sem espinha aos quais não chamo de jornalistas para não insultar os que verdadeiramente o sao, tudo branqueia pois não passam de uma correia de transmissão do clube do regime.É uma falta de vergonha ver antigos árbitros analisarem casos iguais de maneira diferente consoante a cor da camisola,é surrealista. Claro que não tenho pena nenhuma dos calimeros terem provado do veneno que nós tivemos de beber na casa deles e que me lembre nessa altura eles tiveram o mesmo comportamento para nós afirmando que tinha sido uma boa arbitragem. Cá se fazem cá se pagam! Mas não é isso que está em causa,o que está em causa é esta dualidade arbitral que no final atribui o campeonato. A nós já nos roubaram alguns pontos atingindo o cúmulo da desfaçatez marcarem mão ao Filipe quando segundos antes não se marca mão ao Mitroglou e respectivo pênalti. É assim que se ganham campeonatos. Atualmente a descredibilizacao do nosso futebol é total e a falta de qualidade da totalidade dos árbitros é obscena daí nenhum deles ser chamado para as grandes competições. Infelizmente nós Porto parecemos aqueles cornos mansos que não reagem e enquanto tivermos esta atitude nunca seremos campeões. O nosso decrépito e ultrapassado presidente gasta as suas já poucas forças atacando os portistas e cobardemente calando-se perante esta vergonha a que temos assistido. O patético canal em vez de mostrar os roubos mostra galas de clubes que sempre que podem nos atacam. Tenho vergonha destes comportamentos! Por tudo isto podemos andar a competir numa liga de faz de conta que o resultado final é sempre o mesmo e a favorecer o mesmo. Para mudar é preciso reagir e afrontar o poder instalado e eu não vejo em quem nos dirige essa capacidade por isso nao adianta comprar Pedro ou Paulo que o resultado final não se alterará. Na LC como os árbitros são outros sempre jogamos em igualdade e aí só não vamos mais longe porque os outros são melhores. Aguardemos por melhores dias no campeonato da vergonha!

    ResponderEliminar