sexta-feira, 10 de março de 2017

Análise Arouca 0-4 FC Porto - A Goleada Tranquila

Eis que, aos 10 de Março de 2017, retomo aquela sensação que tive no tempo de Villas-Boas da última vez: a sensação de jogos tranquilos, onde o domínio é grande, o controle do jogo total e o sentido único insofismável. Há uma suavidade inegável que se saúda. Estamos em primeiro. Outra vez. E vê-se o crescimento desde que chegou Soares. Em todas as áreas. Estamos no bom caminho. A luta é até ao fim. Vamos a notas.

Brahimi - Inegavelmente, o nosso génio argelino está num formidável momento. Por ele passa o ataque e defensivamente não há nada a apontar. Mais ainda, serve os companheiros, deixou de tentar levar a bola para casa e, por isso, mereceu que 90% do jogo ofensivo fosse seu. Obrigado Brahimi. Continua assim, pá!

Soares - Nove golos em seis jogos. Nove. Não é preciso dizer muito mais, mas vamos insistir: a atacar, a pressionar, a ganhar espaços, divididas, a jogar com os companheiros, a finalizar à ponta de lança, foi uma pérola que foi desencantada e a peça do puzzle que faltava para tornar o FC Porto um candidato sério ao título. Parabéns aos responsáveis! 

Meio campo de luxo  - Danilão a marcar e a dirigir. Ontem o Bicho falava que os Capitães não precisam de braçadeira para liderar. Danilo é um líder. E defende como poucos. Óliver, no seu lugar... é Óliver. Não é preciso dizer mais, pois não? E o seu companheiro André André está muito bem, com ele ao lado. Temos um caso sério de meio campo,  Assim, dá gosto ver jogar o FC Porto.

Iker Casillas - Jogar, ser sério e competente, ter a cabeça no lugar e estar focado na hora da morte de um ente querido, é sinal de carácter e personalidade. A minha solidariedade com El Santo nesta hora difícil. Além disso, e muito menos importante, é a melhor série de sempre sem sofrer para um campeonato de Casillas. Bravo.

Adeptos - Estádio cheio e mais os que entraram depois, Apoio do primeiro ao último minuto. Não foram o 12º jogador, foram os primeiros. Bravo!

O lobinho e o patola - Risível, ridículo, idiótico e sem vergonha, é assim que posso classificar os comentários da SportTV. Tentar dar a entender que Danilo faz penalti quando é agarrado, tentar arranjar um fora de jogo (?!) de Danilo no lance do golo é patético. Tentar arranjar justificações para a não marcação do penalti sobre Soares é só ofensivo. Luís Freitas Lobo e o coisinho que o acompanha: tenham vergonha! Eu sei que, se calhar, estão só a obedecer ao patrão, mas escusavam de ser mais papistas que o Papa. Fica mal. E é triste.

Triste, também, é ter de se retratar por mandar bocas de ressabiado. Mais vale informar-se primeiro do que ter de engolir sapos, professor Manuel Machado! E, também, uma nota especial para o Arouca: bem sei que o presidente é bem mouro, mas obrigar adeptos pagantes a esperar mais de meia hora após o início do jogo, deveria dar direito a devolução do valor. É um país pequeno, que fazer...

45 comentários:

  1. Um jogo sem história...
    O FC Porto foi competente.
    Nota mesmo negativa para o que tiveram que esperar os adeptos para entrarem no estádio.
    Vi umas imagens que um policia estava a vistoriar um banner por mais de 1 minuto... Que mundo é que vivemos?
    Outra nota, pela primeira substituição parece que André Silva irá ser titular em Turim, resta saber se Soares também o acompanha.

    Em Turim eu acredito.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogos diferentes, adversários diferentes... mas também podem perder!

      Vamos a eles!

      Abraço

      Eliminar
  2. Hoje não pude estar presente, porque a vida nem sempre o permite, e tive que ver na sporttv, os comentários não ouvi (ainda bem), porque no café não dá para isso, mas caramba, as repetições de lances em que não há dúvidas nenhumas, passarem mais de 5 vezes, querem o que afinal??
    Lances em que nem no momento há a dúvida se está em jogo ou não, e os paralelos da sportv a passarem aquilo várias vezes.

    Já para não falar nos 30 minutos de espera, que amigos meus me disseram que gramaram, como diz o Vassalo, no fim deviam devolver parte do valor, que eu saiba compra-se o bilhete para 90 minutos.
    Eles tentam de todas as maneiras mas a equipa está forte, e os adeptos mais presentes que nunca, ai se esta onda azul tinha outra cor, tanta capa de jornal que ia ser feita.

    Abraços portistas;
    Navega

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Arouca parece que só gosta de ter o estádio cheio de verifiques. Depois admiram-se que as coisas estejam da forma que estão.

      Abraço

      Eliminar
  3. Boa exibição e grande Vitória.Estamos a jogar bem com garra e confiança. Nem demos hipótese ao árbitro de mostrar serviço. Quanto aqueles pseudo jornalistas da SporTV que não são sérios mas que estão ao serviço de outros interesses é fazer como eu tirem o som. São ridículos e enoja ouvi-Los. Mas cuidado não podemos baixar a guarda pois o perigo espreita. Agora é ganhar ao Setúbal e esperar que os lampiões escorreguem até os encontrarmos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu compreendo, mas eu tenho o dever de ouvi-los para denunciar as atitudes no blog. Aos Portistas, de facto tirem o som e vejam num café ou assim.

      Abraço

      Eliminar
  4. ganhamos, mais uma vitoria contundente. Danilo nas bolas aereas defensivas continua a ter problemas, ponto a melhorar para o tamanhao que tem. Soares deve largar a bola quando tem um companheiro por perto e bem posicionado para faturar, percebe se que e plança e estando numa situaçao preveligiada atira, mas esta a falhar golos faceis, o segundo golo que marcou e de mestre grande tecnica. Espero que as seleçoes nao tirem o ritmo aos jogadores agora que estamos bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca, mas nunca, mas mesmo nunca, vou censurar um goleador por procurar o golo. Sim, haveria, aqui e ali, melhores decisões, mas você vê-as na televisão, ele não!

      Quanto a Danilo, bolas aéreas defensivas, agarrado daquela maneira? Pois...

      Abraço

      Eliminar
  5. Boas,

    Infelizmente ontem não fui ao estádio para muita pena minha. Maldita hora em que vejo os jogos na tv e com som, a azia já é indisfarçável, seria pedir muito ter comentadores isentos,até tenho vontade de ligar para os fóruns e desancalos.

    Fizemos o jogo bastante sério, competente e que ainda ficamos a dever outros golos.

    Sei que são jogos diferentes e espero como sempre que ganhemos em turim, mas não quero hipotecar o campeonato.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, por outro lado, adoro a azia. Diverte-me imenso. Nunca mudem!

      Abraço

      Eliminar
  6. Bom dia
    A relação entre a SportTV, NOS, irmãos Oliveira, só podia dar nisto. É por isso que há por aí tantos que preferem ver o jogo transmitido por TVs do país vizinho, onde os comentários são de facto relacionados com o que se passa no jogo.
    O que gostei mais ontem? Não se pensou na Champions, não pairou a névoa da Juventus que podia levar jogadores a levantarem o pé, correrem mais devagarinho, e fazerem pela própria cabeça as poupanças que NES não fez, e bem...
    Se as hipóteses de passar a eliminatória são baixas, já as hipóteses de jogarmos descomplexados e deixar uma boa marca do nosso futebol é real. E mesmo se o resultado for menos favorável que o que se deseja, estamos preparados para levantar o dedo do meio aos arautos da desgraça que vão tentar pressionar para nos desviar do rumo que traçámos. Finalmente, por reflexo da entrega em campo dos jogadores, roubámos a maior arma que os nossos opositores tinham. Sem fazerem muito, deixarem-nos à mercê da nossa irreflectida autofagia e consequente auto-destruição. Ser porto, é seguir em frente, apesar das críticas. É, como no post anterior, fazer dessas críticas e do ódio que elas transportam, alimento, combustível e comburente, para nos fazer chegar mais longe, contra todos e contra tudo!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. bom dia snr jorge vassalo e universo portista! totalmente de acordo com o seu post como habitualmente! snr jorge vassalo eu e mais 2 amigos meus somos dos que conseguimos entrar no estádio aos 30m de jogo já ganhavamos 0-2 é inacreditavel o que nos fízeram éramos muitos muitos mesmo e estivemos para entrar eram 20.05m e entrar ás 21.00 para dentro não se admite! o filho da puta do pinho e filho são mesmo mouros! insultamo os do piorio! parecia que estavamos no cazaquistão ou no afeganistão ou o caralho tais eram as miseras condições do estádio e o tratamento que nos deram!! mas nada nos pára nós não somos grandes SOMOS ENORMES!!! força grande porto estou apaixonado contigo eu vou a todo lado orgulho tripeiro raça de dragão força grande porto vais ser campeão! e vamos ser mesmo snr jorge pode apontar e acreditar porque contra tudo e contra todos vamos ser CAMPEÕES caralho! abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento que tenha de ter passado por isto. São uns trengos. Até parece que não lhes dá jeito o guito.

      Esta submissão enoja-me.

      Abraço

      Eliminar
  8. Bom dia Jorge,

    Dar mérito a quem merece, portanto, devo dizer que o FC Porto está a tornar-se uma equipa bastante forte. Antes acabávamos os jogos com qualquer equipa a pressionar e o FC Porto a defender, hoje vê-se o FC Porto a pressionar e a atacar até o final dos jogos. Antes era um chutar a bola pra frente e hoje há mais cabeça e calma e na hora de sair a jogar. Antes as "equipas pequenas" pensavam que estavam a jogar de igual para igual, hoje são completamente subjugadas e mal esperam para o jogo terminar - ver o jogador do Arouca a queimar tempo no chão para não levarem mais nenhum golo.

    A equipa está unida e confiante, a Direcção não atrapalha, o responsável pela comunicação é pertinente na defesa do clube e os adeptos têm sido inesgotáveis.

    Tive sempre muitíssimas dúvidas em relação ao Nuno, mas é impossível ver o FC Porto actual e não dar o mérito ao seu treinador.

    Para finalizar: quando o Herrera regressar da lesão é para ser respeitado e tratado com carinho por todos, se não pelas qualidades técnicas, se seja pelo facto de ser o capitão da equipa. Se isto acontecer teremos realmente uma equipa em total sintonia com os adeptos.

    Cumprimentos.

    Braulio Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, parece que o clássico da construção sustentada das equipas aconteceu neste caso.

      Herrera já fez grandes jogos em 4x3x3.

      Abraço

      Eliminar
  9. É triste ter de ouvir os lacaios da SPORT a tentar justificar o injustificável, mão na bola, bola na mão, fora de jogo ou estar em linha enfim tudo serve para fazer o trabalhinho pro Benfas. E as capas dos jornais do Sul? Uma vergonha, quando os benfazeja ganham nem que seja ao Penedono fazem logo grandes parangonas. Como diz a nossa música "Só quero o Porto campeão "

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que continuem com a cabeça bem enfiada na areia. Depois nem vão saber de onde veio a berdoada.

      Abraço

      Eliminar
  10. Jorge...
    Faz como eu e o Artur Jorge; tira o som! Ou achas que esses comentadeiros de pacotilha te vão ensinar a analisar aquilo que os teus olhos estão a ver?
    O nosso FC PORTO está em crescendo. O jogo da Juventus será apenas um interregno, onde os jogadores deverão ir com o espírito de disfrutar, mostrar que sabem jogar á bola com orgulho e dignidade, pois a nossa guerra (neste momento, claro) é outra!
    Por isso acredito que o jogo da Luz será a mãe de todas as decisões, e oxalá seja á noite. É tão bonito e ecológico ver um estádio ás escuras a ser regado!

    P.S. O único problema é que vai dar num canal que não tenho (apre, arre, livra, cruzes canhoto...), e os meus mais conhecidos também não usam disso. Vou ter que ver á Inácio :))

    O tratamento dado aos adeptos do FC PORTO é o retrato sócio-cultural de um país que quase consegue andar a par da Europa no litoral e ainda muitissimo atrasado no interior.
    Quase que juro que não foi de propósito, já que me aconteceu o mesmo em Paços de Ferreira ano passado!!! As autoridades locais não estão preparadas para lidar com enchentes assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vem os reis até se curvam todos. Mentalidades pequeninas...

      Abraço

      Eliminar
  11. Adoro ver a cara do Jorge Rita e doutros Ritas deste país a engolirem em seco a tentarem justificar o injustificável.
    Força Porto até os comemos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro. Aquele vermelho misturado com o verde é excelente!

      Abraço

      Eliminar
  12. Subscrevo inteiramente a crónica do jogo, o treinador NES com a chegada do avançado Soares acertou com a tecla e tem feito uma gestão muito inteligente do plantel.
    E os jogadores estão todos focados em vencer o Campeonato, é ver os 11 de campo mais os suplentes que entram todos a correrem mais que o adversário é meio caminho andado para vencer, depois a qualidade faz o resto.

    Mas, atenção, tal como o Presidente disse, as armadilhas andam ai...
    Já não bastava na 1ªvolta termos sido empurrados para trás pelos arbitros, depois vieram os treinadores amigos do regime, agora até o Manuel Machado se prestou aquele ridiculo (deve ter sido por encomenda...do clube), e confesso que só no final do jogo me apercebi que em Arouca alguns dos muitos adeptos do FCPORTO só entraram depois dos 30m., lamentavel, já são tantos os clubes, ou treinadores, ou jogadores a baixarem as calças ao centralismo que já lhes perdi o conto...
    Lamentável, é gente que demonstra a falta de caracter e só estão bem a lamber as bolas ao dono...
    Já nem falo dos avençados do regime, ou das putas, como eu lhes chamo, gente sem honra ou qualquer especie de idoneidade para comentar seja o que for, e imaginar que alguns desta gente têm poder neste Pais, lamentável...

    Também não oiço a SporTV, vejo por stream em canais estrangeiros, logo isentos, assim poupo-me aos ataques dos comentadores portugueses que só vêm mal do mesmo lado...e sim, muitas vezes parece que o FCPORTO é um clube estrangeiro, tal a forma como é bem tratado lá fora e mal tratado em Portugal...

    Portanto é continuar a denunciar esta forma de manipulação de massas que é facciosa e que nos detesta e inventa o que for preciso para falar mal de nós...
    Seja em Blogs, seja no Porto Canal é preciso estar atento ás armadilhas.

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  13. Ainda sobre a entrada dos adeptos, segundo o Jogo a demora deveu-se á revista da GNR e que não estariam preparados com a afluência, só digo ide gozar com o caralho, desde inicio sabia-se que o estádio iria estar lotado.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  14. ....Oh Vassalo, então? Vá lá! Para quando um miminho para o NES? Você sabe muito bem que "aquilo" tem dedo do careca, mesmo o rendimento do fulgurante Soares.

    P.S.
    Se não o fizer é bem feito que veja o Corruptos/Porto na BTV...��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então e já não disse? Leia aí os comentários!

      Abraço

      Eliminar
  15. Caro Jorge Vassalo

    Que saudades deste Porto de personalidade vincada, forte e mandão. A equipa respira confiança e há uma entreajuda fantástica.
    Belíssimo jogo. Sem qualquer hipótese. Voltou aquela sensação de que marcamos primeiro e está feito. Nada de confiança exagerada mas isto de facto é o FCP. Mérito de NES. Tenho que o reconhecer mas suspeito que as alterações na estrutura também tiveram muita influência.

    Vamos Porto. Eu acredito.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o mérito é todo do NES. E de Luís Gonçalves, João Pinto e sempre, sempre, do Presidente que a todos escolheu.

      Abraço

      Eliminar
  16. O clube podia e devia fazer alguma coisa relativamente aos comentadores da sportv. Ainda esta semana, o barça criticou, seriamente, a bein sports por esta ter escolhido, como comentador para os seus jogos, o Jorge Valdano. Vão ver como a Bein vai arranjar alguém afecto ao Barça.
    Saudações portistas
    Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas quando o dono do canal quer estas conversas...

      Abraço

      Eliminar
  17. Que satisfacao ganhar assim... Venham mais destas. Para a semana mais uma vitoria e a pressao aumenta para niveis brutais. Sair da champions ate pode ajudar a focar no que interessa.

    ResponderEliminar
  18. As capas dos pasquins de hoje demonstram a azia que para ali vai. Nem disfarçam.

    ResponderEliminar
  19. Mais uma Jorge... que boa que foi...
    Eu não encontrava as palavras certas mas o Jorge descreveu perfeitamente o que senti ao ver o primeiro golo. Aquela sensação de que a Vitória não mais fugiria. A gestão de jogo feita como bem nós apeteceu. Que saudades que eu tinha de sentir isto. Tenho que dar o braço a torcer, mérito do NES que soube com calma reunir todas as peças do puzzle para que agora tudo encaixe e saia com naturalidade. São os adeptos fantásticos, é a cumplicidade fantástica da equipa em campo, é a capacidade de gerir as emoções... enfim... tudo está melhor e faz-me lembrar aquele Porto de antigamente. Parabéns NES eu não acreditei que fosse possível, desculpa o meu mau julgamento.
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Carlos Pinho, nascido em Arouca é um grande portista, é só pesquisar. Essa porcaria dos mouros faz muitas vezes com que nós, portistas de Lisboa, fiquemos a pensar se por essas bandas são todos galegos.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno Miguel: por acaso isso dava um bom debate, porque, em rigor, aqui era terra de Galaicos, e não de Lusitanos. Agora, Portistas, esses estão por todo o país ( e pelo mundo).

      Eliminar
  21. Boa análise do jogo, aquele lobinho e o pateta que o acompanha só debitam azia, mas amigo Jorge Vassalo segundo me parece o presidente do Arouca assumiu ser Portista, a culpa daquela pouca vergonha na entrada é da responsabilidade do geloso da liga,

    ResponderEliminar
  22. As capas dos pasquins de hoje depois da Vitória dos calimeros comparadas com as de ontem da nossa Vitória demonstram bem a diferença de critérios existentes. Não têm vergonha e no grande Porto esses pasquins deviam de ser proibidos.

    ResponderEliminar
  23. O Herrera está recuperado ( fisicamente). Cuidado Nuno não caias em tentação.
    Nesta altura do campeonato não se pode arriscar e como todos sabemos Herrera é um risco.

    Abraço

    ResponderEliminar
  24. Já não é de agora esta postura da Sport TV, contudo nos últimos jogos a azia tem vindo a crescer galopantemente. Como o Jorge diz, são ridículas as constantes tentativas de provar, dos mais mirabolantes ângulos, supostas ilegalidades em golos do FCP. No inverso da medalha, lançam a quem quiser ouvir, dúvidas em lances banais decididos a nosso favor. O ex-libris deste mau serviço, foi o que não mostraram no jogo com o Tondela, onde imagens posteriores provam um puxão da camisa a Soares... Foi preciso um mero smartphone para fazer o que mais de uma dezena de câmaras Hi-Tech da Sport Tv não conseguiu apanhar.

    Confesso que tenho o Luís Freitas Lobo como um comentador minimamente isento. A mesma coisa não posso dizer para o porco que fala ao lado dele.

    ResponderEliminar
  25. A SporTV atualmente não passa de ser a voz do dono. É de facto incrível como vasculham todos os lances sempre na perspetiva de nós prejudicar.Quando é a nosso favor nunca têm a certeza de nada nas contra as dúvidas desaparecem. Esse lobinho é um meias tintas que nunca tem a certeza de nada já o porco que está a seu lado é ou deve ser um anti portista primário. Até me admira como é que no Dragão ainda não lhe fizeram ver as posições ridículas que toma. Jornalista somente de nome pois não é sério nos seus comentários. Leem todos pela mesma cartilha anti porto.

    ResponderEliminar
  26. Como em tudo na vida para ser isento e correcto nas apreciações é preciso ser livre e ter coragem. Acredito que o Lobo como comenta sempre depois do "delator" do jogo fique inibido e lhe faça o frete de aceitar os seus comentários. Nunca emite a sua opinião e alinha sempre com o mesmo discurso. É pena, lamentável e só mostra o seu servilismo...
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar