domingo, 30 de abril de 2017

Análise GD Chaves 0-2 FC Porto - Na Luta

Boa vitória, ontem em Chaves. Jogamos contra uma equipa que é, inegavelmente, muito boa. Já nos tinham feito o funeral neste jogo. Já tínhamos perdido pontos e já houve quem festejasse às 20h (outra vez). Tivemos (outra vez) uma primeira parte mázinha e uma segunda parte onde se melhorou muito. E de resto, tudo igual, ainda que com outros intervenientes. A mesma falta de ligação entre defesa e ataque. A mesma falta de ligação e jogo excessivamente pelos corredores. Só que a bola entrou. Vamos a notas.


Meio-campo - Começando por ordem ascendente de números, Rúben Neves esteve absolutamente excelente. Evidentemente, não tem o físico de Danilo nem a sua capacidade de choque, mas tem um elevadíssimo sentido posicional, uma leitura de jogo muito boa, uma capacidade de passe fora de série, ao que agora se acrescentou uma capacidade de pressão, de corte e de segurar a bola muito boa. Além de tudo, tem um belo remate exterior. Joga muito poucas vezes porque a concorrência é o que é, mas merece muito mais. De equacionar um duplo-pivot defensivo em alguns jogos de maior intensidade. André André esteve soberbo. Foi às bolas todas, pressionou, procurou sempre a baliza e tentar assistir para golo. Não tem a capacidade de leitura rápida de jogo que resolva o problema da transição defesa-ataque mas... sobre isso tenho uma opinião que, oportunamente, darei. Otávio emprestou criatividade e raça à parte final do ataque, com mais um jogo muito bem conseguido.

Reacção à perda - Não houve Chaves porque o FC Porto foi sempre intenso e pressionante na reacção à perda de bola. Não o foi sempre no ataque, mas o facto do Chaves não ter tido uma ocasião de golo diz bem da forma como o FC Porto trabalhou bem - e na maioria das vezes no sítio devido, que é fora da área. Nas poucas situações em que o Chaves conseguiu penetrar a primeira linha defensiva, os centrais e os laterais, com o apoio defensivo dos colegas, salvaram muito bem, de tal forma que Casillas só fez duas (simples) defesas. Que pena o trabalho ofensivo não ter sido como o defensivo. Menção para a entrada de Óliver nesse capítulo - embora me irrite que ele seja reduzido a isso - fez dezenas de recuperações e equilibrou a posse como nenhum outro.


Mais do mesmo - Comecemos pelo futebol. Não gosto da falta de ligação entre defesa e ataque. Não gosto do futebol em profundidade mas, para este estilo de... jogo... acho que os intervenientes estão correctos. Não gosto das entradas em jogo do FC Porto e acho que o ataque tem de ser melhorado já! Posto isto, subscrevo inteiramente as visões de Cândido Costa e José Fernando Rio que podem ser vistas aqui e também à posição de Francisco J. Marques na Dragões Diário. Mais uma corrida, mais uma viagem. Maxi é (bem) expulso, mas Luisão não foi contra o Moreirense. E assinala-se um penalti favorável ao benfas que depois ao contrário, para o senhor Fejsa, já não existe. Esta inimputabilidade tem tudo para acabar muito, muito mal.

Em jeito de conclusão, deixem-me rir acerca do Mr Hyde do jornal O Jogo de hoje. Além das avaliações estapafúrdias dos jogadores e do Tribunal d'O Jogo lhe ter dado os cinco minutos - então o penalti sobre o Otávio a semana passada era e esta já não é? - ainda faz juízos de valor absolutamente surreais! Meus caros, o Marcano não fez nenhum "passe" para o Perdigão! Este é que entrou de fora do campo de uma forma porca e fez um corte veementemente protestado por Casillas! Não é a mesma coisa! Querem quê, agradar aos vermelhos? Dr Jeckyll, por favor! 

11 comentários:

  1. Mais uma entrada em falso, com 45 minutos irritantes, mas uma boa segunda parte, em pressão e reação às perdas de bola, com segurança e serenidade em faze-la circular. O Chaves, que tem uma boa equipa e está a fazer um bom campeonato, não criou nenhuma ocasião de perigo. Temos é de ser mais decididos à entrada da área e deixarmo-nos de “engonhices”.

    Uns podem dar murros na cara e no estomago, abalroar, entrar de patas juntas e encostar o focinho à cara dos árbitros, que não são punidos. Outros, castigam-se e excluem-se de jogos por… nada. Lances idênticos são analisados de forma diferente pelos mesmos juízes, em função das cores das camisolas. Não tenho memória de que tantos penaltis tenham ficado por assinalar a favor de uma equipa durante uma época, sendo até digno de publicação no Guiness.

    Não fossem as arbitragens e este campeonato estaria já ganho. Concordo com o Cândido: em tantos anos de futebol, assisti a inúmeras roubalheiras descaradas, mas nada que se compare a esta sem-vergonhice. Surreal. Inimaginável.

    Siga a rusga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Dado o que se tem visto, não há outra conclusão a tirar.

      Abraço

      Eliminar
  2. O FCP não deixou jogar o Chaves...
    Mas ver a cara do "comentador" diamantino na tvi 24, a aparentemente - para ser brando - sugerir algum frete do Chaves, que não corria, não metia o pé, etc, em resumo, a FCP ganhaava porque o Chaves deixou, é do pior, mas é o que temos na ... des-comunicação social. Mesmo estando à frente com 3 pontos,ter o colinho que sabemos, o polvo anda todo cagado!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fundo, no fundo, eles sabem o quanto tremem...

      Abraço

      Eliminar
    2. Esse Diamantino é como o algodão, não engana. A carinha de tristeza deles quando as coisas nos saem bem (ou menos mal) é de bradar aos céus. Jornada inclinada, como tantas outras. Enfim, o futebol português está num lamaçal. Claro que quando nos derem a machadada final (apesar de alguns tiros no próprio pé), já se poderão enterrar os machados de guerra e pacificar a liga, defender o futebol jogado, blabla pardais ao ninho. Ele manda nisto tudo, e como um bom barão, sabe ter a máquina bem oleada e deixar cair o peixe miúdo quando a coisa dá para o torto. Não dou muitos anos até se descobrir a careca deste polvo, mas o mal estará feito.

      Eliminar
  3. Este ano é o ano da sem vergonhice e o do campeonato oferecido pelos árbitros mais uma vez ao clube do regime. Não há verdade desportiva nem disciplinar nem outra qualquer. A não despenalização do Brahimi devia envergonhar o CD comandado por esse vermelho encapotado do Meirim. É ridículo todos vermos que o lampião Tiago mentiu e mesmo assim quem devia zelar pela verdade pactuar com a mentira. Não haja ilusões pois o campeonato está perdido. Apesar da Vitória de ontem convém lembrar que mais um pênalti nos foi roubado, não fez mas podia ter feito falta como fazem agora os que não o foram contra o Setúbal e Feirense que nos vão retirar o campeonato.
    É claro que os roubos são responsáveis de mais este ano a zero mas nós tambem temos muita culpa no cartório. A começar pelo treinador que é incompetente, passando pela maioria dos jogadores sem qualidade para jogar numa equipa que quer ser campeã e acabando numa Sad amorfa e conformada que perante tantos roubos se manteve calada tendo até o presidente tido o descaramento de na luz dizer que tinha acontecido uma boa arbitragem. Enquanto tivermos esta postura e não aconteceram mudanças andaremos ainda muitos anos a ve-los ganhar.

    ResponderEliminar
  4. As arbitragens tem estado lastimáveis mas o NES também, vou-vos contar...

    Ainda no Sábado via o Ruben jogar e perguntava-me porque raio um jogador daquela qualidade não roda com o Danilo para manter os jogadores na melhor forma?

    O mesmo com o Layun ou com o Boly ou com o João Carlos Teixeira... é uma péssima gestão do balneário!

    Tudo jogadores que mostram grande qualidade e que poderiam perfeitamente ser rodados quando jogamos em casa contra adversários menores... não digo todos de uma só vez "à Zidane" mas metendo um e outro e tal e dar descanso a jogadores de 32 anos, por exemplo.

    Ou coisa é ter visto ontem mais um jogo da B e perguntar-me que com a falta de extremos que ainda agora estivemos, porque raio um Kayembé não foi chamado e aproveitado?

    Tudo mistérios de um miserável gestor de recursos humanos chamado NES.

    Não tenham dúvidas... nós estamos na luta do campeonato não "por termos NES" mas sim "mesmo tendo NES"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem tirar nem pôr! Penso o mesmo!

      Eliminar
    2. Pode parecer que andar sempre a malhar no treinador é um caminho fácil, mas não é essa a minha intenção. Como sempre pensei, o lugar de treinador no nosso clube, pela importância que tem e pelo legado que outros nos deixaram, não permite sequer que possámos ficar acríticos ao que quer seja. Dito isto não quero sequer abordar mais uma primeira parte horrível. Pretendo antes destacar a questão de um jogador como Ruben Neves ser constantemente suplente. Um bom treinador faz os jogadores crescerem e infelizmente as coisas nesse aspecto também não estão nada famosas. Embora tenhamos os casos de Brahimi e Danilo para atestar algum crescimento individual efectuado pelo treinador, Ruben, Andre Silva, Layun e Joao Teixiera são a parte negativa deste mesmo aspecto. E infelizmente é este pouco crescimento de alguns jogadores que parece ser a norma no plantel. E, o que custa mais, é que mesmo com toda esta catrefada de indecisões e erros próprios a que se junta o maior gamanço que me lembro a que o Porto foi alvo num campeonato, ainda estamos a 3 pontos do líder. Imagino eu como seria se tivéssemos um treinador a saber o que andava a fazer. Pelo que ouço e leio, a estadia de NES só fica assegurada se formos campeões (pessoalmente não acredito nesse milagre). São cada vez mais as opiniões desfavoráveis ao desempenho do clube no último quarto de campeonato (o decisivo), o que me leva a crer que o seu destino esteja traçado. Sei que é um exercício fútil, mas é nestas alturas que olho para Pedro Emanuel, Luís Castro ou Sergio Conçeição e penso... "E se em vez de NES o nosso treinador fosse..." Mas como atirar nomes de treinadores é facil, deixo o trabalho difícil de os escolher e bem, para os profissionais bem pagos do meu clube, esperando que à 5ª consigam acertar e encaminhar o clube para o início de um novo ciclo vitorioso na nossa história.

      Eliminar
  5. Mais do mesmo, primeira parte chata, segunda parte a serio. Deu do ver rneves a acelerar o jogo e os colegas a pedirem lhe para passar pro pe para evitar correrem 1 metro, otavio foi intenso sempre. O problema desta equipa e de base, comeca a deixar andar e depois pode dar ou nao na segunda parte, se sofremos um golo fortuito a coisa complica se. Mas o sporting esta a 5 pontos e pelo que se passou em braga muita gentinha quer ver mesmo o sporting em segundo, ja nao e so arredarem nos da luta pelo titulo coisa para a qual tambem contribuimos. Estou mais preocupado em ficar em segundo do que em ganhar o campeonato tendo como base a forma omo jogamos.

    ResponderEliminar
  6. Isto está tremido. De um lado, a nossa equipa deu mostras de ainda ter luta nas pernas e alguma arte para vencer. Do outro, um rival a 3 pontos, que tremeu, e de que maneira, em casa, só vencendo o jogo porque do outro lado estava Kléber, um azelha que falhou mais oportunidades do que os dedos de um mutante de Chernobyl podem contar. E o Estoril dominou o Benfica larga parte do tempo.

    Fé em Luís Castro, fé nos nossos. Como está isto, acho que tanto o Benfas como nós estamos na calha para perdermos pontos.

    ResponderEliminar