sexta-feira, 28 de julho de 2017

Bons Sinais Num Bom Caminho


É necessário relevar que é um jogo de pré-época, mas não é possível desmentir que o trabalho feito, desde já, por Sérgio Conceição. O FC Porto joga, a esta altura, com uma alegria e um faro de golo absolutamente impressionantes. Nomeadamente quando comparados com o ano passado.

Soares e, em especial, Aboubakar, são dois tanques, duas metralhadoras de assalto, que deixam as defesas aos papeis, e as constantes trocas posicionais entre o meio campo e as alas, criam um dinamismo atacante muito bom. Sempre pautados pelo ritmo e a cadência da batuta do Maestrinho Óliver, a equipa dança da esquerda para a direita, sempre com uma visão na cabeça: procurar criar situações de golo 

Se, no início, Corona até se destacou - a primeira assistência para golo, o de Soares, é dele - o fulgor perdeu-se ao longo dos minutos e tornou em evidência o regresso do perfume magrebino de Brahimi. Já está a voltar - recorde-se que começou a pré-época mais tarde - e a aproveitar muito melhor o espaço, dada a liberdade orientada que Sérgio lhe dá. Sim, liberdade orientada, uma vez que, ao contrário do seu antecessor, Sérgio treina de facto as triangulações, o passe e corre, as desmarcações ofensivas. Mas voltando a Brahimi, a jogada do seu golo da primeira parte é linda! Óliver faz um passe extraordinário para Soares, este temporiza - não é, pois, corre-corre à maluca - e entrega de bandeja a Brahimi, que tem a inteligência de deitar o guarda-redes e colocar a bola no fundo das redes. Este golo e o de Hernâni são, para mim, exemplificativos da mudança de Sérgio. Mas já lá vamos.


O que se seguiu, o nosso Mister não gostou. Eu entendo, Mister. Eu vi-te a entrar no campo no jogo de homenagem ao Mágico, como se da final da Champions se tratasse. Aliás, tu e o Davids estavam a jogar outro jogo! Por isso, compreendo-te: contigo, descansar é no Batalha! Eu percebo que a equipa relaxou e baixou o ritmo, o que destacou um Danilo hesitante e meio perdido. Entenda-se: pediram-lhe sempre para ser um Fernando. Agora, pedem-lhe para ser um Vieira. Ou um Pirlo versão XL. O rapaz ainda está perdido. Chegou na semana passada. Vê-se que ficou tão tonto como a defesa do Portimonense. 

O relaxamento, de que o nosso Mister não gostou - aqui, "competir" é no Batalha! - levou ao golo de honra da equipa de Portimão - merecido, diga-se - e à tentativa de reacção do FC Porto. E, se no primeiro caso, Marcano não esteve bem, na segunda parte faz um duplo corte digno de um Capitão com um C muito grande!

A equipa foi para o balneário com as orelhas a arder - se calhar, até já no túnel! - e voltou de lá com novo meio campo refrescado, por um Herrera cada vez mais confortável nesta posição recuada e um André André a fazer jus ao apelido e a querer compensar a patetice de dois dias antes. Com eles, a equipa voltou a carburar à velocidade Sérgio - perto da Mach 1 - e a alegria rendeu mais dois golos, um deles uma insistência à André com uma excelente assistência, o outro uma assistência genial de Herrera - sim, esse Herrera! - para um Hernâni muito mais solto e velocista, que vai dar muito jeitinho o ano todo.


Não destaco ninguém, das múltiplas entradas seguintes, pela negativa. É certo que Sérgio Oliveira e Rafa voltaram a não jogar, e mesmo Mikel parece estar a perder tracção para outras soluções do plantel, como Herrera e André André, para render Danilo, dependendo dos jogos. Um destaque especial para uma soberba jogada defensiva de Layún, que vem, de certeza, mostrar ao Mister que as decisões que tem a fazer são difíceis, muito difíceis.

NOTA: O que aconteceu ontem na transmissão deste jogo por parte do Porto Canal é amador, ridículo e inadmissível! Se o nosso rival tem uma televisão em termos, paga, e de alta qualidade - porque é que o Porto Canal não tem HD em todo o lado?! - nós temos uma brincadeira! Não se concebe como o ponto fulcral da compra do Porto Canal pelo FC Porto não tenha sido assegurado! Ou melhor, compreende-se: Juca Magalhães só quer saber da parte generalista! 

Meu caro Juca: se há quem veja o resto do que mostra a grelha - alguns, poucos, com boa qualidade - é porque este é o canal do FC Porto! Sem esse, o Porto Canal era zero! Por isso, que isto nunca mais se passe, e que os responsáveis por esta vergonha sejam apurados e lidados em termos!

Livrem-se de voltar a fazer uma destas!

26 comentários:

  1. Caro Jorge,
    Sobre a questão do Porto Canal, entendi que não será geral, mas no meu caso (vodafone fibra) a qualidade é nada menos do que excecional. Na verdade, até reparei nisso durante o jogo de ontem, é um dos melhores canais HD da lista, supera facilmente a maioria incluindo o próprio canal HD da RTP (que parece um HD mais "extrapolado").

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Apesar do atraso (episódio cíclico) e dos problemas técnicos, fiquei agradavelmente surpreendido pelo facto do Porto Canal ter transmitido o jogo do FCPORTO em Portimão.
    Digamos que para ser simpático o referido canal define-se desta maneira. “Nem sim, nem não, antes pelo contrário...”
    O Hernâni está em melhor forma que o Corona.
    Mas a procissão ainda vai no adro.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  3. boa analise a qual subscrevo.

    Infelizmente ainda temos um mes pla frente ate o mercado fechar, e sabemos que e' bastante provavel 1 ou 2 jogadores titulares ainda sairem...
    mas sem duvida que este FCP entusiasma bastante para ja!
    manu365

    ResponderEliminar
  4. Costuma-se dizer que pela aragem se vê quem vai na carruagem. Ora este FC PORTO já começa a "assustar" os rivais que tirando uma ou outra excepção (também há gente decente no inimigo!), tentam menosprezar a pré-época. Se fosse outro clube já estaria intitulado de campeão de pré-época. Mas nós, portistas não vivemos desses titulos.
    Estou a gotsar da afinação, sinto o motr a vibrar em pleno e o carro adaptavel ás várias estradas que irão aparecendo.
    Por exemplo há golos construidos em harmonia com a participação da frente de ataque, e há golos em que bastam dois toques para se meter a redondinha lá dentro!!!
    Ou seja temos que marcar conforme as circunstâncias surgem e exigem!

    Sobre o PC, não dou mais para esse peditório, a não ser que Juca sofre do principio de Peter! E enquanto lá estiver...

    ResponderEliminar
  5. Oi Jorge,

    Ontem já gostei de muita coisa e tal e qual o SC, também não gostei nada nem dos últimos 15 minutos da 1ª parte nem dos primeiros 15 da segunda.

    O resultado é o que é, mas o que é importante é perceber as dinâmicas e dinamismos que parece que todos os jogadores já compreenderam.

    Contudo, e na maneira que o SC quer que a equipa jogue, todos os jogadores tem de jogar em bloco e trabalharem muito e quando alguém falha ficamos logo expostos.

    Brahimi, por exemplo, fez uma boa exibição mas falhou clamorosamente no posicionamento defensivo no golo do Portimonense... aliás falhou na jogada em si e nos 4/5 movimentos ofensivos da equipa de Portimão que antecederam o cruzamento.

    Herrera fez uma grande assistência, mas também fez uma assistência para um contra ataque na segunda parte de 3vs5 do Portimonense que só não deu golo porque Marcano foi Marcano!

    Portanto ainda muita coisa a corrigir.

    Do que gosto mais nesta nova ideia de jogo é a pressão alta a originar a perda com ataque súbito e rápido e, mais que isso... nota-se que os jogadores perderam o medo de jogar à bola e que a querem jogar!!!

    Repare-se...

    1) Oliver entrega a bola a Danilo, rapidamente Corona e o próprio Oliver abrem linhas de passe e um dos PL vem dar a linha de Pivot. Além disso existe alguém aberto nas linhas para receber o passe em largura. Caso não existam linha de passe claras a bola vai aos centrais.

    2) Marcano tem a bola e Oliver está no meio de 2 mas com espaço para tocar... o passe é feito sem medos e a tabelinha inicia-se ai.

    Já não via o Porto jogar nestes princípios de jogo audazes já faz tempo.

    Agora, devo confessar, o que mais gostei foi do nosso treinador dizer que não gostou nada do fim da primeira parte... acabaram-se as festinhas aos "meninos"... se não jogam um boi o treinador é o primeiro a saltar-lhes em cima e assim é que deve ser!

    Em relação aos jogadores... Hernâni está melhor e eu não consigo não gostar de Marega, como muito portista anda-se a atirar ao moço... gostava de o ver com um dos dois da dupla de ataque, pois Marega também é um "Touro" e se for bem emparelhado com o Soares, pode também fazer estrados... gosta é de ter a oportunidade de ver essa dupla para perceber se é possível ou não.

    Reyes ontem esteve muitíssimo bem também! Sempre gostei dele mas agora parece-me mais rijo!

    Bons sinais para o que aí vem, mas esperar para ver que o Braga está aì não tarda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "gostava de o ver com um dos dois da dupla de ataque"

      Concordo em absoluto, começar a titular com Tiquinho ou Abou para perceber bem o que vale. Ontem chegou-me a dar pena porque ele queria mostrar serviço mas foram raras as bolas em condições que lhe fizeram chegar. Ele no Guimarães fartou-se de fazer golos portanto sorte ou aselhice não é. Vejo-o a jogar mais em jogos que o contra-ataque seja a solução mais viável e penso inevitavelmente em jogos da Champions.

      Eliminar
    2. Assertivo e concordo inteiramente consigo.
      Tem sido raro nestes últimos anos concordar a 100% com outro portista, mas agora fiquei descansado, afinal não sou só eu a reconhecer valor ao Marega...E o que mais gostei foi mesmo do treinador, não pelo trabalho (mas tb), mas pela critica incisiva que fez ao jogo.
      Temos sem duvida o melhor plantel de Portugal, quem em profundidade como na diferença de soluções de qualidade.
      Compras para quê? Só se for para suprir saídas, o plantel por mim está fechado!!

      Abraços

      Eliminar
    3. O Marega não teve ainda tempo para mostrar nada em condições. Mas - até porque não foi ao México! - começa de trás. Vamos ver se chega a tempo.

      Abraço

      Eliminar
  6. Este tópico eu terei que comentar e por uma simplesmente razão que vi aqui ser omitida - calma, é uma razão positiva -.

    Aquela jogada do Aboubakar! O homem veio completamente transfigurado, o empréstimo fez-lhe bem ou teve a sorte de ter o Quaresma mais um ano ao lado dele.

    O homem desceu no campo como eu nunca o tinha feito fazer, recupera a bola, domina, protege, sai a jogar, solta a bola e se o remate de Ricardo tivesse dado golo seria das jogadas mais bonitas que já vi no futebol.


    Em relação à transmissão do PortoCanal, o sr. Jorge pensa exactamente da mesma maneira que eu e que ontem falava com o meu pai. É incrível uma televisão que se diz generalista, que atinge audiências superiores a outros canais generalistas, que se diz ser um marco na história do Norte e depois...é isto. E não falo só do futebol, foi assim a transmissão no S. Pedro no Porto, na festa da Afurada, nos jogos fora da equipa B, da equipa de basket, da equipa de hóquei...ontem dizia, é certo que ao menos dá, poderia não dar mas será que valerá a pena "dar" assim nestas condições?
    Com a SportTv, felizmente ou infelizmente, ainda vou tendo os 3 canais em HD, amuou-se agora com esses também?

    Sinceramente não percebo e considero vergonhoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Com a SportTv, felizmente ou infelizmente, ainda vou tendo os 3 canais em HD, amuou-se agora com esses também? "
      Não é amuo, é falta de qualidade jornalística e você portista está a pagar uma Tv que nos diminui, que nos rebaixa, não nos dá valor e ainda dá trabalho a cartilhados.
      Desligue isso da Sportv, nós todos só teremos a ganhar se todos os portistas mandarem a Sportv à vida.....

      Eliminar
    2. * festas de S. João e não S.Pedro, ups!

      Eliminar
    3. A cobertura das festas de S Pedro existiu e não foi má! :) A SportTV é necessária para quem não tem fibra...

      Abraço

      Eliminar
  7. Caro Jorge,

    Começo pelo fim. Partilho quase na totalidade da sua opinião em relação ao Porto Canal, inclusivamente, comentei com amigos que o que aconteceu foi de um amadorismo que não se percebe. Para além de começar a transmissão atrasada, ainda fomos presenteados com uma parca qualidade durante uns longos minutos. Não sei se esse atraso se deveu aos problemas de transmissão que assistimos mas, seja como for, foi mau. Devíamos aproveitar melhor a oportunidade em transmitir em exclusivo os jogos do nosso clube.

    Quanto ao jogo comungo, também aqui, da sua opinião. Já fiz a minha análise no meu espaço e de facto é comum. Estamos bem e os adeptos estão a gostar, sem embandeirar em arco temos motivos para aguardar com serenidade e boas expectativas a época que está já aí à porta.

    Um abraço,
    Muralha Azul - http://umamuralhaazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. A pré época está a decorrer em alta velocidade. Literalmente.
    Jogadores com um foco que nunca tinha visto anteriormente em épocas passadas com 2 pulmões cheios de ar e que neste ultimo jogo deu para jogadores como Herrera e Layun mostrarem do que são capazes em comparação à época passada.
    Mas há dois jogadores que eu gostava de ver a jogar mais minutos: Sérgio Oliveira e JC Teixeira. Há algo neles que precisa de ser libertado e que eu sei que precisa.

    Um factor importante: Bolas paradas, que se treine muito bem este lances, senão irá repetir-se aquela dose de 40/50 cantos sem nenhuma finalidade.

    Quanto ao Porto Canal, a única coisa que me queixo foram aqueles 2 minutos iniciais sem transmissão e o péssimo sinal na transmissão em si nos primeiros minutos do jogo.
    Caro Jorge ao menos temos o Porto Canal para transmitir os jogos, e não temos que aturar a porcaria dos comentadores das TVs da capital.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Não tenho nem quero ter BTV, mas adoro (e este adoro deve ser pronunciado com sotaque de Tia lisboeta), pois creio eu que desde que esste canalzito existe, o FC PORTO nunca perdeu na Luz!!!!
    Imagino as trombas dos comentaristas ;)

    ResponderEliminar
  10. A última derrota do Porto no estádio da Luz, por 2-0, já foi transmitida pela Boi TV...

    ResponderEliminar
  11. Estes jogos ainda não querem dizer nada embora seja melhor ganhar que perder.Daqui até ao fim de Agosto muita coisa a onda pode acontecer quer a nível de entradas quer de saídas.
    Uma coisa que salta à vista é tal como no ano passado o fraco aproveitamento das bolas paradas. É preciso corrigir esse ponto.
    Quanto ao Porto Canal como canal de clube é uma autêntica anedota. Salva-se a transmissão dos jogos no futebol e nas várias modalidades. A transmissão do jogo com o Portimonense com o atraso do seu início e a fraca qualidade define o amadorismo reinante. Podia ser uma arma de arremesso aos adversários e não é aproveitado. Falta imaginação e talvez vontade de dinamizar o canal. Se não tiverem ideias, é fácil, basta dar a voz aos sócios e adeptos e logo verão que ideias não faltam.

    ResponderEliminar
  12. Não acho que haja muito a dizer. Estou francamente encantado com a forma como a pré época tem decorrido e com os sinais que emanam da equipa. As prespectivas são que de facto o Porto é verdadeieamente um candidato ao titulo pela qualidade de jogo que pode vir a aoresentar e não como a equipa que segue o líder na esperança de uma escorregadela que possa eventualmente aoroveitar.
    Vamos agora aguardar o decorrer das primeiras 10 jornadas a doer para poder ter uma ideia mais concreta sobre nós próprios, a concorrência directa e a inevitável arbitragem inclinada.

    ResponderEliminar
  13. o ano passado disse aqui antes do natal quando andava tudo contente da vida e a fazer festa que eu como pessimista que sou estava com um pe atras e preferia ir jogo a jogo ver o que ia dando... e não deu...
    agora estamos na pre epoca e prefiro apontar defeitos e necessidades do que ficar já em euforia, se tenho gostado do que tenho visto? sim tenho assim como em anos anteriores gostava e acabamos sem titulos, ninguem é campeao no natal muito menos na pre epoca
    faltando ainda um jogo de preparaçao acho que o desenho do plantel para mim poderia ser ou deveria ser mais ou menos este:

    Gr: casillas, vaná/josé sá e joao costa
    -seria ridiculo ficarmos com 4 gr (e ainda há gudino) e se o josé sá quiser sair por emprestimo para poder jogar e ir ao mundial e com isso tambem crescer para poder voltar, força, senão vaná out...
    Ld- ricardo pereira, maxi
    - para começar prefiro ver o ricardo a lateral que a extremo, faz-me lembrar o coentrao dos tempos do benfica em que as vezes o jj o tentava por a extremo mas nao rendia o mesmo pois criava mais desiquilibrios a vir desde trás e acho o mesmo, como nao faz sentido ter mais de dois (dalot equipa b fernando fonseca tambem ou emprestimo) venderia layun em vez de maxi porque acho maxi melhor embora me custe ter 4 milhoes por mes a coçar os tomates no banco...
    dc-marcano, filipe, reyes e jorge fernandes
    -é verdade que jorge nem apresentado foi mas tem qualidade e pode ser titularissimo na b e ser o 4º da equipa A... preferio ele ao indi e com 100% do passe do indi preferia fazer algum dinheiro com indi
    lE- alex telles e rafa
    -alex como dono e senhor do lugar e com rafa para o substituir sempre que necessario tem muita qualidade e poderá ser o seu substituto quando alex for vendido no proximo verão

    Mdf e Mc- danilo, mikel, oliver, andre andre, sergio oliveira e wendel (o brasileiro tao falado)
    -danilo, oliver, andre nao preciso de dizer nada, mikel é um pivot defensivo tipo danilo sei que o treinador nao quer isso para já mas convem ter sempre alguem como soluçao a esse tipo de jogador no plantel ainda para mais alguem barato, com qualidade e da formaçao, sergio dificilmente será titular mas é uma soluçao, wendel posso estar errado mas agrada-me o tipo de jogador que ele é e sim vendia herrera, eu até que nem desgosto dele mas... precisando de mais vendas (e precisamos porque se nao as fizermos agora teremos de fazer ou em janeiro ou até 30 de junho de 2018, e depois no resto desse verao vender ainda mais) vendamos já e nao estará na altura de ser ele a sair? o meio campo quer pelo caso herrera quer pela mudança de esquema é onde tenho mais duvidas

    Extr- brahimi, corona, hernani, otavio e outro
    inclui aqui otavio embora nao o ache bem extremo, para mim é um numero 10 para jogar no apoio a pl mas nao o queria incluir nos medios nem nos pl por iss coloquei aqui, depois hernani nao é bem uma soluçao a corona e brahimi é um jogador diferente para jogos onde se peça alguem com as suas caracteristicas, dai achar que precisamos de um extremo

    pl- aboubakar, soares, rui pedro e contrataçao
    - algo me diz que marega fica, tenho gostado de ver soares e abomba mas para se usar 2 pl é preciso soluçoes e não as há marega nao está a altura acho que necessitamos de um outro pl, rui pedro poderá ser chamado em jogos de taças, ou caso seja necessario por castigos ou lesoes (esse tipo de jogos ajudaram a crescer) mas que nao queime etapas com aconteceu na epoca passada e va jogando e marcando na b

    emprestimos a equipas da primeira liga de preferencia: (ou seja quer dizer que gosto e acredito nestes seres que irei referir)
    -vitor garcia
    -gudino
    -fede varela
    -galeno
    -joao carlos teixeira
    talvez fernando fonseca

    e se nao for pedir muito livramo-nos de vez de adrian, bueno e josué
    se me disserem que fizemos 30 a 35 milhoes com vendas de indi, herrera, adrian, josué e bueno nao ficava triste e embrulhem o abdoulaye e ofereçam a alguem

    ResponderEliminar
  14. A do Porto Canal é um disparate, primeiro eu vejo sempre em HD, quer online ou na box, depois o Porto Canal tem programas do melhor que se faz em Portugal, seja História, Música, Cinema, Entrevistas, Informação, tudo tem qualidade, e a maior parte deles abordam conteúdos importantes, e quase sempre esquecidos por outras TVs. Nem toda a gente vê televisão só para ver futebol, e o Porto Canal é o melhor canal generalista, a léguas de toda a concorrência, peca só por fazer demasiadas repetições, mas prefiro isso do que ver novelas e reality shows, quem tem uma ervilha na cabeça tem que ver outro canal, espero que continue assim.

    Em relação à equipa, há sinais positivos, estamos a trabalhar bem, só tenho pena que a maior parte dos portistas já veja coisas fantásticas, já veja diferenças abismais, e que estamos muito melhor, estamos no bom caminho é verdade, mas controlem o entusiasmo, se não daqui a dois meses escrevem que o Sérgio não serve.

    ResponderEliminar
  15. A unica coisa fantástica que eu vejo é a recuperação mental de uma equipa que bateu no fundo depois de uma sequência desastrosa de treinadores medíocres.
    Ao contrário dos arrogantes de Carnide que vivem convencidos de que são muito mais do que são na realidade, metem-se em torneios complicados de onde saem vergados à vergonha e à ira dos adeptos, o Porto optou por um trajecto muito mais inteligente jogando contra equipas que nos permitem explorar ao máximo os conceitos novos implementados pelo SC e que acima de tudo sem grandes apetrechos técnicos que nos causem mossa para que ganhemos bem e com isso se construa um grupo forte, unido e com uma vontade ilimitada de deixar a pele em campo e ganhar é a fundação fundamental para que isso aconteça e nesse sentido, um forte aplauso para quem planeou a pré época.

    ResponderEliminar