quinta-feira, 20 de julho de 2017

O (Bom) Trabalho Em Curso - A Defesa e o Treinador

Findada que está a viagem da nossa equipa ao México, é hora de tirar as devidas conclusões e a fazer a sua avaliação. Já todos sabemos: vale o que vale, é pŕe-época, o resultado não importa para nada e, pelo menos nesta fase, as equipas, os onzes e as substituições não reflectem necessariamente as preferências de Sérgio Conceição para a época - é uma altura de testes, de tentativas, de desenhos de sistemas e dinâmicas. Bem aproveitadas, serão talvez - talvez!  - a base do que vem, mas não é forçosamente necessário que assim seja.

Ainda assim, destaco desde já o excelente trabalho de Sérgio Conceição nesta fase. O FC Porto jogou ontem numa intensidade - contra o Cruz Azul também, mas menos - e um sentido de baliza e objectividade que já não via há muito tempo. Os jogadores, na sua maioria, estão entregues e com uma vontade e uma garra muito grande. É notória a pressão altíssima e a reacção agressiva à perda de bola. É notório o trabalho de criação de dinâmicas ofensivas e combinações atacantes. É fácil de ver que, apesar da carga, há um avanço imenso em relação ao FC Porto de memória recente. Ainda não está tudo resolvido, nem lá perto, mas uma coisa é certa: já se nota dedo do treinador na equipa.

Vamos então ver, por sectores, como acho que estão as coisas. Hoje falarei da defesa, amanhã do meio campo e sector atacante.


Na baliza, Casillas continua igual a si mesmo - a classe em pessoa. Um par de excelentes defesas, a liderança e o pôr em sentido que lhe reconhecemos. Sérgio retirou-o cedo do jogo com o Chivas - não há nada a ver em relação a Casillas. É o que é, e há muitos anos. Já Sá, achei-o nervoso e instável. Não esteve seguro fora de postes, como ainda ano passado o vimos e, evidentemente, não tem oi sentido posicional de Casillas. Um ano mais a aprender com o Mestre ou ser emprestado a uma equipa competitiva e exigente far-lhe-ia muito bem. Quanto a Vaná, jogou ainda muito pouco tempo, teve zero de culpas no golo e nada que se destaque, por um lado ou outro.


Na defesa, a lateral direita tem uma qualidade estúpida, com Ricardo Pereira e Maxi em bom plano. Obviamente, o primeiro de uma forma mais ofensiva e projectada do que o segundo, mas com Ricardo Pereira e Maxi poderemos ter, sem problemas, um extremo e um lateral que resolvem completamente o corredor direito. Já na lateral esquerda, Rafa Soares está, quer-me parecer, a sofrer do mesmo mal de todos os que subiram de escalão: talvez o querer mostrar serviço não lhe esteja a deixar ser ele mesmo. Nada de cruzamentos milimétricos, nada da sua agressividade defensiva e até um estranho posicionamento comprometedor. A desmentir em Portugal, espero. Alex Telles foi um dos melhores do FC Porto nesta fase - intenso, aguerrido, veloz, presente. É o que foi grande parte do ano passado - um excelente lateral. Já Layún continua o mesmo defensivamente, mas acredito que, a ficar, possa ser bem aproveitado a extremo. Layún tem demasiada qualidade pela esquerda para ser desaproveitado.


No capítulo dos centrais, Felipe e Marcano continuam no mesmo patamar que estiveram no ano passado, com o segundo a melhorar contra o Chivas, uma vez que, contra o Cruz Azul, talvez devido à altitude, não esteve na sua normal eferverscência.  Mas neste último foi o Capitão que já nos habitou a ser: sério, sereno, mas presente e excelente no posicionamento e dobras. Indi esteve também oscilante, melhor no primeiro jogo e cumpridor neste segundo, mas ainda assim de nota positiva. Jorge Fernandes não jogou tempo suficiente para que lhe possa fazer alguma avaliação. 

A defesa, no seu todo,  pareceu-me comprometer no segundo golo do Chivas. O golo do Cruz Azul... enfim... é resultado de uma falta de entrosamento defensivo. O primeiro golo do Chivas é de anedota.

Acho engraçada a forma como os vendilhões da capital trataram os jogos do FC Porto. Continuem a tapar o Sol com a peneira! 

Não entendo como este importante assunto, também tratado pela Sporting TV, que conta com o importante trabalho de investigação de Bernardino Barros para além do supra-linkado Mister do Café, não esteja a ter a devida relevância por parte do Porto Canal e dos responsáveis de Comunicação do FC Porto. À excepção dos emails, às vezes perde-se demasiado tempo com fait divers marinheiros e que não querem dizer absolutamente nada, em vez de dar destaque a uma manobra de bastidores que será, com certeza, bastante prejudicial. Chorar sobre leite derramado não adianta nada!

Ao Capitão Ricardo Moreira, o meu mais sentido Obrigado! Capitães como este não há muitos! Muita sorte nestas novas funções no Nosso Grande Clube!


12 comentários:

  1. Uma primeira parte de bom nível, uma segunda de disparates.
    Se o modelo for 4-4-2 acho que vamos precisar de mais um atacante. Talvez Marega, ou Welthon (Paços de Ferreira).

    Abraço

    (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  2. gostei dos jogos , gostei da atitude , gostei de alguns joagdores, estamos a ir bem, no entanto nao gostei dos arrufos de conceiçao que jo campeonato de ca lhe darao a possibuilidade de nao estar no banco em metade das vezes. Nao gostei da displicencia no segundo tempo com o chivas, dos buracos no lado direito. O 1 golo foi benfeito porque pareciam que estavam de ferias, s oliveira atao minha nossa. Mais os seguintes jogadores devem sair pois nao beneficiam em nada a equipa o pior e alguem os querer, Brahimi, corona, layun, soliveira ou so para a liga e taca, teixeira nao consegue decidir uma vez em condoicoes. Hernani nao evoluira muito mais se tivesse passe e calma valeria 40M, o sa deve ir rodar porque e muito ansioso e fora dos postes posiciona se mal varias vezes, Indi e reys um deve ser vendido. Temos de comprar 2 a 3 jogadores mesmo bons e 2 para o meio campo. Posto isto temos equipa para ganhar o campeonato sendo o sporting a equipa maos complicada se mantiver o plantel todo.

    ResponderEliminar
  3. esqueci nao sei mas se nao mencionei reforço Maxi ja esta a mais, deve sair se tiver tomates e o treinador tambem.

    ResponderEliminar
  4. O Chivas jogou com miúdos: 1 jogador com 18 anos, 5 com 19 anos, 1 com 20 anos e 3 com 21 anos. O mais velho era guarda redes.
    O FCP vai jogar contra as equipas B na Liga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Young Boys é mais para outro lado!

      LOL

      Eliminar
    2. La estão eles a ficar nervosos xD Muito bom sinal caro Jorge

      Eliminar
    3. teixeira, fernandes, mike, rafa, sa, ricardo, otavio, sao o que graudos?? o chivas e o teu benfica la do sitio com uma diferença ganhou o campeonato sem padres, 1 ministro, missas e delegados ah e emails.

      Eliminar
  5. ganha lá a pré época aos juvenis do Chivas que nós vamos para o 37 de email ao colinho dos adeptos. Hoje sem o MVP, sem laterais sem guarda redes e ainda sem um centra, só com o rolo compressor da frente já limpamos uma da La Liga.
    Agora já sabes, não sejas Inácio, ApagaTudo.

    Atenciosamente, O Maior de Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não somos NÓS que temos orgasmos múltiplos de cada vez que ganhamos ao 15º classificado da La Liga, com um golo em fora de jogo (ah, em casa, com o Luís Godinho, é logo outra conversa!) e que se passa todo com os grandes goleadores não sei quê!

      O "rolo compressor" abafa sempre quando passa a fronteira, é do carago!

      Ah, sem guarda-redes? Sem um central? Pois é! Realmente depois o La Redoute vê-se lixado! Júlio César, Luisão, Jardel e Lizandro devem ser extremos!

      E quanto aos mails, é de facto escusado. Das duas uma: ou tendes todos um QI de ervilha e ficais descansados pela corrupção absurda do vosso clube só porque se fazem campanhas publicitárias, ou então sois mesmo indiferentes à forma como ganham!

      Assim sendo, vão flops uns atrás dos outros, de tal forma que a fama começa a assustar, e vender Sálvios, Samaris e Jimenez é no Batalha!

      LOL

      Só sereis reis do laguinho com o campo inclinado!

      Manda notícias quando ganhares um título europeu a cores!

      Eliminar
  6. Jose sa nao tem qualidade para o Porto por muito que me custe dizer isto. Indi ta de caras a jogar a 10% para ver se sai. Joao carlos teixeira fez um jogo horrivel so superado por hernani que nem lugar na equipa b tem. Otávio tem de melhorar porque o ano passado por esta altura era ele e mais 10. Oliver a continuar assim vai calar muitos pipoqueiros, que qualidade do menino. Brahimi continua comprometido com a equipa o que é bom sinal, alex teles tambem a bom nivel, a lateral direita com maxi e ricardo tem muita qualidade. Corona ainda nao apareceu, soares ainda com as pernas pesadas da intensidade física... vamos ver no que da nos proximos jogos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa pré-época anda está na fase de vários treinos por dia, ao contrário da de outros...

      Abraço

      Eliminar
  7. Olá. Gostei de Tudo o que disse, em especial a chamada de atenção mais que legítima para a investigação que o Bernardino Barros e o Mister do Café têm feito dos delegados! Tenho estado atento e lido essa informação que tem ABSOLUTA importância. No ultimo programa antes de férias, FJM fez a revelação que só há muito pouco tempo é que tinha a verdadeira noção da dimensão do Polvo e que o melhor ainda estaria para vir. A fazer fé nestas palavras (e eu de facto assim faço) esta pausa para férias do programa será benéfica porque permitirá planear com tempo a estratégia de divulgação da mais variada informação que FJM terá em sua posse. Este planeamento com mais tempo e mais cuidado, sem a obrigatoriedade de um programa semanal será a meu ver, no fim de contas, muito benéfico.
    São 4Gbs de mails... é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita coisa.

    E certamente esta temática dos delegados virá à baila. É absolutamente escandaloso o que se está a passar. A facilidades com que os delegados da chamada "raça pura" passam à frente dos outros é vergonhosa. Ter no corpo de delegados da liga 60% de vermelhos, é escandaloso, isto já depois da chamada "purga"!!!!!!!!!!! Este assunto tem de ser dos primeiros a vir à baila na próxima temporada de programas do Universo Porto - Bancada. Gostava obviamente que alguém no Porto canal tivesse já "forçado" o tema e feito um 1 2 ou 3 especiais a denunciar a situação, mas quero acreditar que quem gere o canal e a comunicação do FC Porto terão uma melhor estratégia de denuncia destas e de outras temáticas. Denunciar isto é absolutamente imperativo.

    Está mais que provado que os jornais e televisões nacionais continuam a assobiar para o lado. Uma vergonha! Nada nem ninguém diz o que quer que seja e a banda continua a dar música. INCRÍVEL.

    ResponderEliminar