segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Sporting 0-0 FC Porto - Um Travo Agridoce Num Excelente Jogo

Há muito tempo que não sentia o meu coração bater com esta ansiedade positiva antes de um Clássico. Afinal, o Estádio de Alvalade (ou Alvalade XXI ou Alvaláxia ou whatever) é sempre uma espécie de um triângulo das bermudas Portista, onde quase tudo acontecia. Roubos de igreja, banhos de bola, banhos de táctica, tudo a um cento.

Foi, portanto, com muita alegria que vi a primeira parte Portista naquele estádio, dominadora, mandona, sufocante e açambarcadora. O jogo era nosso e as oportunidades também. Brahimi estava um ás, Aboubakar arranjava espaço onde não havia, Marega, como sempre, levava tudo na frente. Mas, ainda mais do que isso, Herrera estava muito, muito bem, na luta, na pressão, na intensidade, na verticalidade, a criar e a fazer crescer a equipa.

Lá atrás, Alex, Marcano e Felipe faziam aquilo que é costume, ou seja, travar tudo que viesse por água, terra e mar, com a ajuda de um surpreendentemente entregue Miguel Layún. Casillas era, a esta altura, um mero espectador, tendo apenas que repor bolas em jogo e fazer defesas simples e gritar "fuera!" em tudo o que era cantos.

Do outro lado, o Sporting fazia aquilo que podia com o - muito! - que tinha. Só que esteve completamente manietado, castrado, fechado. Sérgio fazia uma chave de braços a Jorge Jesus. Apenas e só a sorte nos impedia de dar uma goleada aos verdes.

A sorte e São Patrício, qual Iker no galinheiro. Impressionante, deveriam impedir imanes nas luvas, carago! Não me parece justo! 


Chegava a segunda parte e a energia e a intensidade monegasca batiam à porta. Aqui Jesus esteve melhor do que Sérgio. Falharam as pernas a Herrera, a Brahimi, a Aboubakar e a Marega. Sérgio tardou a substituir os três primeiros. Jesus tirou um incipiente Bruno Fernandes e pôs um aguerrido Bruno César, trocou as voltas às extremidades e foi rodando a posição de um William - que deveria ter visto um vermelho que abriria espaço para a justiça no marcador. Sérgio pôs Otávio - que acabo, hoje, por perceber, mas que uma vez mais não aproveitou a oportunidade para adequar o seu imenso talento à equipa, perdendo-se em iniciativas individuais que não ajudaram nada. Mas o maior erro foi deixar Abou tempo demais e ter o Tiquinho pouco tempo em campo. 

No entanto, quero deixar bem claro no ar uma pergunta para os meus leitores: qual de nós, em bom rigor, diria há três meses que isto seria possível? Sair de Alvalade com aquele amargo de "ah, se aquela bola entrasse..." em vez de "uau, saímos vivos"? Sobretudo contra uma equipa que investiu da forma que eles investiram, que ataca o campeonato da forma que se conhece?

Saímos da jornada à distância que entramos - obrigado papoilas! -  mas com a convicção cada vez maior de que somos melhores e de que podemos ser campeões. Estamos no bom caminho. E tudo graças a Sérgio Conceição.Ainda há muita estrada para andar, mas a atitude já é outra. O Dragão está de volta!

15 comentários:

  1. Boa tarde.

    Foi um mt bom jogo e deve-se em especial a Sérgio Conceição. Ele é que é o responsável por este ressurgimento do FC Porto.
    Não concordei com algumas decisões de SC, nomeadamente a entrada de Octávio (eu teria colocado o Oliver no lugar de Herrera) e o tardar na substituição de Aboubakar e Brahimi, mas não estou a criticar pois ele é que sabe o que se passa e falta de vontade de ambição é coisa que não podemos apontar a SC.

    Estamos mt bem e espero que continuemos neste rumo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo, Sérgio ontem tardou um pouco nas substituições, Aboubakar, Herrera, para mim tinha entrado Oliver,e Brahimi estavam já de rastos,mas penso que com mais acerto na finalização o resultado justo seria a nossa vitória pela margem mínima. Ainda é cedo, mas pelo que temos visto,que pena o Sérgio não ter vindo antes do peseiro, quando parecia ter tudo acertado,é que este Porto já dá gosto ver jogar

    ResponderEliminar
  3. Também acho que o William não deveria ter jogado o jogo todo. Tem uma falta grosseira, bem pior que aquela que viu o amarelo, mas o Xistra em memória do Zé Pratas, perdoou! Como também acho, mas aí é dificl de ver (ou de VAR?) um penalti sobre o Abou, cometido pelo Coates!

    Sinceramente e sem ser uma critica ou uma espécie de totbola á 2ª feira, também eu meteria o Oliver em detrimento do Otávio.

    Em suma, demos um banho de bola aos calimeros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a gente pensou o mesmo, na substituição do Herrera. Estranho o treinador não ter pensado o mesmo...

      Abraço

      Eliminar
  4. e isso ai, agridoce. Vieram ao decima as deficienciasb tecnicas dos nossos poderosos avançados, paciencia nao se pode ter tudo, mas...............faltam nos pelo menos 2 a 3 medios intensos e fortes fisicamente, esqueçam oliver, corona, andre2, layun, hernani para jogos a serio sao demasiado macios. Foi pena mas prontos menos mal quem diria.

    ResponderEliminar
  5. Cheguei do Altis, li um excelente texto (Z) aqui neste ponto de encontro Portista e fiquei, sinceramente, a abarrotar de perspectivas positivas. No final, também achei que tínhamos deixado 2 pontos na 2ª Circular nascente.
    Gostei do jogo, da entrega e da atitude mandona da nossa "curta" mas grande equipa. Quanto às substituições, talvez o Tiquinho 10 ou 15m mais cedo porque o Abou estava despachado e porque teria um efeito sinal negativo para o scp pelo que lhes caiu em cima na época passada no Dragão.
    É justa uma palavra sobre o HH. Já aqui escrevi que desde 6/11/2016 fiquei muito zangado com este nosso jogador (enfim, não tanto quanto JJ com o Brian Ruiz, já agora se o scp não o quer acho que nos dava muito jeito). Ontem prometi que não escreveria mais nada de negativo sobre o HH e, se o SC, como espero, fizer dele o enorme box-to-box que pode vir a ser, até o irei aplaudir, com cartaz e tudo, na Alameda do Dragão em Maio.
    Quanto ao xistra, já sabia que iria sempre decidir a nosso desfavor porque também achei que é mesmo penalti sobre o Abou cometido pelo Coates e outro defesa (Battaglia?) no seguimento de um canto. Depois do penalti sobre o Dost frente ao VFC, não tenho dúvidas: este foi mais penalti do que 50 iguais àquele.
    1 abç e viva o FCPorto
    No final, jornada neutra deixando tudo na mesma durante o interregno. Começo a pensar que o VAR apesar de tudo tem funcionado para que não haja tanta sem-vergonhice a beneficiar as papoilas ondulantes de carnide.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite a todos.

    Não vencemos em Alvalade, mas este empate soube a vitória e pode nos ter dado ainda mais moral para o que aí vem. Estamos com fibra de campeões!!!

    Parabéns a toda a estrutura, jogadores e em especial ao Sérgio Conceição pelo o excelente motivador e treinador que é.

    Para terminar eu gostava de perguntar, pois talvez alguém me responda e tem a ver com um lance aos 4 minutos do jogo na Madeira em que o Jonas agride Gamboa com um soco e nem um cartão viu sequer. O árbitro estava a ver e marcou falta.

    A Pergunta é, alguém viu esse lance analisado na CSocial escrita? Não não viram. Eu tinha visto ontem e hoje a cmtv mostrou o lance. Vejam bem se esse lance não merece processo sumário.

    Já agora o SONSO RV na conferência de imprensa queixou-se de um penalty por mão na bola que todos os especialistas dizem que não existe. Viram como ele chorou por um coisinho(VAR) vulgo COLINHO?

    Para disfarçar andam a falar nesse penalty que não existe para desviar as atenções da agressão do Jonas e do mau resultado que tiveram na Madeira. Vergonhoso!!!

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro 11 (as minhas desculpas por tratá-lo pelo nome próprio), também achei que sim, aliás estou a ver a repetição do lance na SPTV e dá para perceber que aquilo é uma agressão. De qq forma já estamos habituados a que os lances praticados por jogadores do slb-sem-vergonha não sejam considerados lances violentos e/ou anti-desportivos. É lembrarmo-nos da tentativa de homicídio (passe o exagero)do Grego samaris sobre o nosso JCT não foi penalizada. Curiosamente, outro Grego há uns anos partiu a perna a um nosso jogador em pleno Estádio do Dragão e nem sequer falta foi. Temos azar com os Gregos! Sobre o Jonalty "voz de rabeca" e a tentativa de agressão ao pacífico e pesado NES em Carnide no ano passado, também passou em claro. Ora, parecendo que não, mesmo os vulgares jogadores que por ali têm passado entram aos lances, em qq parte do campo, com uma confiança extrema. Isso é uma vantagem muito grande face ao que acontece com os adversários. O andré almeida em Portugal, especialmente em Carnide, nunca teria sido expulso pelo lance que protagonizou em Basileia. O penalty do feisja no mm jogo, se fosse na liga nacional nunca teria acontecido. É preciso continuar a denunciar porque as papoilas embirrantes começam a ficar desesperadas mas ainda mandam nisto tudo.
      1 abç e viva o FCP

      Eliminar
  7. Depois desta semana nada será como dantes. Quero acreditar nisto. Sérgio Conceição recebeu um plantel desacreditado, creio que até a duvidar dele próprio e injectou-lhe um saber e auto-confiança absolutamente incríveis. A continuarmos assim somos sem dúvida a melhor equipa a jogar em Portugal. Parece que o nosso Grande FCP voltou!!!! Mas calma que ainda nada está ganho.

    Outra nota: Sempre fui um detractor de Herrera. Tudo o que ele até aqui tinha mostrado era pouquinho para quem quer ser titular do Porto. Creio que esta análise passados 4 anos é justa. Mas também justa é referir que o jogador fez provavelmente as melhores exibições de dragão ao peito nos 2 últimos jogos. Foi absolutamente determinante! A continuar assim será sem sombra de dúvida peça fundamental do nosso onze.

    ResponderEliminar
  8. acrescento que temos de continuar a denunciar o polvo e nao ficarmos bonzinhos porque assim somos comidos de cebolada como com o tetra da treta. I aproveito para dizer que oliver e brahimi sao absolutamente incompatíveis em jogos a serio, ou joga um ou joga outro.

    ResponderEliminar
  9. Ahah. Eu bem me parecia que tinha lido triângulo das Bermudas e "açambarcar" em algum lado. Fui um bocado Tony. Foi inconsciente.

    Sorry, Jorge!

    ResponderEliminar
  10. Boa noite caro amigo Portista.

    Sim temos de continuar a denunciar toda essa impunidade que existe da parte dessa gente que se acha cima de todos e é protegida ao mais alto nível.

    O que mais me irrita nisto tudo é que saber que muita da nossa CSocial está refém desse clube. É só fretes e mais fretes que até dá atender que basta o primeiro ministro ordenar e eles obedecem.

    O caso dos email´s tem de ir até às últimas consequências e não podemos deixar que isso seja branqueado.

    Saudações Portistas

    11DruLovic

    ResponderEliminar