terça-feira, 24 de março de 2015

A União E Os Desaparecidos Em Combate


Mais uma vez estou feliz ao ler O Jogo via Ana Ferreira. Hoje foi a vez de Aboubakar estar em grande. Aqui e ali, via os nossos jogadores francófonos Brahimi e Aboubakar, vão-se sabendo coisas que, sou capaz de apostar, terão sido reparos de Lopetegui no final do encontro.

Aboubakar falou, e bem, que o importante do FC Porto é a união. O sentido do colectivo, já o abordei múltiplas vezes neste blogue,  é, para mim, o grande segredo do FC Porto deste ano. E dos vindouros, aposto. Aboubakar fala sobre isso, admite que não jogaram de uma forma coesa. Quando li essa passagem da declaração, veio-me à memória um lance em que Aboubakar está à vontade na área, Quintero não lhe faz o passe que, no fundo, foi posto no jogo para fazer, aqueles últimos passes verticais que Quintero tão bem sabe fazer a desmarcar o colega para golo, e Aboubakar, enfurecido, faz-lhe veementemente o gesto mostrando onde ele devia ter passado a bola, e depois um grande plano do Quintero a manda-lo... passear. Essa assintonia é, precisamente, o foco de Aboubakar, e bem. Prova de que, como sempre, o FC Porto aprende sempre com os seus desaires e, não duvido, virá para o próximo ciclo duro de Abril ainda mais consciente e preparado.

Neste jogo e nesta convocatória, confesso que me causou estranheza a não entrada de José Campaña mas sim de um terceiro guarda redes. Não sei o que se passa, mas José Campaña, nos jogos que fez, pareceu-me um excelente 6, com um sentido posicional apurado, muita garra e luta, e um passe bastante bem colocado. Estranha-me que não surja como alternativa a Casemiro, mas sim Rúben Neves que é mais 8 do que 6, a esta altura, penso eu. Estarei errado? Outro jogador que eu estranho não estar a ser convocado é José Angel. Se algo ficou visível é que Alex Sandro não podia com um gato pelo rabo. Gosto do sentido atacante de Angel, acho que faz boas entradas e, tirando situações pontuais, defende competentemente. Sugiro que, neste ciclo de jogos exigente, haja jogos em que este desgaste seja acautelado. Estas e outras soluções no plantel servem para colmatar este tipo de problemas. Para alguém como Lopetegui que se pautou, e para mim bem, em aproveitar todo o plantel, estranho estas ausências prolongadas.

Já me tinha chegado aos ouvidos um interesse Madrilenho em Alex Sandro, mas confesso que pensei que viria de outra banda...

Meu caro Vila Pouca, e então e o Marafona, será que vai ter ciumes?

5 comentários:

  1. Quintero, pois, mais uma oportunidade desperdiçada. Terá sido a última?
    Acho que não foi apenas Lopetegui que puxou as orelhas aos meninos...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Manuel Delgado não teria dito melhor. Eliminar Quintero, Quaresma e Brahimi do Porto e jogar com Ricardo, Licá, Campaña, Adrian ou Hernani, resolveria todos os problemas da equipa.
      Daniel

      Eliminar
  2. Os jogadores erram. O treinador também. Em qualquer lado do mundo. Em qualquer equipa do mundo. Só aqui é que pá bestas passam a bestiais - e vice-versa - numa questão de segundos. Sendo noutro clube, não deixa de representar esta forma muito portuguesa de se lidar com os sucessos/insucessos desportivos: em Guimarães até já há reuniões com claques e o caraças para se debater os mais resultados, e as próprias claques admitem "formas de protesto" mais veementes se não se alterar a forma da equipa... Como é??
    Os primeiros a dar com a anexa na parede são os que estão lá dentro. Tudo o resto que se possa dizer ou extrapolar não passa de imbecilidade sob forma de teoria da conspiração... Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabo de reler este comentário e apetece-me mandar o corrector automático contra a parede...

      Eliminar
  3. Concordo consigo relativamente ao Campaña, que se revelou uma boa alternativa ao Casemiro, e ao José Angel, que naquele jogo poderia substituir Alex Sandro. Não quero, para já, citar o Hernani, até porque estava lá o Quaresma, que deveria ter entrado mais cedo. Curiosamente, nesta fase adiantada da época, num ciclo exaustivo e com um mês de Abril no máximo de exigência e de decisões, a rotatividade não se verificou por critério, apenas por contrariedades. Mas quem lá está sabe o que está a fazer, com toda a certeza. E eu confio em Lopetegui.

    Abraço

    ResponderEliminar